SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

AGÊNCIA IDARON ALERTA CONTRA ATAQUES DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS; RONDÔNIA TEVE TRÊS CASOS DE RAIVA EM 2017

A ligação telefônica do pecuarista de Chupinguaia, a 530 quilômetros de Porto Velho, denuncia o ataque do morcego hematófogo (Desmodus rotundus) ao gado bovino.

Publicado em 

AGÊNCIA IDARON ALERTA CONTRA ATAQUES DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS; RONDÔNIA TEVE TRÊS CASOS DE RAIVA EM 2017 - News Rondônia

A ligação telefônica do pecuarista de Chupinguaia, a 530 quilômetros de Porto Velho, denuncia o ataque do morcego hematófogo (Desmodus rotundus) ao gado bovino. Prontamente, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) envia um veterinário para constatar a real dimensão do problema.

Assim funciona o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, voltado especificamente para capturar e estudar esse mamífero com asas, principal transmissor da raiva a esses animais.

AGÊNCIA IDARON ALERTA CONTRA ATAQUES DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS; RONDÔNIA TEVE TRÊS CASOS DE RAIVA EM 2017 - News Rondônia

Hematófagos são encontrados desde o norte do México até o norte argentino, algumas ilhas do Caribe e em regiões com altitude média abaixo de 2 mil metros.

Em 2017, as mais de trezentas lojas de produtos veterinários em Rondônia venderam 4,54 milhões de doses de vacina antirrábica. A dose (2 ml) custa apenas R$ 1, a vacinação é opcional, mas a notificação da raiva é compulsória.

Vale, portanto, a orientação. “Vacinar todo o rebanho garante a sanidade. Um animal morto em consequência da raiva, digamos, é R$ 2 mil a menos no ganho do criador”, comenta o médico veterinário Dalmo Bastos Sant’Anna coordenador do programa.

Depois da primeira vacinação, aplica-se a segunda dose um mês depois e essa prática depois pode se tornar anual. Dalmo Sant’Anna recomenda aos pecuaristas que apliquem a vacina antirrábica na mesma ocasião em que cumprirem a vacinação contra a febre aftosa.

Controlando-se o transmissor, diminuem os ataques, alerta o médico. Mas ele explica que nem todo morcego está contaminado e pequena proporção tem o vírus.

PORTO VELHO, NOVO HORIZONTE  E ARIQUEMES

Equipes da Idaron coletam regularmente material para exames em casos de suspeita de raiva.

“Nosso pessoal está em campo nas 84 unidades no estado, fazendo o cadastramento de abrigos e capturando morcegos que se alimentam de sangue”, informa o médico.

Em 31 visitas no ano passado, as equipes fiscalizadoras capturaram com redes 101 morcegos hematófagos.

No País, em 2017, de dois mil exames constataram-se 807 casos de raiva. Em Rondônia, de 57 exames em animais bovinos atacados, a Idaron constatou três casos positivos – em Porto Velho, Novo Horizonte do Oeste e Ariquemes.

Exames de restos de animais são feitos no laboratório da Idaron em Porto Velho, outros no Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, relata Dalmo Sant’Anna. “Aí é possível identificar se realmente a causa mortis do animal foi raiva”, assinala.

DOIS MODOS DE CAPTURA

Cada morcego solto, após receber a aplicação da pasta vampiricida, contamina 10 a 20 outros morcegos da mesma espécie, no intervalo de quatro a dez dias, informa o médico.

No mundo, apenas três espécies de morcegos possuem hábito alimentar hematófago (Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Diaemus youngi), todos encontrados também no Brasil.

O método seletivo pode ser direto ou indireto, ensina o manual técnico do Ministério da Agricultura adotado pela Idaron: no direto, há necessidade da captura e aplicação tópica do vampiricida no dorso no morcego.

Ao ser ingerido pelo morcego que entrar em contato, o princípio ativo provocará hemorragias internas, matando-o. Para execução desse método o hematófago deverá ser capturado preferencialmente perto de sua fonte de alimentação (geralmente currais).

AGÊNCIA IDARON ALERTA CONTRA ATAQUES DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS; RONDÔNIA TEVE TRÊS CASOS DE RAIVA EM 2017 - News Rondônia

Os morcegos Desmodus rotundus poderão ser capturados diretamente no seu abrigo, quando for artificial, e nas proximidades dos abrigos naturais (cavernas e furnas). Excepcionalmente e mediante autorização do Ibama, a captura pode ocorrer no interior de abrigos naturais.

No método indireto não há necessidade da captura. Basta que se aplique a pasta vampiricida ao redor das mordeduras recentes de hematófagos. Outros produtos vampiricidas também poderão ser empregados, e são de especial utilidade na bovinocultura de corte.

Nesses sistemas de controle, são eliminados apenas os morcegos hematófagos agressores. É que, para se alimentar, eles tendem a retornar em dias consecutivos ao mesmo ferimento.

O uso tópico da pasta na agressão deve ser repetido, enquanto o animal estiver sendo espoliado. Essa prática deverá ser realizada pelo proprietário do animal espoliado, sob orientação de médico veterinário. Preferencialmente, no final da tarde, permanecendo o animal no mesmo local onde se encontrava na noite anterior.

MORDIDAS, SINAIS E SINTOMAS

Esses morcegos transmitem a doença ao morderem bovinos, cães, gatos, búfalos, burros, cabritos, mulas, ovelhas, porcos, entre outros animais silvestres raivosos), aos quais contaminam com o vírus presente em sua saliva.

O ser humano contrai a raiva pela saliva de num animal doente. A mordedura é a forma mais comum de contaminação, mas a doença também chega por arranhões e lambidas em ferimentos na pele ou nas mucosas da boca, nariz e olhos.

Há mais de 160 morcegos conhecidos no Brasil e aproximadamente novecentas espécies no mundo.

Quando bovinos ou equídeos (burro, cavalo, égua, jumento e mula) estão doentes, estes são os principais sintomas:

● Isolamento do restante do rebanho

● O animal parecer sonolento

● O animal parecer engasgado

● Quando apresentar salivação e agressividade

● Dificuldade em urinar e defecar

● Andar cambaleante

● Apresentar paralisia dos membros posteriores

● Cair e ter dificuldade para levantar

Na maioria das vezes, a morte ocorre entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas. Pode haver restos de sangue no pelo do animal, ou até um pequeno ferimento indicando o local onde o morcego mordeu.

VIU MORCEGO, COMUNIQUE

Se o sitiante ou fazendeiro notou a existência de morcegos em sua propriedade, certifique à Agência Idaron mais próxima.  E vacine uma vez por ano seus animais acima de três meses.

Fale com:

0800 643 4337

0800 704 9944

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeito Léo Moraes assina contrato para o 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

A unidade, que terá 150 leitos, foi viabilizada em uma parceria com o governo federal e a Unir e representa um marco na saúde pública e na educação em Rondônia.
L
Morte de Arlindo Cruz comove sambistas e agremiações cariocas

Morte de Arlindo Cruz comove sambistas e agremiações cariocas

Zeca Pagodinho, Cacique de Ramos e Império Serrano prestam homenagens ao músico, que faleceu aos 66 anos e deixa mais de 700 composições.
L
Conselho da Petrobras aprova volta à distribuição de gás de cozinha

Conselho da Petrobras aprova volta à distribuição de gás de cozinha

Após privatização no governo anterior, a Petrobras decide retornar ao mercado de distribuição de gás de cozinha, em meio a preocupações do governo com o preço final do produto.
L
Itamaraty convoca embaixada dos EUA após ameaças ao Judiciário brasileiro

Itamaraty convoca embaixada dos EUA após ameaças ao Judiciário brasileiro

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos para exigir explicações sobre postagens nas redes sociais que ameaçam autoridades do Judiciário.
L
Regras para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência é definido

Regras para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência é definido

Governo Federal define critérios para reavaliação de beneficiários do BPC, incluindo casos de dispensa da perícia para pessoas com deficiência.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 | Entrevista com Celinho Pancadão

O Sintonia 360 deste sábado, 09 de agosto, às 9h, traz uma entrevista imperdível com Célio Ferraz, popularmente conhecido como Celinho Pancadão. Como presidente da Federação de Esportes Automotivos, ele vai falar sobre o Rondônia Auto Show, o crescimento do esporte automotivo e os próximos eventos que prometem agitar a região.
L

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L

Lula promete voltar a Porto Velho e dispara contra Bolsonaro: “Enquanto eu viver, ele não governa mais”

Em Porto Velho, Lula promete voltar para entregar obras, como o hospital universitário, e afirma que Bolsonaro não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Lula sanciona Licenciamento Ambiental com 63 vetos

Lula sanciona Licenciamento Ambiental com 63 vetos

O presidente Lula sancionou o polêmico projeto de lei sobre licenciamento ambiental. Ele vetou 63 dispositivos para garantir a proteção ambiental e a segurança jurídica.
L
Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto com tiro nas costas em fundo de bar em Porto Velho

Homem é morto com tiro nas costas em fundo de bar em Porto Velho

Ninguém soube informar quem cometeu o crime e nem a motivação.
18
Bandidos invadem fazenda, fazem empresário refém, roubam e queimam caminhonete em Porto Velho

Bandidos invadem fazenda, fazem empresário refém, roubam e queimam caminhonete em Porto Velho

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
14
Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Participantes que tiveram pedido aceito terão 60 minutos extras na prova, marcada para 19 de outubro; Inep já liberou consulta no Sistema Revalida.
L
Alemanha suspende exportações militares para Israel

Alemanha suspende exportações militares para Israel

O chanceler alemão Friedrich Merz anunciou a suspensão de exportações militares para Israel que possam ser usadas na Faixa de Gaza. A decisão é uma resposta ao plano de expansão das operações militares israelenses.
L
Anabolizantes aumentam risco de infarto e alteram colesterol

Anabolizantes aumentam risco de infarto e alteram colesterol

O uso de anabolizantes reduz o colesterol bom (HDL) e aumenta o ruim (LDL), elevando os riscos de infarto, especialmente em jovens, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
L
Flávio Dino reage a ameaças da Embaixada dos EUA

Flávio Dino reage a ameaças da Embaixada dos EUA

Ministro do STF, Flávio Dino, rebateu a nota da Embaixada dos Estados Unidos que criticava a atuação de Alexandre de Moraes e defendia a soberania nacional.
L
Mais de 90% dos aposentados que fizeram Acordo foram ressarcidos do INSS

Mais de 90% dos aposentados que fizeram Acordo foram ressarcidos do INSS

Reparação por descontos indevidos já alcançou 98,5% das vítimas que fizeram acordo com o governo federal, conforme dados do Ministério da Previdência Social.
L

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L

Mês da Mobilidade é aberto com lançamento da Cartilha das Calçadas em Porto Velho

Material orienta sobre acessibilidade e padronização; programação inclui ações educativas e campanhas de conscientização ao longo de agosto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.