SÁBADO, 14/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

MP REALIZA IV SEMINÁRIO DE EXECUÇÃO PENAL COM REFLEXÃO SOBRE EFICÁCIA DO MODELO BRASILEIRO PARA REDUÇÃO DO CRIME

O evento teve como palestrantes o Promotor de Justiça de São Paulo e autor de livros, Rogério Sanches da Cunha, e a Promotora de Justiça de Rondônia, Eiko Daniela Vieira Araki.

Publicado em 

MP REALIZA IV SEMINÁRIO DE EXECUÇÃO PENAL COM REFLEXÃO SOBRE EFICÁCIA DO MODELO BRASILEIRO PARA REDUÇÃO DO CRIME - News Rondônia

O Ministério Público de Rondônia realizou, na tarde desta terça-feira (26/06), em Porto Velho, o IV Seminário de Execução Penal, com um ciclo de palestras que oportunizaram uma reflexão sobre a eficácia do modelo brasileiro para a redução do crime e recentes inovações no método de cumprimento de pena, a exemplo das Associações de Assistência aos Condenados (APACs). O evento teve como palestrantes o Promotor de Justiça de São Paulo e autor de livros, Rogério Sanches da Cunha, e a Promotora de Justiça de Rondônia, Eiko Daniela Vieira Araki.

MP REALIZA IV SEMINÁRIO DE EXECUÇÃO PENAL COM REFLEXÃO SOBRE EFICÁCIA DO MODELO BRASILEIRO PARA REDUÇÃO DO CRIME - News Rondônia

O IV Seminário de Execução Penal foi coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), tendo como público Integrantes do Ministério Público, do Judiciário, da Defensoria Pública e demais operadores do Direito.

Ao fazer a abertura do evento, o Subprocurador-Geral de Justiça, Osvaldo Luiz de Araujo, saudou os presentes, ressaltando a relevância da atividade para o debate dos atores envolvidos na área da Execução Penal. “Desejo que os trabalhos deste seminário sejam profícuos para o aprimoramento de ideias e soluções de demandas que tanto afligem nossa sociedade”, afirmou.

A Diretora do CAOP-PPEP e coordenadora do evento, Promotora de Justiça Andrea Waleska Nuccini Bogo, mencionou a importância do seminário para os profissionais do Estado que militam na área da Execução Penal, classificando iniciativas dessa natureza como elementos de colaboração para a definição de estratégias para área.

Após fazer um breve retrospecto das crises registradas no sistema penitenciário do Estado, a Promotora de Justiça fez um relato sobre as melhorias implementadas pelo Poder Executivo Estadual no sistema carcerário. “Podemos citar avanços, como a contratação de pessoal, capacitação, aquisição de novos equipamentos de segurança, raio-x e coletes”, disse, mencionando, ainda, a conclusão, neste ano, de unidades prisionais, cujas obras estavam paralisadas há muito tempo.

Palestras

Ao fazer uso da palavra, o Promotor de Justiça de São Paulo e autor de diversos livros, Rogério Sanches da Cunha, propôs uma reflexão sobre a Execução Penal no País, sob o ponto de vista da Análise Econômica do Direito, estabelecendo uma relação de custo-benefício para a prática de crimes.

“Essa análise nos permite construir uma premissa: os agentes criminosos estão embuídos de profunda racionalidade, a qual, em última instância, se baseia na ponderação de custos e benefícios”, afirmou o Integrante do MP de São Paulo, chamando atenção da plateia para necessidade de efetivação da execução penal como mecanismo de combate ao crime.

O especialista também falou da inversão de ações para estabelecer soluções da crise do sistema penitenciário. “Hoje, se resolve o caos, não tentando concretizar os instrumentos de Execução Penal. Hoje, se resolve o caos, com a política de evitar o encarceramento”, destacou o palestrante.

Ainda durante sua participação no evento, o Promotor de Justiça fez um apanhado de projetos legislativos que estão em curso, os quais afetam diretamente a execução da pena no Brasil.

APAC

Também palestrante do evento, a Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki falou acerca da metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e da experiência vivenciada em Ji-Paraná, cujo Centro de Ressocialização foi inaugurado em março deste ano.

A Integrante do MP fez um retrospecto do processo de implementação da APAC em Ji-Paraná, do engajamento da sociedade e do sucesso na ressocialização dos apenados. “Até hoje, não foi registrada nenhuma intercorrência, nenhuma tentativa de fuga”, afirmou.

Conforme explicou a palestrante, a principal diferença entre a Apac e o sistema prisional comum é que, no primeiro caso, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação e têm assistências espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pelas comunidades. A segurança e a disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte os funcionários, voluntários e diretores da entidade. “É um modelo humanizado de cumprimento de pena”, pontuou.

Presenças

O IV Seminário de Execução Penal teve a presença do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, Cristiano Mazzini, e do titular da Secretaria de Justiça, Adriano de Castro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cúpula Brasil-Caribe alerta para ameaça existencial das mudanças climáticas e cobra ações conjuntas na COP30

Cúpula Brasil-Caribe alerta para ameaça existencial das mudanças climáticas e cobra ações conjuntas na COP30

Integrantes alertam para o aumento da temperatura média global
L
Moraes determina que Meta envie dados de perfis supostamente usados por Mauro Cid para vazar delação

Moraes determina que Meta envie dados de perfis supostamente usados por Mauro Cid para vazar delação

Defesa do militar pediu investigação sobre vazamento da delação
L
STF mantém condenação de cabelereira por participação nos atos de 8 de janeiro e pichação da estátua da Justiça

STF mantém condenação de cabelereira por participação nos atos de 8 de janeiro e pichação da estátua da Justiça

Defesa alegou omissões na decisão que condenou a cabelereira
L
Alexandre de Moraes manda soltar ex-ministro Gilson Machado com medidas cautelares

Alexandre de Moraes manda soltar ex-ministro Gilson Machado com medidas cautelares

Ele é suspeito de tentar emitir passaporte português para Mauro Cid
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 100 milhões neste sábado (14)

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 100 milhões neste sábado (14)

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 | Entrevista Fofinho e Pastora Ana Cleide

Neste sábado, 14 de junho, às 09h, o Programa Sintonia 360 traz uma conversa inspiradora com Fofinho
L

Nossas águas fronteiriças – Por Marquelino Santana

O rio Mamu tem aproximadamente 164 km de extensão e é um dos principais afluentes do rio Abunã, que possui uma extensão aproximada de 375 km.
L

Sérgio Gonçalves reage a ataques, defende honra e confirma pré-candidatura ao Governo de Rondônia

Governador em exercício repudia fake news, reforça lealdade ao trabalho por Rondônia e diz que “quem desiste, é frouxo”
L

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Com ambiente aconchegante, profissionais especializados e serviços personalizados, o espaço se destaca como referência para quem busca realçar a beleza e se sentir ainda mais confiante.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L

Ieda Chaves propõe que Seduc fixe cartazes com canais de denúncia contra abuso sexual infantojuvenil

Proposta é contribuir para fortalecer uma cultura de prevenção e amparo, além de assegurar a responsabilização dos agressores.
L

Dra. Taíssa manifesta apoio a produtores durante protesto contra a criação de unidades de conservação em Rondônia

Parlamentar denuncia irregularidades na criação de reservas e reforça compromisso com a defesa do produtor rondoniense.
L

Projeto de lei da deputada Cláudia de Jesus prevê reserva de vagas de emprego para vítimas de violência doméstica

PL prevê cota mínima de 5% para mulheres em situação de vulnerabilidade em contratos firmados pelo estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito de 20 anos usando uma chave micha, teria furtado o veículo na Avenida Campos Sales com Rua Jaci-Paraná, bairro Mocambo.
10

Jovem é baleado durante atentado no Cristal da Calama

O jovem contou que estava indo deixar a namorada de moto, quando foi interceptado por dois indivíduos também de motocicleta na Rua Drusa.
16
Homem é encontrado morto em igarapé depois de sair para beber em Porto Velho

Homem é encontrado morto em igarapé depois de sair para beber em Porto Velho

Informações apuradas pelo site dão conta que o rapaz estava desaparecido desde a noite anterior, quando saiu para ingerir bebida alcoólica na região.
18
BPTAR prende trio após ataque a tiros na Estrada do Santo Antônio

Trio é preso com arma roubada de policial depois de matar flanelinha a tiros

De acordo com as primeiras informações, a vítima chegada da pescaria em uma residência na Estrada do Santo Antônio, próximo ao cemitério, quando foi atacada a tiros por três criminosos em um carro modelo Prisma de cor branca.
12

Jovem é executado na frente da esposa e do filho na zona Sul

A Polícia Militar isolou a área e acionou a perícia e o rabecão.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De Ji-Paraná para o Brasil: escritor lança livro infantil que cultiva o hábito de perguntar

Indicado para leitores entre 9 e 14 anos, o livro também encontra eco em adultos que se permitem continuar curiosos.
L
Matheus Cunha realiza sonho de infância ao ser contratado pelo Manchester United

Matheus Cunha realiza sonho de infância ao ser contratado pelo Manchester United

Atacante da seleção acaba de acertar com o gigante inglês
L
Rendimento médio dos brasileiros atinge recorde de R$ 3.270 no 4º trimestre de 2024, mas desigualdade persiste

Rendimento médio dos brasileiros atinge recorde de R$ 3.270 no 4º trimestre de 2024, mas desigualdade persiste

Segundo o Dieese, é o maior valor já registrado no país
L
Conflito entre Israel e Irã tem impacto limitado no mercado financeiro brasileiro

Conflito entre Israel e Irã tem impacto limitado no mercado financeiro brasileiro

Bolsa tem queda moderada, na contramão de bolsas globais
L
Pnad Educação 2024: Estudantes de escolas públicas aumentam presença em universidades brasileiras

Pnad Educação 2024: Estudantes de escolas públicas aumentam presença em universidades brasileiras

Políticas públicas como cotas contribuíram, diz IBGE
L
Carlo Acutis, o "cibereleito", será canonizado em 7 de setembro

Carlo Acutis, o “cibereleito”, será canonizado em 7 de setembro

Jovem é popularmente conhecido como o primeiro santo millennial
L
Número de pessoas deslocadas à força no mundo atinge 123,2 milhões em 2024, aponta relatório do Acnur

Número de pessoas deslocadas à força no mundo atinge 123,2 milhões em 2024, aponta relatório do Acnur

Proporção é de um refugiado para cada 67 pessoas, diz relatório
L
Pedidos de refúgio no Brasil aumentam 16,3% em 2024, com venezuelanos e cubanos liderando as solicitações

Pedidos de refúgio no Brasil aumentam 16,3% em 2024, com venezuelanos e cubanos liderando as solicitações

Faixa de 25 a 39 anos reúne maior proporção de homens: 63,2%
L
AIEA alerta para riscos de ataques israelenses a instalações nucleares iranianas

AIEA alerta para riscos de ataques israelenses a instalações nucleares iranianas

Agência alerta para riscos de ofensiva de Israel em toda a região
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.