FRASE DO DIA:
“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, clara e completamente errada” –- H.L. Mencken, sempre atual.
1-Apagando o incêndio
“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, clara e completamente errada”, mas a ideia de trocar o local da convenção do MDB saindo do espaço da Talismã para a sede bem menor é certa, apesar de ser simples porque reduz os efeitos colaterais que poderiam ocorrer pelo clima hostilidades que vive o partido, principalmente pela presença de agentes infiltrados entre a militância o que é muito provável.
Menos pessoas num espaço menor permite um controle maior. A convenção pela nota veiculada hoje, está marcada para o dia 28, sábado. E até lá haja conversa!
2-Agilidade da PM
Não está sendo fácil a vida para os sem-terra em Rondônia, onde o agronegócio prospera e resulta em valorização considerável da terra. Ontem a PM retirou cerca de 60 pessoas e fez a reintegração da posse numa fazenda invadida na Linha 605, Km 2, em Theobroma.
A região é de difícil acesso e o grupo que saiu de diversas cidades – Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Distrito de Santa Rosa, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Distrito de 5º BEC, Vale do Anari e Porto Velho – acabou por ser surpreendido pela ação rápida da PM. Mas é ano eleitora e ainda teremos mais do mesmo.
3-Hora da onça beber água
A partir de hoje os partidos fazem as convenções e formalizam os candidatos a presidência. É hora de saber quem avança, quem vai colar o velcro e por “30 moedas” dar o tempo de TV desistindo do sonho.
Ciro Gomes abre a porta e gera expectativa pois o “centrão” é o premio que ambos querem. E a surpresa pode vir do Bolsonaro. Menos pelo nome e mais pelas coligações e vice. Os prazos já estão valendo ainda que o PT resista. Nas hostes petistas, “a luta continua companheiro”.
4-Suspeições
O corregedor nacional de Justiça, ministro João Octávio Noronha do Conselho Nacional de Justiça CNJ, intimou o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do TRF-4 Rogério Favreto e João Paulo Gebran Neto a prestarem informações sobre a guerra de decisões envolvendo a libertação do ex-presidente Lula.
O procedimento vai apurar se algum dos magistrados deu decisão irregular ou fora das atribuições, que pode levar à abertura de processo disciplinar se aprovado pelo pleno do CNJ.
5-Breaking News
Fechava a coluna quando saiu a notícia no site Diário do Poder: “Centrão desiste de Ciro e decide anunciar apoio a Geraldo Alckmin no dia 26. DEM, PP, PR, SD e PRB darão ao tucano 40% do tempo de TV”.
Alckmin irá, se eleito, a avaliar uma saída para os sindicatos, que ficaram pobres com o fim do imposto sindical, prometeu apoiar a candidatura de Eduardo Paes – DEM ao governo do Rio de Janeiro e acatar o nome do dono da Coteminas, Josué Alencar do PR mineiro para vice e apoio para a reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara. É o toma-lá-dá-cá de sempre.
leoladeia@hotmail.com