QUINTA-FEIRA, 05/06/2025
Publicidade

JUSTIÇA DETERMINA QUE ITAÚ REINTEGRE BANCÁRIA QUE FOI DEMITIDA LOGO QUE O BANCO CONSTATOU QUE ELA ERA PORTADORA DE LER/DORT

Funcionária do Itaú desde setembro de 2011, por quase sete anos tem atuado em funções que exigem dela movimentos repetitivos, como soma, digitação, digitalização de arquivos pesados e contagem de células.

Publicado em 

JUSTIÇA DETERMINA QUE ITAÚ REINTEGRE BANCÁRIA QUE FOI DEMITIDA LOGO QUE O BANCO CONSTATOU QUE ELA ERA PORTADORA DE LER/DORT - News Rondônia

O Juiz do Trabalho José Roberto da Silva, da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho (TRT 14) concedeu liminar, no último dia 30 de abril, a uma bancária do Itaú que foi demitida em setembro de 2017, tão logo o banco descobriu que ela era portadora de doença ocupacional (LER/Dort).

Funcionária do Itaú desde setembro de 2011, por quase sete anos tem atuado em funções que exigem dela movimentos repetitivos, como soma, digitação, digitalização de arquivos pesados e contagem de células.

JUSTIÇA DETERMINA QUE ITAÚ REINTEGRE BANCÁRIA QUE FOI DEMITIDA LOGO QUE O BANCO CONSTATOU QUE ELA ERA PORTADORA DE LER/DORT - News Rondônia

Neste período ela acabou sendo transferida algumas vezes, sendo a primeira para o Estado do Amazonas, a segunda para São Paulo e, por último, Ceará.

Em maio de 2016 a bancária requereu junto ao INSS afastamento de suas atividades laborais em virtude da doença ocupacional, pedido deferido com o código B91 (auxílio acidente de trabalho).

Um ano depois a trabalhadora foi submetida a exame periódico, e o próprio médico do banco, Dr.Gilberto Hirokazu, confirmou que ela é portadora de doença ortopédica e psíquica e que ela possui restrições nas atividades laborais em decorrências das doenças ocupacionais.

Ocorre que, mesmo o banco tendo total ciência de que sua funcionária é portadora de doença ocupacional (LER/DORT e psíquica), a demitiu em 27 de setembro de 2017, sem justa causa, quando ela atuava na agência do município de Itapipoca, no Ceará.

Diante da demissão a bancária voltou para Porto Velho, cidade na qual foi contratada e também onde reside os familiares, em especial sua filha menor de idade, e onde ela terá que fazer o tratamento médico com acompanhamento familiar.

Hoje a trabalhadora vive a base de remédios controlados, em virtude da LER/DOR e da doença psíquica, e mesmo jovem, encontra dificuldades a ser reinserida no mercado de trabalho, vez que ainda sofre com as doenças que adquiriu durante os anos que trabalhou para o Itaú.

Diante de todas as evidências de injustiça cometida pelo banco, o magistrado concedeu a tutela de urgência (liminar) determinando que o Itaú faça a reintegração da bancária aos quadros de empregados, em agência situada na cidade de Porto Velho, encaminhando-a para a Previdência Social para a habilitação ao recebimento do benefício de auxílio-doença, sob pena de multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento.

"Sabemos que já é um costume o Itaú, ao constatar que seus empregados encontram-se doente, demiti-los sem justa causa. É nítida a conduta do banco em simplesmente tratar seus empregados como descartáveis, utilizando-os e depois descartando-os", menciona José Toscano, secretário de Administração do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e funcionário do Itaú.

A ação foi conduzida pelos advogados Castiel Ferreira de Paula e Katia Pullig, do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que presta assessoria jurídica ao Sindicato.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de pesar pelo falecimento do Coronel Raulino Ferreira da Silva

Secretário Executivo do Governo de Rondônia, Coronel Raulino faleceu nesta quinta-feira, deixando um legado de dedicação à segurança pública e ao serviço institucional
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica cuidados com a manutenção do Cemitério Santo Antônio

Em apenas cinco meses, a Semusb já executou duas operações completas de limpeza no local
L

Descobrindo o Moandé Carménère 2021: um chileno acessível com alma gastronômica

Um tinto chileno que surpreende pelo equilíbrio, versatilidade e ótimo preço para acompanhar da carne assada ao jantar informal.
L

Direito humanitário no sistema carcerário

Uma análise da dignidade humana em Rondônia
L
“Só venceremos em 2026 se o campo progressista dialogar com quem pensa diferente”, afirma Samuel Costa

“Só venceremos em 2026 se o campo progressista dialogar com quem pensa diferente”, afirma Samuel Costa

Durante o bate-papo, Costa analisou o cenário político regional e nacional, destacou as ações do Governo Lula em Rondônia e reforçou a importância da construção de pontes entre diferentes setores da sociedade.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Thiago Cantanhede – Secretário Adjunto da SEMOB

Nesta quinta-feira, dia 05, às 18h, o Falaê Podcast recebe Thiago Cantanhede, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SEMOB).
L
Casos de Síndrome Respiratória Grave por Influenza A e VSR seguem em alta no Brasil, alerta Fiocruz

Casos de Síndrome Respiratória Grave por Influenza A e VSR seguem em alta no Brasil, alerta Fiocruz

Informação está no Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz
L

Agenda News | Entrevista Fernanda Amaral – Serrote Beradeiro

Nesta quinta-feira, dia 05, às 17h, o Agenda News recebe Fernanda Amaral, idealizadora do Serrote Beradeiro, restaurante que em pouco mais de um mês já virou queridinho dos porto-velhenses. Vamos falar sobre gastronomia com identidade, sabores afetivos e as histórias que temperam cada prato da casa.
L
Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (6); taxa deve ser paga até dia 11

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (6); taxa deve ser paga até dia 11

Saiba os passos de como se inscrever na Página do Participante
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L

Sine Municipal abre 500 vagas em curso gratuito de qualificação para frentista e agente de portaria em Porto Velho

Para frentista, o aluno precisa ter 18 anos; já para o curso de agente de portaria, a idade mínima é de 16 anos
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra explicações sobre paralisação do Projeto Semear e Ressocializar em Vilhena

Deputado Edevaldo Neves cobra explicações sobre paralisação do Projeto Semear e Ressocializar em Vilhena

Parlamentar solicita providências urgentes para retomada do projeto, reforçando o papel social da iniciativa na reinserção de reeducandos à sociedade
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita professor para escola estadual de Ji-Paraná

Parlamentar recorreu para a Seduc com objetivo de manter a qualidade da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus autoriza emenda parlamentar para prefeitura de Parecis

Cidade será beneficiada com um veículo que será adquirido no valor de R$ 130 mil.
L

Ieda Chaves busca solucionar entraves no atendimento de crianças atípicas em Itapuã do Oeste

Hospital de Pequeno Porte José Baioco não conta com fonoaudiólogo, equipamentos e materiais terapêuticos.
L

Cláudia de Jesus propõe campanha de multivacinação para servidores do Legislativo

Ação visa prevenir surtos epidemiológicos e atualizar carteiras de vacinação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO esclarece homicídio e prende três envolvidos em Porto Velho

Polícia Civil de RO esclarece homicídio e prende três envolvidos em Porto Velho

A investigação culminou na prisão de três suspeitos e na localização do corpo da vítima.
10
PM faz cerco com helicóptero e prende apenado monitorado após roubo em residência na zona sul

PM faz cerco com helicóptero e prende apenado monitorado após roubo em residência na zona sul

De acordo com as primeiras informações, três criminosos armados invadiram uma residência na Rua das Camélias, renderam os moradores e roubaram vários objetos, depois fugiram em um carro modelo Fiesta Hatch.
14
Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

A captura foi realizada garantindo a integridade da operação e a condução segura do infrator à unidade prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
12
DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais
10
Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Segundo as investigações, Robério teria tido uma briga com a esposa, em seguida, foi assassinado pelo cunhado e outros dois indivíduos, posteriormente, os criminosos enterraram o corpo, venderam a casa e se mudaram para o bairro São Francisco, onde foram presos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAMP): IVAN LUÍZ SCHNEIDER

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Nº 016.00015.004/2025-SUL – Licença Ambiental de Médio Porte
L
Alunos e comunidade escolar repudiam tratamento sensacionalista em denúncia contra a Escola João Bento da Costa

Alunos e comunidade escolar repudiam tratamento sensacionalista em denúncia contra a Escola João Bento da Costa

A Escola João Bento da Costa, reconhecida por seu histórico de compromisso com o ensino público de qualidade, pede paz para continuar cumprindo sua missão educativa com seriedade e respeito.
L
Caixa Econômica Federal lucra R$ 4,9 bilhões no 1º trimestre de 2025, alta de 71,5% em relação ao ano anterior

Caixa Econômica Federal lucra R$ 4,9 bilhões no 1º trimestre de 2025, alta de 71,5% em relação ao ano anterior

No período, o banco concedeu R$ 251,5 bi em crédito, aumento de 5,7%
L
Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Em manifesto, entidades pedem ações urgentes em defesa da floresta
L
STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

Medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
L
Lula é homenageado pela academia francesa e torna-se o segundo brasileiro reconhecido em quase 400 anos

Lula é homenageado pela academia francesa e torna-se o segundo brasileiro reconhecido em quase 400 anos

Presidente diz que deferência é uma homenagem ao Brasil
L
Pesquisa revela impactos do “stealthing” e aponta falta de amparo legal e apoio às vítimas no Brasil

Pesquisa revela impactos do “stealthing” e aponta falta de amparo legal e apoio às vítimas no Brasil

Violência sexual consiste em retirar a camisinha sem consentimento
L

Campus Porto Velho Zona Norte abre 200 vagas para Pós-Graduação em Gestão em Educação a Distância

Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas, distribuídas entre seis polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
L

Prefeitura de Jaru realiza serviço para resolver acúmulo de água em trecho da rua Santos Dumont

O serviço faz parte do cronograma de manutenção das vias públicas, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Seminsp
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.