QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI

Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira - CPA.

Publicado em 

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Antão começa a conversa, lembrando do seu sogro Deroche Pequeno Franco. “A turma fazia muita brincadeira com ele. Acontece que de vez em quando ele atuava como fotografo e certa vez, foi contratado para cobrir o velório de uma pessoa da alta sociedade e na hora de fotografar o defunto, a turma contava que ele enquadrou a câmera, olhou para o defunto e falou: Não se mexa”.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Sargento Antão foi muito envolvido com as coisas que aconteciam no aeroporto Caiari inclusive, por muito tempo, atuou como secretário do Aeroclube de Porto Velho, Telegrafista da FAB junto com a equipe dava suporte as Companhias Aéreas particulares como Panair do Brasil, Cruzeiro do Sul e Paraense. Casado há mais de 50 anos com dona Maria filha do seu Deroche, Antão curte a aposentaria na tranquilidade de sua residência nas proximidades do Palácio Rio Madeira – CPA.

Vamos às histórias do sargento Antão!

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Zk – Vamos falar sobre sua origem?

Antão – Meu nome é Antão Gomes de Oliveira, nasci numa cidade do interior do Rio Grande do Norte – Parelhas, no dia 17 de janeiro, hoje estou com 80 anos de idade. Quando chegou à idade de servir as Forças Armadas me alistei na Aeronáutica e fui servir em Natal, isso em janeiro de 1957, no mês de abril abriu o curso de Cabo e eu fui fazer em Recife e quando terminei, voltei pra Natal, foi quando fui fazer o curso de Sargento no Rio de Janeiro, o inicio do curso foi mais ou menos em julho, foram formados 100 sargentos e os primeiros colocados, tinham direito de escolher o local aonde gostariam de servir. Eu queria servir em Natal ou outra cidade do Nordeste, porém, não tinha vaga. Surgiram três vagas para a região Norte a primeira foi para Porto Velho na época capital do Território Federal de Rondônia e eu me inscrevi para essa vaga.

Zk – E a reação da tropa?

Antão – Você tá ficando doido, vai pro meio dos índios, lá as feras andam no meio da cidade. Não importa, vou pra la assim mesmo, respondia. O oficial que estava fazendo a seleção, ainda perguntou, você quer mesmo ir pra Porto Velho? Quero sim! Vim pra ficar apenas seis meses substituindo o Aristodemo e estou aqui até hoje.

Zk – O cargo era de telegrafista?

Antão – Era, porém, como aqui não tinha Torre de Controle à gente atuava também como Controlador de Vôo. Nossa Base vamos dizer, ficava numa Casa onde hoje é a EMATER na Farquar, o aeroporto era onde hoje fica o Palácio Rio Madeira – CPA. Na realidade a pista do Campo de Aviação (tinha 1200 metros) começava onde hoje é o Ginásio Claudio Coutinho e terminava aqui no CPA. A sede ou estação de passageiros, era mais ou menos em frente ao portão do estádio Aluizio Ferreira da avenida Farquar.

Zk – É verdade que naquele tempo, para se chegar ao Rio de Janeiro levava dois dias?

Antão – É verdade! Tinha o vôo Acre-1 que fazia a seguinte rota: Porto Velho, Guajará Mirim, Forte Príncipe da Beira, Vila Bela, Cárcere e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte, saia para Campo Grande, Três Lagoas, São Paulo e Rio de Janeiro

Zk – Lembro que a FAB fazia uma lista com nomes de pessoas da cidade para irem de graça nesses vôos. Como funcionava essa seleção?

Antão – Existia inclusive, um convênio com o governo do Território: O governo hospedava a tripulação no Porto Velho Hotel e como contra partida a FAB destinava uma cota de seis passageiros por vôo.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

Além do vôo Acre-1 tinha o vôo Acre-2 que fazia a seguinte rota: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e pernoitava em Cuiabá no dia seguinte: Cuiabá, Vilhena, Vila de Rondônia (Ji Paraná) e Porto Velho. Esses vôos eram muito concorridos, primeiro porque a região era muito carente de médicos e como já disse, na tripulação vinha um médico para atender a população.

Zk – Era no tempo que o melhor hospital era embarcar num avião rumo aos grandes centros?

Antão – Eu mesmo tive um filho que quebrou a clavícula e como aqui não tinha ortopedista o embarquei para o Rio de Janeiro para que ele fosse submetido à cirurgia. Em outra ocasião minha filha teve um problema na vista e como aqui não existia oftalmologista o Dr. Macedo na realidade Capitão Macedo, recomendou que a levássemos para um local com esse atendimento.

Zk – Na lista de passageiros da FAB sempre constava o nome de pessoas que tinham posse e mesmo assim, queriam viajar de graça, eram os “categas” do bairro Caiari. Como vocês faziam para atender essas pessoas?

Antão – Quando eu estava respondendo pelo Correio Aéreo Nacional – CAN e quando o avião saia de Rio Branco pra cá, eu solicitava do telegrafista de lá que informasse quantas vagas estavam disponíveis para o Rio de Janeiro, tantas pra Cuiabá e assim sucessivamente. Nesse intervalo eu fazia a relação e sempre tinha mais inscritos que o número de vagas e então, procurava dar prioridade às pessoas carentes. Eu saia da sala do CAN dava a volta la pros trás e ficava observando as pessoas na fila e aquela que eu via que realmente era carente, de possa da lista chamava: você pode embarcar. Assim conseguia selecionar os que realmente precisavam.

Zk – Fala sobre o trabalho dos telegrafistas da FAB?

Antão – A gente ajudava muito as pessoas da cidade, a comunicação aqui era precária e a maioria dos funcionários e mesmo pessoas comuns que moravam aqui, tinham suas famílias em outros estados e precisavam mandar e receber notícias e então, muitas vezes essas pessoas nos procuravam para enviar telegramas aos seus familiares.

Zk – Qual era a equipe no teu tempo?

Antão – Era eu, sargento Oliveira, Joel que casou com a Neire Azevedo carnavalesca da escola de samba Diplomatas e o Flávio Daniel que também foi da escola de samba Caiari. A gente fazia parte da equipe do Serviço de Proteção ao Vôo e inclusive dava suporte para as Companhias privadas como Panair, Cruzeiro e Paraense.

Zk – Aconteceu algum problema de queda de avião no seu tempo de telegrafista da FAB?

Antão – Teve! Um dia eu estava em contato com um avião da FAB que estava voando de Forte Príncipe para Guajará Mirim e eles mandaram uma mensagem solicitando reserva de hotel porque iriam pernoitar em Porto Velho. Daqui a pouco recebo outra mensagem com eles pedindo socorro, pois um dos motores da aeronave havia parado e iam fazer um pouso de emergência.

ANTÃO GOMES DE OLIVEIRA: O TELEGRAFISTA DA FAB NO TEMPO DO AEROPORTO CAIARI - News Rondônia

O telegrafista avisou que iria se proteger porque estavam caiando na mata, isso era cinco e meia da tarde (17h30), de imediato acionei o Serviço de Busca e Salvamento que seguiu para Guajará Mirim. Nesse acidente morreram quatro pessoas, dois militares e dois civis e tiveram muitos feridos que foram levados para os hospitais de Guajará.

Zk – É verdade que às vezes a pista do aeroporto do Caiari era balizada pelos faróis dos carros?

Antão – Isso aconteceu várias vezes. Um vôo atrasava e chegava à noite e como a pista não tinha balizamento (iluminação específica), a gente solicitava via Rádio Caiari que os proprietários de veículos se dirigissem a pista do aeroporto para fazer baliza para aquela avião que estava sobrevoando a cidade pudesse pousar. Praticamente todo mundo que tinha carro ia pra lá.

Zk – Hoje você é da reserva?

Antão – Trabalhei durante 35 anos como telegrafista da Força Aérea Brasileira como sargento, fui pra reserva no posto de suboficial.

Zk – Como foi que você conheceu dona Maria sua esposa até hoje?

Antão – A gente morava no Porto Velho Hotel e lá sempre tinha as festinhas na famosa Varanda Tropical e certo dia, vi aquela morena bonita que estava com outras jovens, pensei, ela deve ser filha de algum “catega” do Caiari fui tirá-la pra dançar, assim começou nosso namoro que terminou em casamento. Já fizemos bodas de ouro. Temos quatro filhos dois homens e duas mulheres.

Zk – Para encerrar. Brincou muito carnaval?

Antão – Cheguei aqui numa terça feira de carnaval e a noite, fui brincar carnaval no Bancrévea. Frequentei muito o Ypiranga e o Ferroviário. Naquele tempo o carnaval em Porto Velho era muito bom!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Combinadas com os tradicionais sorvetes da marca, as novas sobremesas prometem conquistar os apaixonados por sabores intensos.
L
Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Pagamentos dos descontos indevidos a aposentados e pensionistas devem começar em 24 de julho, sem impactar limites de gastos do governo.
L
Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Medida visa combater a atuação do crime organizado na exploração de serviços de internet, especialmente no Rio de Janeiro.
L
Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Confira o horóscopo 2025 desta quinta-feira (10/7) e descubra o que a Lua cheia reserva para amor, carreira e saúde em todos os signos.
L
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões

Apostas para o concurso 2.886 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em lotéricas ou online, com transmissão ao vivo pela Caixa.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende soberania nacional e refuta alegações de Donald Trump, anunciando contramedidas após imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
L
Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Proposta que visa reter servidores qualificados nos gabinetes dos ministros segue agora para o Senado; valor da função é de R$ 3.256,70.
L
Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Texto, que segue para sanção presidencial, visa banir o uso de vertebrados vivos em testes de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, priorizando métodos alternativos.
L

Porto Velho na rota de megaprojeto ferroviário Brasil-China

Estudos indicam a possibilidade de aproveitar os percursos ferroviários existentes, o que poderia levar à reativação da linha da Madeira-Mamoré.
L

Rondônia perde espaço e fica em 16º no ranking de crescimento do PIB

O dado acende um alerta para gestores e empresários que historicamente sustenta boa parte da economia rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Paralisada há meses, construção do galpão retorna com apoio do vereador e deve impulsionar emprego e infraestrutura no distrito
L
Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Proposta que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para desconsiderar gastos com terceirizados dos limites de despesas com pessoal será reexaminada pela Comissão de Assuntos Econômicos.
L
Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Homenagem proposta por Cássio Gois reconhece trajetória de Brandão na Emater-RO e seu impacto no desenvolvimento rural do estado
L
Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Durante audiência na Câmara, diretor-geral da Polícia Federal confirmou que entidade presidida por Frei Chico está entre as investigadas por fraudes no INSS
L
Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Projeto de Lei 873/2025 assegura a mudança de local de trabalho para servidoras vítimas de violência, preservando sigilo e agilidade no processo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Rogério H. S. B. S., de 32 anos, aproveita “cela livre” e escapa do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) na zona rural da capital.
10
Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Imagens de câmera de segurança na Avenida Jatuarana registraram a ação do criminoso que levou o objeto de uma moto estacionada.
14
Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Mulher de 33 anos, com mandado de prisão expedido por Vara Criminal de Campo Novo do Parecis (MT), foi detida enquanto trabalhava em estabelecimento na Avenida Guaporé.
12
PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

Ação da Polícia Rodoviária Federal na BR-364 resulta na prisão de motorista paranaense e na apreensão de 1.251 kg de maconha e anfetaminas.
10
Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Mulher sofre escoriações após luta corporal com criminoso que levou celular e carteira em assalto na Rua Paulo Leal.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Declaração de Conclusão de Obra: IPÊ EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS – LOTEAMENTO CALAMA

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE OBRA N° 19 DLA/SEMA
L
UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

Abertura de novos pontos de passagem e aumento de caminhões com ajuda visam expandir assistência à população, conforme anunciado pela alta-representante da diplomacia europeia, Kaja Kallas.
L
Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Polícia Federal cumpre mandados em Praia Grande, São Paulo, contra esquema que fraudou inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, arrecadando ao menos R$ 3 milhões.
L
Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Pesquisa da Abmes aponta que apostas online estão impactando o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior, com crescimento preocupante dos gastos e prejuízos financeiros.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): VCR COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA

Licencia Ambiental de Operação-LAO
L

Requerimento de Outorga: BENITO FERREIRA DA SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Setor produtivo brasileiro alerta para efeitos do Tarifaço de Trump

Setor produtivo brasileiro alerta para efeitos do Tarifaço de Trump

CNI, Abiec, FPA e AEB manifestam preocupação com tarifas de 50% dos EUA, que podem inviabilizar exportações e prejudicar a economia do Brasil.
L
Tarifas dos EUA podem derrubar preços e afetar setores estratégicos no Brasil

Tarifas dos EUA podem derrubar preços e afetar setores estratégicos no Brasil

Especialistas alertam para o “fechamento de mercado” e impactos em empregos e alimentos após Donald Trump anunciar sanções de 50% sobre exportações brasileiras.
L

Requerimento de Cancelamento da Licença Ambiental: SHS COMERCIAL IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE Nº 291 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.