SEXTA-FEIRA, 23/05/2025

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA'

Em outubro de 2016, a pesquisadora foi uma das palestrantes na Semana Acadêmica de Direito da instituição a convite dos próprios alunos, que organizaram o evento.

Publicado em 

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

As palavras acima, ditas em sala de aula pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Samuel Milet a respeito da mestre em Direito e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, Sinara Gumieri, foram o estopim para uma ação que, segundo os advogados do caso, deve ser julgada nos próximos dias, quase dois anos depois dos insultos declarados.

APÓS QUASE DOIS ANOS, PROFESSOR DA UNIR SERÁ JULGADO POR CHAMAR PESQUISADORA DE 'VAGABUNDA' - News Rondônia

Sinara pede indenização por danos morais contra Milet e ainda contra a UNIR, além de retratação das duas partes e o cumprimento de medidas pedagógicas por parte da universidade. “Ou melhor, que a UNIR promova conversas sobre a violência que ocorreu”, explica Sinara.

Samuel Milet não respondeu às tentativas de contato da reportagem até o fechamento deste texto.

Em outubro de 2016, a pesquisadora foi uma das palestrantes na Semana Acadêmica de Direito da instituição a convite dos próprios alunos, que organizaram o evento. “Minha proposta era debater Direito e gênero” diz ela.

“Acabei falando de como as universidades ainda são ambientes hostis às mulheres, de aborto como política pública e da Lei Maria da Penha”. Sinara também conta que o auditório onde se apresentou estava lotado e que as pessoas ali estavam bem atentadas, engajadas na palestra. Na ocasião, ela não notou nenhuma reação hostil à sua fala.

Uma semana depois, o professor Samuel Milet abria uma de suas aulas de Direito de Sucessões expressando seu juízo de valor em relação a Sinara e sua palestra. Além do conteúdo que abre este texto, disse que a pesquisadora tinha “ideologia petista”. Tudo foi gravado em áudio pelos alunos por orientação do próprio professor, que discutia com uma das alunas para poder sustentar suas teorias. Os quase 15 minutos gravados podem ser ouvidos aqui.

O áudio extrapolou as dependências da faculdade, foi às redes sociais, e agora, chega pela primeira vez ao juizado federal especial do Distrito Federal, que terá a oportunidade de analisar se discursos de ódio têm, ou não, lugar em sala de aula.

“Não tenho dúvida de que qualquer outra pessoa que tivesse ido falar sobre gênero podia ter sido submetida a mesma fúria dele", afirma Sinara.

“A tese é simples: não há dúvidas de que houve ofensa de bases discriminatórias, por razão de gênero (vagabunda), de orientação sexual (sapatona doida) e de vinculação política (‘odeio petista’)”, continua.

MPF e um processo administrativo

À época do vazamento do áudio, Sinara, juntamente com a Anis, mobilizou uma campanha na internet pedindo um posicionamento da UNIR sobre o comportamento de Milet. Fizeram ainda uma petição online e conseguiram mais de oito mil assinaturas exigindo retratação da instituição e do professor.

Manifestos contrários ao professor foram emitidos pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão da Mulher e Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Rondônia, Federação Nacional de Estudantes de Direito, pelo Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília, pelo Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia Ocidental (Hibiscus-Unir-Vilhena) e pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Todos estão compilados no tumblr “Isso não é Direito".

Houve ainda um pedido formal do Ministério Público Federal, que acionou a universidade, solicitando que a postura de Milet em sala de aula fosse investigada. O órgão pediu que um processo administrativo disciplinar (PAD) fosse aplicado e foi claro em dizer que, como esse tipo de discurso não podia ser aceito, deveria haver uma resposta pedagógica aos alunos.

O PAD foi cumprido em partes. Milet foi suspenso imediatamente por 60 dias, mas o período caiu no fim do ano letivo. A universidade, alegando que não podia abrir mão de tê-lo na volta às aulas, converteu a suspensão em uma redução de seu salário. Milet trabalhou por 90 dias recebendo metade dele.

Não aconteceram pedidos de desculpas

Quando tudo isso aconteceu, o professor estava em estágio probatório. Ou seja, ele tinha passado por um concurso, mas estava naquele período de três anos em que o funcionário público fica sendo avaliado. “Obviamente que um episódio como esse tinha que ser considerado na avaliação dele”, diz Sinara. Isso não ocorreu.

Em um vídeo no YouTube postado em 23 de outubro de 2016 com o título de “Direito de resposta”, Samuel diz: “Sou e serei sempre um defensor da vida, contra o aborto e a ideologia de gênero”. Por fim, ele justifica que a expressão “vagabunda” foi mal interpretada. “Nunca tive a intenção de atingir a honra de ninguém.”

Alunos como testemunhas

Para o PAD, alunos que presenciaram a fala de Milet foram ouvidos como testemunhas. Repetir a história, ainda mais na frente do professor, foi um processo desgastante para alguns.

Breno Martins foi um deles. “Refleti bastante antes de aceitar depor. Minha mãe me questionou sobre possíveis represálias que eu poderia sofrer. Tive medo, mas fui. Estava eu, a menina que ‘enfrentou’ ele e mais três colegas. Cruzamos com o professor várias vezes enquanto esperávamos para depor, e eu, especificamente, tive que estar com ele lá dentro. Me senti coagido, ele tecia uns comentários e chegou a perguntar se eu era homossexual. Mas aí a comissão interveio e disse que aquela pergunta não era permitida”, lembra o estudante.

Laís Von Dollmger não assistiu à aula que acarretou o processo movido por Sinara, mas é aluna do curso de Direito da UNIR e atualmente frequenta as aulas do professor. Segundo ela, hoje Milet tem um discurso mais velado, mas ainda assim “emite posições retrógradas”. “Neste semestre, por exemplo, fez comentários sobre a morte da Marielle [Franco]. Disse que ‘quem procura acha’ ou coisa do tipo. Falou também que o episódio [da gravação] deu uma certa promoção positiva para ele no meio em que vive, pois muitas pessoas querem que ele se candidate à política depois do que aconteceu”, afirma.

Breno não vê mudanças no comportamento do professor. “Ele continua fazendo piada com mulheres e LBGTs. Coisas como: ‘Como ela quer vir assim pra aula e não quer que a gente olhe?’ e ‘Se uma travesti quisesse entrar num banheiro feminino, eu ia meter porrada mesmo’. Até brinco dizendo que ele tem que ter mais cuidado ou vai parar no Fantástico.”

Professora no núcleo de Ciências Humanas da UNIR, Walterlina Brasil acompanhou o episódio de 2016 de perto e inclusive manifestou sua opinião através de uma carta pública, assinada também por outros professores da universidade. O documento, que ainda hoje reflete a opinião dela, diz: “Não existe um ato pedagógico na ação do professor Milet. Na verdade, a ação contraria tudo o que diz a profissão da docência no Ensino Superior. Foi uma atitude desproporcional. Não é isso que devemos fazer em sala de aula, nem fora dela.”

Para Walterlina, o acontecido não gerou mudanças positivas no campus, pelo contrário, “formou um ambiente inglório e enfraqueceu os estudantes”. “No mais, ele [Samuel] se tornou o ‘professor do Fantástico’, o que me deixa mais surpresa”, continua. A professora se refere ao momento que Samuel foi entrevistado pelo programa dominical da Rede Globo. Segundo ela, Samuel usa essa aparição como uma boa propaganda de si. “Ele ficou muito feliz, porque ficou famoso com a repercussão do caso. Hoje, se identifica como o professor do Fantástico.”

O que diz a UNIR dois anos depois

Procurada pela reportagem, a universidade diz que todas as providências cabíveis foram tomadas. E que, por isso, “não há que se falar em retratação pública por parte da UNIR, tendo em vista que trata-se de episódio isolado que não representa em momento algum o posicionamento da instituição”.

Quanto às medidas pedagógicas pedidas pelo MPF e reiteradas pela ação de Sinara, a resposta é a seguinte: “a UNIR já vem desenvolvendo amplamente debates”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rússia e mais três países reduzem restrição à carne de frango brasileira

Rússia e mais três países reduzem restrição à carne de frango brasileira

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão limitam compras
L
Comandante da Marinha pede dispensa de depoimento em ação do STF sobre tentativa de golpe ligada ao governo Bolsonaro

Comandante da Marinha pede dispensa de depoimento em ação do STF sobre tentativa de golpe ligada ao governo Bolsonaro

Defesa de ex-comandante tem 24 horas para se manifestar sobre pedido
L
Justiça nega pedido de investigado para não ser chamado de "Careca do INSS" e PF apreende carros de luxo

Justiça nega pedido de investigado para não ser chamado de “Careca do INSS” e PF apreende carros de luxo

Magistrado negou queixa crime do investigado contra site de notícia
L
FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

FACER comemora aprovação do projeto de Lei que exclui a Base Dupla do ICMS Difal em Rondônia

A conquista é fruto de muito trabalho de entidades como a FACER, que atuam na defesa do setor produtivo e empresarial em Rondônia.
L

Prefeitura de Jaru emite alerta sobre cuidados preventivos contra viroses respiratórias

Vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Ryan – cantor gospel

Nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, o Falaê Podcast recebe o cantor gospel Paulo Ryan para uma conversa especial sobre sua trajetória de fé e música.
L
Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos
L

Agenda News: HellPanda Rock Nights – a celebração do rock que Porto Velho esperava

Uma produção do Hellmadeira Rock Bar e da Toca do Panda, reunindo grandes atrações, riffs marcantes e uma experiência imperdível. Entrada gratuita e diversão garantida!
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

As incrições podem ser feitas pelo site.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Publicidade

POLÍTICA

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

A Prefeitura de Porto Velho atendeu ao pedido de providência da vereadora Sofia Andrade (PL) e realizou, nesta semana, a troca das lâmpadas queimadas nos refletores da Praça do São Sebastião.
L
Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Recursos foram destinados para melhorias em escolas e reforço na estrutura da saúde pública nos municípios de Ariquemes e Buritis.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe emendas e articula mobilização para mudanças no plano de carreira da Saúde

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
L
ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

ESPERA DE 20 ANOS: Senado aprova o Marco do Licenciamento Ambiental com emenda de Jaime Bagattoli

Parlamentar teve emenda acatada pela relatoria.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 450 mil para capacitação de pilotos do SAER

A formação de novos pilotos é um passo fundamental para assegurar maior eficiência e agilidade nas operações de segurança e salvamento realizadas em todo o território estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferido em grave acidente com carreta na BR-364

De acordo com testemunhas, a caminhonete bateu com força na traseira do caminhão, deixando a frente do veículo destruída e o condutor com lesões.
14

Equipe do sargento Machado prende casal suspeito de assalto em motel na capital

De acordo com informações apuradas junto à PM, o casal entrou no motel e, após poucos minutos, o homem foi até a recepção e anunciou o assalto.
10

Equipe do sgt Machado prende vulgo ‘MT do CV’ na zona leste

O suspeito foi abordado em frente de uma residência
10

Polícia Federal prende foragida da Operação Carga Fria em Vilhena/RO

As investigações tiveram início em dezembro de 2024 e visam desarticular organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas na região
10
Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Motociclista é atropelada depois de invadir preferencial na Abunã

Informações apuradas no local dão conta que a motociclista transitava na Gonçalves Dias e teria avançado a preferencial, sendo atingida pelo carro de aplicativo.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério do Meio Ambiente critica PL 2.159/2021 e alerta para riscos à segurança ambiental e social

Ministério do Meio Ambiente critica PL 2.159/2021 e alerta para riscos à segurança ambiental e social

Nota foi divulgada no site do Ministério do Meio Ambiente
L

No Dia Internacional da Biodiversidade, Conab ressalta importância da PGPMBio na valorização de alimentos dos biomas brasileiros

Em 2024, programa garantiu o pagamento total de R$ 32,2 milhões para cerca de 13,5 mil extrativistas, a fim promover o desenvolvimento socioeconômico e o uso sustentável da sociobiodiversidade nacional
L
BOA NOTÍCIA: Rondônia está entre os estados com maior projeção de crescimento para 2025

BOA NOTÍCIA: Rondônia está entre os estados com maior projeção de crescimento para 2025

O estado deve ter boas safras de soja e milho.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CENTRO CARDIOLÓGICO SOARES COELHO LTDA

Licenças Prévia, Instalação e Operação
L

Conab realiza capacitação com agricultores sobre aquisição e distribuição de sementes pelo PAA

As inscrições para participar do PAA  para aquisição e distribuição de sementes, mudas e materiais propagativos estão abertas desde o último dia 15 deste mês.
L
Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

A atividade tem a finalidade de estimular a mobilização social para a produção de fotografias que representem a cultura cafeeira e cacaueira.
L
Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

Publicado edital de desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital que trata desfazimento de bens antieconômicos e irrecuperáveis do Campus Ji-Paraná.
L
Projeto “Escola do Chocolate” do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Projeto Escola do Chocolate do Campus Jaru participará da 12ª edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

O Projeto “Escola do Chocolate” estará expondo no estande do IFRO durante a realização da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Na terça-feira, 27/5, a partir das 14 horas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.