DOMINGO, 20/04/2025

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO

'Quando tiraram o Colégio Estudo e Trabalho do Barão do Solimões eu estava fazendo pela segunda vez, o segundo grau e falei com o professor Álvaro que gostaria de dar aula, de ser professor, ele me indicou para o Nossa Senhora das Graças'

Publicado em 

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO - News Rondônia

Em 1966 chega a Porto Velho o 5º Batalhão de Engenharia e Construção – 5º BEC precisamente no mês de abril e já no mês de setembro, desembarca no aeroporto do Caiari o hoje 2º Sargento da Reserva Santo Ivo Tolentino que consultado sobre sua especialidade na unidade de origem, terminou por ser designado para servir na Cantina. Santo Ivo gosta de contar histórias vividas no seu tempo de soldado e principalmente de lembrar os amigos de Porto Velho daquele tempo, como Tufi Matny, Cabeça Branca Chico da Coringa, Dr. Mendes e a Carol, Joel e Pedro do BB, Berenice Jonshon, Fernando Sadeck, e tantos outros.

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO - News Rondônia

Leitor assíduo do Diário da Amazônia do qual é um dos mais antigos assinantes, procurou nossa redação, solicitando que lembrássemos os seus 75 anos, completados no último dia 19 (ontem). Batemos um papo e devido tanta recordação do inicio do 5º BEC em Rondônia, resolvemos festejar seu aniversário, publicando sua história. Parabéns Santo Ivo Tolentino

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo?

Ivo Tolentino Meu nome é Santo Ivo Tolentino. Nasci lá no Desengano município de Linhares no estado de Espírito Santo. Trabalhei na lavoura com meu pai até os vinte anos de idade era trabalhando e estudando o primário, naquele tempo existia prova de admissão para o 5º ano,

Zk – Fale sobre seu desejo de servir o exército?

Ivo Tolentino Inclusive como no Desengano existia muita mata, os jovens eram dispensados, quer dizer, não precisavam servir o exército, aí um amigo sabendo do meu desejo recomendou: “Fala que você mora em Vitória”. Me apresentei ao Sargento Antenor e dei o endereço da minha irmã que morava na capital, ele então falou “Vem cá moreno, você vai incorporar” era o dia 15 de janeiro de 1963 e entrei no antigo 3º Batalhão de Caçadores – 3º BC, Vila Velha/Vitória,

Zk – O que o senhor fez para conseguir continuar no exército após o tempo obrigatório?

Ivo Tolentino O Capitão Pigarrilho perguntou se eu queria engajar e aceitei. Hoje ele é Coronel e nos comunicamos, ele mora no Rio de Janeiro, tenho que falar com ele hoje (dia 18) pra lembrar que o dia da Vitória foi ontem dia 17.

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO - News Rondônia

Bom, voltando a nossa conversa, resolvi conhecer a tal da fronteira. Fiz o curso de Cabo e fui para a 1ª CIA de fuzileiros em 1964. Falava-se muito na Região Norte, resolvi conhecer a área. Nesse momento surgiu a nova unidade, que seria construída em Porto Velho – Território Federal de Rondônia. Eu, solteiro, fui verificar e solicitei a transferência.

Zk – Lembra o dia que desembarcou em Porto Velho?

Ivo Tolentino Cheguei ao local desejado, no dia 05 de Setembro de 1966, muita diferença da antiga OM. O 5º BEC havia chegado em abril. Chegou em duas etapas, o Major Rondon chegou primeiro e o Capitão Pastor chegou no mês seguinte (maio), porque teve problemas na estrada.

Zk – O senhor veio pela estrada?

Ivo Tolentino Vim de avião e mesmo de avião era muito longe, dois dias de viagem, paramos em Cuiabá e fomos dormir na REC (Residência Especial de Cuiabá), o comandante era o capitão Oto, de lá, Vila Bela, Guajará Mirim e Porto Velho. Desembarcamos no aeroporto Caiari cuja pista começa onde hoje é o Claudio Coutinho e a estação de passageiros em frente ao estádio Aluizio Ferreira.

Zk – Fale mais sobre as instalações do 5º BEC naquele tempo?

Ivo Tolentino Nossa Companhia de Comando e Serviços – CCS era atrás do quartel da Guarda Territorial ali no Arigolândia o comandante era o Capitão Mansur. Em cada local da cidade tinha uma parte do OM até construir o BEC. O comando onde atualmente é o Hospital de Guarnição. O Coronel Weber, Major Tibério e seus subordinados. O Hospital do BEC, onde é a Assembléia Legislativa.  Esse foi o começo.

Zk – E o senhor foi para qual unidade do BEC?

Ivo Tolentino Fui trabalhar na Cantina, que era próxima ao Mercado Central, com vendas todas no cartão de crédito, balanço todo mês. Aprendi muito, graças a Deus. Conheci muitas pessoas, que conosco viviam trabalhando e fazendo compras. Com o tempo, mudamos a Cantina para o 5º BEC. Ficou melhor.

SANTO IVO TOLENTINO COMEMORA 75 ANOS E CONTA SUA HISTÓRIA EM PORTO VELHO - News Rondônia

Lembro que existia aqueles caminhões FNM – (Fome Necessidade e Miséria) e tinha os motoristas entre eles meu amigo Carolinha que até hoje freqüenta o bar “Amarelinho”. Não quero nem falar do bairro Liberdade.

Zk – Como não! Porque foi criado o bairro da Liberdade?

Ivo Tolentino Quando terminaram a construção do quartel o BEC precisa de uma via para se comunicar mais rápido com o centro da cidade. Naquele tempo o acesso era apenas pela rua Prudente de Moraes então, resolveram criar o hoje bairro da Liberdade para alocar os moradores da Baixa da União, Alto do Bode e Morro do Querosene. O BEC construía o alicerce e a frente das casas de alvenaria e entregava para o morador e assim nasceu um dos bairros mais organizados até hoje de Porto Velho.

Zk – O que mais o senhor lembra?

Ivo Tolentino O Trem que saia de Porto Velho rumo a Guajará Mirim, de manhã era aquele movimento e nós na cantina, lembro do seu Caldas ao lado, a tipografia do Ratinho na frente, a Fábrica de Gelo, o gelo era em barra e o movimento na feirinha, é uma história longa. O trem de ferro era para estar funcionando ate hoje, evitando essa “Carroagem” batendo um no outro nas estradas.

Zk – Quem era o seu Comandante?

Ivo Tolentino Coronel Carlos Aloizio Weber que dizia: “Se tem que chorar, chore andando. Não sente pra chorar, se não o atrasado passa por você”. Na Infantaria: “Quem com o sabre fere, com o sabre será ferido”; “Os melhores, são apenas bons, para a Infantaria”; “Quem obedece ordem, não dar ordem”. O que mais nós temos hoje é de Cem, 20 são mal educado fazendo bobagem ai pela rua. Tem pai e tem mãe pra educar. Hoje chega uma jovem no quartel e diz “Quero falar com o soldado José” o outro responde é do meu pelotão. ”José tem uma mulher te chamando e ele vai lá e às vezes cria caso com a mulher. No nosso tempo existia mais disciplina. Era na ordem de comando: “Soldado José, dê um passo fora do pelotão e vá atender à senhora!”“.

Zk – Voltando a cantina?

Ivo Tolentino Existia a granja onde se criava galinha, peru, gado pra tirar leite, porco se fazia linguiça, tinha o carrinho para entregar leite. Hoje em dia, nem a cobra vai lá com medo de entrar no mato.  Nós passamos para o Peg & Pague que foi o primeiro supermercado daqui. Ali vendia de tudo, desde gênero de primeira necessidade até carro e moto. Tinha o dia dos oficiais comprarem, depois sargento e depois o civil era tudo na escala.

Zk – O senhor foi professor da rede pública?

Ivo Tolentino Dei aula de OSPB e Moral e Cívica no colégio Nossa Senhora das Graças. Hoje encontro com meus alunos e eles dizem: “Professor o senhor falava a verdade!”. Quando tiraram o Colégio Estudo e Trabalho do Barão do Solimões eu estava fazendo pela segunda vez o segundo grau e falei com o professor Álvaro que gostaria de dar aula, de ser professor ele me indicou para o Nossa Senhora das Graças.

Zk – O senhor gosta de lembrar os professores?

Ivo Tolentino Professor Batalha, Orlando Freire, Professora Esmite, Waldir Rodolfo Siqueira: “Substantivo, artigo, numeral, pronome e verbo; Advérbio, interjeição, preposição e conjunção, versificação e pleonasmo. O verbo nesse conjunto é o anacoluto. Dê um exemplo: “Burro rinchou” você não rincha, é anacoluto, tudo isso era para decorar. Hoje a garotada não sabe a tabuada   que é decorativa. Fundamental é aquele que funde a mente total do aluno. Matéria decorativa é pra decorar.

Zk – Família?

Ivo Tolentino Eu me casei, com a jovem Amália Frazão Tolentino, tivemos três filhos: Ivanilson, Ivanilda e Ivana, todos trabalham, têm suas formações universitárias, não tinha faculdade aqui, fizeram suas formações fora do estado. Tenho seis netos. Graças a Deus, incentivo para que estudem. Me aposentaram em 1988/89, mas minha vida ativa continua. Gosto de trabalhar e estudar, receber orientações para progredir. Após a aposentadoria, já trabalhei em vários setores até mesmo na construção civil, por cinco anos com carteira assinada. 

Zk – E a festa dos 75 anos?

Ivo Tolentino Quero agradecer a todos de Porto Velho, onde vivo, por terem me acolhido todo esse tempo, por 52 anos. Minha família, meus amigos e amigas presentes e ausentes. Que sejamos sempre felizes com a benção de Deus e a saúde para os doentes que estejam em seus lares. Muita fé no criador divino. Obrigado por terem lido estas minhas frases, é de coração e felicidades.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L

Dia dos Povos Indígenas: respeito às vozes originárias do Brasil

Mais do que uma data, uma luta contínua por reconhecimento, direitos e dignidade
L

#momentoagro | Entrevista Josué Giacometti – empresário

Na entrevista, ele compartilha histórias, aprendizados e reflexões de quem viveu de perto os desafios e as transformações de Rondônia nas últimas décadas. Um bate-papo imperdível com quem ajudou a construir o presente que vivemos hoje.
L

Entre palavras e marés: vozes femininas na Bahia

AJEB Bahia lança edital para coletânea literária que celebra o protagonismo das autoras baianas
L

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Prefeitura de Porto Velho desenvolve ações para proteger a cultura e o território dos povos originários

PDPM indica a criação de um espaço cultural, apoio à produção sustentável e o fortalecimento das identidades, histórias e modos de vida dos povos originários
L

Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória

Uma obra em dois volumes, que será lançada no Teatro Sônia Cabral no dia 06 de maio (terça-feira), às 19:00 horas, no Centro de Vitória.
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Saiba o que diferencia CLT, autônomo, MEI e trabalhador informal

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência BrasilInformalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Recebimento da Licença Ambiental: EEQ CONSULTORIA ENGENHARIA QUÍMICA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 016.00510.007/2025-SUL
L
Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Mudança veio com o desenvolvimento das indústrias, diz pesquisadora.
L
Povo Rikbaktsa volta a extrair látex sem patrões e respeitando a mata

Povo Rikbaktsa retoma extração de látex com autonomia e respeito à floresta

Terra indígena vai fornecer matéria-prima à empresa francesa Michelin
L
Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.854 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília)
L
Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado no Brasileiro

Clássico entre Vasco e Flamengo agita o sábado pelo Brasileirão

Jogo às 18h30 no Maracanã terá transmissão ao vivo na Rádio Nacional
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.