Aconteceu na manhã de hoje, 13 de agosto, reunião de Oficiais da PMRO lotados na Capital, na Governadoria, situada no Complexo Político Administrativo, em Porto Velho. O promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Shalimar Priester, responsável pela Curadoria de Segurança Publica do MP, ministrou uma palestra sobre Análise Criminal do estado de Rondônia.
O programa consiste em "Views" (plataformas) que demonstram dados estatísticos sobre os crimes cometidos e registrados nas delegacias policiais em todo o estado. Cada plataforma simula análises de regiões específicas, dando a possibilidade de comparar os índices criminais por tipo penal, a partir do ano de 2015 em diante, bem como delimita áreas de estudo até o alcance de logradouros, com separação dos dados por períodos (manhã, tarde e noite).
"Uma ferramenta de grande importância para a segurança pública rondoniense. Conseguimos implementar tal idéia extraída do estado de Santa Catarina, em conjunto e de forma integrada com a Polícia Militar, num período de aproximadamente dois meses apenas," disse o promotor Shalimar, agradecendo especificamente aos servidores policiais militares que participaram da implementação da ferramenta.
Para o coronel Mauro Ronaldo, Comandante Geral da PMRO, a ferramenta de análise criminal apresentada pelo Ministério Público é um avanço para a segurança pública e facilitará os trabalhos de distribuição do efetivo da Corporação nas regiões do estado com maior índice de violência.
"Parabenizamos o promotor de justiça Shalimar e sua equipe de trabalho pela eficiência, iniciativa e proatividade em construir uma ferramenta de trabalho tão rica e em tão pouco tempo. Tal software é a base para que possamos conseguir distribuir melhor o policiamento ostensivo de nossa Corporação nos logradouros públicos, trazendo mais sensação de segurança a população rondoniense," disse.
Estiveram presentes ainda, o coronel Rildo, Subcomandante Geral da PMRO, coronel Hélio Pachá, Chefe do Estado Maior, coronel Alexandre Almeida, Corregedor Geral, e demais comandantes, chefes e diretores de organizações policiais militares da capital e seus auxiliares.