SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO

Carnavalesca por excelência, brincou carnaval no Danúbio Azul Bailante Clube e chegou a desfilar pelas escolas de samba Os Diplomatas, Seka Buteco e atualmente frequenta a escola Asfaltão.

Publicado em 

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

De segunda a sábado quem passa pela rua Tenreiro Aranha nas proximidades da D. Pedro II, se depara com um aglomerado de gente em volta de uma mesa. São os fregueses do Tacaca e do Croquete da Dona Inês a tacacazeira mais antiga em atividade em Porto Velho. A Banca está completando 60 anos sempre montada no mesmo local. Dona Inês está com 81 anos de idade.

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Carnavalesca por excelência, brincou carnaval no Danúbio Azul Bailante Clube e chegou a desfilar pelas escolas de samba Os Diplomatas, Seka Buteco e atualmente frequenta a escola Asfaltão. Essa cearense que acompanhou sua mãe pelos seringais do Vale do Guaporé e ao fixar residência em Porto Velho montou a banca de tacaca tem muita história pra contar.

Com a história da Dona Inês, homenageamos todas as mães nesse dia 13 de maio. Dia das Mães em 2018!

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Zk – Vamos falar sobre sua origem?

Dona Inês – Nasci em Fortaleza (CE) em 1937, quer dizer, estou com 81 anos de idade, vim pra cá quando a segunda guerra mundial estava terminando em 1945, era no tempo dos Arigós.  A história é a seguinte: Meu pai Euclides Miguel da Silva veio como Soldado da Borracha ele deixou minha mãe grávida la no Ceará, naquele tempo, o presidente da república era o Getúlio Vargas que dava passagem pra todo mundo vir para a Amazônia. Ele passou um telegrama pra mamãe quando já estava no Maranhão.

Zk – E vocês faziam o que para sobreviver?

Dona Inês – Depois daquele telegrama, nunca mais tivemos notícia do meu pai. Minha mãe fazia de tudo para nos sustentar inclusive, ganhava dinheiro carregando água para a casa das pessoas ricas. Depois de um ano o governo federal liberou passagem para as mulheres que haviam ficado, aí minha mãe se avexou, sem eira nem beira colocou nossas roupas dentro de um saco, como diz a música do Luiz Gonzaga: “A maleta era um saco e o cadeado era um nó”.

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

De inicio levaram a gente pruma hospedaria em Fortaleza mesmo, depois embarcamos no Alexandrino rumo a Belém onde ficamos numa outra hospedaria. Depois de algum tempo chegou à ordem pra gente embarcar pra Manaus. Mamãe descobriu que o nome do papai estava numa lista que dizia que ele estava nos seringais do Território do Guaporé, ela foi com o governador e conseguiu passagem e viemos, só que passamos direto para Guajará Mirim.

Zk – Como descobriram o seringal que o seu Euclides trabalhava?

Dona Inês – Quando chegamos em Guajará, pergunta daqui, pergunta dali, minha mãe foi apresentada a um senhor pernambucano que era dono do seringal Ouro Preto que disse: “Ele foi meu seringueiro e agora está trabalhando no seringal do Manussakis”. Pra encurtar a história ele mandou levar a gente pro seringal, fomos de motor de popa e a noite dormíamos numa tal de “Pascana”. Só sei que encontramos papai que de inicio não queria nos aceitar porque estava noivo com uma boliviana. A choupana do papai era muito precária e minha mãe não quis ficar e foi pro Barracão e meu pai resolveu ir junto, só que tiraram ele do corte da seringa, para o corte de Caucho. Depois de três meses meu pai morreu e ficou devendo muito.

Zk – Você foram embora do seringal?

Dona Inês – Tinha um gerente por nome Abiorana que não deixou a gente sair de lá, ele era ruim que só a porra, enquanto não pagasse a dívida do papai. Foi quando apareceu um seringueiro baixinho e perguntou se mamãe queria morar com ele e ela aceitou. Com dois anos ele quitou tudo e então fomos pra Guajará Mirim. Minha mãe se separou dele e voltamos pra Fortaleza (CE), depois voltamos novamente pra cá e fomos para Abunã, certo dia vi aquele homem e falei: Mamãe olha quem ta ali, o meu padastro, resultado, eles voltaram a morar juntos. Eu como já estava mocinha não fui com eles não.

Zk – E foi pra onde?

Dona Inês – Vim pra Porto Velho e me empreguei na casa da Estela Alencar filha do seringalista Jaime Alencar onde me dei muito bem. Foi o tempo que conheci o Waldemiro Andrade e sai gestante da Lúcia. Fui morar com ele num quartinho no edifício conhecido como Céu em frente o cemitério dos Inocentes. Não tínhamos nada, nossa mesa era uma caixa de sabão, a toalha eu fazia de saco de açúcar, foi o tempo que ele comprou essa casa da Tenreiro Aranha onde a gente vende tacaca até hoje, ele era empregado do I.B. Sabbá. O I.B. Sabbá fechou e ele ficou desempregado e eu já tinha a Lúcia e mais duas filhas que morreram. É aí que começa a história do tacaca.

Zk – Vamos contar essa história?

Dona Inês – Depois que o Waldomiro ficou desempregado começamos a passar por necessidade e tínhamos uma vizinha muito boa que nos ajudou muito, aí o Waldomiro tentou ser chofer de praças (motorista de táxi) e não conseguiu, foi quando alguém perguntou se ele queria se empregar no armazém do seu Miguel Arcanjo e ele aceitou. Antes disso, essa vizinha que era minha comadre Julia, perguntou: “Você não sabe fazer nada”. Sei não! – Vou te ensinar a fazer tacaca e você vai vender pra ganhar um dinheirinho. Arruma macaxeira pra tirar o tucupi que eu te ensino, disse ela.

Zk – E então?

Dona Inês – O compadre Wilson marido dela, comprou algumas cuias, camarão, jambu e o Dega aquele que vendia mingau em frente ao Mercado Municipal e ficou famoso, tinha um sítio por ali onde hoje é a igreja de Nossa Senhora de Fátima no Areal, fui com ele e encomendei uma saca de macaxeira amarela. Quando o Dega chegou com a macaxeira minha comadre disse, passa o pau comadre, descasca que vou te ensinar a fazer tacaca, pedi por Wilson fazer uma ralo (até hoje tenho esse ralo), ela me ensinou a tirar o tucupi e a goma da mandioca e então comecei a vender tacaca.

Zk – Sessenta anos. É a banca de tacaca mais antiga de Porto Velho. Qual o segredo do seu tacaca?

Dona Inês – Tudo que gente faz com amor fica gostoso, esse é o segredo. A gente tempera com jambu e camarão. No meu tucupi vai chicória, alho e alfavaca e a cabeça do camarão batida no liquidificador e peneirada, não tem nada de especial a não ser o amor.

Zk – Outro sucesso da sua banca são os croquetes. Desde quando a senhora começou a fazer croquete pra vender?

Dona Inês – Já o segredo do croquete é uma boa macaxeira e o tempero da carne moída. E assim como já disse, criei todas as filhas. Me separei do Waldomiro quando as meninas ainda eram pequenas. Um senhor que era dono do sítio onde hoje é o banho do Souza me encontrou e foi dizendo: Ô dona Inês a senhora foi lá no sítio e nem nos visitou e eu admirada, eu mesma não! Não sei nem aonde é esse sítio que o Waldomiro ta tirando.

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Acontece que a Socorro que o Waldomiro havia tirado do puteiro, estava grávida e eu também estava grávida do meu único filho. Foi ela que o foi lá com o Waldomiro.

Zk – Essa casa da D. Pedro II era de quem?

Dona Inês – Essa casa quem comprou foi o Waldomiro ela era do João Barril. Um dia o Waldomiro chegou comigo e disse: Inês vai la com o João Barril e ver quanto ele quer na casa. Fui la no Clipper que ficava na 7 de Setembro e perguntei quanto ele queria na casa, ele disse que tava pedindo 300 contos e eu fiz a proposta de 200 contos. No outro dia o Waldomiro fechou o negócio e estamos aqui até hoje.

Zk – Como foi que a senhora se transformou em folia do nosso carnaval?

Dona Inês – Frequentei muito o Danúbio Azul Bailante Clube. O Waldomiro quando ainda morava com a gente, no tempo de carnaval ele me deixava no Danúbio e ia pro puteiro, ele sempre foi sem vergonha, quando a festa terminava ele tava me esperando na portaria junto com o Severino Porteiro.

MARIA INÊS DA SILVA: HISTÓRIAS DA TACACAZEIRA MAIS ANTIGA DE PORTO VELHO - News Rondônia

Antes o carnaval era muito animado, tinha os bailes infantis às tardes de domingo e os bailes de carnaval para os adultos em tudo quanto era clube social, hoje o carnaval é só na rua.

Zk – E hoje a senhora ainda desfila?

Dona Inês – Desfilei muito, inclusive no “Seka Buteco”; hoje devido à idade, apenas gosto de freqüentar os eventos da escola Asfaltão. De vez em quando, os meninos do Bloco Mistura Fina me colocam em cima do carro de som e eu acompanho o desfile do dia 31 de dezembro.

Zk – Para encerrar. Que horas começa o preparo do tacaca e do croquete.

Dona Inês – Por volta das cinco da manhã às meninas (mais a Vera) começa a ralar a macaxeira pra fazer o croquete e o tucupi, quando dá nove horas um dos genros vem e espreme pra tirar o tucupi e a goma. Quando me levanto lá pelas nove horas, vou temperar e colocar no fogo. Sei que quando dá duas horas da tarde, elas abrem a banca que fica até a boca da noite. Volto a lembrar, nossa banca de tacaca é a mais antiga de Porto Velho!

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho vai devolver tarifa cobrada indevidamente no DAM

O processo poderá ser aberto pelo contribuinte ou por procurador autorizado, com envio da documentação para o e-mail oficial da Semfaz.
L

Polícia Federal e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de RO e MT

Ação conjunta ocorreu nas Terras Indígenas Sete de Setembro, Roosevelt e Zoró, com foco no combate a crimes ambientais
10

Rondônia segue fora do mapa das grandes chuvas pela quarta semana consecutiva

Previsão indica estiagem mais branda que a dos últimos anos, mas efeitos do clima ainda geram incertezas
L

Unir de portas abertas: edição 2025 acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio

Evento promove imersão na vida universitária e apresenta cursos de graduação, pesquisa e pós-graduação aos estudantes do ensino médio
L

Lua cheia de maio: hoje e terça-feira, confirma a Nasa

O evento também é conhecido como “Lua das Flores” e será visível até 13 de maio
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Buraco na Avenida Calama é finalmente consertado após acidente com motociclista

Falta de tampa de bueiro causou queda e escoriações em condutor; reparo traz alívio a quem passa pelo local
L
Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Investimento previsto é de R$ 23 bilhões em quatro anos
L
MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

Promotora de Justiça defende atuação preventiva, dialógica e articulada durante evento sobre governança pública promovido pela CGE.
L

Jovem News | Entrevista Renan Correia – especialista em Direito Administrativo

No programa Jovem News desta segunda-feira, 12, às 17h, vamos conversar com o advogado Renan Correia, especialista em Direito Administrativo, com foco em demandas de concurseiros e servidores públicos. Natural de Porto Velho, Renan preside a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia e compartilha sua trajetória, desde a OAB Universitária até sua atuação em projetos que fortalecem a jovem advocacia. Uma entrevista inspiradora sobre representatividade, capacitação e os desafios do início da carreira jurídica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy fica ferido em acidente com táxi na Amazonas

O motoboy colidiu com força na traseira do veículo e caiu.
12
Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Testemunhas contaram que as motos seguiam em sentidos opostos na Mamoré, até que um dos pilotos tentou fazer conversão na Rua Fábia e causou a colisão.
14
Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: FUNDAÇÃO AMAZÔNIA GLOBAL

Assembleia Geral Extraordinária a ser realizado no dia 16 de maio de 2025, as 19h horas de forma híbrida, sendo que presencialmente será no endereço: Estrada Santo Antônio, 5863, bairro Triângulo, Porto Velho.
L

Maternidade Mãe Esperança restabelece serviço de anestesiologia com foco em atendimento humanizado

Acordo garante que empresa dará seguimento ao atendimento especializado até contratação de nova responsável
L

Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Os voluntários selecionados atuarão por um período de 12 meses com possibilidade de prorrogação por igual período
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.
L
Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países
L

Paraísos pelo Brasil: destinos para sonhar e visitar pelo menos uma vez na vida

Lançar-se à aventura pelo Brasil é um presente para a alma.
L

Agenda News: Café Helena – um brunch sem pressa para saborear cada momento

Com um cardápio irresistível e ambiente acolhedor, a casa é o refúgio perfeito para cafés especiais e encontros descontraídos.
L
Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Prorrogação vale para contratos do primeiro semestre de 2025
L
Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Participante com pedido reprovado poderá entrar com recurso até sexta
L
Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

A agenda inclui reuniões, visitas técnicas e apresentações institucionais que permitirão o compartilhamento de boas práticas entre os dois países.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.