QUINTA-FEIRA, 15/05/2025

SERÁ SÓ FICÇÃO A NOVELA QUE DIZ QUE ESTÃO LEVANDO NOSSAS RIQUEZAS, NOS DEIXANDO SEM NADA?

PERGUNTINHA: Vai dizer que você não lamentou profundamente aquela falta totalmente desnecessária, a 15 segundos do final do jogo, que se transformou no gol que salvou a nossa algoz Alemanha de praticamente cair fora da Copa do Mundo?

Publicado em 

SERÁ SÓ FICÇÃO A NOVELA QUE DIZ QUE ESTÃO LEVANDO NOSSAS RIQUEZAS, NOS DEIXANDO SEM NADA? - News Rondônia

SERÁ SÓ FICÇÃO A NOVELA QUE DIZ QUE ESTÃO LEVANDO NOSSAS RIQUEZAS, NOS DEIXANDO SEM NADA? - News Rondônia

Era uma vez uma terra onde as autoridades juravam que as riquezas seriam mantidas intactas; que os contrabandistas jamais levariam o ouro, o diamante e tantas outras maravilhas da terra que só ali existiam. Era uma vez uma terra onde o papo furado, a conversa pra boi dormir, a enrolação (centenas de estrangeiros que vampirizam as riquezas, levadas às pencas, mesmo com os juramentos vazios das chamadas autoridades competentes, traduziriam a expressão para o inglês: enrolation!), as ideologias espúrias, as ONGs internacionais que só tratam dos seus próprios interesses, mas a maioria com o dinheiro do povo, porque de Não Governamentais nada têm, toda essa gente junta, faz de conta que não está acontecendo o que, obviamente, está acontecendo neste mundo aqui inventado. Vamos fazer de conta que essa terra imaginada tenha o nome de Rondônia e que, avizinhado, exista um país também criado na ficção, chamado Bolívia. E vamos falar apenas numa invenção que poderíamos apelidar de contrabando de ouro para lavagem de dinheiro, entre outras “cositas más”, usando um pouco do palavreado do vizinho fictício. Nessa novela que, claro, nada tem de real, ao longo de um rio, que vamos chamar hipoteticamente de Madeira, ouve-se todos os dias conversas de idiomas diferentes, como chineses, coreanos, americanos, japoneses, suecos. Na maioria dos casos, nessa novela inventada, o idioma oficial é o inglês. Mas as negociações se fazem em mandarim e vários outros dialetos, embora hajam tradutores pagos a preços de ouro. Ops! Ouro é a mercadoria. Aquela que é inacessível ao brasileiro comum, proibido de explorar as riquezas no seu próprio país, enche os bolsos estrangeiros. Mas não só deles. É usado para lavar dinheiro do crime, do narcotráfico, da corrupção, pelas fronteiras escancaradas do vizinho que fala espanhol. Claro que é apenas obra de ficção, porque na vida real, segundo as mais importantes autoridades do nosso país, nada disso existe.

SERÁ SÓ FICÇÃO A NOVELA QUE DIZ QUE ESTÃO LEVANDO NOSSAS RIQUEZAS, NOS DEIXANDO SEM NADA? - News Rondônia

Enfim, é uma novela com um longo e tenebroso enredo. Na vida real, continuamos proibidos de usufruir o que é nosso, enquanto nosso ouro, nosso diamante e nosso nióbio, apenas para usar alguns exemplos, fazem fortunas mundo afora. Nossos índios morrem de fome e doenças, mesmo sentados numa das maiores e mais ricas minas de diamantes do mundo. Nos rios, principalmente no Madeira (apenas coincidência com o rio da novela), toneladas de ouro são retiradas, produzindo uma sucessão de ilegalidades e enriquecendo quem não merece, porque, se houvesse o garimpo controlado pelo Estado, só com os impostos recolhidos, nos transformaríamos, rapidamente, numa das regiões mais ricas do mundo. A pergunta é: isso interessa aos poderosos? Pensando bem, não é melhor viver no mundo da ilusão do que distribuira riqueza que é de todos? Como diria o experiente rondoniense José Sátiro De Mendonça Neto: “É o velho Pensador pensando: Pensem…”

SÃO MAIS DE 50 MILHÕES AO MÊS

No auge da produção ilegal de ouro no rio Madeira, um auxiliar de voadeira pode ganhar salários de até cinco mil reais. Por semana. O dono de uma draga pode embolsar até 350 mil reais/mês, um faturamento aproximado de 4 milhões e 200 mil por ano. Fontes não oficiais apontam que saem apenas do rio Madeira, todos os meses, quando a produção do ouro está em alta (não é o que está acontecendo agora, onde os pontos de garimpagem diminuíram um pouco), algo em torno de 50 milhões de reais. Fazendo uma continha simples e com apenas o ICMS mais baixo, de 17,5 por cento, se fosse pago apenas esse tributo, seriam recolhidos8 milhões e 750 mil reais aos cofres públicos, todos os meses. Por ano, um faturamento de 105 milhões de reais. Imagine-se o que se poderia fazer com isso, em benefício da população!. No caso dos diamantes de Roosevelt, por exemplo, caso fosse pago aos indígenas, vamos dizer, 10 por cento dos valores negociados da riqueza daquela área, pertencente aos Cinta Larga, chegaríamos a uma fortuna de tal tamanho que o Brasil teria, sem dúvida, a única tribo milionária do Planeta. Não é de se questionar do porquê essa perspectiva que seria benéfica para todos, não é praticada? Essa é a pergunta que ninguém tem coragem de responder.

TEM SALÁRIO E 13º NA TERÇA

Notícia das melhores foi divulgada ontem pelo governador Daniel Pereira, depois de conversa com o secretário da Fazenda, Franco Ono: o governo paga, nesta terça, dia 26, não só os salários de junho, como também metade do 13º salário ao funcionalismo. Nestes tempos de crise e enormes dificuldades, mesmo com a queda da arrecadação nos últimos meses (uma das causas principais foi a greve dos caminhoneiros, que afetou todo o sistema de produção do Estado), o Estado tem mantido rigorosamente um sistema de pagamento dentro do mês trabalhado, que começou no primeiro governo de Ivo Cassol, continuou com João Cahula, passou por todo o governo de Confúcio  Moura e se mantém agora, nesse curto período de Daniel Pereira. No total, mais de 312 milhões de reais serão injetados num só dia, na economia rondoniense.  A atenção especial ao funcionalismo, não só pagando salários em dia, como também no atendimento de importantes reivindicações de várias categorias, faz parte da sistemática de governo de Daniel, um ex sindicalista que não esquece suas origens. Portanto, nesta terça, os servidores estarão com bolsos cheios. Com grana para preparar outra festa na quarta, quando a Seleção Brasileiravai ganhar de novo!

CRESCE O FRENTÃO PRÓ EXPEDITO

Já são sete os partidos unidos para a eleição de outubro, a princípio para a disputa à Câmara Federal e Senado. A verdade verdadeira é mais ampla: os sete vão apoiar o nome de Expedito Júnior ao Governo, já que ele deve substituir Ivo Cassol, impedido de concorrer. PSDB, PSD (e não PSB, como publicou a coluna, por erro de digitação), PP, PR, PRB, DEM e Solidariedade estarão juntos na caminhada. Como Expedito ainda não definiu oficialmente se aceita a missão de disputar o Governo, na condição de comandante geral deste grupo poderoso, a conversa por enquanto é apenas em relação à Câmara e Senado. O DEM foi o último partido importante a se aliar, depois que seu principal nome, Marcos Rogério, definiu que irá mesmo disputar a reeleição à Câmara Federal e abrir mão da corrida ao Senado. O candidato a senador do Frentão de sete partidos será o vereador Edézio Fernandes, do PRB. O partido, ligado à Igreja Universal, também tem outro nome importante à reeleição: o do deputado Lindomar Garçon. Já os tucanos têm como principal nome para a Câmara, o da deputada Mariana Carvalho. E o PSD, o de Expedito Neto. Entre a turma do PP, o destaque é Jaqueline Cassol.  Expedito vai esperar mais alguns dias, analisar profundamente o quadro e só então se decidirá. Tem tempo. Mas tudo leva a crer que virá. E, se vier, será apoiado por um grupo de partidos bastante respeitável!

DANIEL VAI OU NÃO VAI?

Por onde anda, o governador Daniel Pereira tem que responder ao menos uma mesma pergunta: vai ou não vai concorrer à reeleição? Ele tem respondido que não. Que sua decisão de apoiar Acir Gurcagz está mantida. Numa de suas últimas entrevistas sobre o assunto, foi mais longe: disse que na distante hipótese de Gurgacz não concorrer, ele apoiaria o emedebista Maurão de Carvalho. Daniel está fazendo o correto: tirando o foco de si mesmo, como pré candidato, porque senão seu curto governo pode passar a ser alvo dos opositores, de tal forma a lhe causar grandes danos, num momento em que a situação econômica não está fácil e ele tem que ter muito jogo de cintura e todo o apoio possível, para poder concluir com sucesso seus poucos meses à frente do poder estadual. Mas que ninguém se engane: Daniel está sofrendo tremenda pressão interna, do seu partido, dos dirigentes do PSB e aliados, de secretários, amigos e eleitores, para entrar na briga. Todos os dias o assunto, que não está na agenda oficial, é claro, lhe é levado por lideranças políticas. Por enquanto, ele mantém o discurso de que não tentará a reeleição. É sempre bom lembrar que na política as decisões de hoje podem não ser as de amanhã e que qualquer mudança no quadro, mesmo que não seja profunda, pode causar transformações inesperadas rapidamente. Enfim, Daniel será ou não candidato? Só se saberá, oficialmente, depois de 5 de agosto, quando as convenções partidárias estiverem concluídas.

É OUTRO GOVERNO?

O ex governador Confúcio Moura teve participação importante no encontro do MDB deste sábado, em Jaru. Em seu discurso, além de defender a unidade do partido e elogiar o nome indicado para o governo, o de Maurão de Carvalho, depois, com a sutileza que lhe é peculiar, criticou seu sucessor e ex vice, Daniel Pereira. No contexto da sua fala, Confúcio disse que está acompanhando “as coisas que estão acontecendo e eu não estou gostando”. Segundo ele, “é o mesmo governo, mas parece que é outro governo!”. E citou até nome de seus ex assessores, como Wagner Garcia e George Braga, como grandes técnicos que poderiam fazer parte da futura equipe de Maurão, ou, de uma forma indireta, sutil, mas óbvia, deixando claro que a saída deles da administração da Daniel Pereira é um dos motivos da sua insatisfação. Há sim, entre os emedebistas, principalmente nas conversas a portas fechadas, muitas críticas à forma como o partido, que estava no poder até há menos de três meses, têm sido tratado na atual administração. No encontro de Jaru, o assunto ainda não foi tratado de forma ostensiva, mas que há um clima estranho, há sim!

RANIERY E A FECOMÉRCIO

A Federação do Comércio de Rondônia, a Fecomércio, continua em boas mãos. O presidente Raniery Araujo Coelho foi reeleito presidente, para um novo mandato de quatro anos, ou seja, até 2022. Raniery tem conduzido a entidade com sabedoria, dialogando com todos os setores e defendendo, com unhas e dentes, um setor que vital para nossa economia. Fazem parte da diretoria, que já tomou posse nessa semana: Gladstone Nogueira Frota, Pedro Juca de Oliveira, Julio Cesar Gasparello, Leonardo Calixto da Silva, José da Silva Honório, Helio Hirayuki Natori, Diego Prado Aguiar e Abraão Lima Viana.  Também foram empossados os suplentes da diretoria, membros do Conselho Fiscal e outros órgãos internos da entidade. Em seus agradecimentos, o presidente lembrou de figuras importantes que dedicaram muitos anos de trabalho ao desenvolvimento da federação, citando o conselheiro e amigo José Ramalho, os ex-presidentes Luiz Tourinho e Francisco Linhares, além do ex conselheiro Joaquim Bidel. “Foram companheiros que muitos contribuíram para o crescimento do sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, dos sindicatos e do comércio de Rondônia”, agradeceu.

FANÁTICOS, MALANDROS E NAZISTOIDES!

Nem uma coisa, nem outra. Alguns petistas idiotizados pelo fanatismo (e alguns outros por malandragem e safadeza mesmo!), já comemoravam o fato de que Lula seria libertado por decisão do Supremo, em reunião agendada para esta terça, dia 26. Os antiPT, agressivos, nazistoides, antidemocratas, avisavam nas redes socais que os ministros aproveitariam a euforia da Copa do Mundo, para colocar o preso nas ruas . Se deram muito mal, ambos os grupos idiotas. Nesta sexta, o ministro Fachin cancelou a reunião em que o assunto seria votado, determinando que a decisão deve ser a Justiça Federal e não do STF. É impressionante não só como os nomes de Lula e Bolsonaro dividem o país, mas, pior que tudo, é a forma agressiva, desrespeitosa, vergonhosamente canalha , com que os adversários de um e outro os tratam, em textos ofensivos nas redes sociais. É importante que a Justiça atue com dureza, processando essa gentalha, que usa uma ferramenta tão importante para destilar seus ódios e suas frustrações. Todos os que assim o fazem, não merecem nada menos que o peso da lei. E um pouco de pena, pelos péssimos seres humanos que são. Dos dois lados…

PERGUNTINHA

Vai dizer que você não lamentou profundamente aquela falta totalmente desnecessária, a 15 segundos do final do jogo, que se transformou no gol que salvou a nossa algoz Alemanha de praticamente cair fora da Copa do Mundo?

 

.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Grandes nomes do Direito participam do 9º Congresso da Defensoria Pública de Rondônia

Grandes nomes do Direito participam do 9º Congresso da Defensoria Pública de Rondônia

O 9º Congresso da Defensoria Pública do Estado de Rondônia será realizado no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, a partir das 14h, no Auditório da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), em Porto Velho.
L
SENAI-RO apresenta BIM como modelo de gestão integrada para a construção civil pública e privada

SENAI-RO apresenta BIM como modelo de gestão integrada para a construção civil pública e privada

O BIM utiliza modelos digitais tridimensionais para integrar todas as informações relevantes de um projeto, desde o planejamento até a operação da edificação.
L
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica

Deputada é acusada de ordenar invasão do sistema do CNJ
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jornal falado inspira reflexão sobre tecnologia e loucura no século 21

Estudantes da UNIR apresentam jogral moderno baseado em Dom Quixote para visitantes do campus
L

Explosão de autoclave assusta funcionários no Hospital de Base em Porto Velho

Equipamento de esterilização explode na central de materiais durante a noite; não há feridos, mas cirurgias podem ser desmarcadas
L

Com Luís Arce fora da reeleição, a disputa pela presidência da Bolívia traz à cena Evo Morales e o estreante Andrónico Rodríguez, de 36 anos

Andrónico é o candidato de Arce para disputar uma possível eleição contra Morales.
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Israel Cavalcante cumpre agenda em Porto Velho e destaca encontros com lideranças locais

Pastor valoriza o diálogo com representantes da comunicação, da política e do governo municipal
L

Dra. Taíssa dá parecer favorável a projeto que regula carga horária e plantões na saúde

Nova legislação padroniza jornadas, sobreavisos e interjornadas, evitando decisões arbitrárias por parte dos gestores.
L

Dra. Taíssa solicita medidas urgentes diante de falhas na emissão de RGs em Rondônia

Parlamentar relata demora e baixa oferta de vagas para emissão de RG, especialmente na região de Guajará-Mirim.
L

Ieda Chaves destina R$ 1 milhão para reforçar investimentos na saúde de Porto Velho

Recurso será aplicado na compra de insumos básicos e de medicamentos.
L

Deputada Cláudia de Jesus e ALE-RO aprovam alterações no PCCR da saúde

Nova lei valoriza servidores da Sesau, flexibiliza jornadas, revoga regras obsoletas e atende reivindicação dos movimentos sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO prende foragido acusado de homicídio no Pará

Polícia Civil de RO prende foragido acusado de homicídio no Pará

A prisão ocorreu após um trabalho de inteligência que resultou na localização do suspeito, contra quem havia um mandado de prisão expedido pela Justiça paraense.
10
Trabalhador morre em acidente durante demolição

Trabalhador morre em acidente durante demolição

No local, os policiais encontraram a área isolada pelos colegas de trabalho.
18
Motorista foge após bater em moto com mulher e criança em cruzamento movimentado

Motorista foge após bater em moto com mulher e criança em cruzamento movimentado

Com a colisão, os dois foram arremessados ao chão. A motorista sofreu ferimentos pelo corpo e, junto com a criança, foi atendida pelo SAMU.
12
Mulher em surto causa danos a viatura da PM e é detida pelas autoridades

Mulher em surto causa danos a viatura da PM e é detida pelas autoridades

Para conter a mulher, os agentes precisaram usar força moderada e algemá-la. Ela foi levada à Central de Polícia e autuada por dano qualificado ao patrimônio público.
14
Vendedor é encontrado morto sobre carro na zona rural

Vendedor é encontrado morto sobre carro na zona rural

A vítima estaria na região a trabalho, mas detalhes sobre o ocorrido ainda estão sendo apurados.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: DRT Comércio de Combustíveis Ltda

Mudança de Titularidade do processo nº 1801679405
L
Comerciante de 65 anos é morto a facadas em bar; autor é preso e admite crime

Comerciante de 65 anos é morto a facadas em bar; autor é preso e admite crime

Segundo informações obtidas, o agressor teria chegado ao bar, pedido uma dose de cachaça e, em seguida, desferido as facadas contra Ciro.
18
Homem agride companheira após discussão por ciúmes; casal é levado à polícia

Homem agride companheira após discussão por ciúmes; casal é levado à polícia

Durante a abordagem, o casal foi separado em viaturas diferentes para evitar novas agressões, já que haviam discutido momentos antes, segundo relato de ambos na Delegacia da Polícia Civil (Unisp).
16
Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

Conab prevê safra de grãos em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Os dados estão no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 publicado nesta quinta-feira (15) pela Companhia.
L
Dólar sobe 0,42% e Ibovespa cai 0,31% em dia de ajuste no mercado financeiro após recordes recentes

Dólar sobe 0,42% e Ibovespa cai 0,31% em dia de ajuste no mercado financeiro após recordes recentes

Bolsa cai 0,31% um dia após recorde histórico
L
Cesta básica ideal custa R$ 432 e compromete 21,4% da renda média; mais de 70% da população não consegue arcar com alimentação adequada

Cesta básica ideal custa R$ 432 e compromete 21,4% da renda média; mais de 70% da população não consegue arcar com alimentação adequada

Renda de 70% da população é insuficiente para ter alimentação saudável
L
Apenado monitorado é preso com duas armas em frente de residência no centro

Apenado monitorado é preso com duas armas em frente de residência no centro

Na cintura do criminoso foi encontrada uma pistola calibre .380 com 14 munições, e dentro da casa um revólver calibre 38 com numeração raspada e seis munições.
10
Abono salarial de 2025 começa a ser pago a nascidos em maio e junho; 3,8 milhões têm direito

Abono salarial de 2025 começa a ser pago a nascidos em maio e junho; 3,8 milhões têm direito

Calendário de pagamento segue mês de nascimento
L
Rússia lança 110 drones contra a Ucrânia em véspera de negociações na Turquia; 62 são abatidos

Rússia lança 110 drones contra a Ucrânia em véspera de negociações na Turquia; 62 são abatidos

Ataque ocorreu na véspera de rodada de negociação entre os dois países
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.