SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

CAERD, CONSELHO GAY E ÁREAS DE PROTEÇÃO: TRÊS BOMBAS QUE CAÍRAM NO COLO DE DANIEL PEREIRA

Um mês depois de assumir o Governo, Daniel Pereira toca o barco sem grandes problemas a enfrentar, a não ser alguns deixados no seu colo por seu antecessor, Confúcio Moura.

Publicado em 

Um mês depois de assumir o Governo, Daniel Pereira toca o barco sem grandes problemas a enfrentar, a não ser alguns deixados no seu colo por seu antecessor, Confúcio Moura. A maior dificuldade, de imediato, é a questão da Caerd, inclusive com ameaça de radicalização do movimento grevista que começou nesta segunda e também com risco de corte do fornecimento de água. O Sindur, que também é historicamente culpado pela destruição da Caerd, mesmo agora, com nova filosofia, continua exagerando. Num áudio que bombou nas redes sociais neste final de semana, gravado por diretor do sindicato, ainda não identificado, ele exagera nas ameaças e ofende a presidente da estatal, Iacira Azamor, inclusive com palavras de baixo calão. Claro que os servidores têm direito de protestar, até com veemência, porque não recebem seus salários há meses. Mas partir para a violência, anunciando que vão trancar os prédios da Companhia e sugerindo que a população pode ser afetada e punida, aí já é demais. Daniel Pereira está com esse pepino nas mãos e, ao menos até o final desta segunda, quando a greve já foi iniciada, nada havia sido resolvido.

Outro rolo grande, também deixado de herança para esse primeiro mês em que Rondônia tem novo Governador, é mais político e ideológico do que qualquer outra coisa. O Executivo, há algumas semanas,  mandou um projeto para a Assembleia, assinado por Confúcio, propondo a criação de um Conselho de defesa dos Gays, Lésbicas e outras minorias. Por ampla maioria, o projeto foi aprovado. Mas havia uma pedra no caminho: a bancada evangélica protestou. Mobilizaram-se pastores em todo o Estado, pressionando para que o projeto não fosse sancionado. Caiu no colo de Daniel Pereira, que tentou de todas as formas harmonizar a questão, ouvindo todos os lados (pastores, evangélicos, outros religiosos e os grupos LGBT), mas a radicalização de ambos os lados impediu qualquer solução negociada. Daniel está num enrosco grande: como o projeto é originário do Executivo, como ele, agora o chefe, não vai sancionar? Se não o fizer, qual o argumento que usará?  Vai acatar a posição dos pastores e fazer uma espécie de declaração de guerra à barulhenta minoria LGBT? Se decidir sancionar, aguentará a guerra que virá dos setores evangélicos (e só evangélicos, porque os católicos, através da Diocese de Porto Velho, apoiam a criação do Conselho)? E o caso da criação de onze áreas de proteção ambiental, que está causando uma batalha entre Executivo, Legislativo, ambientalistas (com apoio do MPF)  e produtores rurais? Daniel não criou nenhum destes monstros, mas eles o estão assustando todos os dias. Porque, quando assumiu o Governo, assumiu os bônus do poder, mas também todos os ônus!.

CONSELHO GAY: NOVOS CAPÍTULOS

O caso da criação do Conselho Gay vai ainda ferver, nos próximos dias. O Governador tem até esta quinta, dia 10, para sancionar ou vetar o projeto que foi aprovado pela Assembleia e que está na sua mesa. O que se ouve nos bastidores é que Daniel Pereira não fará nem uma coisa, nem outra. Vai deixar passar o prazo, para que o assunto volte para o domínio da Assembleia, ou seja, que ela mesma promulgue o projeto que aprovou. Devolveria ao colo dos deputados um assunto extremamente polêmico, que mobiliza a minoria barulhenta da esquerda e dos chamados movimentos sociais, de um lado e praticamente todas as correntes de evangélicos, de outro. Obviamente que, caso isso aconteça, o presidente Maurão de Carvalho jamais vai promulgar a tal lei. Vai é batalhar para que ela não vá em frente. O assunto ainda vai ocupar muito espaço na agenda dos parlamentares e do Governo, que perderão longo tempo com um assunto que interessa a apenas uma pequena minoria da coletividade, mas que, pelo barulho, pode significar prejuízos eleitorais para todos os envolvidos, tanto os que são pró quanto9 os que são contra o Conselho. O que acontecerá? Mais emoções, nos próximos capítulos..

NÃO É PIADA. É A LEI!

Algumas leis brasileiras, às vezes, parecem piada. Infelizmente, não o são. O caso que está acontecendo em Vilhena é bem típico. A Justiça Eleitoral puniu a Prefeita RosaniDonadon, eleita legitimamente, por abuso do poder econômico, porque ela teria participado de uma reunião em que não poderia ter participado. Um pequeno erro. Perdeu o mandato e foi convocada uma nova eleição, a um custo absurdo, paralisando a cidade para mais uma campanha eleitoral totalmente fora do normal e causando uma confusão política totalmente desnecessária. Mas vá lá! Se tinha que cassar, OK, tem que cassar. É a lei. Mas daí vem o absurdo. Cassada, a prefeita pode participar da eleição suplementar. Deu prá entender? Ou seja, toda a confusão para a Prefeita, que saiu do poder há alguns dias e está com toda a estrutura da Prefeitura nas mãos, com chances enormes de ganhar de novo, poder concorrer, como se nada houvesse acontecido? É por essas que tem gente que não consegue levar o Brasil a sério mesmo! Lamentável!

PUNIÇÃO ZERO, GASTO EXAGERADO!

A nova eleição, que certamente custará muito dinheiro; paralisará a cidade e não resolverá absolutamentenada, a não ser atender a uma legislação pífia e sem nexo, com punição unicamente à comunidade, que nenhuma culpa  tem, terá como principais candidatos os mesmos que a disputaram há um ano e meio atrás A própria Rosani e o empresário Eduardo Tsuru, o Edurdo Japonês. Teve convenção, festa dos candidatos, discursos empolgados, todas essas encenações, como se não fosse uma espécie de arremedo de eleição. Se tivéssemos leis de verdade, os acusados e condenados por campanhas irregulares não só seriam punidos, mas também proibidos de concorrer. Mas por aqui é assim. O Congresso faz essa confusão e o Judiciároo tem que seguir a escrita, para manter o império da lei. O juridiquês domina o país e todos temos que ainda achar que está tudo certo. A verdade? Claro que não está. Precisamos rever esses absurdos e o faremos, claro, se um dia tivermos um Congresso que preste!

AVIÕES INVISÍVEIS

Não perca seu tempo! Se você mora em Porto Velho ou está visitando a cidade, se não for viajar, nem pense em ir ao aeroporto internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho. Não há o que fazer lá e provavelmente você sairá muito irritado. Primeiro, por uma questão supersimples: deve ser o único aeroporto do Planeta em que os aviões são invisíveis. Ou seja, eles estão inacessíveis à visão de que está em qualquer área. Antes, mesmo com a descerebrada decisão de colocar película escura, impedindo a visão na área de estacionamento das aeronaves, à noite, ao menos durante o dia se podia ver os aviões. Agora, com a instalação o sistema ELO, que vai levar e trazer o passageiro daaeronave até dentro do aeroporto, a visão ficou totalmente impossível. Quem se esforçar bastante, subir numa cadeira, quem sabe! pode enxergar a ponta da cauda de algum Boeing. Afora isso, zero. Mas tem mais: o sistema de ar condicionado é tão ridículo, que o melhor seria instalar ventiladores no prédio. Ah, e os preços cobrados nos restaurantes e bares são daqueles semelhantes às boates onde dançam as mais belas mulheres neste Brasil. Estamos a anos luz de termos um aeroporto de verdade, ao menos para o público que gosta de ver aviões e de curtir esses locais.

83 MIL MORTOS OU ALEIJADOS

Levantamento nacional das empresas de seguro, aponta que os acidentes de trânsito representaram, no ano passado, algo em torno de 200 bilhões de reais em prejuízos para o país, mais de 3 por cento do Produto Interno Bruto. Os números são apavorantes. Em 217, 41.159 pessoas morreram e outras 42.344 ficaram feridas, todas incapacitadas para o resto da vida. Não estão computados neste pacote trágico os vitimados por ferimentos, mesmo mais graves, mas que conseguiram se recuperar e voltar ao mercado de trabalho. Na verdade, essa perda de 83 mil brasileiros, entre mortos e com sequelas irreversíveis, representaram, em 12 meses, uma média de 6.916 por mês; 230 por dia; 9,5 por hora. Um a cada dez minutos. No ano passado, esse mesmo número tinha sido de 61.500 mortos e com ferimentos irrecuperáveis (são milhares e milhares de cadeirantes, gente que era saudável e que de uma hora para outra ficou aleijada). O crescimento de quase 36 por cento, assusta as autoridades do setor, que andavam comemorando diminuição nos números de acidentes, entre 2014 (quando foram atingidos 125 mil brasileiros, um recorde) e 2016, quando esse número caiu pela metade. Agora, a situação voltou a piorar. Perdemos não só bilhões de reais com a tragédia do trânsito, mas perdemos, numa média dos últimos anos, mais de 50 mil vidas por ano. Até quando?

FESTAS DO BARULHO

A semana promete, em termos de política. Ou melhor, o fim da semana. Neste sábado, dia 12, dois partidos, entre os mais fortes do Estado, realizam encontros para lançamento de pré candidaturas. Não será ainda a convenção, mas meio caminho dela. Em Porto Velho, na casa de shows Talismã, o MDB faz grande festa para pé lançar Maurão de Carvalho como candidato ao Governo; Confúcio Moura e Valdir Raupp ao Senado e também uma relação inicial de candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Caravanas do interior devem vir em peso para a Capital. Os emedebistas querem dar uma demonstração de toda a sua força. No mesmo dia, mas em Ariquemes, o PDT de Acir Gurgacz também lança a pré candidatura dele ao Governo, assim como relações de nomes para o Congresso e Assembleia. O evento será realizado na Câmara Municipal. Na verdade, os encontros serão mais para festa do que práticos. Nada decidirão, já que o que valerá mesmo serão as convenções, que devem acontecer apenas em meados de julho próximo. A intenção principal, ao menos é o que se  deduz, é mais fazer barulho do que qualquer outra coisa. As decisões mesmo, sódepois que se fecharem as convenções, em 5 de agosto.

O MISTÉRIO DO JOAQUINZÃO

Joaquim Barbosa continua sendo uma incógnita. Não abre a boca, para anunciar se será ou não candidato à Presidência. Filiou-se ao PSB e, nada mais que isso. O partido anda angustiado, esperando sua definição, já que, apenas ao ser citado, ele já entra na corrida com 11 pontos percentuais, empatado tecnicamente com Marina Silva e Ciro Gomes. Lá na frente, o preferido do eleitor, em todas as pesquisas, continua sendo o presidiário Lula, que só poderá ser candidato se houver uma grande ruptura na legislação vigente. Em segundo, ainda subindo, aliás, contra previsões de quecomeçaria a cair nas pesquisas, firma-se o deputado de extrema direita, Jair Bolsonaro. Marina e Ciro, que já tentaram outras vezes, conseguirão ainda crescer,mesmo se Lula cair fora? E Bolsonaro, sem um extremista para combater, conseguirá manter a posição que conquistou? Já que Alkmin, que está mais ao centro, não decola e seu principal nome, Aécio Neves, está com um pé na cadeia, o PSDB vai buscar outra alternativa? Também na futura disputa presidencial, onde calcula-se que haverá ao menos 22 candidatos,  tudo está indefinido. Como o estána maioria dos Estados, na corrida aos Governos. Inclua-se Rondônia, neste rol de dúvidas…

PERGUNTINHA

Um mês depois de assumir o Governo, Daniel Pereira já conseguiu números melhores na área da segurança pública, área que prometeu priorizar?

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United

Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United

Investimento das companhias norte-americanas faz parte do plano de capitalização para a saída da empresa brasileira do processo de recuperação judicial.
L
Programa Hackers do Bem abre 25 mil vagas em cibersegurança

Programa Hackers do Bem abre 25 mil vagas em cibersegurança

Iniciativa gratuita do governo federal busca reduzir o déficit de profissionais no setor e não exige conhecimento prévio para os cursos de nivelamento.
L

Quais perguntas fazer sobre a segurança do prédio ao comprar um apartamento?

Descubra o que avaliar para atestar a proteção dos moradores, garantindo mais tranquilidade durante a rotina
L

Semijoias como negócio: critérios técnicos que elevam giro e margem

Com mais trabalhadoras por conta própria e um consumidor mais cauteloso, a revenda de semijoias exige foco em qualidade técnica, mix consistente, precificação estratégica e pós-venda para sustentar valor e recompra.
L

10 dicas para escolher roupas infantis no verão

Guia prático reúne critérios de tecido, modelagem e acabamento para garantir conforto térmico, liberdade de movimento e durabilidade no vestuário infantil durante o verão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

Benefício para estudantes do ensino médio público terá início em 26 de fevereiro, com parcelas de até R$ 1.200 para frequência e participação no Enem.
L

Agenda News Folia 2026: Sargento Eder Feitoza fala sobre o Bloco Tô de Folga

Criado com uma missão muito clara, oferecer aos policiais militares, que passam o Carnaval trabalhando, um dia inteiro para aproveitar a festa, o bloco cresceu, ganhou identidade própria e hoje é parte do calendário carnavalesco da cidade. O nome, que começou como uma brincadeira, virou marca registrada e símbolo de um dia de descanso, música e celebração.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

Candidatos pré-selecionados na chamada única devem complementar a inscrição no portal oficial até o dia 24 de fevereiro para garantir o financiamento.
L

Agenda News: Grego Original Pub agita Porto Velho com rock e feijoada

Happy Friday e Feijuka com Rock garantem música boa, promoções especiais e diversão no Grego Original Pub neste fim de semana
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

O parlamentar foi recebido pelo CEO Mauro Brisa na sede do jornal eletrônico para fortalecer o diálogo institucional e projetos conjuntos.
L
CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

Depoimento de Daniel Vorcaro na CPMI do INSS marca nova etapa das investigações sobre descontos indevidos e pressiona por justiça aos aposentados.
L
Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Quatro famílias acusam a varejista de negligência ao vender nitrito de sódio utilizado em suicídios, alegando que a empresa ignorou riscos conhecidos.
L
RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

Movimentos rumo ao PSD pressionam a federação PP–União em Rondônia e colocam Maurício Carvalho no centro da disputa por vaga à Câmara Federal.
L
Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Inauguração da nova Prefeitura de Cacoal no Complexo Beira Rio Genésio Lima simboliza valorização dos servidores e modernização da gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Bloqueio ocorre na Avenida Amazonas com Rua Humaitá, bairro Socialista, para pressionar autoridades sobre abastecimento suspenso há dias.
16
PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

Operação focou em alcoolemia e fiscalização de trânsito; acidentes graves caíram 50% e não houve mortes durante o feriado.
12
Passageira é baleada após briga no trânsito

Passageira é baleada após briga no trânsito

Jovem de 23 anos foi atingida na boca durante discussão entre motorista de aplicativo e condutor de HB20
16
Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Balanço da PRF aponta 130 mortes e quase 1,5 mil feridos durante o feriado, com aumento nos acidentes graves em relação ao ano anterior.
L
Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Um suspeito de 40 anos foi preso nesta quinta-feira após ser flagrado furtando uma caixa de som em um estabelecimento comercial na Avenida Sete de Setembro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – IEE Paulo Saldanha: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EIEEF Wem Canum Oro Waram: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença e Outorga – IEE Carmela Dutra: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga- EEEFM Professora Maria Laurinda Groff: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental – EIEEF Top Aran Oro Waram Xijein: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – E.E.E.F. Teodoro de Assunção: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Ceeja Prof Doralice Sales Cavalcante: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Paul Harris: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Autoridades de saúde reforçam prevenção e orientam buscar atendimento ao notar lesões na pele ou sintomas suspeitos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Jaime Barcessat: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.