QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON

O procurador ministrou a palestra “A luta contra a corrupção e as eleições de 2018” para grande público, que lotou as dependências do teatro.

Publicado em 

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON - News Rondônia

Na noite de terça-feira (21), o Teatro Estadual Palácio das Artes recebeu o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador da República Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal (MPF), para a aula inaugural da pós-graduação lato sensu em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim), promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com a Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Rondônia (MPRO). O procurador ministrou a palestra “A luta contra a corrupção e as eleições de 2018” para grande público, que lotou as dependências do teatro.

Em sua fala de abertura, o vice-presidente do TJRO destacou a grande alegria e oportunidade no início da pós-graduação, “que não poderia começar melhor”. Segundo ele, é uma realização da Justiça em todos os âmbitos do estado: “Não se faz mais o combate ao crime como há anos atrás, o crime se apresenta diferente e os agentes também têm que se preparar mais. Já não era sem tempo que as instituições se unissem para esse preparo no combate ao crime organizado”, concluiu. Já o promotor de Justiça Aluildo Leite, que representou o procurador-geral de Justiça de Rondônia, Airton Marin Filho, disse estar certo de que “a luta contra a corrupção é uma luta de todos”. O promotor assinalou que cabe ao Ministério Público um protagonismo para inverter e mudar essa realidade: “O MP tem se empenhado nessa luta contínua e árdua contra a corrupção, capacitando seus membros, e essa pós-graduação servirá para melhor especializá-los no que se refere às novas ferramentas para esse combate”.

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON - News Rondônia

O conselheiro do TCE Wilber Coimbra afirmou que o evento marca o “início da organização das instituições da República contra o cupim que corrói a democracia”, e sublinhou que o enfrentamento à corrupção só ocorrerá com conhecimento qualificado: “O crime só é organizado porque ainda encontra um vácuo na estrutura do Estado, o que se busca com essa qualificação técnica é justamente desidratar o máximo possível aquilo que mantém a corrupção acesa, algo que se faça permanente”. Por fim, o desembargador Marcos Alaor lembrou que “estudar o crime organizado não é algo que aprendemos na graduação, a incumbência é necessária, urgente e ninguém o fará por nós”. O diretor da Emeron reforçou a atualidade do tema e que as escolas governamentais devem suprir essa lacuna: “Não é tarefa fácil, mas podemos atuar juntos, sem ferir a autonomia que nos é dada, é um dever que exige qualificação e dedicação absoluta”. O desembargador apresentou alguns destaques da carreira de Deltan Dallagnol: um dos mais novos procuradores da República a ingressar no MPF, com 23 anos, fez mestrado em Harvard (EUA) e há quatro anos é o coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Compuseram ainda o dispositivo de honra o o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sansão Saldanha; o o coordenador do curso de pós-graduação, juiz Sérgio William Teixeira; o presidente do TCE, conselheiro Edilson Sousa;  o promotor de Justiça Jorge Auad Filho, do CEAF; e o procurador-chefe do MPF em Rondônia, Daniel Lobo.

O palestrante iniciou sua fala agradecendo o apoio do público à operação, identificando o momento como um “marco cívico de Rondônia no conhecimento de organizações criminosas e combate à corrupção. Vocês como líderes têm ajudado a construir um mundo melhor”. A seguir, contou sobre como passou a integrar a força-tarefa: “Foi um convite que mudou a minha vida, só na primeira fase da Lava Jato foram apreendidos mais de 80 mil documentos. Quando saí da faculdade, queria um mundo melhor e o caminho que encontrei foi o MPF”.

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON - News Rondônia

Ele lembrou de vários casos anteriores que enfrentou na procuradoria do Paraná e que tinham acabado em impunidade, como o da folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado e o caso Banestado. Disse que Rondônia é uma exceção, com vários políticos corruptos presos, e merece o reconhecimento da sociedade. Ainda assim, lamentou que, no Brasil, 97 de cada 100 casos acabam em impunidade: “Quem paga o preço da corrupção é a sociedade, pois quanto maior ela é, pior o Índice de Desenvolvimento Humano, a educação, a expectativa de vida etc. Além disso, a corrupção ainda inocula um veneno, que é o cinismo e a descrença nas instituições. Se queremos um país melhor, temos que enfrentar o problema e não tem atalho, a única solução é mais democracia e participação na coisa pública”.

A seguir, o procurador passou a descrever o novo modelo de investigação trazido pela Lava Jato, que alcançou resultados inéditos. Elencou os quatro pilares da operação: as colaborações premiadas, a estratégia de fases (já são mais de 50, ao todo), a cooperação entre os órgãos nacionais (“que nunca foi tão intensa”) e também internacionais, e a comunicação social. “O resultado da Lava Jato foi o rompimento episódico, mas intenso, da impunidade dos ciclos de poder”, afirmou. “O pior de tudo é o financiamento de campanhas com dinheiro de propina, pois cria um círculo vicioso que deturpa a democracia”.

Dallagnol fez duas ressalvas: a de que existem políticos honestos, que devem ser valorizados, e que a única opção de combate à corrupção é por meio da política. Fez um questionamento à plateia, se ela acredita que haverá um antes e um depois da Lava Jato, e propôs que, “se queremos mudanças, precisamos de passos adicionais, somente a Lava Jato não é suficiente”. O procurador fez um levantamento histórico da corrupção e da impunidade no Brasil, citando casos como o dos anões do orçamento e o caso Sudam, para mostrar que, “se não mudarmos as condições que incentivam a corrupção, pode acabar havendo apenas uma troca dos corruptos, como foi na Itália após a operação Mãos Limpas”.

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON - News Rondônia

A necessidade de propor reformas deu o tom da parte final da palestra. Deltan afirmou que “existem momentos que exigem esforço cívico maior de cada um de nós”, e uma dessas demonstrações é o pacote anticorrupção, iniciado com a campanha do MPF “10 medidas contra a corrupção”, que virou um projeto de lei de iniciativa popular com apoio recorde de 2 milhões de brasileiros. Atualmente, foi transformado no maior pacote anticorrupção do mundo, chamado “Unidos contra a corrupção” (Site), com 70 propostas e apoio de entidades apartidárias, como a Transparência Internacional.

O procurador pontuou as três condições que devem ser levadas em conta para a escolha dos candidatos às próximas eleições, em especial dos senadores e deputados federais: passado limpo, compromisso com a democracia e apoio ao pacote anticorrupção. Fez duas reflexões adicionais ao público, a de que não se deve cometer o erro de colocar a expectativa de mudança apenas sobre a Justiça, pois é só a sociedade que pode mudar, e sobre como se faz isso na esfera privada e no âmbito coletivo, com cada um precisando se engajar nas reformas. “Esta terra é propriedade de brasileiros com fome de justiça, que com perseverança vão alcançá-la”, disse.

COM TEATRO LOTADO, COORDENADOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO, DELTAN DALLAGNOL MINISTRA AULA INAUGURAL DA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMERON - News Rondônia

Por fim, Dallagnol afirmou que os operadores de direito têm uma grande responsabilidade para lidar com o sistema de justiça disfuncional que temos no Brasil, e que devem olhar para os problemas reais, como a pós-graduação se propõe a fazer. Citando o estadunidense Martin Luther King (“O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons”), conclamou à plateia: “O meu desejo é que você deseje se envolver com as mudanças, precisamos cultivar o valor da perseverança. Existem causas que valem a pena lutar independente do resultado, e o nosso país é uma delas”. O procurador concluiu com os números da Lava Jato: “No país da impunidade, foram mais de 300 acusados, com 130 condenados, incluindo oito ex-parlamentares presos, e mais de R$ 12 bilhões devolvidos à sociedade”, e fez um vídeo com a plateia, que topou o desafio de fazer parte da campanha anticorrupção e aplaudiu em pé o palestrante.

Ao final, o desembargador Marcos Alaor entregou uma placa de agradecimento e um certificado de participação ao procurador da República. Disse que será um curso longo, que exigirá tenacidade dos alunos, “a mesma tenacidade que vemos no Dr. Dallagnol”. O diretor da Escola da Magistratura destacou mais uma vez o público qualificado do evento e a parceria exitosa com o MPRO e TCE: “Estou deveras emocionado com este iniciar e tenho certeza, parafraseando o poema, de que não seremos interrompidos”. Ao final do evento, os alunos da pós-graduação fizeram a foto oficial do curso.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com 2,3% de desemprego, Rondônia mantém segunda menor taxa do país e impulsiona mercado de trabalho

Com 2,3% de desemprego, Rondônia mantém segunda menor taxa do país e impulsiona mercado de trabalho

Plataforma Geração Emprego e programa Vencer são pilares do governo para ampliar oportunidades e garantir inclusão social no estado.
L

Presidente do TRT-14 defende unidade da Justiça na abertura da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas

Evento reúne TST, CSJT e TRTs para consolidar o sistema de precedentes e fortalecer a segurança jurídica no país
L
Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos para mais de 3 mil pessoas em Cacoal e segue para Campo Novo de Rondônia

Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos para mais de 3 mil pessoas em Cacoal e segue para Campo Novo de Rondônia

Mais de 3 mil atendimentos foram realizados no último fim de semana; próxima edição acontece nos dias 23 e 24 de agosto em Campo Novo de Rondônia.
L
Memória artística e histórica de Rondônia é preservada na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Memória artística e histórica de Rondônia é preservada na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Espaço mantido pelo governo do Estado em Porto Velho oferece oficinas, exposições e turismo cultural.
L
Conheça os tipos de violência contra a mulher e saiba como denunciar agressores

Conheça os tipos de violência contra a mulher e saiba como denunciar agressores

Prefeitura de Porto Velho reforça a campanha Agosto Lilás e orienta vítimas a utilizarem os canais oficiais de denúncia, como o 190 e o 180.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L

Momento Empresarial | Entrevista Sara de Oliveira e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani

Nesta quarta-feira, dia 20, às 09h, o programa Momento Empresarial recebe duas convidadas que estão transformando o cenário da Medicina Veterinária em Rondônia: Sara de Oliveira Urizzi Bernardi e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto é solto após audiência de custódia

Embora tenha sido liberado da prisão, o caso continua sob análise da 7ª Vara Federal. A Justiça Federal de Rondônia dará continuidade ao processo para definir as medidas e sanções cabíveis.
12
ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

ESCUDO DE RONDÔNIA: Polícia Civil deflagra operação contra atuação de facção criminosa em Porto Velho

Operação “Escudo de Rondônia”, que tem por objetivo o cumprimento de 31 (trinta e um) mandados de prisão preventiva e 28 (vinte e oito) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L

POLÍTICA

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

Projeto de Lei, apelidado de ECA Digital, ganha força e busca proteger crianças e adolescentes do acesso a conteúdos impróprios e ilegais na internet.
L
Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Dra. Taíssa comemora início da revitalização da Linha D em Nova Mamoré com melhorias no acesso ao distrito de Palmeiras

Indicação de Dra. Taíssa garante patrolamento da Linha D em Nova Mamoré, beneficiando moradores, produtores e a 7ª Festa do Leite.
L
Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Dra. Taíssa solicita plataforma online de preparação para o Enem a alunos da rede estadual de Rondônia

Indicação de Dra. Taíssa sobre plataforma online para o Enem busca ampliar acesso à educação e garantir igualdade de oportunidades em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Servidor público é preso por disparos durante briga conjugal em Porto Velho

Servidor público é preso por disparos durante briga conjugal em Porto Velho

O homem, de 47 anos, foi detido no bairro Mariana após vizinhos denunciarem que ele estava atirando para o alto, em suposto estado de embriaguez.
10
Foragido é preso em Porto Velho com mais de 10 anos de pena a cumprir

Foragido é preso em Porto Velho com mais de 10 anos de pena a cumprir

A equipe do sargento Machado prendeu o criminoso enquanto ele passeava de bicicleta no bairro Mariana.
12
Acidente com carreta de bebida termina em "open bar" improvisado em Porto Velho

Acidente com carreta de bebida termina em “open bar” improvisado em Porto Velho

Vagão de carreta se solta, espalha bebidas alcoólicas e refrigerantes na rua.
14
Influenciadoras são condenadas por oferecer bananas a crianças negras

Influenciadoras são condenadas por oferecer bananas a crianças negras

Mãe e filha foram sentenciadas a 12 anos de prisão por injúria racial após publicarem vídeo com “racismo recreativo” nas redes sociais.
16
Justiça determina transferência de Hytalo Santos para prisão na Paraíba

Justiça determina transferência de Hytalo Santos para prisão na Paraíba

A Justiça de São Paulo negou o pedido da defesa do influenciador para mudar de presídio e ordenou que ele seja levado para um estabelecimento prisional no Nordeste.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Conab e Dieese ampliam monitoramento da cesta básica para todas as capitais brasileiras

Acordo entre Conab e Dieese garante levantamento de preços da cesta básica em mais 10 capitais, incluindo Porto Velho, cobrindo todo o país
L
Conab, Itaipu e Unops firmam parceria para modernização de armazéns

Conab leva programa de preços de hortifrutis a encontro latino-americano no México

Evento da Flama, realizado de 20 a 23 de agosto em Pachuca, reúne representantes latino-americanos para discutir gestão e integração de centrais de abastecimento
L
Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Pesquisadores relatam que a variação climática natural causou uma pausa no ritmo do derretimento, mas alertam que é um alívio temporário e o aquecimento global continua a ser uma ameaça.
L
Doenças por mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças por mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças alerta para a transmissão mais longa e intensa de vírus como chikungunya, impulsionada por mudanças climáticas.
L
Regulação das redes sociais é "imprescindível", diz Barroso

Regulação das redes sociais é “imprescindível”, diz Barroso

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, defendeu a medida para combater o discurso de ódio e a desinformação deliberada, que prejudicam a democracia.
L
PF e CGU investigam fraudes em contratos da antiga pasta de Damares Alves

PF e CGU investigam fraudes em contratos da antiga pasta de Damares Alves

Operação Kabali apura desvios de R$ 3,8 milhões em contratos de formação profissional firmados com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
L
Presidência da COP30 cobra que países enviem metas climáticas

Presidência da COP30 cobra que países enviem metas climáticas

Embaixador André Corrêa do Lago alerta que cerca de 80% das nações ainda não atualizaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são os compromissos para a redução de emissões.
L
Dólar sobe para R$ 5,50 e bolsa cai após decisão do ministro Flávio Dino

Dólar sobe para R$ 5,50 e bolsa cai após decisão do ministro Flávio Dino

Mercado financeiro reage a incertezas sobre a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil, que pode impactar bancos e instituições financeiras.
L
CNI mantém projeção de crescimento do PIB, apesar de tarifas dos EUA

CNI mantém projeção de crescimento do PIB, apesar de tarifas dos EUA

A Confederação Nacional da Indústria prevê alta de 2,3% para o Produto Interno Bruto em 2025, impulsionada pelo desempenho da agropecuária e do mercado de trabalho.
L
Avaliação de cursos de medicina pode levar a corte de vagas ou extinção

Avaliação de cursos de medicina pode levar a corte de vagas ou extinção

Ministérios da Educação e Saúde anunciaram novas medidas para fiscalizar cursos com notas baixas, com o objetivo de garantir a qualidade da formação dos futuros médicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.