DOMINGO, 03/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Publicado em 

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Na última sexta-feira 18, o Ministro da Cultura Sergio Sá Leitão veio a Porto Velho abrir o Seminário “Circuito #culturagerafuturo” e durante entrevista coletiva, no hall de entrada do Teatro Guaporé, aproveitamos e fizemos alguns questionamentos, exemplo: Por que o MinC parou com o Programa Cultura Viva (Pontos de Cultura). Aproveitamos também, a presença do governador de Rondônia Daniel Pereira e perguntamos: Quando o governo pretende sancionar a nossa Lei de Incentivo a Cultura que há alguns anos foi aprovada pelos deputados estaduais. Por que até hoje, o governo do estado não depositou nenhum tostão na conta do Fundo de Cultura, aprovado e sancionado?

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Da coletiva participaram praticamente repórteres de todos os canais e Televisão e alguns sites, porém, só quem fez perguntas foi à repórter da TV Rondônia Maríndia Moura e este colunista que estava representando o Diário da Amazônia.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Maríndia – O senhor veio trazer que boas notícias pra cultura do estado?

Ministro da Cultura – O objetivo deste Seminário é compartilhar informações para que possamos ter mais projetos apresentados aqui no estado, aos mecanismos de fomento à cultura, que temos em nível federal, não só a Lei Rouanet, mas, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial de Audiovisual, Edital de Culturas Populares e outros mecanismos.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Queremos também estimular as empresas da região a apoiarem projetos culturais locais, identificamos que há um potencial de uso não utilizado. Muitas empresas não conhecem, não sabem, não têm experiência, acham que é bicho de sete cabeças e na verdade não é, ou pelo menos deixou de ser. É muito mais simples, tanto para quem apresenta projetos, como para quem patrocina. Queremos realmente sensibilizar as empresas da região para que se utilizem mais da Lei Rouanet para patrocinar projetos culturais locais.

Maríndia – Governador, é boa essa oportunidade para o estado?

Daniel Pereira – Com certeza! Quero aproveitar a oportunidade, para agradecer a presença do Ministro Sá Leitão aqui no estado de Rondônia e a deputada Marinha Raupp que foi a grande articuladora para que ele viesse. Creio que seja muito oportuna a presença do Ministro aqui até pra que a gente tenha um diálogo diferente com os empresários, que infelizmente, devido a uma série de ocorrências num passado não muito distante, até mesmo os empresários que poderiam contribuir, ficam receosos de fazê-lo. Eles preferem fazer a declaração de Imposto de Renda e recolher normal para a União, pra não se envolver em problemas. Acredito que com a presença do Ministro aqui, isso vai nos criar condições para um novo diálogo com os nossos empresários. Estimular o povo da cultura para que possa apresentar os projetos e isso vai ajudar também na área do esporte, porque o mesmo tratamento que se dá a captação de recursos para a cultura se dar também para o esporte.

Zk – Governador, sabemos que a Lei Rouanet é muito boa e tal, mas, é federal. Quando o estado de Rondônia vai ter sua Lei de Incentivo à Cultura?

Daniel Pereira – Eu sabia que meu amigo Zekatraca ia fazer essa pergunta! Ele vai ter a resposta da maneira como sempre gostou de ter!  Há 20 anos, ainda como deputado estadual, apresentei uma Lei de Incentivo a Cultura na Assembléia Legislativa que foi aprovada, o governador da época vetou e nós deputados derrubamos o veto e ela nunca foi regularizada, então Silvio, to convidando você e toda sociedade cultural de Rondônia que a gente debruce em cima de uma proposta que seja exeqüível, que o estado de Rondônia tenha condições de fazê-la.

Zk – Fomos o primeiro estado a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, criou-se o Conselho e o Fundo de Cultura porém, até hoje o governo não depositou nenhum tostão no Funcultura. Por quê?

Daniel Pereira – Acredito que essas situações que você acaba de me trazer, uma complementa a outra! Vamos sentar e você está nomeado sem remuneração evidentemente, pra nos ajudar buscar solução pra isso. Qualquer sugestão sua está antecipadamente acatada.

Zk – Para o ministro. Em vários Seminários que participamos, sempre ouvimos dos colegas da região Amazônica a cobrança do Custo Amazônico. Acontece que fica difícil para nós produtores culturais da Amazônia, participar dos editais do MinC, porque os recursos desses Editais em se tratando da nossa região, são poucos. As nossas distâncias, torna a produção muito cara?

Ministro – Aonde eu vou às pessoas dizem que ali o custo é mais alto. Na verdade, nós não temos quando fazemos um Edital, como dar um Prêmio de valor mais alto para um estado do que pra outro, isso poderia ser visto como injustiça. Temos aberto hoje, o Edital de Culturas Populares, alocamos o maior valor que esse Prêmio já teve que é R$ 10 Milhões. Serão 500 projetos beneficiados, CEM por região, criamos aí uma regra nova, uma distribuição equânime entre as regiões, queria aproveitar a oportunidade pra convidar os Mestres e Mestras, Grupos, Entidades e Associações de Rondônia a se inscreverem nesse Edital. A idéia é que possamos reconhecer, valorizar e estimular financeiramente aquelas pessoas que mantêm viva as tradições culturais do Brasil, que estão no DNA da sociedade brasileira, são ativos no município, estado e no país e precisam ser valorizadas e apoiadas.

Zk – O grande programa do Ministério da Cultura durante algum tempo foram os Pontos de Cultura. O que está acontecendo que o MinC parou com o Programa?

Ministro – Na verdade não está parado. O que houve, foi que por força de algumas decisões, na minha visão, equivocadas, que foram tomadas no passado.

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA - News Rondônia

Quando entrei no Ministério tinha uma recomendação do TCU para acabar com o Programa e eu disse: Não podemos acabar, é um Programa muito importante, que tem uma função, é um Programa de micro fomento, que apóia expressões artísticas fundamentais que nunca antes receberam apoio do poder público.

Zk – E o que o Ministério fez?

Ministro – Reformulamos o Programa também para atender as exigências e demandas do TCU, mudamos a modalidade, agora não é mais Convenio, é Prêmio, exatamente como fazemos com o Cultura Populares. Estamos repactuando os Convênios existentes com estados e municípios, foi o que decidimos priorizar, temos mais de 30 Convênios ativos, com recursos em conta, que estavam paralisados por conta dos problemas. Assim que terminarmos de repactuar esses Convênios existentes, vamos abrir para novas inscrições e o programa voltará a funcionar normalmente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Durante café da manhã, Prefeitura entrega ventiladores escolhidos pelos idosos e confirma instalação de academia e reforma de banheiros no CCI.
L
DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

Município informa que drenagem foi concluída, pagamentos estão em dia e etapa de terraplanagem no Parque Amazônia começa dia 11 de agosto.
L

AO VIVO: Assista agora à segunda noite do Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no Parque dos Tanques, em Porto Velho (RO), destacando cultura, folclore e turismo local.
L

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

O foragido já responde por outros crimes e foi capturado enquanto atuava como flanelinha no Bairro Nacional, em Porto Velho.
10
Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Homem foi atacado durante confusão no bairro Embratel; vítima ficou ferida e local foi isolado para atendimento.
12
Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Amazonas com Rua Salgado Filho; motociclista teve ferimentos, mas recusou atendimento.
12
Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Vítima foi atingida com golpe de faca no bairro Castanheiras e encaminhada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.