SEXTA-FEIRA, 05/09/2025
Publicidade
SICRED

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Publicado em 

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Na última sexta-feira 18, o Ministro da Cultura Sergio Sá Leitão veio a Porto Velho abrir o Seminário “Circuito #culturagerafuturo” e durante entrevista coletiva, no hall de entrada do Teatro Guaporé, aproveitamos e fizemos alguns questionamentos, exemplo: Por que o MinC parou com o Programa Cultura Viva (Pontos de Cultura). Aproveitamos também, a presença do governador de Rondônia Daniel Pereira e perguntamos: Quando o governo pretende sancionar a nossa Lei de Incentivo a Cultura que há alguns anos foi aprovada pelos deputados estaduais. Por que até hoje, o governo do estado não depositou nenhum tostão na conta do Fundo de Cultura, aprovado e sancionado?

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Da coletiva participaram praticamente repórteres de todos os canais e Televisão e alguns sites, porém, só quem fez perguntas foi à repórter da TV Rondônia Maríndia Moura e este colunista que estava representando o Diário da Amazônia.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Maríndia – O senhor veio trazer que boas notícias pra cultura do estado?

Ministro da Cultura – O objetivo deste Seminário é compartilhar informações para que possamos ter mais projetos apresentados aqui no estado, aos mecanismos de fomento à cultura, que temos em nível federal, não só a Lei Rouanet, mas, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial de Audiovisual, Edital de Culturas Populares e outros mecanismos.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Queremos também estimular as empresas da região a apoiarem projetos culturais locais, identificamos que há um potencial de uso não utilizado. Muitas empresas não conhecem, não sabem, não têm experiência, acham que é bicho de sete cabeças e na verdade não é, ou pelo menos deixou de ser. É muito mais simples, tanto para quem apresenta projetos, como para quem patrocina. Queremos realmente sensibilizar as empresas da região para que se utilizem mais da Lei Rouanet para patrocinar projetos culturais locais.

Maríndia – Governador, é boa essa oportunidade para o estado?

Daniel Pereira – Com certeza! Quero aproveitar a oportunidade, para agradecer a presença do Ministro Sá Leitão aqui no estado de Rondônia e a deputada Marinha Raupp que foi a grande articuladora para que ele viesse. Creio que seja muito oportuna a presença do Ministro aqui até pra que a gente tenha um diálogo diferente com os empresários, que infelizmente, devido a uma série de ocorrências num passado não muito distante, até mesmo os empresários que poderiam contribuir, ficam receosos de fazê-lo. Eles preferem fazer a declaração de Imposto de Renda e recolher normal para a União, pra não se envolver em problemas. Acredito que com a presença do Ministro aqui, isso vai nos criar condições para um novo diálogo com os nossos empresários. Estimular o povo da cultura para que possa apresentar os projetos e isso vai ajudar também na área do esporte, porque o mesmo tratamento que se dá a captação de recursos para a cultura se dar também para o esporte.

Zk – Governador, sabemos que a Lei Rouanet é muito boa e tal, mas, é federal. Quando o estado de Rondônia vai ter sua Lei de Incentivo à Cultura?

Daniel Pereira – Eu sabia que meu amigo Zekatraca ia fazer essa pergunta! Ele vai ter a resposta da maneira como sempre gostou de ter!  Há 20 anos, ainda como deputado estadual, apresentei uma Lei de Incentivo a Cultura na Assembléia Legislativa que foi aprovada, o governador da época vetou e nós deputados derrubamos o veto e ela nunca foi regularizada, então Silvio, to convidando você e toda sociedade cultural de Rondônia que a gente debruce em cima de uma proposta que seja exeqüível, que o estado de Rondônia tenha condições de fazê-la.

Zk – Fomos o primeiro estado a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, criou-se o Conselho e o Fundo de Cultura porém, até hoje o governo não depositou nenhum tostão no Funcultura. Por quê?

Daniel Pereira – Acredito que essas situações que você acaba de me trazer, uma complementa a outra! Vamos sentar e você está nomeado sem remuneração evidentemente, pra nos ajudar buscar solução pra isso. Qualquer sugestão sua está antecipadamente acatada.

Zk – Para o ministro. Em vários Seminários que participamos, sempre ouvimos dos colegas da região Amazônica a cobrança do Custo Amazônico. Acontece que fica difícil para nós produtores culturais da Amazônia, participar dos editais do MinC, porque os recursos desses Editais em se tratando da nossa região, são poucos. As nossas distâncias, torna a produção muito cara?

Ministro – Aonde eu vou às pessoas dizem que ali o custo é mais alto. Na verdade, nós não temos quando fazemos um Edital, como dar um Prêmio de valor mais alto para um estado do que pra outro, isso poderia ser visto como injustiça. Temos aberto hoje, o Edital de Culturas Populares, alocamos o maior valor que esse Prêmio já teve que é R$ 10 Milhões. Serão 500 projetos beneficiados, CEM por região, criamos aí uma regra nova, uma distribuição equânime entre as regiões, queria aproveitar a oportunidade pra convidar os Mestres e Mestras, Grupos, Entidades e Associações de Rondônia a se inscreverem nesse Edital. A idéia é que possamos reconhecer, valorizar e estimular financeiramente aquelas pessoas que mantêm viva as tradições culturais do Brasil, que estão no DNA da sociedade brasileira, são ativos no município, estado e no país e precisam ser valorizadas e apoiadas.

Zk – O grande programa do Ministério da Cultura durante algum tempo foram os Pontos de Cultura. O que está acontecendo que o MinC parou com o Programa?

Ministro – Na verdade não está parado. O que houve, foi que por força de algumas decisões, na minha visão, equivocadas, que foram tomadas no passado.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Quando entrei no Ministério tinha uma recomendação do TCU para acabar com o Programa e eu disse: Não podemos acabar, é um Programa muito importante, que tem uma função, é um Programa de micro fomento, que apóia expressões artísticas fundamentais que nunca antes receberam apoio do poder público.

Zk – E o que o Ministério fez?

Ministro – Reformulamos o Programa também para atender as exigências e demandas do TCU, mudamos a modalidade, agora não é mais Convenio, é Prêmio, exatamente como fazemos com o Cultura Populares. Estamos repactuando os Convênios existentes com estados e municípios, foi o que decidimos priorizar, temos mais de 30 Convênios ativos, com recursos em conta, que estavam paralisados por conta dos problemas. Assim que terminarmos de repactuar esses Convênios existentes, vamos abrir para novas inscrições e o programa voltará a funcionar normalmente.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Oficina promovida pelo TCE-RO auxiliou profissionais na elaboração de planos municipais de educação.
L
Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Entre as iniciativas estão revitalização da Ciretran de Guajará-Mirim, Vacinação Sem Fronteira, entrega de calcário a produtores e liderança na competitividade regional.
L
Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Procuradoria-Geral da República e defesa dos réus têm 15 dias para apresentar documentos sobre a trama golpista.
L
Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Evento contará com fanfarras de escolas estaduais, forças de segurança e apresentação do Programa Polícia Militar Mirim.
L
Oficina de artesanato com palha de buriti capacita 20 alunos em Pimenteiras do Oeste

Oficina de artesanato com palha de buriti capacita 20 alunos em Pimenteiras do Oeste

Iniciativa contemplada por edital estadual da Lei Paulo Gustavo promoveu inclusão, geração de renda e fortalecimento da cultura amazônica em Pimenteiras do Oeste.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L

Fonte de Vida Entrevista: Ana Paula Baldez Santos e José de Melo

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Fonte de Vida recebe Ana Paula Baldez Santos: Assistente social e o Maranhense José de Melo: Sociólogo de formação. Com tema folclore Maranhense e suas influências no Brasil, sua origem e tradição.
L
Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada; servidores que tiveram atraso receberão em 15 de outubro.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF ganha sessão extra para ser concluído

Julgamento de Bolsonaro no STF ganha sessão extra para ser concluído

A pedido do ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal agenda mais uma sessão na próxima quinta-feira para o julgamento da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para fortalecer a saúde de Rolim de Moura

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para fortalecer a saúde de Rolim de Moura

Emenda parlamentar permitirá a aquisição de insumos hospitalares para o Hospital Municipal Amélio João da Silva.
L
O senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

O senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

Denúncias do ex-assessor Eduardo Tagliaferro contra Alexandre de Moraes colocam em xeque imparcialidade e credibilidade do sistema de Justiça
L
Congresso debate anistia a acusados por tentativa de golpe

Congresso debate anistia a acusados por tentativa de golpe

O projeto, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, ainda não tem data para ser votado.
L

Sílvia Cristina cobra redução de passagens e mais voos em Rondônia

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) reforçou, em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a necessidade de ações urgentes para o “caos aéreo” em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

VÍDEO: Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

Ocorrência registrada na manhã desta sexta-feira, em Pimenta Bueno, deixou o motorista do caminhão preso às ferragens.
12
Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

VÍDEO: Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

Revoltada, a mulher deu uma chinelada no rosto da vendedora, que se defendeu das acusações.
10
Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

VÍDEO: Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

Ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Avenida Pinheiro Machado, bairro Embratel.
16
MPRO garante manutenção do contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

MPRO leva casal de ex-líderes religiosos a júri por tentativa de feminicídio em Porto Velho

O crime aconteceu dentro de casa, na frente do filho da vítima, um bebê de 9 meses. A tentativa de feminicídio foi interrompida pela chegada da Polícia Militar, que impediu a morte.
16
Operação policial na Bahia prende líder de tráfico de animais silvestres

Operação policial na Bahia prende líder de tráfico de animais silvestres

O suspeito, considerado um dos maiores traficantes do país, foi preso durante a Operação Fauna Protegida, que desarticulou uma organização criminosa que vendia aves por valores de até R$ 80 mil.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Projeto pioneiro une conservação ambiental, educação e geração de renda para comunidades locais em Porto Velho.
L
Porto Velho recebe Caminhada em Prol da Segurança do Paciente e do Controle de Infecções

Porto Velho recebe Caminhada em Prol da Segurança do Paciente e do Controle de Infecções

Evento abre programação da campanha Setembro Laranja e inclui encontros técnicos, pit stops e atividades de conscientização durante o mês.
L
Curso gratuito de Inglês Básico abre inscrições no IFRO Vilhena

Curso gratuito de Inglês Básico abre inscrições no IFRO Vilhena

São 30 vagas disponíveis para comunidade; aulas iniciam em 23 de setembro e seguem até dezembro de 2026.
L
Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Décio Lima destaca importância das cadeias produtivas de café, cacau e tambaqui para o desenvolvimento sustentável do estado durante agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil
L
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos

Seleção será feita pela nota do Enem, com validade de 2016 a 2025, e inscrições começam em novembro
L
Sistema FAPERON/Senar promove Dia de Campo em Porto Velho com Concurso de Qualidade do Mel e palestras técnicas

Sistema FAPERON/Senar promove Dia de Campo em Porto Velho com Concurso de Qualidade do Mel e palestras técnicas

A participação é gratuita e representa uma oportunidade única para quem deseja aprimorar suas práticas produtivas, ampliar a rede de contatos e valorizar a atividade apícola em Rondônia.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab e DIEESE apontam que preço da cesta básica de alimentos cai em 24 das 27 capitais brasileiras em agosto

Maior redução observada foi de -4,10% em Maceió (AL); únicas três capitais que apresentaram alta no valor do conjunto dos alimentos básicos foram Macapá (AP), Palmas (TO) e Rio Branco (AC)
L
Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Evento em Porto Velho reuniu alunos, professores e famílias em apresentações de dança, música e expressão cultural no Teatro Banzeiros.
L
Presidente Médici disponibiliza plataforma com dados em tempo real sobre Estoque de Medicamentos e UBS's

Presidente Médici disponibiliza plataforma com dados em tempo real sobre Estoque de Medicamentos e UBS’s

Ferramenta pioneira centraliza informações de saúde e combate a arboviroses, empoderando a população com dados atualizados
L
Prazos do Simples Nacional são prorrogados e podem afetar fluxo de caixa dos municípios

Prazos do Simples Nacional são prorrogados e podem afetar fluxo de caixa dos municípios

Para cumprir os requisitos da Portaria, a empresa deve ter registrado no mínimo 5% de seu faturamento bruto em exportações para os EUA no período de julho de 2024 a junho de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.