SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI

Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira - CPA.

Publicado em 

Antão começa a conversa, lembrando do seu sogro Deroche Pequeno Franco. “A turma fazia muita brincadeira com ele. Acontece que de vez em quando ele atuava como fotografo e certa vez, foi contratado para cobrir o velório de uma pessoa da alta sociedade e na hora de fotografar o defunto, a turma contava que ele enquadrou a câmera, olhou para o defunto e falou: Não se mexa”.

Sargento Antão foi muito envolvido com as coisas que aconteciam no aeroporto Caiari inclusive, por muito tempo, atuou como secretário do Aeroclube de Porto Velho, Telegrafista da FAB junto com a equipe dava suporte as Companhias Aéreas particulares como Panair do Brasil, Cruzeiro do Sul e Paraense. Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira – CPA.

Vamos às histórias do sargento Antão!

Zk – Vamos falar sobre sua origem?

Antão – Meu nome é Antão Gomes de Oliveira, nasci numa cidade do interior do Rio Grande do Norte – Parelhas, no dia 17 de janeiro, hoje estou com 80 anos de idade. Quando chegou à idade de servir as Forças Armadas me alistei na Aeronáutica e fui servir em Natal, isso em janeiro de 1957, no mês de abril abriu o curso de Cabo e eu fui fazer em Recife e quando terminei, voltei pra Natal, foi quando fui fazer o curso de Sargento no Rio de Janeiro, o inicio do curso foi mais ou menos em julho, foram formados 100 sargentos e os primeiros colocados, tinham direito de escolher o local aonde gostariam de servir. Eu queria servir em Natal ou outra cidade do Nordeste, porém, não tinha vaga. Surgiram três vagas para a região Norte a primeira foi para Porto Velho na época capital do Território Federal de Rondônia e eu me inscrevi para essa vaga.

Zk – E a reação da tropa?

Antão – Você tá ficando doido, vai pro meio dos índios, lá as feras andam no meio da cidade. Não importa, vou pra la assim mesmo, respondia. O oficial que estava fazendo a seleção, ainda perguntou, você quer mesmo ir pra Porto Velho? Quero sim! Vim pra ficar apenas seis meses substituindo o Aristodemo e estou aqui até hoje.

Zk – O cargo era de telegrafista?

Antão – Era, porém, como aqui não tinha Torre de Controle à gente atuava também como Controlador de Vôo. Nossa Base vamos dizer, ficava numa Casa onde hoje é a EMATER na Farquar, o aeroporto era onde hoje fica o Palácio Rio Madeira – CPA. Na realidade a pista do Campo de Aviação (tinha 1200 metros) começava onde hoje é o Ginásio Claudio Coutinho e terminava aqui no CPA. A sede ou estação de passageiros, era mais ou menos em frente ao portão do estádio Aluizio Ferreira da avenida Farquar.

Zk – É verdade que naquele tempo, para se chegar ao Rio de Janeiro levava dois dias?

Antão – É verdade! Tinha o vôo Acre-1 que fazia a seguinte rota: Porto Velho, Guajará Mirim, Forte Príncipe da Beira, Vila Bela, Cárcere e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte, saia para Campo Grande, Três Lagoas, São Paulo e Rio de Janeiro

Zk – Lembro que a FAB fazia uma lista com nomes de pessoas da cidade para irem de graça nesses vôos. Como funcionava essa seleção?

Antão – Existia inclusive, um convênio com o governo do Território: O governo hospedava a tripulação no Porto Velho Hotel e como contra partida a FAB destinava uma cota de seis passageiros por vôo.

Além do vôo Acre-1 tinha o vôo Acre-2 que fazia a seguinte rota: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte: Cuiabá, Vilhena, Vila de Rondônia (Ji Paraná) e Porto Velho. Esses vôos eram muito concorridos, primeiro porque a região era muito carente de médicos e como já disse, na tripulação vinha um médico para atender a população.

Zk – Era no tempo que o melhor hospital era embarcar num avião rumo aos grandes centros?

Antão – Eu mesmo tive um filho que quebrou a clavícula e como aqui não tinha ortopedista o embarquei para o Rio de Janeiro para que ele fosse submetido à cirurgia. Em outra ocasião minha filha teve um problema na vista e como aqui não existia oftalmologista o Dr. Macedo na realidade Capitão Macedo, recomendou que a levássemos para um local com esse atendimento.

Zk – Na lista de passageiros da FAB sempre constava o nome de pessoas que tinham posse e mesmo assim, queriam viajar de graça, eram os “categas” do bairro Caiari. Como vocês faziam para atender essas pessoas?

Antão – Quando eu estava respondendo pelo Correio Aéreo Nacional – CAN e quando o avião saia de Rio Branco pra cá, eu solicitava do telegrafista de lá que informasse quantas vagas estavam disponíveis para o Rio de Janeiro, tantas pra Cuiabá e assim sucessivamente. Nesse intervalo eu fazia a relação e sempre tinha mais inscritos que o número de vagas e então, procurava dar prioridade às pessoas carentes. Eu saia da sala do CAN dava a volta la pros trás e ficava observando as pessoas na fila e aquela que eu via que realmente era carente, de possa da lista chamava: você pode embarcar. Assim conseguia selecionar os que realmente precisavam.

Zk – Fala sobre o trabalho dos telegrafistas da FAB?

Antão – A gente ajudava muito as pessoas da cidade, a comunicação aqui era precária e a maioria dos funcionários e mesmo pessoas comuns que moravam aqui, tinham suas famílias em outros estados e precisavam mandar e receber notícias e então, muitas vezes essas pessoas nos procuravam para enviar telegramas aos seus familiares.

Zk – Qual era a equipe no teu tempo?

Antão – Era eu, sargento Oliveira, Joel que casou com a Neire Azevedo carnavalesca da escola de samba Diplomatas e o Flávio Daniel que também foi da escola de samba Caiari. A gente fazia parte da equipe do Serviço de Proteção ao Vôo e inclusive dava suporte para as Companhias privadas como Panair, Cruzeiro e Paraense.

Zk – Aconteceu algum problema de queda de avião no seu tempo de telegrafista da FAB?

Antão – Teve! Um dia eu estava em contato com um avião da FAB que estava voando de Forte Príncipe para Guajará Mirim e eles mandaram uma mensagem solicitando reserva de hotel porque iriam pernoitar em Porto Velho. Daqui a pouco recebo outra mensagem com eles pedindo socorro, pois um dos motores da aeronave havia parado e iam fazer um pouso de emergência.

O telegrafista avisou que iria se proteger porque estavam caiando na mata, isso era cinco e meia da tarde (17h30), de imediato acionei o Serviço de Busca e Salvamento que seguiu para Guajará Mirim. Nesse acidente morreram quatro pessoas, dois militares e dois civis e tiveram muitos feridos que foram levados para os hospitais de Guajará.

Zk – É verdade que às vezes a pista do aeroporto do Caiari era balizada pelos faróis dos carros?

Antão – Isso aconteceu várias vezes. Um vôo atrasava e chegava à noite e como a pista não tinha balizamento (iluminação específica), a gente solicitava via Rádio Caiari que os proprietários de veículos se dirigissem a pista do aeroporto para fazer baliza para aquela avião que estava sobrevoando a cidade pudesse pousar. Praticamente todo mundo que tinha carro ia pra lá.

Zk – Hoje você é da reserva?

Antão – Trabalhei durante 35 anos como telegrafista da Força Aérea Brasileira como sargento, fui pra reserva no posto de suboficial.

Zk – Como foi que você conheceu dona Maria sua esposa até hoje?

Antão – A gente morava no Porto Velho Hotel e lá sempre tinha as festinhas na famosa Varanda Tropical e certo dia, vi aquela morena bonita que estava com outras jovens, pensei, ela deve ser filha de algum “catega” do Caiari fui tirá-la pra dançar, assim começou nosso namoro que terminou em casamento. Já fizemos bodas de ouro. Temos quatro filhos dois homens e duas mulheres.

Zk – Para encerrar. Brincou muito carnaval?

Antão – Cheguei aqui numa terça feira de carnaval e a noite, fui brincar carnaval no Bancrévea. Frequentei muito o Ypiranga e o Ferroviário. Naquele tempo o carnaval em Porto Velho era muito bom!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-463 passa por recuperação asfáltica em 35 km para reforçar segurança e tráfego

RO-463 passa por recuperação asfáltica em 35 km para reforçar segurança e tráfego

Obras do DER-RO no trecho entre a BR-364 e Governador Jorge Teixeira melhoram mobilidade, reduzem riscos de acidentes e fortalecem o escoamento da produção regional.
L
Porto Velho fortalece gestão pública com capacitação continuada de servidores

Porto Velho fortalece gestão pública com capacitação continuada de servidores

Programa interno da Prefeitura aprimora elaboração de Termos de Referência, pesquisa de preços e processos de contratação, garantindo mais eficiência e segurança jurídica.
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

Reunião com Detran, BPTran, Semtran e Hospital João Paulo II busca ampliar fiscalização da Lei Seca e evitar sobrecarga no SUS durante o período carnavalesco.
L
Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Programa coordenado pela Semad leva coleta de exames diretamente aos locais de trabalho, inclui aplicativo de acompanhamento e prioriza intervenções precoces para reduzir afastamentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Candidatos afirmam que documento essencial para matrícula em universidades não aparece na Página do Participante, apesar de MEC e Inep garantirem liberação nesta sexta-feira.
L
Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Documento disponível na Página do Participante permite que candidatos aprovados iniciem processos em faculdades antes da emissão do certificado digital definitivo.
L
Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Prêmio principal do concurso 2.966 não teve ganhadores nesta quinta-feira, elevando o montante estimado para o próximo sorteio após onze rodadas consecutivas sem vencedores.
L
Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Beneficiários com NIS de final zero recebem o benefício nesta sexta-feira, consolidando o atendimento a mais de 18 milhões de famílias em todo o território nacional.
L

Pregão da Saúde em Rondônia levanta questionamentos sobre tributação e impacto aos municípios

Contratação de transporte inter-hospitalar é alvo de críticas por possível subtributação do ISS e prejuízo à arrecadação municipal
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com pistola e munições em barreira na BR-364

Homem é preso com pistola e munições em barreira na BR-364

Ação da Polícia Militar em Candeias do Jamari resulta na apreensão de arma de fogo ilegal após denúncia sobre condutor de caminhonete com suposto mandado de prisão.
12
PF captura suspeito de assassinar colaborador do Ibama no Pará

PF captura suspeito de assassinar colaborador do Ibama no Pará

Investigado teria participado de emboscada contra vaqueiro e de recentes ataques a tiros contra servidores da Funai e lideranças indígenas na Terra Indígena Apyterewa.
L
Força Tática fecha ponto de venda de drogas em bar na zona leste

Força Tática fecha ponto de venda de drogas em bar na zona leste

Policiais militares prenderam um homem de 39 anos e apreenderam porções de cocaína, maconha e crack durante operação contra o tráfico no bairro Igarapé.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida 25 de Agosto com a Rua H, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na noite desta quinta-feira.
10
Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Vítima foi encontrada decapitada e com orelha arrancada; seis adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no homicídio.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: PAULO DE ALMEIDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO nº 159138
L
Mutirão de limpeza prepara 80 escolas municipais para o início do ano letivo em Porto Velho

Mutirão de limpeza prepara 80 escolas municipais para o início do ano letivo em Porto Velho

Prefeitura intensifica ações de roçagem, varrição e retirada de entulhos para garantir conforto, segurança e ambiente adequado a alunos e servidores na volta às aulas.
L
Semana Pedagógica debate ética, motivação e autocuidado docente

Semana Pedagógica debate ética, motivação e autocuidado docente

Programação formativa com apoio do Sebrae RO acontece de 2 a 6 de fevereiro em municípios de Rondônia, fortalecendo a Educação Empreendedora nas escolas.
L
Jujutsu Kaisen 3ª temporada ganha episódios dublados e anima fãs brasileiros

Jujutsu Kaisen 3ª temporada ganha episódios dublados e anima fãs brasileiros

Crunchyroll liberou os três primeiros capítulos em português e revelou elenco nacional, com lançamentos semanais às sextas e produção do Som de Vera Cruz Estúdios.
L
Uefa sorteia confrontos dos playoffs da Champions League 2025/26

Uefa sorteia confrontos dos playoffs da Champions League 2025/26

Destaque fica para o novo embate entre Real Madrid e Benfica, que decidem vaga nas oitavas de final em fevereiro, após duelo histórico na fase de grupos da competição.
L
SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

Inscrições começaram nesta quinta-feira (29) para formações presenciais com início em março, voltadas a jovens de 14 a 23 anos e alinhadas às demandas do setor industrial.
L

Recebimento da Licença Ambiental: WALDEMIR IVAL LOTO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 015/2026/SEMMA/PMV
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.