O SINSEZMAT – (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Zona da Mata), vem a público esclarecer a comunidade que a eleição para composição da Diretoria Sindical SINSEZMAT é uma etapa das mais importantes para a continuidade das ações da entidade.
Nesta etapa são definidos não só os nomes das lideranças que comandarão a entidade, mas também a linha política da representação da classe. É fundamental a participação maciça de toda a categoria, pois como o Sindicato representa os interesses dos servidores, deve-se buscar a maior participação possível da base, para legitimar e configurar suporte aos dirigentes.
Dessa forma, os interesses da categoria devem se sobrepor, sempre, a interesses pessoais ou político-partidários que possam prejudicar o sistema sindical da categoria, buscando-se preservar o conceito arduamente adquirido pelas nossas entidades sindicais ao longo do tempo.
É certo que a credibilidade dos sindicatos e dos seus dirigentes está alicerçada na administração transparente e com efetiva participação dos associados.
Atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Conselho, em relação às eleições para composição das diretorias dos sindicatos, devem-se adotar as providências cabíveis para que:
A eleição devem ser realizadas de forma democrática e transparente, obedecendo às normas sindicais vigentes e de conformidade com os respectivos estatutos.
Os associados concorrentes às eleições sindicais tenham respaldo, apoio e aceitação por parte da categoria, de modo a compor uma diretoria que represente verdadeiramente a classe dos servidores municipais.
Analisar a situação de cada candidato, em relação ao pagamento da contribuição sindical em todos os exercícios, tempo de filiação e outras situações deliberativas do estatuto.
Dessa forma, as eleições sindicais são realizadas, de forma clara e transparente para toda a sociedade.
Todos os servidores tem o direito de se candidatar e disputar as eleições desde que está apto conforme manda o Estatuto, a atual direção sempre deixou aberto para que todos possam participar, pois a entidade é dos servidores e eles tem o poder de eleger quem eles quiser.
A atual direção nunca de forma alguma se opôs ou tentou dificultar o registro de outras chapas dispostas a concorrer o pleito eleitoral gestão 2018/2022.
A entidade Sindical já realizou inúmeros processos eleitorais, e nunca teve problema, porque sempre fez dentro da Lei e conforme rege o estatuto.
A direção não tem nenhum poder de interferência junto a comissão eleitoral, haja vista que é ela que vai conduzir o processo eleitoral sem interferência da diretoria, sendo ela que edita o regulamento da comissão eleitoral sem a participação da diretoria.
A comissão eleitoral do SINSEZMAT em nenhum momento usou de abuso ou de má fé para aprovar o regulamento eleitoral no último dia 11 de maio. A direção sindical desde que assumiu sempre trabalhou com transparência e obedecendo o estatuto. Vivemos num pais democrático, pois a ditadura, mentira e a calunia ficou no passado.