Em busca de oportunidade de trabalho através de concurso público, centenas de acreanos estiveram no último final de semana em Rondônia para realizar o concurso para provimento de cargos do quadro especial da advocacia e do quadro de pessoal permanente da Assembleia Legislativa daquele estado.
As passagens áreas esgotaram com antecedência e as empresas de ônibus tiveram que colocar mais 7 ônibus extras para garantir que todos chegassem a Porto Velho, capital de Rôndonia.
O jornalista Wanglézio Braga foi um dos candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia que deixou Rio Branco na última sexta-feira (24) para estar em Porto Velho no final de semana para realizar as provas. O jornalista afirma que a motivação da viagem é a possibilidade de uma estabilidade no emprego.
“É um concurso público para a minha área e que garante uma estabilidade. Aqui não temos opções, é por isso que tanta gente está indo”, afirmou.
A contadora Karolina Rios também deixou o Acre para prestar concurso em Porto Velho. Aos 26 anos, a jovem diz que busca um emprego com estabilidade e boa remuneração.
“É a oportunidade de um bom emprego. Estou exausta de ter feito a viagem de ônibus, mas não me arrependo”, diz.
Ao todo, 36.247 inscritos disputaram o 1º concurso público para provimento de cargos do quadro especial da advocacia e do quadro de pessoal permanente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), que aconteceu no domingo (26), em seis municípios do estado vizinho.
O certame foi divulgado com 110 vagas para os cargos de assistente legislativo, analista legislativo, consultor legislativo e advogado da Assembleia. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
O cargo de assistente legislativo, sem especialidades, lidera entre os mais disputados com mais de 20 mil inscritos que concorrerão a 25 vagas, uma média de 887 candidatos por vaga.
Além de escolas de Porto Velho, as provas também foram aplicadas em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena. Os locais das provas estão disponíveis para consulta na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso, e podem ser acessados, através do CPF do candidato.
O gabarito preliminar do concurso será divulgado na próxima terça-feira (28).