SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

TEMOS UM CONGRESSO E MUITOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES QUE VIVEM NUM OUTRO PAÍS, NÃO NO NOSSO!

Nunca houve tanta corrupção e nem tanto dinheiro sujo em campanhas, mas o TSE decide que o importante é que o nome social do travesti, gay ou transgênero seja colocado no título de eleitor.

Publicado em 

TEMOS UM CONGRESSO E MUITOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES QUE VIVEM NUM OUTRO PAÍS, NÃO NO NOSSO! - News Rondônia

TEMOS UM CONGRESSO E MUITOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES QUE VIVEM NUM OUTRO PAÍS, NÃO NO NOSSO! - News Rondônia

Vamos chegar a mais de 50 mil assassinatos no Brasil este ano. Parece mentira, mas enquanto isso, o Congresso Nacional debate a lei sobre pais e avôs que merecem licença maternidade, caso a mãe da criança não tenha marido. Nunca houve tanta corrupção e nem tanto dinheiro sujo em campanhas, mas o TSE decide que o importante é que o nome social do travesti, gay ou transgênero seja colocado no título de eleitor. Temos hoje uma multidão de 700 mil presidiários, com apenas 320 mil vagas em presídios, mas a Câmara Federal tem a enorme preocupação de aprovar uma lei que determina os horários em que a iluminação pode ser usada em lojas comerciais. A Petrobras, quebrada pelas roubalheiras de políticos,  tira a pele do consumidor brasileiro, com preços abusivos dos combustíveis. Mas o Congresso Nacional perde seu tempo e o nosso, preocupado é com debates sobre os 35 partidos políticos que já existem e outros 56 que estão na fila para serem aprovados. Nossas crianças estão sem escola em várias regiões do país; o analfabetismo é ainda uma chaga na vida brasileira; a violência toma conta de cada rua, cada bairro, cada cidade, mas no Congresso, deputados apresentam projetos como o que o fez o deputado carioca Flavio Bolsonaro , que considerou que o Bope merecia uma homenagem maior e sugeriu que o símbolo da caveira estilizada e a farda preta do grupo, fossem declaradas patrimônios culturais do Rio de Janeiro.  E o longo debate em torno da criação da Capital Nacional do Boné, para a cidade paranaense de Apucarana, não é mais importante do que as nossas fronteiras desguarnecidas e as ações do crime organizado? Deve ser, porque o primeiro tema mereceu amplo espaço nas discussões da Câmara e os outros, apenas eventuais discursos daqui e dali, sem qualquer resultado prático.

TEMOS UM CONGRESSO E MUITOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES QUE VIVEM NUM OUTRO PAÍS, NÃO NO NOSSO! - News Rondônia

O exagero das comparações, antepondo temas palpitantes e gravíssimos com o besteirol, obviamente é proposital. Para chamar a atenção do quanto estão, muitos dos nossos congressistas, dissociados da realidade nacional. E não são só eles. Em vários outros órgãos, como Assembleias Legislativas, Ministério Público, alas do Judiciário, alguns temas perto do ridículo, de interesse apenas de minorias e sem qualquer importância no dia a dia do brasileiro, são tratados como se fossem  enormes prioridades. Claro que aqui se exagera um pouco, mas a verdade é que há muitas autoridades neste país, tanto eleitas quanto entre as que conquistaram seus espaços com muito esforço e suor, que vivem no seu mundo, mas não vivem no mundo do povão. Outubro está chegando. Ao menos um pouco dessa tirania que nos impõe os que ignoram  nossas grandes necessidades, pode ser mudada, pelo voto, Os outros também vão acabar ficando  pelo caminho, quando sentirem que a sua linguagem nada tem a ver com as reais necessidades do nosso país e que o Brasil é muito maior e mais importante dos que as ideias e as ideologias pessoais deles.

QUE TAL IMITAR OS BOMBEIROS?

Rondônia vai ser um dos Estados melhor aquinhoados do País, em termos de equipamentos anti incêndio para prédios, em breve. O Corpo de Bombeiros, que hoje está instalado em 14 cidades e atende 71 por cento da população, já tem uma escalada Magirus de 36 metros. Acaba de adquirir uma segunda, de 60 metros, que poderá atender a sinistros em prédios com mais de 20 andares e ficará a disposição da guarnição em Porto Velho. Uma terceira escada dessas, de 42 metros, já foi adquirida e deverá ficar pronta até abril o ano que vem. Será destinada ao Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, para atender a toda a região central do Estado. A de 36 metros, hoje em Porto Velho, irá para Vilhena, para atender o extremo sul. Nos últimos meses, os bombeiros rondonienses ganharam mais de 3 milhões em equipamentos, a maioria de última geração, incluindo sofisticada estrutura de proteção, para uso em incêndios. Os Bombeiros ganharão ainda, também em breve, um novo avião, para transporte de doentes e para socorro de urgência. Ou seja, aquela taxa que todos pagam ao emplacar seus carros, está sendo muito bem utilizada. Pelo menos os bombeiros usam muito bem o dinheiro público! Bem que outros órgãos poderiam imitar essa forma de utilizar a grana que é de todos…

NÃO SE PODE ESQUECER FÁTIMA!

Na relação dos pré  candidatos com chances de eleição, para o Senado, divulgada nesta terça, por esta coluna, faltou um nome importante, erro crasso de quem quer informar corretamente. Embora seja uma incógnita em termos eleitorais, nesse momento, Fátima Cleide é, ainda, para  um naco do eleitorado rondoniense, uma representante legítima do pensamento da esquerda e entre os nomes mais valorizados do que restou do Partido dos Trabalhadores. Embora tenha pecado por não protestar contra os malfeitos de muitos membros da cúpula do seu partido, a grande maioria presa, a verdade é que Fátima é ficha limpíssima e defende, com unhas e dentes – e com competência também, diga-se de passagem – as suas ideias. Mesmo aqueles que a confrontam ideologicamente, respeitam a forma com ela atua na política. Andou afastada algum tempo das batalhas eleitorais, para ocupar cargos secundários em instituições federais, quando seu partido estava no poder. Talvez tenha sido um erro estratégico, mas ela está de volta. E tem, sim, todos os requisitos para pleitear de novo uma cadeira, onde chegou, em meados da década passada, com mais de 200 mil votos.

UM BANDIDO A MENOS NAS RUAS

Depois de muitas cobranças da sociedade rondoniense e de todos os brasileiros indignados com o ato covarde, finalmente a polícia diz que encontrou o principal suspeito do assassinato do caminhoneiro José Batistela, morador de Jaru, mas que foi morto durante a paralisação dos caminhoneiros em Vilhena.  Pelo menos duas testemunhas, incluindo a esposa do suspeito, confirmaram que foi Willians Dias Maciel, de 32 anos, quem jogou, de dentro do próprio carro, a pedra que atingiu mortalmente  o ancião, que trabalhava duro, ainda, para sustentar sua família. Já foi pedida a prisão preventiva dele e a polícia garante já ter provas suficientes de que foi mesmo Willians quem jogou a pedra de mais de um quilo que atravessou o vidro do caminhão e atingiu a cabeça do motorista. O caso continua tendo repercussão nacional, até porque foi a única morte violenta ligada diretamente à greve dos caminhoneiros, que parou o país por quase dez dias. A polícia ainda não divulgou se Willians também era caminhoneiro ou apenas fazia parte dos grupos criminosos que tentavam impedir os motoristas de voltarem ao trabalho. Ele está foragido, mas em breve será um bandido a menos nas ruas…

FALTA DE GRANA É SÓ BOATO?

Há algo de preocupante pelos lados do Palácio Rio Madeira/CPA em relação à grana? Claro que as  informações oficiais sequer tocam nesse tema, mas a verdade é que, tão logo assumiu, o governador Daniel Pereira teria recebido notícias nada alvissareiras em relação aos cofres do Estado, que não estão recheados como ele imaginava. Nos últimos dias, uma intensa boataria corre pelos corredores dos poderes, incluindo temores de falta de recursos para a reta final deste 2018. Há ainda alguns comentários à boca pequena de que, depois de longo tempo, alguns fornecedores do governo não estariam recebendo em dia, como ocorria até o final do período comandado por Confúcio Moura. Há ainda outros comentários recorrentes,, inclusive relacionados com problemas orçamentários, mas como não se pôde confirmar nada oficialmente, por enquanto o caso vai para a cota dos boatos. O que há de verdade, de real, até agora, é que há sim fornecedores que estão sem ver a cor do seu dinheiro desde meados de fevereiro e que começam a protestar. Em contrapartida, pelo menos até novembro, o dinheiro para pagamento religioso do funcionalismo, dentro do mês trabalhado, está garantido. Em breve, se saberá qual a situação real das finanças do Estado.

O ALVO É APENAS BOLSONARO

Há um grande temor (em grande parte, com bastante razão!) de setores da sociedade brasileira e principalmente da mídia, que domina a opinião pública nacional, em relação à candidatura direitista de Jair Bolsonaro, que não baixa dos 20 por cento nas intenções de votos, em todas as pesquisas e que, sem Lula, tem grande chance de ser eleito Presidente. Claro que é muito cedo, porque não se sabe realmente quem será candidato e quem não será. O caso Lula ainda causa dúvidas. Mas a verdade é que Bolsonaro se firmou como um nome viável, mesmo com todo o seu discurso radical. Outro dado que assusta os que temem uma eventual eleição dele, é que 70 por cento dos pesquisados e que anunciam que votarão nele, juram que não mudam mais seu voto, mesmo que surja outro nome mais forte e mais respeitado. A verdade é que parte da sociedade brasileira radicalizou também, porque não acredita mais em nada e muito menos no atual sistema democrático, ainda incipiente. A Globo, preocupada com o que pode acontecer numa eleição de Bolsonaro, está tratando agora de desmerecer o período dos governos militares, denunciando torturas, corrupção e outros males. O alvo, claro, nada tem a ver com a verdade histórica. Tem a ver com o medo do Bolsonaro!

O QUE FALTA AO NOSSO AEROPORTO?

Com recursos federais, conseguidos pela deputada Marinha Raupp e apoio de outros parlamentares, foi instalado e inaugurado nesta quarta, no aeroporto de Porto Velho, o sistema ELO, que leva o passageiro da área de embarque até dentro da aeronave, escapando do calor infernal e a chuva, como acontecia até agora. Um avanço, sem dúvida alguma. Agora, faltam apenas alguns poucos detalhes para que o Jorge Teixeira seja considerado um aeroporto internacional de verdade. Primeiro: a implantação da alfândega, para que possamos receber voos internacionais, aliás, prometido nesta quarta pelo governador Daniel Pereira. Segundo: um sistema de ar condicionado decente, porque o que existe hoje beira o ridículo. Terceiro: a colocação de um sistema de som que seja realmente útil, substituindo aquele áudio de quermesse, aquelas festas de  igreja, em que ninguém consegue entender uma só informação, incluindo aquelas transmitidas aos usuários dos voos. Falta ainda um sistema decente de Hi-FI, acessível a todos os passageiros e em pontos diferentes do aeroporto. Ah, seria de extrema importância também a criação de uma área onde os visitantes possam observar as aeronaves, já que o Jorge Teixeira é um dos únicos aeroportos do mundo onde os aviões estão escondidos da visão de todos. Ou seja: falta só um pouquinho de melhorias….

PERGUNTINHA

Com a demissão de mais um secretário da saúde, a Prefeitura está no caminho certo para resolver os problemas de atendimento à população ou a tendência é de tudo continuar ruim como está?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo

Previsões do Horóscopo deste sábado (5/7) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (5/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

A inspeção ocorreu na nova ala de neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade. Todos os ambientes foram reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO.
L
Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Cardozo é uma referência em gestão territorial e etnoambiental, dedicando-se ao ativismo há mais de 40 anos.
L
Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Reunião termina com desafios para declaração conjunta do grupo
L
Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Isolamento compulsório adotado até 1986 rompia vínculos familiares
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L

Rosa, do Grupo Rovema, fala sobre conexão do agro com o setor automotivo e apoio à APROM

Representante da Fiat destaca importância de parcerias com produtores rurais e oportunidades exclusivas para o setor agropecuário
L

Josué Jacometti fortalece o agro de Rondônia com genética de ponta e união entre produtores

Evento na Fazenda Raízes mostra que qualidade, organização e parceria são os pilares da nova pecuária no estado
L

Ivanir Gurgel do Amaral destaca desafios e união da pecuária em Rondônia

Tesoureiro da APROM fala sobre regularização fundiária, queimadas e o papel da pecuária no futuro sustentável do estado
L

Momento Agro Edição especial: Fazenda Raízes

Neste sábado, 05 de julho, às 11h, o Momento Agro apresenta uma edição especial diretamente da Fazenda Raízes. O programa contará com a presença de convidados importantes, que irão compartilhar experiências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Rondônia.
L
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

A situação impactou profundamente a filha da moradora, que estava muito apegada aos animais.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.