SÁBADO, 19/04/2025

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI

Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira - CPA.

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ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Antão começa a conversa, lembrando do seu sogro Deroche Pequeno Franco. “A turma fazia muita brincadeira com ele. Acontece que de vez em quando ele atuava como fotografo e certa vez, foi contratado para cobrir o velório de uma pessoa da alta sociedade e na hora de fotografar o defunto, a turma contava que ele enquadrou a câmera, olhou para o defunto e falou: Não se mexa”.

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Sargento Antão foi muito envolvido com as coisas que aconteciam no aeroporto Caiari inclusive, por muito tempo, atuou como secretário do Aeroclube de Porto Velho, Telegrafista da FAB junto com a equipe dava suporte as Companhias Aéreas particulares como Panair do Brasil, Cruzeiro do Sul e Paraense. Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira – CPA.

Vamos às histórias do sargento Antão!

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Zk – Vamos falar sobre sua origem?

Antão – Meu nome é Antão Gomes de Oliveira, nasci numa cidade do interior do Rio Grande do Norte – Parelhas, no dia 17 de janeiro, hoje estou com 80 anos de idade. Quando chegou à idade de servir as Forças Armadas me alistei na Aeronáutica e fui servir em Natal, isso em janeiro de 1957, no mês de abril abriu o curso de Cabo e eu fui fazer em Recife e quando terminei, voltei pra Natal, foi quando fui fazer o curso de Sargento no Rio de Janeiro, o inicio do curso foi mais ou menos em julho, foram formados 100 sargentos e os primeiros colocados, tinham direito de escolher o local aonde gostariam de servir. Eu queria servir em Natal ou outra cidade do Nordeste, porém, não tinha vaga. Surgiram três vagas para a região Norte a primeira foi para Porto Velho na época capital do Território Federal de Rondônia e eu me inscrevi para essa vaga.

Zk – E a reação da tropa?

Antão – Você tá ficando doido, vai pro meio dos índios, lá as feras andam no meio da cidade. Não importa, vou pra la assim mesmo, respondia. O oficial que estava fazendo a seleção, ainda perguntou, você quer mesmo ir pra Porto Velho? Quero sim! Vim pra ficar apenas seis meses substituindo o Aristodemo e estou aqui até hoje.

Zk – O cargo era de telegrafista?

Antão – Era, porém, como aqui não tinha Torre de Controle à gente atuava também como Controlador de Vôo. Nossa Base vamos dizer, ficava numa Casa onde hoje é a EMATER na Farquar, o aeroporto era onde hoje fica o Palácio Rio Madeira – CPA. Na realidade a pista do Campo de Aviação (tinha 1200 metros) começava onde hoje é o Ginásio Claudio Coutinho e terminava aqui no CPA. A sede ou estação de passageiros, era mais ou menos em frente ao portão do estádio Aluizio Ferreira da avenida Farquar.

Zk – É verdade que naquele tempo, para se chegar ao Rio de Janeiro levava dois dias?

Antão – É verdade! Tinha o vôo Acre-1 que fazia a seguinte rota: Porto Velho, Guajará Mirim, Forte Príncipe da Beira, Vila Bela, Cárcere e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte, saia para Campo Grande, Três Lagoas, São Paulo e Rio de Janeiro

Zk – Lembro que a FAB fazia uma lista com nomes de pessoas da cidade para irem de graça nesses vôos. Como funcionava essa seleção?

Antão – Existia inclusive, um convênio com o governo do Território: O governo hospedava a tripulação no Porto Velho Hotel e como contra partida a FAB destinava uma cota de seis passageiros por vôo.

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Além do vôo Acre-1 tinha o vôo Acre-2 que fazia a seguinte rota: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte: Cuiabá, Vilhena, Vila de Rondônia (Ji Paraná) e Porto Velho. Esses vôos eram muito concorridos, primeiro porque a região era muito carente de médicos e como já disse, na tripulação vinha um médico para atender a população.

Zk – Era no tempo que o melhor hospital era embarcar num avião rumo aos grandes centros?

Antão – Eu mesmo tive um filho que quebrou a clavícula e como aqui não tinha ortopedista o embarquei para o Rio de Janeiro para que ele fosse submetido à cirurgia. Em outra ocasião minha filha teve um problema na vista e como aqui não existia oftalmologista o Dr. Macedo na realidade Capitão Macedo, recomendou que a levássemos para um local com esse atendimento.

Zk – Na lista de passageiros da FAB sempre constava o nome de pessoas que tinham posse e mesmo assim, queriam viajar de graça, eram os “categas” do bairro Caiari. Como vocês faziam para atender essas pessoas?

Antão – Quando eu estava respondendo pelo Correio Aéreo Nacional – CAN e quando o avião saia de Rio Branco pra cá, eu solicitava do telegrafista de lá que informasse quantas vagas estavam disponíveis para o Rio de Janeiro, tantas pra Cuiabá e assim sucessivamente. Nesse intervalo eu fazia a relação e sempre tinha mais inscritos que o número de vagas e então, procurava dar prioridade às pessoas carentes. Eu saia da sala do CAN dava a volta la pros trás e ficava observando as pessoas na fila e aquela que eu via que realmente era carente, de possa da lista chamava: você pode embarcar. Assim conseguia selecionar os que realmente precisavam.

Zk – Fala sobre o trabalho dos telegrafistas da FAB?

Antão – A gente ajudava muito as pessoas da cidade, a comunicação aqui era precária e a maioria dos funcionários e mesmo pessoas comuns que moravam aqui, tinham suas famílias em outros estados e precisavam mandar e receber notícias e então, muitas vezes essas pessoas nos procuravam para enviar telegramas aos seus familiares.

Zk – Qual era a equipe no teu tempo?

Antão – Era eu, sargento Oliveira, Joel que casou com a Neire Azevedo carnavalesca da escola de samba Diplomatas e o Flávio Daniel que também foi da escola de samba Caiari. A gente fazia parte da equipe do Serviço de Proteção ao Vôo e inclusive dava suporte para as Companhias privadas como Panair, Cruzeiro e Paraense.

Zk – Aconteceu algum problema de queda de avião no seu tempo de telegrafista da FAB?

Antão – Teve! Um dia eu estava em contato com um avião da FAB que estava voando de Forte Príncipe para Guajará Mirim e eles mandaram uma mensagem solicitando reserva de hotel porque iriam pernoitar em Porto Velho. Daqui a pouco recebo outra mensagem com eles pedindo socorro, pois um dos motores da aeronave havia parado e iam fazer um pouso de emergência.

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O telegrafista avisou que iria se proteger porque estavam caiando na mata, isso era cinco e meia da tarde (17h30), de imediato acionei o Serviço de Busca e Salvamento que seguiu para Guajará Mirim. Nesse acidente morreram quatro pessoas, dois militares e dois civis e tiveram muitos feridos que foram levados para os hospitais de Guajará.

Zk – É verdade que às vezes a pista do aeroporto do Caiari era balizada pelos faróis dos carros?

Antão – Isso aconteceu várias vezes. Um vôo atrasava e chegava à noite e como a pista não tinha balizamento (iluminação específica), a gente solicitava via Rádio Caiari que os proprietários de veículos se dirigissem a pista do aeroporto para fazer baliza para aquela avião que estava sobrevoando a cidade pudesse pousar. Praticamente todo mundo que tinha carro ia pra lá.

Zk – Hoje você é da reserva?

Antão – Trabalhei durante 35 anos como telegrafista da Força Aérea Brasileira como sargento, fui pra reserva no posto de suboficial.

Zk – Como foi que você conheceu dona Maria sua esposa até hoje?

Antão – A gente morava no Porto Velho Hotel e lá sempre tinha as festinhas na famosa Varanda Tropical e certo dia, vi aquela morena bonita que estava com outras jovens, pensei, ela deve ser filha de algum “catega” do Caiari fui tirá-la pra dançar, assim começou nosso namoro que terminou em casamento. Já fizemos bodas de ouro. Temos quatro filhos dois homens e duas mulheres.

Zk – Para encerrar. Brincou muito carnaval?

Antão – Cheguei aqui numa terça feira de carnaval e a noite, fui brincar carnaval no Bancrévea. Frequentei muito o Ypiranga e o Ferroviário. Naquele tempo o carnaval em Porto Velho era muito bom!

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