SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

CONVERSA COM O MINISTRO DA CULTURA E COM O GOVERNADOR DANIEL PEREIRA

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Publicado em 

Na última sexta-feira 18, o Ministro da Cultura Sergio Sá Leitão veio a Porto Velho abrir o Seminário “Circuito #culturagerafuturo” e durante entrevista coletiva, no hall de entrada do Teatro Guaporé, aproveitamos e fizemos alguns questionamentos, exemplo: Por que o MinC parou com o Programa Cultura Viva (Pontos de Cultura). Aproveitamos também, a presença do governador de Rondônia Daniel Pereira e perguntamos: Quando o governo pretende sancionar a nossa Lei de Incentivo a Cultura que há alguns anos foi aprovada pelos deputados estaduais. Por que até hoje, o governo do estado não depositou nenhum tostão na conta do Fundo de Cultura, aprovado e sancionado?

Após a entrevista, Sá Leitão falou por aproximadamente duas horas, sobre as Leis Rouanet, do Audiovisual e outros mecanismos de fomento administrados pelo MinC.

Da coletiva participaram praticamente repórteres de todos os canais e Televisão e alguns sites, porém, só quem fez perguntas foi à repórter da TV Rondônia Maríndia Moura e este colunista que estava representando o Diário da Amazônia.

Maríndia – O senhor veio trazer que boas notícias pra cultura do estado?

Ministro da Cultura – O objetivo deste Seminário é compartilhar informações para que possamos ter mais projetos apresentados aqui no estado, aos mecanismos de fomento à cultura, que temos em nível federal, não só a Lei Rouanet, mas, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial de Audiovisual, Edital de Culturas Populares e outros mecanismos.

Queremos também estimular as empresas da região a apoiarem projetos culturais locais, identificamos que há um potencial de uso não utilizado. Muitas empresas não conhecem, não sabem, não têm experiência, acham que é bicho de sete cabeças e na verdade não é, ou pelo menos deixou de ser. É muito mais simples, tanto para quem apresenta projetos, como para quem patrocina. Queremos realmente sensibilizar as empresas da região para que se utilizem mais da Lei Rouanet para patrocinar projetos culturais locais.

Maríndia – Governador, é boa essa oportunidade para o estado?

Daniel Pereira – Com certeza! Quero aproveitar a oportunidade, para agradecer a presença do Ministro Sá Leitão aqui no estado de Rondônia e a deputada Marinha Raupp que foi a grande articuladora para que ele viesse. Creio que seja muito oportuna a presença do Ministro aqui até pra que a gente tenha um diálogo diferente com os empresários, que infelizmente, devido a uma série de ocorrências num passado não muito distante, até mesmo os empresários que poderiam contribuir, ficam receosos de fazê-lo. Eles preferem fazer a declaração de Imposto de Renda e recolher normal para a União, pra não se envolver em problemas. Acredito que com a presença do Ministro aqui, isso vai nos criar condições para um novo diálogo com os nossos empresários. Estimular o povo da cultura para que possa apresentar os projetos e isso vai ajudar também na área do esporte, porque o mesmo tratamento que se dá a captação de recursos para a cultura se dar também para o esporte.

Zk – Governador, sabemos que a Lei Rouanet é muito boa e tal, mas, é federal. Quando o estado de Rondônia vai ter sua Lei de Incentivo à Cultura?

Daniel Pereira – Eu sabia que meu amigo Zekatraca ia fazer essa pergunta! Ele vai ter a resposta da maneira como sempre gostou de ter!  Há 20 anos, ainda como deputado estadual, apresentei uma Lei de Incentivo a Cultura na Assembléia Legislativa que foi aprovada, o governador da época vetou e nós deputados derrubamos o veto e ela nunca foi regularizada, então Silvio, to convidando você e toda sociedade cultural de Rondônia que a gente debruce em cima de uma proposta que seja exeqüível, que o estado de Rondônia tenha condições de fazê-la.

Zk – Fomos o primeiro estado a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, criou-se o Conselho e o Fundo de Cultura porém, até hoje o governo não depositou nenhum tostão no Funcultura. Por quê?

Daniel Pereira – Acredito que essas situações que você acaba de me trazer, uma complementa a outra! Vamos sentar e você está nomeado sem remuneração evidentemente, pra nos ajudar buscar solução pra isso. Qualquer sugestão sua está antecipadamente acatada.

Zk – Para o ministro. Em vários Seminários que participamos, sempre ouvimos dos colegas da região Amazônica a cobrança do Custo Amazônico. Acontece que fica difícil para nós produtores culturais da Amazônia, participar dos editais do MinC, porque os recursos desses Editais em se tratando da nossa região, são poucos. As nossas distâncias, torna a produção muito cara?

Ministro – Aonde eu vou às pessoas dizem que ali o custo é mais alto. Na verdade, nós não temos quando fazemos um Edital, como dar um Prêmio de valor mais alto para um estado do que pra outro, isso poderia ser visto como injustiça. Temos aberto hoje, o Edital de Culturas Populares, alocamos o maior valor que esse Prêmio já teve que é R$ 10 Milhões. Serão 500 projetos beneficiados, CEM por região, criamos aí uma regra nova, uma distribuição equânime entre as regiões, queria aproveitar a oportunidade pra convidar os Mestres e Mestras, Grupos, Entidades e Associações de Rondônia a se inscreverem nesse Edital. A idéia é que possamos reconhecer, valorizar e estimular financeiramente aquelas pessoas que mantêm viva as tradições culturais do Brasil, que estão no DNA da sociedade brasileira, são ativos no município, estado e no país e precisam ser valorizadas e apoiadas.

Zk – O grande programa do Ministério da Cultura durante algum tempo foram os Pontos de Cultura. O que está acontecendo que o MinC parou com o Programa?

Ministro – Na verdade não está parado. O que houve, foi que por força de algumas decisões, na minha visão, equivocadas, que foram tomadas no passado.

Quando entrei no Ministério tinha uma recomendação do TCU para acabar com o Programa e eu disse: Não podemos acabar, é um Programa muito importante, que tem uma função, é um Programa de micro fomento, que apóia expressões artísticas fundamentais que nunca antes receberam apoio do poder público.

Zk – E o que o Ministério fez?

Ministro – Reformulamos o Programa também para atender as exigências e demandas do TCU, mudamos a modalidade, agora não é mais Convenio, é Prêmio, exatamente como fazemos com o Cultura Populares. Estamos repactuando os Convênios existentes com estados e municípios, foi o que decidimos priorizar, temos mais de 30 Convênios ativos, com recursos em conta, que estavam paralisados por conta dos problemas. Assim que terminarmos de repactuar esses Convênios existentes, vamos abrir para novas inscrições e o programa voltará a funcionar normalmente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

O Conselho Nacional de Justiça ordenou que o órgão superior da Justiça do Trabalho apresente cronograma e estudos orçamentários para implementar o benefício aos servidores.
L
Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco carnavalesco da região Norte aposta em mensagem de responsabilidade social no ano eleitoral e reforça campanha de combate à violência contra a mulher.
L
Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Em depoimento à Polícia Federal, o chefe de fiscalização da autarquia afirmou que a instituição possuía apenas 4 milhões de reais em recursos disponíveis antes de sofrer liquidação.
L
Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

A Câmara Brasileira do Livro recebe até março os registros de obras científicas e didáticas lançadas em 2025, com foco no incentivo à produção intelectual e científica.
L
Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

O monitoramento do Inpe registrou mais de 4.300 focos ativos no primeiro mês de 2026, dado que representa quase o dobro da média histórica e um salto em relação a 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Ana Clara Uchôa conta como é viver e viajar pelo Brasil dentro de um carro

A primeira foi de São Paulo até o Rio Grande do Norte, cruzando estados, culturas e paisagens completamente diferentes.
L
Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

O acordo visa garantir espaços seguros para o acolhimento de crianças enquanto os responsáveis, principalmente mulheres, realizam cursos de qualificação e trabalham.
L
NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

Concessionária informa que recebeu intimação e interrompe a tarifa na BR-364 entre Vilhena e Porto Velho enquanto a Justiça analisa o caso.
L
Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Candidatos afirmam que documento essencial para matrícula em universidades não aparece na Página do Participante, apesar de MEC e Inep garantirem liberação nesta sexta-feira.
L
Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Documento disponível na Página do Participante permite que candidatos aprovados iniciem processos em faculdades antes da emissão do certificado digital definitivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

A polícia localizou os restos mortais de dois homens em uma área de mata na zona Leste, na mesma região onde o carro das vítimas havia sido abandonado e incendiado.
18
Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Agentes do Departamento de Homicídios localizaram a suspeita no Hospital Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde ela atuava como acompanhante no momento da abordagem policial.
14
PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

A corporação realiza o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero nesta sexta-feira com o objetivo de reduzir acidentes graves causados pela embriaguez em rodovias.
L
Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Agentes da Delegacia Especializada em Porto Velho detiveram um homem que abusava de uma criança de nove anos sob o pretexto de manter um relacionamento afetivo com a vítima.
16
Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Terceira fase da operação ocorre em Porto Velho e Candeias do Jamari, com atuação integrada da Polícia Penal e da PM para fortalecer a segurança pública
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: CARNES TAURANO LTDA

ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL da LICENÇA DE OPERAÇÃO LO Nº 155817
L
Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

A partir de 2026, micro e pequenas empresas precisam se preparar para novas regras de impostos, com transição gradual até 2033.
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

O ex-âncora da CNN foi detido por suposta participação em um protesto contra o serviço de imigração americano, enquanto sua defesa alega perseguição à liberdade de imprensa.
L
Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
L
Crea-RO promove palestra sobre Saúde Mental em alusão ao Janeiro Branco

Crea-RO promove palestra sobre Saúde Mental em alusão ao Janeiro Branco

Ação reforça o cuidado com os colaboradores e destaca a importância da inteligência emocional para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanizados.
L
Usina Santo Antônio conquista nível ouro em certificação ESG internacional: destaque em Rondônia

Usina Santo Antônio conquista nível ouro em certificação ESG internacional: destaque em Rondônia

Hidrelétrica operada pela AXIA Energia recebeu o selo Hydropower Sustainability Standard, que avalia governança, meio ambiente, biodiversidade e condições de trabalho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.