QUINTA-FEIRA, 14/08/2025
Publicidade
SICRED

DANIEL FALA EM COERÊNCIA E COMPROMISSO E REAFIRMA QUE NÃO SERÁ CANDIDATO Á REELEIÇÃO

Pressionado, Daniel Pereira saiu pela tangente, ao não confirmar – e, pelo contrário, negar - uma eventual candidatura à reeleição.

Publicado em 

DANIEL FALA EM COERÊNCIA E COMPROMISSO E REAFIRMA QUE NÃO SERÁ CANDIDATO Á REELEIÇÃO - News Rondônia

DANIEL FALA EM COERÊNCIA E COMPROMISSO E REAFIRMA QUE NÃO SERÁ CANDIDATO Á REELEIÇÃO - News Rondônia

Pressionado, Daniel Pereira saiu pela tangente, ao não confirmar – e, pelo contrário, negar – uma eventual candidatura à reeleição. Apesar da intensa boataria e até da forçação de barra de algumas notícias de que ele se encontraria com dirigentes de sindicatos para confirmar que entraria na corrida pela própria sucessão, nada disso ocorreu. Daniel ouviu apelos – alguns até exagerados – de companheiros de muitos anos da vida sindical, para que aproveitasse o momento, que não deixasse o cavalo passar encilhado (como diz um ditado gaúcho) e que, enfim, tomasse a decisão de tentar a reeleição. Durante sua fala, Daniel Pereira deixou claro que se sentiu homenageado e até emocionado com os pedidos, mas, no final da história, tudo ficou como exatamente estava, há dias atrás. Reafirmou seu compromisso político e pessoal com o senador Acir Gurgacz. E também disse, pela enésima vez, que seu partido, o PSB , deve caminhar mesmo com o projeto de Acir, que, segundo ele, vai concorrer ao Governo em nome do grupo político a que Daniel pertence.  O Governador, contudo, não fechou todas as portas e disse também, à certa altura, que “deixo o futuro  nas mãos de Deus”, mas não se aprofundou no assunto. Os pedetistas – Gurgacz à frente – foram imediatamente informados do resultado do encontro do Governador com sindicalistas e comemoraram o resultado do evento. Não foi o que aconteceu entre importante parte da equipe palaciana, que continua pressionando Daniel para que ele entre no jogo

DANIEL FALA EM COERÊNCIA E COMPROMISSO E REAFIRMA QUE NÃO SERÁ CANDIDATO Á REELEIÇÃO - News Rondônia

Durante o encontro com os sindicalistas, num hotel de Porto Velho, segunda à noite, Daniel Pereira deixou muito claro que poderia, mas não quer ser candidato, para manter o que destacou como questões de “coerência, compromisso e companheirismo”. Lembrou que tem a palavra empenhada no sentido de apoiar Gurgacz ao governo, lembrando, segundo suas próprias palavras, que “para me lançar como candidato eu romperia com alguém com quem estou junto nas últimas eleições”. Concluiu dizendo que Acir Gurgacz foi importante no contexto da participação dele, Daniel, como vice na chapa de Confúcio Moura e que “eu não quero virar as costas às pessoas que me ajudaram a chegar aqui, como Governador”! Pelo lado dos tucanos, o que se ouve é que Expedito Júnior vai esperar apenas mais alguns dias por alguma eventual mudança na decisão de Daniel. Caso ele, o Governador, decida não concorrer mesmo, Expedito deve então oficializar a própria candidatura. Se nada mudasse, até a eleição (mas, acreditem, vai mudar!), então, os candidatos principais seriam Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Expedito Junior (PSB), Vinicius Miguel (Rede); o empresário José Jodan (PSL) e Paulo Benito (PT).  O jogo de xadrez está em andamento. Mas é bom se saber que muita água ainda vai rolar embaixo dessa ponte, até as convenções e as definições finais…

CORRIGIU O ACERTO PARA ERRAR

O governo do Estado cometeu o erro de tentar criar ainda mais áreas de proteção em Rondônia, exilando pequenos produtores e causando graves prejuízos a centenas de famílias. A Assembleia Legislativa corrigiu o erro, não aprovando o projeto que lhe foi enviado pelo Executivo. Agora, o Tribunal de Justiça do Estado corrigiu o acerto e errou de novo, considerando que a decisão do Parlamento não tem validade. E assim vamos vivendo, também por aqui, ignorando a situação de milhares de pessoas que foram chamadas a Rondônia e à região amazônica para ocupar a terra e produzir e que, anos depois de instaladas, trabalhando, deixando seu suor na terra, são consideradas invasoras e ocupantes de áreas ilegais. Em nome de questões ambientais, algumas das mais justas,  mas, na maioria dos casos utilizando uma legislação que existe apenas para agradar ONGs internacionais e minorias,  causa grave prejuízo a toda a estrutura econômica e a muitas famílias. É lamentável, mas são causas e decisões como essas, extremamente discutíveis, que impedem, por exemplo, que estejamos ligados por terra a Manaus, já que BR 319 não sai mesmo do projeto, por motivos inacreditáveis. Pobre dessa gente trabalhadora, que vive sob o tacão da ditadura ambiental!

A BARBÁRIE ATACA A BARBÁRIE!

A barbárie toma conta de algumas regiões do país, porque a população começa a reagir com a mesma violência da qual é vítima.  Os criminosos atacam com crueldade, matam, mutilam, queimam, estupram, destroem. Pouco tempo depois, a maioria deles está solta novamente, nas ruas. Para cometer outros crimes horrorosos. Como não há reação do governo e nem do Congresso, impondo leis mais duras no combate ao crime e acabando com a facciosa impunidade, parte da sociedade se revolta e comete também suas crueldades contra criminosos. Mais um caso dantesco aconteceu nesta semana, na pequena cidade de Borba, no Amazonas, a cerca de 150 quilômetros de Manaus. Ali, o populacho incontrolável invadiu o quartel a Polícia Militar, retirou da cela o jovem Gabriel Cardoso, acusado de estuprar e matar uma menina de 14 anos e o linchou. As cenas que viralizaram nas redes sociais e nos sites, são horripilantes. O suspeito foi morto a socos, pontapés, pauladas e depois ainda jogado no fogo de pneus, ali colocados exatamente para essa lamentável finalidade. Mas de 50 pessoas participaram da barbárie. Todas devem responder pelo crime que cometeram. É um caso de terror, mas muitas pessoas dizem que se o  bandido, caso não tivesse sido criminosamente justiçado, estaria, sem dúvida, sob as asas das benevolentes leis brasileiras de proteção ao crime.

AMERON DEFENDE SEGURANÇA JURÍDICA

A Associação dos Magistrados de Rondônia – Ameron, – é uma entidade das mais respeitadas no país, até por ter em seus quadros uma imensa maioria de Juízes que honram a toga e têm sido exemplo para o Judiciário. Por isso, não foi surpresa a nota oficial da entidade, assinada pelo presidente, o Desembargador Alexandre Miguel, em defesa da democracia e das decisões tomadas no caso da prisão do ex Presidente Lula. Parte da nota oficial diz que “a Ameron apoia o Exmo. Presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores, que agilizou a solução para a definição das decisões judiciais naquele Tribunal, ao reconhecer a competência para o relator desembargador João Paulo Gebran Neto. Como efeito desta decisão houve a garantia da segurança e da estabilidade no ordenamento jurídico, pautado por decisões técnicas, fundamentadas e objetivas, sem influência político-partidária no âmbito judicial, como de regra age a magistratura de carreira”.  Em outro trecho, afirma que “a decisão do Magistrado plantonista do TRF-4 ao conceder habeas corpus ao ex-Presidente vai de encontro à decisão do mesmo Tribunal que o Magistrado integra, concluindo que pedidos desta natureza, por ofender à segurança jurídica, não deveriam ser formulados ou apreciados em plantões judiciais”. E conclui: “a Ameron reforça o compromisso com a sociedade, respeito às instituições republicanas e à segurança jurídica, assegura a transparência no exercício da jurisdição”. Perfeito!

FAVRETO E OS SEUS PADRINHOS

Abundam, nas redes  sociais, fotos do Desembargador Rogério Favreto com o ex Presidente Lula e com outros integrantes do PT. Ora, Favreto é petista de carteirinha, fez carreira dentro do partido, foi assessor de José Dirceu e é amigo pessoal também da ex Presidente Dilma Rousseff, por quem foi indicado, pelo Quinto Constitucional, para fazer parte do TRF 4, de Porto Alegre. Obviamente que nunca houve segredo nisso e nem deveria. Por que alguém não pode militar em algum partido político ou ter relacionamentos políticos, pessoais e profissionais com seu grupo? Quanto a isso, querer imputar algum erro ou crime é coisa absurda. O problema é daí para a frente. Ao não se considerar impedido de julgar um caso envolvendo um amigo e ex chefe durante quase duas décadas, Favreto deixou exposta a fratura da suspeita. Qualquer Magistrado experiente, que conhece os meandros do Judiciário e que entende que cada ato seu será público e causará intensos debates – ainda mais na complexidade do caso Lula – se daria por impedido. Ao tomar uma decisão considerada absurda, Favreto apenas deu munição aos que dizem que houve um conluio, que tudo foi preparado e que há suspeita de que ele tenha participado disso. Ingenuidade ou gratidão? Não se sabe. Mas o resultado da discutível decisão dele, todos sabemos..

OS TÁXIS E OS ÔNIBUS

A questão dos ônibus e do táxi compartilhado continua mexendo com Porto Velho. De um lado, taxistas querem autorização, via lei municipal, para que possam transportar passageiros com preço especial, concorrendo com os ônibus. De outro, o Consórcio Sim pode simplesmente desaparecer, acabando com o transporte coletivo, caso a concorrência, desleal (porque os táxis não teriam todos os compromissos sociais e obrigações dos ônibus e nem poderiam ter seus preços controlados, com a Prefeitura o faz com a tarifa dos coletivos). A legislação federal impede que táxis sejam usados como transporte coletivo. Mas os taxistas precisam sobreviver. Então, são as autoridades responsáveis que precisam encontrar formas para que ambos os serviços existam e possam coabitar perfeitamente, como em tantas outras capitais do país. Não pode-se tratar o assunto com lava  mãos, como muitos vereadores estavam tratando até agora, já que a maioria é de candidatos em outubro e não quer ficar mal nem com uma nem com outra categoria. Nesse conflito todo, cada um tratou dos seus interesses, mas foram poucos os que se preocuparam com o usuário, vítima de toda essa falta de respeito com os direitos dele. Nesta terça, uma greve dos ônibus pegou os passageiros de surpresa, enquanto os taxistas comemoravam a aprovação, em primeira votação, do táxi compartilhado. A situação do transporte na Capital pode se transformar num caos, caso não haja ônibus para transportar a grande maioria da população. Por enquanto, ninguém ganhou. Mas o povo perdeu, como sempre!

FLÁVIO ROCHA TEM CHANCE?

Lula só será candidato se o Supremo e o TSE rasgarem as leis. Portanto, as chances dele disputar a Presidência são de uma em 1 milhão. Mas, como aqui é Brasil…Tudo leva a crer, contudo, que na reta final da corrida Presidencial, que os principais candidatos serão mesmo Jair Bolsonaro, que tem um eleitorado cativo e sólido; Ciro Gomes, o nome do PDT, que mesmo sendo pavio curto, tem sim apoio de setores importantes da sociedade; de Marina Silva, que nunca se sabe até onde poderá ir, já que nas tentativas anteriores ela fracassou e talvez algum, entre os novos nomes, como o do empresário dono das lojas Riachuelo, Flávio Rocha, tenha alguma chance. O nome do Planalto, o ex ministro da Fazenda, Henrique Meireles e o tucano Geraldo Alkmin, só crescerão por milagre. Ambos não têm a simpatia da grande maioria do eleitorado e, portanto, se não forem substituídos, seus partidos não terão chance alguma. Quem mais? Não há, a pouco mais de 90 dias da eleição, um só nome que mexa mesmo com as estruturas da atual política brasileira. Pobres de nós!

PERGUNTINHA

França, Inglaterra ou Croácia: para qual Seleção você está torcendo para levar a taça de Campeã do Mundo, na Copa da Rússia?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Furto de energia é crime e pode resultar em corte imediato, sem restrição de dia e horário

Furto de energia é crime e pode resultar em corte imediato, sem restrição de dia e horário

De acordo com a regulação do setor elétrico, a concessionária está autorizada a realizar inspeções técnicas sempre que necessário para garantir a segurança, a qualidade e a regularidade do fornecimento de energia.
L
SENAI-RO participará de comissão nacional sobre avaliação da Educação Profissional e Tecnológica a convite do INEP

SENAI-RO participará de comissão nacional sobre avaliação da Educação Profissional e Tecnológica a convite do INEP

Para representar a instituição, o SENAI-RO indicou o instrutor Diego Barbosa Garcia, da unidade de Cacoal, que participará da reunião sobre o tema nos dias 26 e 27 de agosto, em Brasília (DF).
L
Sucesso das escolas móveis impulsiona educação profissional na Amazônia e gera novas oportunidades em Rondônia

Sucesso das escolas móveis impulsiona educação profissional na Amazônia e gera novas oportunidades em Rondônia

Somente em 2025, de janeiro a julho, 690 matrículas foram registradas nas seis unidades móveis do Idep, que levam cursos gratuitos a todo o estado.
L
Carinho não é Segredo

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” para prevenir violência sexual infantil

Ação apresenta o “Semáforo do Toque” para orientar crianças e famílias sobre toques inadequados e formas de prevenção.
L
MPRO denuncia 12 pessoas por desmatamento de 8 mil hectares na Operação Arigós

MPRO reforça combate a contratos de cartão de crédito que lesam idosos em audiência pública na DPE

O diálogo foi realizado no auditório do prédio-sede da Defensoria Pública de Rondônia em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Passagem de Comando na 17ª Brigada de Infantaria de Selva: homenagens e emoção marcam a noite

Solenidade no “Brigada Príncipe da Beira” oficializa transição entre Generais Diógenes de Souza Gomes e Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti
L
Agenda News: Tamba & Friends agita a Bartô Hamburgueria com música, tatuagens, hambúrgueres e drinks

Agenda News: Tamba & Friends agita a Bartô Hamburgueria com música, tatuagens, hambúrgueres e drinks

Com entrada gratuita, o evento reúne DJs, flash tattoos, sanduíches e coquetéis em uma tarde vibrante de cultura urbana.
L
Planos de saúde e SUS terão de oferecer implante contraceptivo hormonal

Planos de saúde e SUS terão de oferecer implante contraceptivo hormonal

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde aprovaram a inclusão do implanon nos rol de procedimentos.
L
Mega-Sena sorteia R$ 47 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia R$ 47 milhões nesta quinta-feira

Prêmio da Mega-Sena acumulado pode sair para apostas feitas até as 19h de hoje.
L
Horóscopo 2025: Previsões para quinta-feira (14/08)

Horóscopo 2025: Previsões para quinta-feira (14/08)

Para Áries, Touro, Escorpião e Virgem, a entrada da Lua em Touro e conexões cósmicas trazem abundância inesperada e sorte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ensino de Libras nas escolas públicas de Rondônia

Inclusão: Cláudia de Jesus propõe ensino de Libras nas escolas públicas de Rondônia

Medida busca garantir o direito à comunicação de cerca de 19 mil rondonienses com deficiência auditiva.
L
Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos na Região Norte, ampliando a concorrência e reduzindo o preço das passagens.
L
Ieda Chaves destina carro à Casa de Apoio Amor e Vida e fortalece o apoio a pacientes em Vilhena

Ieda Chaves destina carro à Casa de Apoio Amor e Vida e fortalece o apoio a pacientes em Vilhena

Emenda parlamentar na ordem de R$ 90 mil auxiliará a entidade que atende até 30 pessoas simultaneamente.
L
Lula cobra regulamentação de lei da economia solidária e ministro prevê conclusão até novembro

Lula cobra regulamentação de lei da economia solidária e ministro prevê conclusão até novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou de seus ministros a regulamentação da Política Nacional de Economia Solidária, sancionada em 2024. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a regulamentação deve ser concluída até novembro.
L
Lula convida Donald Trump para a COP30 em Belém

Lula convida Donald Trump para a COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da 30ª Conferência do Clima (COP30) no Brasil. O evento, que será realizado em Belém (PA), foi classificado por Lula como a “COP da verdade”.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreende quase 75 kg de entorpecentes em Pimenta Bueno

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreende quase 75 kg de entorpecentes em Pimenta Bueno

Droga era transportada em veículo destinado ao transporte de gado
10
Casal morre eletrocutado em banheira de motel em Santa Catarina

Casal morre eletrocutado em banheira de motel em Santa Catarina

O policial militar Jeferson Luis Dias Sagaz e a empresária Ana Carolina Silva foram encontrados mortos em uma banheira de hidromassagem em um motel em São José, na Grande Florianópolis. A causa da morte foi eletrocussão.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Porto Velho

De acordo com informações iniciais, o carro, que transitava pela rua Nicarágua, avançou a preferencial, resultando na colisão.
16
Vigilante tem arma roubada por casal em motocicleta na zona Leste

Vigilante tem arma roubada por casal em motocicleta na zona Leste

A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Buscas foram realizadas na região, mas até o momento os suspeitos não foram localizados.
14
Polícia Civil de RO recupera motocicleta furtada em Seringueiras

Polícia Civil de RO recupera motocicleta furtada em Seringueiras

O veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia para os procedimentos legais, visando à restituição ao legítimo proprietário. As investigações prosseguem para identificar e prender o responsável pelo crime.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO): BASICAO DA CONSTRUCAO LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO Nº 035/SEMAGRI/CEMA/2021
L
UNIR integra pesquisa inédita sobre saúde mental em universidades

UNIR integra pesquisa inédita sobre saúde mental em universidades

O estudo envolve estudantes e servidores de 50 universidades públicas, e no mês de agosto será realizado na UNIR
L
CATADOR DE SONS: Filme sobre o artista Bira Lourenço é gravado em Porto Velho

CATADOR DE SONS: Filme sobre o artista Bira Lourenço é gravado em Porto Velho

O filme se propõe a discutir os sons do cotidiano amazônico, por meio da observação constante, em pesquisas dos artistas Bira e Jussara Assmann, que ao longo dos anos vem registrando a capacidade polifônica de Porto Velho e seu entorno.
L
Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Conab estima safra em 345,2 milhões de toneladas em 2024/25 com recorde na produção de milho e soja

Resultado na atual temporada é 47,7 milhões de toneladas superior ao ciclo 2023/24 e se configura como o maior volume colhido na série histórica da Conab
L
Mais de 320 candidatos iniciam entrega de documentos para CNH Social em Rondônia

Mais de 320 candidatos iniciam entrega de documentos para CNH Social em Rondônia

Atendimento começou nesta quarta-feira e segue até 22 de agosto para os 1.500 selecionados no programa do governo estadual.
L
Família Asfaltão entrega sinopse do enredo de 2026 a compositores no Bar do Calixto

Família Asfaltão entrega sinopse do enredo de 2026 a compositores no Bar do Calixto

Evento nesta quinta-feira terá música, samba de raiz e homenagem a Arlindo Cruz, durante o tradicional Projeto Quinta da Santa.
L
Secretário Mozart Sales defende o Mais Médicos após sanção dos EUA

Secretário Mozart Sales defende o Mais Médicos após sanção dos EUA

Após ter seu visto revogado por ligação com o Mais Médicos, Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde, defendeu o programa, citando seus impactos positivos na saúde da população.
L
Anderson Torres pede ao STF rejeição de denúncia por trama golpista

Anderson Torres pede ao STF rejeição de denúncia por trama golpista

A defesa de Anderson Torres entregou as alegações finais ao Supremo Tribunal Federal, pedindo a absolvição do ex-ministro e afirmando que a “minuta do golpe” encontrada em sua casa não tem valor jurídico.
L
EUA revogam vistos de funcionários brasileiros por ligação com o Mais Médicos

EUA revogam vistos de funcionários brasileiros por ligação com o Mais Médicos

O governo dos Estados Unidos revogou os vistos de dois funcionários do Ministério da Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, acusando-os de cumplicidade com o trabalho forçado cubano através do programa Mais Médicos.
L
General Braga Netto pede absolvição e nega repasse de dinheiro a Cid

General Braga Netto pede absolvição e nega repasse de dinheiro a Cid

A defesa de Braga Netto encaminhou ao STF as alegações finais do general, onde nega as acusações e refuta a delação de Mauro Cid sobre o repasse de dinheiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.