Por volta das 17 horas de quinta-feira (21/06), uma égua que há dias perambulava pelas imediações da Rua 43, do Jardim Zona Sul, acabou caindo em uma fossa com aproximadamente 02 metros e meio de profundidade que estava coberta com tábuas que não suportaram o peso do animal e cederam.
Populares que presenciaram o acidente chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, mas as equipes naquele horário estavam atendendo um acidente de transito na BR-364 e no quartel estava apenas o plantonista, não sendo possível atender a ocorrência no momento.
Um caminhão Limpa Fossa esvaziou o buraco, mas a égua que provavelmente quebrou o pescoço na queda, já estava sem vida. Perto das 18h15min, os moradores da Rua 43, sem opções, ligaram para a TV do Povo/Canal 35 e site ariquemes190.com.br pedindo auxílio.
As equipes de reportagem constataram a égua sem vida na fossa e entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, que informou a reportagem que iriam ao local fazer o resgate se o animal estivesse com vida.
Na manhã desta sexta-feira (22/06), a reportagem esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), mas o vigia disse que por causa do jogo entre Brasil x Costa Rica, o expediente no órgão só iniciaria às 13 horas, mas que possivelmente o caso passaria para a responsabilidade do Centro de Zoonoses, onde as estruturas estavam totalmente fechadas.
Enquanto isso os moradores das ruas adjacentes a 43, correm o risco iminente de muito em breve conviverem com o mau cheiro e com urubus, que se não estão logo estarão sobrevoando o Jardim Zona Sul.