QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

IBOPE: EXPEDITO SAI NA FRENTE NA CORRIDA PELO GOVERNO COM 30 POR CENTO, MAIS QUE A SOMA DE ACIR E MAURÃO

Para quem acompanha a política rondoniense mais de perto, não foram surpreendentes os primeiros números do Ibope para a disputa ao Governo.

Publicado em 

IBOPE: EXPEDITO SAI NA FRENTE NA CORRIDA PELO GOVERNO COM 30 POR CENTO, MAIS QUE A SOMA DE ACIR E MAURÃO - News Rondônia

IBOPE: EXPEDITO SAI NA FRENTE NA CORRIDA PELO GOVERNO COM 30 POR CENTO, MAIS QUE A SOMA DE ACIR E MAURÃO - News Rondônia

Para quem acompanha a política rondoniense mais de perto, não foram surpreendentes os primeiros números do Ibope para a disputa ao Governo. Expedito Júnior sai na frente com 30 pontos percentuais, mais que a soma dos seus dois principais concorrentes, Acir Gurgacz, que tem 15 por cento das intenções de voto e Maurão de Carvalho, que tem 10. Como a campanha ainda não ganhou às ruas, Expedito, que já disputou o governo na eleição passada e que já foi senador e deputado federal, é o nome ainda mais forte, nesse momento, entre o eleitorado rondoniense. Seus dois maiores adversários consideram que ainda podem crescer muito e torcem para que Expedito tenha chegado ao seu limite. Será que esse raciocínio tem alguma ligação com a realidade? Veremos em breve, quando o 7 de outubro chegar. Surpresa mesmo foi a quarta colocação. Pimenta de Rondônia, do PSOL e o coronel Marcos Rocha do PSL de Jair Bolsonaro, ocupam o posto. E o coronel Charlon, do pequeno PRTB, ficou em sexto lugar, com 3 por cento das intenções de voto. As apostas eram de que o jovem Vinicius Miguel, da Rede, que ficou na sétima posição, com apenas 2 por cento na pesquisa, estaria muito melhor colocado. Nas duas últimas colocações, como se esperava, ficaram dois nanicos: Pedro Nazareno, do PSTU e o Comendador Queiroz, do PMB, o Partido da Mulher Brasileira.

IBOPE: EXPEDITO SAI NA FRENTE NA CORRIDA PELO GOVERNO COM 30 POR CENTO, MAIS QUE A SOMA DE ACIR E MAURÃO - News Rondônia

Os resultados foram divulgados em primeira mão pela RV Rondônia, afiliada da Globo, contratante das pesquisas em nível nacional. O Ibope ouviu 812 eleitores e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. O que ficou muito claro, ao menos nessa primeira avaliação, é de que há, mesmo, apenas três concorrentes com chances reais de ganhar a eleição. E ainda há a questão de Acir Gurgacz, que está numa grande luta para que seu nome seja liberado pela Justiça Eleitoral para concorrer. Expedito Junior, experiente e com muitas lições aprendidas, corrigindo erros e pensando no futuro, sai com uma vantagem que o anima, motiva  sua coligação e seus eleitores. Mas que não se subestime seus adversários. Tanto Acir Gurgacz quanto Maurão têm potencialidades e solidez política para continuarem na batalha, com chances reais de chegar lá. Para os demais concorrentes, fora do trio, resta pouca esperança. Os outros seis concorrentes vão usar apenas a máxima do esporte: o importante é participar!

WALTENBERG ASSUME O GOVERNO

Rondônia acorda nesta quinta sob novo governo. Isso mesmo! Por pelo menos dois dias – nesta quinta e na sexta –  teremos novo Governador. Como o governador Daniel Pereira viaja à Bolívia, para cumprir uma extensa programação oficial e o presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, não pode assumir, porque é candidato ao Governo, o cargo fica 48 horas nas mãos do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Walter Walterberg Júnior. Um dos mais respeitados magistrados de Rondônia, com uma rica história de contribuição ao Judiciário rondoniense, Waltenberg vive, por dois dias, o outro lado do poder. Ele preferiu não governar, nesse curto período, do  Palácio Rio Madeira/CPA e despachará de seu gabinete, na sede do TJ. Na quinta e sexta, Daniel Pereira viaja sabendo também de resultado de outra pesquisa do Ibope que avaliou seu governo. Teve 19 por cento de bom ou ótimo; 37 por cento de regular; 30 por cento de ruim ou péssimo e 15 por cento de rondonienses que não souberam ou não quiseram responder. Com 56 por cento de  ótimo, bom ou regular, Daniel tem uma avaliação positiva. Ele vai participar de vários encontros na Bolívia, dando andamento a uma série de negociações que ele mesmo começou, quando ainda vice governador de Confúcio Moura.

COLIGAÇÃO DE ACIR TEM 15 PARA A CÂMARA

A corrida pela Câmara Federal, nesta eleição, será sem dúvida das mais acirradas. Não só os parlamentares que querem a reeleição, como muitos entre os que buscam um primeiro mandato, formam uma nominata daquelas que se pode chamar de muito quente. Na coligação do PDT/PSB/PP/.PR e outros pequenos partidos, liderada pelo candidato ao governo, o senador Acir Gurgacz, nada menos do que 15 pretendentes se apresentam ao eleitorado rondoniense. Há quem sonhe, no grupo, em eleger quatro deputados federais. Um terço dos nomes (cinco), são mulheres. A relação da coligação que tem o PDT à frente, registrou os seguintes candidatos, junto à Justiça Eleitoral: Silvia Cristina (PDT), Cristiane Lopes (PP), Maria Simões (PR), Jaqueline Cassol (PP), Silvane Lima (PSDC), Melki Donadon (PDT), Indiano Pedroso (PDT), Mão de Cacoal (PDT), Mauro Nazif (PSB), Tiziu Jidalias (Solidariedade), Nilton Capixaba (PTB), Luiz Cláudio da Agricultura (PR), Padre Ton (PT), Paulinho do Cinema (PP) e Jota Júnior (PTC).  Num primeiro momento, ouve-se que três destes concorrentes poderão ter problemas, em razão da Lei da Ficha Limpa: Melki Donadon, Nilton Capixaba e Padre Ton, um trio de puxadores de votos. Todos têm condenação de segundo grau, embora estejam recorrendo. A decisão final sobre se os registros serão ou não autorizados pelo TRE, será até o próximo 6 de setembro. Se os três entrarem na briga, a coligação vem fortíssima. Se não entrarem, as chances diminuem bastante.

PDT QUER FÁTIMA FORA DO PÁREO

Por falar na coligação liderada por Gurgacz, seus advogados entraram com recurso no TRE, pedindo a anulação das candidaturas de Fátima Cleide ao Senado e à união do PT com o PSOL, solicitando também que a candidatura de Pimenta de Rondônia, com o petista Paulo Benito, seja também barrada e considerada ilegal. Na petição, os advogados alegam que a intervenção do diretório nacional, mudando uma decisão democrática do diretório estadual, que autorizava a aliança com os pedetistas e seus parceiros, foi totalmente ilegal e irregular. Segundo a denuncia ao TRE, o diretório nacional “sem qualquer amparo legal ou estatutário”, determinou a formação de um bloco apenas com o  PSOL e o PC do B, “unicamente para garantir a vaga ao senado à senhora Fátima Cleide”. A petição ainda aproveita para dar uma ironizada na candidatura de Fátima, alegando que o regional não queria que ela concorresse ao Senado, “em razão de não ser detentora de densidade eleitoral suficiente para lançar-se na disputa”. Traduzindo para o Português, os advogados dizem que Fátima é ruim de voto. O caso afora entra no rol as dezenas de contestações, tentativas de impugnações e outros obstáculos para a oficialização de candidaturas. O TRE deve decidir sobre o assunto em alguns dias.

PORTOAGRO TERÁ 1 BI EM FINANCIAMENTOS

Porto Velho vai sediar uma grande feira de negócios agropecuários, no final deste mês e até 1º de setembro, numa área enorme, localizada ao lado da Embrapa e do Ministério da Agricultura, na BR 364, em direção a Candeias do Jamari. Para se ter ideia do que a Portoagro pretende, pode-se afirmar que ela tem uma meta de mais de 100 milhões em negócios, a ser atingida em apenas quatro dias de duração do evento, que começa no próximo dia 29, na quarta-feira da semana que vem. Os produtores que quiserem adquirir máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, terão linhas de crédito de mais de 1 bilhão de reais, dinheiro que será liberado pelo Banco do Brasil, Caixa Federal, Banco da Amazônia e Sicoob, parceiros do evento. Para ter acesso ao crédito, basta o produtor ter declaração de aptidão que é emitida pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Os créditos são liberados com juros de 2,5 por cento a 4,6 por cento ao ano. O Pronaf Floresta, que era de 30 mil reais, passou para 60 mil, com juros de 2,5 ao ano. O produtor não necessita de avalista nem de garantias para contratar o crédito.

FHC E LULA NA FOGUEIRA DAS VAIDADES

Nada a ver com o país. Tudo a ver com a vaidade. Finalmente, depois de dizer e escrever algumas asneiras em defesa do “cumpanhero” Lula, de longa data, o ex presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu voltar à razão. Em artigo publicado no jornal esquerdista Financial Times, de Londres, FHC contestou afirmações feitas no mesmo veículo de imprensa, em outro texto, dessa vez escrito por Lula, em que o presidiário diz que “há um golpe de direita em andamento no Brasil”, porque ele, Lula, estaria sendo impedido, ilegalmente, segundo afirma, de concorrer à Presidência da República. Recentemente, num dos seus arroubos de intelectual de esquerda, o próprio FHC dizia temer pelo avanço da direita no Brasil, sem citar o nome do líder das pesquisas (sem Lula), o capitão  Jair Bolsonaro.  Em determinado trecho do seu artigo no Financial, o ex Presidente tucano ironizou: “"é uma versão peculiar das últimas décadas da história do Brasil, na qual ele (Lula) às vezes aparece como o salvador do povo e, às vezes, como vítima de uma conspiração da elite". Há outra verdade por trás disso. FHC magoou porque Lula escreveu que o Brasil não tinha rumo até 2003, quando ele, o rei petista, assumiu a Presidência. Ora, FHC teve dois mandatos antes de Lula. Daí, quando mexeu com o orgulho dele, o ex amigão do petista respondeu à altura. Acima de tudo, não os interesses nacionais, mas as vaidades pessoais….

OS BANDIDOS CONTINUAM VENCENDO

O pilantra de 17 anos nunca vai ser punido com a pena à altura do crime que cometeu. Ele, vagabundo, querendo, à força, o que nunca lutou para conseguir, matou uma menina trabalhadora, que batalhava todos os dias para ter uma vida menos difícil. Ela e sua família tiveram a pior das punições. Por causa de um celular, que o bandido “dimenor” quis tirar à força da garota trabalhadora, ele a matou friamente, com um tiro no peito. Tirou uma vida útil à sua família e sociedade. Trocou-a por uma vida inútil, porque, sabendo que é inimputável, pode assassinar uma pessoa, porque em breve, em três anos, na pior das hipóteses, estará nas ruas de novo, livre, leve e solto, como se nada tivesse acontecido.  É esse o país em que um Congresso fajuto, inoperante, que aceita qualquer imposição, mesmo que absurda, mesmo que vá contra a maioria do povo brasileiro, vítima do crime e da violência,  lava as mãos e permite que os direitos dos bandidos se sobreponha aos direitos à vida das milhares e milhares de vitimas do crime. A morte impune da menina de Rondônia se repete em todas as cidades brasileiras. Não é por acaso que o discurso virulento de um candidato como Jair Bolsonaro está soando como esperança de combate verdadeiro à bandidagem, nos ouvidos de milhões de brasileiros, que não esperam mais nada de autoridades que discursam para defender quem mata e não quem morre…

PERGUNTINHA

Você acha correto ou um abuso contra a informação correta ao eleitor, o fato das pesquisas insistirem em colocar o nome do ex Presidente Lula como candidato, quando é 200 por cento certo de que ele, preso e condenado, não terá aval da Justiça Eleitoral para disputar a eleição?

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com 2,3% de desemprego, Rondônia mantém segunda menor taxa do país e impulsiona mercado de trabalho

Com 2,3% de desemprego, Rondônia mantém segunda menor taxa do país e impulsiona mercado de trabalho

Plataforma Geração Emprego e programa Vencer são pilares do governo para ampliar oportunidades e garantir inclusão social no estado.
L

Presidente do TRT-14 defende unidade da Justiça na abertura da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas

Evento reúne TST, CSJT e TRTs para consolidar o sistema de precedentes e fortalecer a segurança jurídica no país
L
Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos para mais de 3 mil pessoas em Cacoal e segue para Campo Novo de Rondônia

Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos para mais de 3 mil pessoas em Cacoal e segue para Campo Novo de Rondônia

Mais de 3 mil atendimentos foram realizados no último fim de semana; próxima edição acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Campo Novo de Rondônia.
L
Memória artística e histórica de Rondônia é preservada na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Memória artística e histórica de Rondônia é preservada na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Espaço mantido pelo governo do Estado em Porto Velho oferece oficinas, exposições e turismo cultural.
L
Conheça os tipos de violência contra a mulher e saiba como denunciar agressores

Conheça os tipos de violência contra a mulher e saiba como denunciar agressores

Prefeitura de Porto Velho reforça a campanha Agosto Lilás e orienta vítimas a utilizarem os canais oficiais de denúncia, como o 190 e o 180.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L

Momento Empresarial | Entrevista Sara de Oliveira e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani

Nesta quarta-feira, dia 20, às 09h, o programa Momento Empresarial recebe duas convidadas que estão transformando o cenário da Medicina Veterinária em Rondônia: Sara de Oliveira Urizzi Bernardi e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Embora tenha sido liberado da prisão, o caso continua sob análise da 7ª Vara Federal. A Justiça Federal de Rondônia dará continuidade ao processo para definir as medidas e sanções cabíveis.
12
ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

Operação “Escudo de Rondônia”, que tem por objetivo o cumprimento de 31 (trinta e um) mandados de prisão preventiva e 28 (vinte e oito) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

Projeto de Lei, apelidado de ECA Digital, ganha força e busca proteger crianças e adolescentes do acesso a conteúdos impróprios e ilegais na internet.
L
Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Indicação de Dra. Taíssa garante patrolamento da Linha D em Nova Mamoré, beneficiando moradores, produtores e a 7ª Festa do Leite.
L
Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Indicação de Dra. Taíssa sobre plataforma online para o Enem busca ampliar acesso à educação e garantir igualdade de oportunidades em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Servidor público é preso por disparos durante briga conjugal em Porto Velho

Servidor público é preso por disparos durante briga conjugal em Porto Velho

O homem, de 47 anos, foi detido no bairro Mariana após vizinhos denunciarem que ele estava atirando para o alto, em suposto estado de embriaguez.
10
Foragido é preso em Porto Velho com mais de 10 anos de pena a cumprir

Foragido é preso em Porto Velho com mais de 10 anos de pena a cumprir

A equipe do sargento Machado prendeu o criminoso enquanto ele passeava de bicicleta no bairro Mariana.
12
Acidente com carreta de bebida termina em "open bar" improvisado em Porto Velho

Acidente com carreta de bebida termina em “open bar” improvisado em Porto Velho

Vagão de carreta se solta, espalha bebidas alcoólicas e refrigerantes na rua.
14
Influenciadoras são condenadas por oferecer bananas a crianças negras

Influenciadoras são condenadas por oferecer bananas a crianças negras

Mãe e filha foram sentenciadas a 12 anos de prisão por injúria racial após publicarem vídeo com “racismo recreativo” nas redes sociais.
16
Justiça determina transferência de Hytalo Santos para prisão na Paraíba

Justiça determina transferência de Hytalo Santos para prisão na Paraíba

A Justiça de São Paulo negou o pedido da defesa do influenciador para mudar de presídio e ordenou que ele seja levado para um estabelecimento prisional no Nordeste.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Conab e Dieese ampliam monitoramento da cesta básica para todas as capitais brasileiras

Acordo entre Conab e Dieese garante levantamento de preços da cesta básica em mais 10 capitais, incluindo Porto Velho, cobrindo todo o país
L
Conab, Itaipu e Unops firmam parceria para modernização de armazéns

Conab leva programa de preços de hortifrutis a encontro latino-americano no México

Evento da Flama, realizado de 20 a 23 de agosto em Pachuca, reúne representantes latino-americanos para discutir gestão e integração de centrais de abastecimento
L
Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Pesquisadores relatam que a variação climática natural causou uma pausa no ritmo do derretimento, mas alertam que é um alívio temporário e o aquecimento global continua a ser uma ameaça.
L
Doenças por mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças por mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças alerta para a transmissão mais longa e intensa de vírus como chikungunya, impulsionada por mudanças climáticas.
L
Regulação das redes sociais é "imprescindível", diz Barroso

Regulação das redes sociais é “imprescindível”, diz Barroso

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, defendeu a medida para combater o discurso de ódio e a desinformação deliberada, que prejudicam a democracia.
L
PF e CGU investigam fraudes em contratos da antiga pasta de Damares Alves

PF e CGU investigam fraudes em contratos da antiga pasta de Damares Alves

Operação Kabali apura desvios de R$ 3,8 milhões em contratos de formação profissional firmados com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
L
Presidência da COP30 cobra que países enviem metas climáticas

Presidência da COP30 cobra que países enviem metas climáticas

Embaixador André Corrêa do Lago alerta que cerca de 80% das nações ainda não atualizaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são os compromissos para a redução de emissões.
L
Dólar sobe para R$ 5,50 e bolsa cai após decisão do ministro Flávio Dino

Dólar sobe para R$ 5,50 e bolsa cai após decisão do ministro Flávio Dino

Mercado financeiro reage a incertezas sobre a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil, que pode impactar bancos e instituições financeiras.
L
CNI mantém projeção de crescimento do PIB, apesar de tarifas dos EUA

CNI mantém projeção de crescimento do PIB, apesar de tarifas dos EUA

A Confederação Nacional da Indústria prevê alta de 2,3% para o Produto Interno Bruto em 2025, impulsionada pelo desempenho da agropecuária e do mercado de trabalho.
L
Avaliação de cursos de medicina pode levar a corte de vagas ou extinção

Avaliação de cursos de medicina pode levar a corte de vagas ou extinção

Ministérios da Educação e Saúde anunciaram novas medidas para fiscalizar cursos com notas baixas, com o objetivo de garantir a qualidade da formação dos futuros médicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.