SEXTA-FEIRA, 01/08/2025

NO BRASIL, 84,5 POR CENTO DOS PROFESSORES ENSINAM APENAS TEORIAS ESQUERDISTAS NA SALA DE AULA

O projeto “Escola Sem Partido” tem trazido para o debate a questão do ensino ideológico no Brasil todo. Um grupo de partidos pretende aprovar uma lei que proíba a ideologização nas escolas.

Publicado em 

NO BRASIL, 84,5 POR CENTO DOS PROFESSORES ENSINAM APENAS TEORIAS ESQUERDISTAS NA SALA DE AULA - News Rondônia

NO BRASIL, 84,5 POR CENTO DOS PROFESSORES ENSINAM APENAS TEORIAS ESQUERDISTAS NA SALA DE AULA - News Rondônia

Aimbecialização dos brasileiros, através de métodos de ensino baseados em teorias esquerdistas (como a que determina que o importante não é saber a Língua Portuguesa, mas sim se comunicar, seja qual a forma que for), tem a ver com o fato de que 84,5 por cento dos professores entrevistados numa grande pesquisa nos principais países da América do Sul serem defensores de teorias da esquerda e aplicá-las em salas de aula? Pesquisadores da Universidade Federal do RS e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, fizeram a análise sob o título “Esquerda ou Direita? Professores, opção política e didática da História”, envolvendo professores de vários países. Entre os uruguaios, por exemplo, 100 por cento, ou seja, TODOS os professores entrevistados, são de esquerda. No Chile, 93 por cento. O Brasil ficou perto dos 85 por cento e a Argentina teve o menor número, 69 por cento. O consenso sobre o resultado final da pesquisa é óbvio: no ensino, especialmente nas áreas de Ciências Humanas e História, há uma clara doutrinação ideológica, praticada pelos educadores. Os eventos históricos e as análises sobre ações e relacionamentos humanos, são sempre ensinados sob o prisma da crença política do professor, mesmo que distorcida da realidade. Aliás, o mesmo o fazem os cerca de 15 por cento dos mestres que são seguidores da Direita. Nas universidades, a situação é caótica, em relação à qualidade do ensino. Como a maioria dos estudantes está chegando às faculdades como quase semianalfabetos, principalmente na escrita e na complexidade da Língua Portuguesa, por exemplo, incutir teorias de esquerda , em cabeças despreparadas e sem o hábito da análise e da contestação, é muito fácil. Difícil mesmo é ensinar, retirar toda a doutrinação,  e possibilitar a ampliação do conhecimento. Não há o contraditório na maioria das salas de aula do Brasil e dos países vizinhos. Há apenas, na grande maioria, o ensinamento de uma visão pessoal do mestre, sobre eventos e da História.

O projeto “Escola Sem Partido” tem trazido para o debate a questão do ensino ideológico no Brasil todo. Um grupo de partidos pretende aprovar uma lei que proíba a ideologização nas escolas. A questão esbarra no risco de censura, já que o maior argumento contra essa futura lei esbarra exatamente em que ela acabaria com aliberdade, ampla e irrestrita, do professor ensinar como quiser. Esse argumento também é contestado, na medida em que a educação no país tem que seguir orientação do MEC e dela não se pode fugir. Enfim, é um tema que vai ainda levar a muito debate e discussão. As teorias da esquerda, ensinadas de forma unilateral e sem o contraditório, ajudam mesmo a imbecilizar o brasileiro? Que cada um dê sua resposta….

NO BRASIL, 84,5 POR CENTO DOS PROFESSORES ENSINAM APENAS TEORIAS ESQUERDISTAS NA SALA DE AULA - News Rondônia

TEM SALVAÇÃO PARA A CAERD?

Que não se espere milagres na Caerd. É bom que se diga que a empresa não tem salvação e a tomada do comando pelos sindicalistas que dominam a companhia há décadas e ajudaram a enterrá-la, pode amenizar a crise, mas jamais resolvê-la. Pode-se até empurrar o problema com a barriga; pode-se protelar a insolvência; o atual governo de Daniel Pereira pode tentar ser parceiro dos sindicalistas e manter as coisas como estão; haverá até uma batalha para diminuir a dívida da estatal, de 1 bilhão para algo em torno de 600 milhões de reais, mas, mesmo assim, a única saída para a Caerd será a liquidação da empresa e sua privatização. O que se pode esperar é não haja um novo festival de abrigo para companheiros e que o presidente agora recém empossado, José Irineu Cardoso Ferreira, não só acabe com tantos cargos comissionados – alguns faturam mais de 30 mil reais/mês, como cumpra a promessa de economizar mais de 1 milhão e 200 mil mensalmente.

ACIR OFICIALIZA SEUS PLANOS

Ao confirmar que seu nome para o Governo é mesmo Acir Gurgacz, o PDT fez um encontro bastante concorrido neste final de semana, em Ariquemes. O senador e empresário continua lutando para manter sua pré candidatura e o partido não pensa em plano B, ao menos por enquanto. Na reunião em que o partido reafirmou suas posições, o PDT também confirmou seu apoio ao nome de Confúcio Moura ao Senado, mantendo uma parceria que já existe há alguns anos. Outra novidade dos pedetistas é uma reaproximação com o DEM, presidido pelo deputado federal Marcos Rogério, cria política de Acir, mas de quem estava separado há alguns anos. Segundo o pré candidato ao Governo pelo PDT, as conversações com o DEM estão sendo articulada com o deputado estadual Adelino Follador. Acir chegou a falar até em plano de governo no encontro com seus correligionários. Falou em crescimento e prioridade a setores como educação, infraestrutura, industrialização e agronegócio.O partido também apresentou alguns nomes de futuros concorrentes à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

DANIEL E DE ACIR NO MESMO BARCO

Daniel Pereira continua tocando o governo, aparentemente não priorizando ações que possam transparecer que ele estaria em campanha pela reeleição. No sábado, discursou no encontro do MDB, elogiando Confúcio Moura e também o virtual candidato do partido ao Governo, Maurão de Carvalho. Aparentemente, estaria fora da sucessão. Aparentemente está. Daniel só será candidato caso o senador Acir Gurcacz, com quem ele tem profundos compromissos políticos, não puder mesmo entrar na corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Acir tem condenação em segunda instância e, ao menos opor enquanto, está inelegível. Contudo, tem ainda recursos a serem discutidos na Justiça e, portanto, nada está definido. Só se não puder concorrer, depois de posição oficial do TSE, é que Daniel estará liberto para começar a pensar na campanha, com a vantagem de não precisar deixar o cargo, para concorrer. E então, também, com integral apoio de Acir Gurgacz e toda a sua estrutura. Enfim, não se sabe o que acontecerá agora. A verdade é que uma candidatura ao Governo pode cair no colo de Daniel, com ele no cargo e com importantes apoios. Será que o Governador terá tanta sorte assim?

WAGNER, O VICE DE MAURÃO?

O MDB articular com pelo menos onze partidos, uma grande coligação para tentar eleger Maurão de Carvalho ao Governo, em outubro. Muitos avanços já aconteceram, mas as negociações políticas ainda vão longe. No encontro do partido, sábado, vários dirigentes destas siglas, a maioria delas pequenas, participaram e reafirmaram apoio a Maurão. Alguns desses partidos sonham em indicar o nome do vice, numa chapa potencialmente forte. Acontece que o próprio MDB – a começar por Confúcio Moura, ex governador e candidato ao Senado, ao lado de Valdir Raupp e, inclusive, do próprio pré candidato ao Governo, –  gostaria mesmo que o partido tivesse uma chapa sangue puro, com o ex secretário da Fazenda do Estado, Wagner Garcia de Freitas, como o companheiro de Maurão na disputa. Coincidência ou não, o grupo de Maurão, ovacionado quando chegou ao encontro do partido na Talismã, sábado, tinha os dois candidatos ao Senado e Wagner, como um quarteto que andava junto. Sintomático? Não se sabe ainda o que vai acontecer, mas se a decisão fosse hoje, provavelmente a dobradinha estaria formada. Mas há ainda 60 dias pela frente, para as articulações. Só lá na bem mais a frente saberemos como esta história vai acabar.

OS PLANOS DE CASSOL E EXPEDITO

Enquanto MDB e PDT se reforçam, preparando-se para outubro, o líder das pesquisas até agora, Ivo Cassol, também mantém-se firme como pré candidato ao Governo. Todas as ações que ele enfrenta na Justiça o tem deixado muito perto de conseguir o aval necessário para que sua candidatura seja confirmada pelo TSE, embora o assunto ainda esteja longe de ter uma final. Cassol anda pelo Estado, reunindo forças e aliados, enquanto discursa que estará sim na corrida pelo Governo em outubro. Partidos, políticos que estão ao seu lado e eleitores dele, estão certos ele poderá concorrer. Mas ainda é muito cedo para dizer que sim ou que não. Caso ele concorra, entra na disputa com chances reais, embora o crescimento de Maurão de Carvalho. Se não puder entrar na disputa, o Plano B do seu partido, o PP e dele mesmo, será apoiar o nome do ex senador Expedito Júnior, de quem foi forte aliado; de quem se separou politicamente durante alguns anos, mas a quem voltou a se aliar. A eleição de outubro passa sim por Ivo Cassol. Se ele puder concorrer, é nome fortíssimo. Se não puder, aposta todas as suas fichas em Expedito. Até agora, contudo, Expedito ainda não confirmou quais serão seus passos, daqui para a frente.

E AGORA, POLÍCIA FEDERAL?

Luiz Carlos Cancellier de Olivo cometeu suicídio, poucos dias depois de ser preso numa operação da Polícia Federal, como envolvido num grande escândalo de desvios de recursos da Universidade Federal, quando era reitor. Agora, meses depois da morte do acusado, a Polícia Federal encerrou o inquérito, de mais de 800 páginas, citando várias vezes o nome do reitor como suspeito, mas sem citar sequer uma só prova concreta contra ele. O ex reitor se jogou do alto de um shopping de Florianópolis, em 2 de outubro do ano passado. Segundo a Folha de São Paulo, a Polícia Federal não quis responder a questionamentos do jornal, sobre a falta de provas concretas contra o suicida. A PF se limitou a afirmar que a investigação está concluída. Familiares do ex reitor afirmam que ele jamais se envolveu em irregularidades e que se matou por estar envergonhado, por ter sido preso, algemado e denunciado por crimes que, segundo ele, jamais cometeu. E agora? O denuncismo teria chegado às investigações da PF, que devem ser profundas e dar amplo direito de defesa aos denunciados? E o Ministério Público, não vai se pronunciar sobre o assunto? Há muitas perguntas ainda não respondidas, neste complexo caso.

PERGUNTINHA

“Hoje é necessário que o combate à corrupção não seja desviado para perseguição

política, nem subordinado a lógica de parte da imprensa. As investigações não podem

ser irresponsáveis, nem trocar o devido processo legal por shows de mídia, para tentar

destruir a reputação das pessoas e impedir adversários políticos de disputar eleições”. Você concorda ou não desse trecho de carta enviada pelo ex Presidente Lula aos prefeitos brasileiros?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (1º/8) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (1º/8) para seu signo

A primeira sexta de agosto convida à introspecção e à ação estratégica. Evite impulsos e priorize o que tem valor real.
L

Paciente completa mais um dia na espera por vaga de transferência e quadro clínico se agrava em Porto Velho

A situação de D. P. B., que aguarda transferência desde terça-feira na Policlínica Ana Adelaide, piora com a falta de antibióticos adequados
L
Tudo Aqui é transferido para zona Leste de Porto Velho e amplia serviços à população

Tudo Aqui é transferido para zona Leste de Porto Velho e amplia serviços à população

Mudança do Tudo Aqui garante acesso a mais de 80 serviços em local moderno, com estacionamento gratuito e economia anual de R$ 434 mil aos cofres públicos.
L
Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

Sindicato dos Servidores do MPRO escolhe nova diretoria para o triênio 2026-2028

O SINSEMPRO realizará eleições no dia 7 de agosto para a nova diretoria, com a chapa “Unidade, Ação e Luta” concorrendo à presidência. O principal foco da chapa é debater um novo PCCS para a categoria.
L
Faces do Quilombo

Oficina de fotografia “Faces do Quilombo” será realizada em Pimenteiras do Oeste

A 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo será realizada na comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, com foco na valorização da cultura quilombola por meio da fotografia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

[VÍDEO] Moradores e policiais se mobilizam para conter incêndio na zona Leste de Porto Velho

As chamas começaram em uma área de vegetação e avançaram rapidamente em direção às residências, gerando tensão entre os moradores.
10

Falaê Podcast | Entrevista Pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil

Nesta quinta-feira (31), às 18h, o Falaê Podcast recebe os pastores Fábio Ramos e Daniel Brasil para uma conversa sobre a Marcha para Jesus, evento que acontece no próximo sábado (02/08) em Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô

Nesta quinta-feira (31), às 17h, o programa Agenda News recebe os músicos Zeno Germano e Gianne Priscila, integrantes da Banda Projeto Retrô, para falar sobre a festa Retrô Gold. O evento será realizado no dia 9 de agosto, a partir das 22h, no Espaço O Monarka, em Porto Velho (RO).
L

Locomotiva feita por alemães há quase 90 anos será restaurada em Porto Velho

Prefeitura vai recuperar a máquina para voltar a circular na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
L

Giro News | Entrevista Rafael Moreira – RM Engenharia

Nesta quinta-feira (31), às 16h, o programa Giro News recebe o empresário Rafael Moreira, fundador da RM Engenharia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L
Médico é condenado a devolver mais de R$ 400 mil por acúmulo ilegal de cargos em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa recebe IPEA em Guajará-Mirim e reforça apoio à Ponte Binacional e Estratégia de Fronteiras

Dra. Taíssa recebe IPEA em Guajará-Mirim e reforça apoio à Ponte Binacional e Estratégia de Fronteiras

Deputada Dra. Taíssa destaca potencial logístico de Guajará-Mirim e defende projetos como a Ponte Binacional Brasil-Bolívia na Estratégia Nacional de Fronteiras.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Em Rolim de Moura, a deputada federal Cristiane Lopes e o prefeito Aldo Júlio anunciam a construção da Praça da Bíblia, um novo espaço de fé e lazer que fortalecerá o vínculo comunitário e oferecerá acessibilidade e cultura para todos, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.
L
Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Em Porto Velho, o deputado Ribeiro solicita reformas e investimentos na Delegacia de Flagrantes (Deflag), visando melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e o atendimento à população.
L
Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Buritis recebe R$ 200 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

A deputada federal Sílvia Cristina destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Apae de Buritis, em Rondônia, apoiando a manutenção e custeio da instituição que presta serviços essenciais a pessoas com deficiência.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 34 microscópios e reforça serviços do Laboratório Municipal

Equipamentos, adquiridos com recursos próprios e emenda parlamentar, vão garantir diagnósticos mais rápidos e fortalecer a vigilância epidemiológica
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista bate em viatura da PM em grave acidente na zona sul

Motociclista bate em viatura da PM em grave acidente na zona sul

Acidente ocorreu na Avenida Campos Sales, bairro Eletronorte; motociclista bateu em viatura do 1° BPM e em um HB20.
14
Idosa é socorrida após grave acidente na Pinheiro Machado

Idosa é socorrida após grave acidente na Pinheiro Machado

Acidente envolvendo casal de idosos e jovem motorista deixa idosa ferida no bairro Igarapé; vítima foi levada para a UPA Leste.
12
VÍDEO: Pescador é preso após perseguição e tiros no Rio Madeira

VÍDEO: Pescador é preso após perseguição e tiros no Rio Madeira

Pescador de 34 anos é preso pelo Batalhão Ambiental após tentar fugir de abordagem em área de pesca proibida no Rio Madeira.
10
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Porto Velho

O investigado era procurado pela Justiça por envolvimento no crime de homicídio que vitimou W. G. de M., fato ocorrido no dia 3 de janeiro de 2025, em Porto Velho.
10
Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Acidente na Avenida Guaporé deixa idosa ferida em Porto Velho

Uma idosa em bicicleta colidiu com a lateral de um ônibus e sofreu escoriações.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcela Bonfim lança clipe gravado no Forte Príncipe da Beira em homenagem à resistência negra na Amazônia

No coração do Quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), Marcela Bonfim apresenta “Tereza”, single do EP Amazônia Negra, que celebra ancestralidade, resistência e a força das mulheres negras.
L
Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Tarifaço americano exclui 44,6% das exportações do Brasil, diz Mdic

Pouco mais de um terço das exportações brasileiras para os Estados Unidos será afetada pela tarifa de 50%.
L
Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Lecar apresenta picape híbrida Campo na Fenasucro & Agrocana 2025

Modelo une motor elétrico e flex movido a etanol, com autonomia de até mil quilômetros.
L
Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Juristas pedem responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro no STF

Associação de juristas aciona o Supremo para barrar omissões do Estado e ação do deputado em meio a sanções dos EUA.
L
Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Agosto Lilás lança campanha permanente contra violência à mulher

Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, detalha ações e defende a criação de políticas para a redução de feminicídios no Brasil.
L
Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Ferramentas jurídicas e rede de apoio reduzem feminicídios, diz Ministra

Márcia Lopes, ministra das Mulheres, defende a integração de serviços públicos e o uso de medidas protetivas para combater a violência contra a mulher.
L

Conselho Empresarial de Turismo visita Agrovila Rio Verde para impulsionar turismo de base comunitária

Ação fortalece o turismo de base comunitária na Agrovila Rio Verde, fomentando esporte, lazer e capacitação para empreendedores locais
L
TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

TRT-14 anuncia o pagamento de precatórios federais de 2025 para setembro

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) realizará o pagamento de precatórios federais de 2025 em setembro. A antecipação, possível com o repasse de recursos da União, garante o acesso a créditos para jurisdicionados que aguardavam há anos em Rondônia e no Acre.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): LUIZ ÁUREO ZEFERINO

LICENÇA PREVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO e LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Serviço no Ramal da Granja reduz poeira e melhora acesso para moradores do bairro Nova Esperança

Obra no Ramal da Granja atende reivindicação antiga e integra cronograma da Seinfra para melhorar infraestrutura em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.