TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

DANIEL NA COVA DOS LEÕES: ELE VETA OU NÃO PROJETO QUE CRIA O CONSELHO DE PROTEÇÃO AOS GAYS?

PERGUNTINHA: Se fosse o Governador Daniel Pereira, você assinaria ou vetaria o projeto aprovado na Assembleia Legislativa que cria o Conselho Estadual em Defesa dos Direitos dos LGBT, ou seja, dos gays e outras minorias?

Publicado em 

DANIEL NA COVA DOS LEÕES: ELE VETA OU NÃO PROJETO QUE CRIA O CONSELHO DE PROTEÇÃO AOS GAYS? - News Rondônia

DANIEL NA COVA DOS LEÕES: ELE VETA OU NÃO PROJETO QUE CRIA O CONSELHO DE PROTEÇÃO AOS GAYS? - News Rondônia

A pressão dos deputados evangélicos e dos pastores de várias denominações religiosas deu certo? Não se sabe ainda. Até ontem à noite, o governador Daniel Pereira não tinha decidido se vai vetar ou não  a lei aprovada pela Assembleia, que cria o Conselho Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,Transsexuais e Transgêneros (LGBT). O presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, distribuiu notícia ontem pela manhã, dizendo ter a garantia do veto, que lhe teria sido dada pelo próprio Daniel. A assessoria do Governador, contudo, ao anoitecer, informou que a decisão ainda não foi tomada. Daniel se reuniu com os representantes evangélicos – incluindo Maurão – na terça e, nesta quarta se encontrou com um grupo LGBT. Obviamente que os pastores e representantes das igrejas exigem que o projeto seja vetado, enquanto o outro lado quer que ele seja sancionado. Daniel, como o da Bíblia, está na Cova dos Leões. Não sabe ainda qual o caminho que vai seguir. A pressão dos evangélicos é intensa. O projeto, do Executivo, foi aprovado por 16 votos a favor e oito contrários, todos os oito vindos da bancada evangélica. Maurão garante agora que se o veto do Governador chegar à ALE, ele será mantido e o Conselho LGBT não vai ser criado. Mais uma vez, o tema cheio de complexidades e meandros, que mexe profundamente com várias setores da sociedade, acaba gerando muita discussão e oposições apaixonadas, pró e contra. E ainda criou uma crise entre deputados estaduais e um da bancada federal.

DANIEL NA COVA DOS LEÕES: ELE VETA OU NÃO PROJETO QUE CRIA O CONSELHO DE PROTEÇÃO AOS GAYS? - News Rondônia

Sobrou para o deputado federal Marcos Rogério, do DEM. Ele postou um vídeo nas redes sociais, protestando contra a criação do Conselho LGBT pela Assembleia e criticando duramente os parlamentares da ALE. Fez uma média com o eleitorado evangélico. Mas esqueceu um detalhe: o então presidente Lula enviou ao Congresso projeto idêntico, criando um Conselho em defesa dos interesses dos homossexuais. Igualzinho ao que foi votado na Assembleia rondoniense. Só que, na ocasião, Marcos Rogério não abriu a boca para protestar contra o tal projeto, quando tinha a tribuna da Câmara Federal para fazê-lo. No dia seguinte a sua postagem no Facebook, com o vídeo criticando a ALE de Rondônia, alguns parlamentares lembraram do fato, ocorrido em Brasília e do "lava mãos” do parlamentar. Um dos que respondeu às críticas de Marcos Rogério, foi o deputado Anderson Pereira.. Mas não foi só ele. O deputado Jesuino Boabaid chamou de “politicalha” o que “o deputado federal Marcos Rogério tem feito com os pastores de Rondônia, fazendo vídeos afirmando que a Assembleia é um péssimo exemplo para o Brasil!.” Marcos Rogério, ao menos até o final da quarta, não foi para a tréplica! O assunto ainda vai render muito, durante a campanha política que se aproxima.

TEMOS MAIS UM MERCADO PERSA

Mercado Persa. Tem de tudo. Alto falantes berrando nos ouvidos dos pobres frequentadores, ora com orações, ora com produtos, ora conclamando para isso ou para aquilo. Tem também ambulantes que quase se chocam uns nos outros. Tem ligações clandestinas de energia elétrica. De vez em quando se vê uma faísca e a energia, naquele ponto, vai pro saco. Tem motoristas e motoqueiros andando em alta velocidade, na pista livre para o trânsito. Tem de tudo. Aliás, tem QUASE tudo. O que está faltando é fiscalização. Dos órgãos estaduais. Dos órgãos municipais. Do Ministério Público, através da Procuradoria dos Serviços Urbanos. Enfim, antes que se destrua pelo abandono e desrespeito o mais belo espaço que a comunidade de Porto Velho ganhou nos últimos anos, é bom que as chamadas autoridades responsáveis comecem a agir imediatamente. O Espaço Alternativo está lindo, quase todo pronto, com uma passarela belíssima, com várias atrações, mas se não houver algum controle, vai virar a Casa da Mãe Joana. Aliás, já está virando…

CASO RARO: OBRA MERECE ELOGIOS

Quando as coisas não andam, tem que se falar, protestar, exigir. Mas quando funcionam, seria uma enorme injustiça não registrar também. Por isso, há que se elogiar a forma rápida com que estão andando as obras do viaduto da Campos Sales, na BR 364, que servirão para resolver de vez o complicado sistema de trânsito naquela área da Capital. Tudo está adiantado em relação ao cronograma, que previa a entrega de todo o complexo para o final do ano. A tal ponto que a obra, com mais qualidade até do que previa o projeto original, vai acabar ficando pronta pelo menos cinco meses antes, provavelmente em meados de julho. O Dnit acompanha os serviços de perto, fiscalizando tudo e as empresas contratadas – uma delas é de Porto Velho e tem dado demonstração altamente positiva de como tocar uma obra com rapidez e qualidade – compõem um sistema de atuação conjunta, cujos resultados não poderiam ser melhores. Faltam ainda detalhes importantes, mas quem passa pela região já observa que em, algumas semanas, os viadutos já estarão quase prontos para serem utilizados. É uma obra importante para Porto Velho, que finalmente, depois de tanto tempo, torna-se realidade. Tem que se elogiar sim!

A FORÇA NA FRONTEIRA

Finalmente, um pouco menos de discurso e alguma ação. O Ministério da Segurança Pública, até que enfim, autorizou que a Força Nacional de Segurança ajude a Polícia Federal nas ações de combate ao crime nas regiões der fronteira da Amazônia. Em Rondônia, ontem temos mais de 1.300 quilômetros de fronteira com a Bolívia, tudo praticamente escancarado ao tráfico de drogas e armas e a todos os tipos de crimes, ação federal também deve começar a ser executada em poucos dias. Segundo a portaria ministerial, os agentes da Força |Nacional – não se sabe exatamente qual o número deles que será colocado a disposição, em toda a Amazônia – apoiarão o trabalho da Polícia Federal, na região, por até 180 dias. Se necessário, o prazo poderá ser prorrogado. Segundo a portaria assinada pelo ministro Raul Jungmann, a Força Nacional vai atuar nas ações de policiamento ostensivo, em atividades de fiscalização, inibição, prevenção, coibição e repressão aos delitos mais comuns nas regiões de fronteira. A operação terá apoio logístico da Polícia Federal e o número de agentes da Força Nacional a ser disponibilizado será definido pelos órgão envolvidos. Ainda não existem mais detalhes sobre as operações e nem quando elas iniciarão, mas já é uma boa notícia, já que nossas fronteiras estão totalmente abandonadas.

A GUERRA CHEGOU AO NORTE

A guerra civil que já tomou conta de várias regiões do País (começou há quase duas décadas no Rio de Janeiro e só lá já fez o dobro de vítimas do que toda a Guerra da Síria), se espalha cada vez em mais áreas que antes eram consideradas menos violentas. Entrou pelo Nordeste adentro e agora chega ao Norte, onde o Pará se transformou também numa zona de batalhas. Só em Belém, em menos de quatro dias, 38 pessoas foram assassinadas, incluindo uma Polícia Militar que foi fuzilada quando saía da sua casa, onde cuidava da mãe, deficiente. Os assassinos transformaram as ruas das cidades em Praça de guerra; os assassinatos se multiplicam; os tiroteios superam os mais assustadores de batalhas em países em conflito, que se vê diariamente na TV, como se lá fosse pior do que aqui. E o Congresso Nacional, assim como o Governo e todos os setores que deveriam tratar de combater com veemência todo esse ambiente trágico, cruzam os braços e só discursam. Os defensores dos direitos humanos dos bandidos se mobilizam para protegê-los, enquanto a sociedade, refém e vítima, não tem a quem pedir ajuda. Se discurso resolvesse alguma coisa, Hitler governaria o mundo até hoje e Fidel Castro seria o maior líder de todos os tempos. Ambos discursavam por horas a fio, como adoram fazê-lo os ditadores. Nunca resolveram nada, a não ser se manterem no poder e destruírem democracias e vidas. Aqui, dá nojo ouvir tanto discurso fajuto e nenhuma ação. Estamos mesmo à mercê do crime!

ENTREVISTA  OBRIGATÓRIA?

O jornalista Miguel Monte é, no mínimo, bastante polêmico. Agora, dizendo-se pré candidato ao Senado pelo Partido Progressista (PP), a quem diz ser filiado, ele ingressou com ação na Justiça, exigindo que as emissoras de rádio e TV fossem obrigados a entrevistá-lo também, já que, segundo alegou, as entrevistas “são feitas apenas com candidatos de alto poder aquisitivo, todos investigados pela Polícia Federal”. O juiz Glodner Luiz Pauletto, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, ao analisar o pedido de Monte, não o acatou, inclusive porque não haveriam, na petição inicial, as informações básicas para que alguma medida fosse tomada. Poderia alegar ainda Sua Excelência que os partidos sequer realizaram convenções e que, ao menos no PP, até agora não se falou no lançamento de nenhum nome para concorrer ao Senado. A verdade é que há legislação específica, a partir do lançamento oficial das campanhas eleitorais, para a realização de entrevistas de candidatos na mídia, tanto em rádio como em TVs. Há anos essa legislação tem sido seguida, dando espaço aos concorrentes, geralmente entre os que estão entre os mais cotados nas pesquisas oficiais, já que não espaço para todos. No futuro, veremos se o jornalista Miguel Monte será mesmo candidato pelo PP e se terá cacife eleitoral para ocupar espaço na mídia.

SEDUC SOB NOVO COMANDO

A educação em Rondônia, que melhorou consideravelmente no governo de Confúcio Moura e, principalmente, depois que Waldo Alves assumiu o comando da SEDUC, está agora em outras mãos. Waldo decidiu não continuar na função e o governador Daniel Pereira trouxe para seu lugar uma mulher, a professora Maria Angélica Silva Ayres Henrique, que veio de Cacoal para ficar à frente da maior secretaria do Governo, que abocanha, por exemplo, 25 por cento de todo o orçamento do Estado. Nesta quarta, foram empossadas também a professora Francisca das Chagas    Holanda Xavier, a Chaguinhas, como adjunta e Elizabeth Matias de Siqueira, como diretora Geral de Educação. Com muito trabalho pela frente e o desafio de dar continuidade ao trabalho de Waldo Alves, recheado de resultados positivos, a turma de Daniel Pereira assume a Seduc querendo fazer ainda melhor.

PERGUNTINHA

Se fosse o Governador Daniel Pereira, você assinaria ou vetaria o projeto aprovado na Assembleia Legislativa que cria o Conselho Estadual em Defesa dos Direitos dos LGBT, ou seja, dos gays e outras minorias?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 recebe R$ 92 milhões em investimentos de melhoria

As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
L

Bolívia: país repercute a estadia de líder do PCC em solo andino

Em apenas um ano, entre 2018 e 2019, a organização criminosa PCC movimentou mais de um bilhão de reais.
L
Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.
L

Morre Angela Ro Ro | Voz única da MPB se despede aos 75 anos

Angela Ro Ro, cantora marcante da música popular brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado de sucessos que atravessaram gerações.
L

Empresa funerária é condenada a indenizar por preparo inadequado de corpo

A Justiça determinou que uma empresa de serviços funerários pague indenização por danos morais a uma mulher de Igarapé (MG)
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Francicleldo Moreira da Silva Filho

O Jovem News desta segunda recebe Francicleldo Moreira da Silva Filho, presidente do time de vôlei DGP – Deus Grande e Poderoso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista com Jorge Mateus Barreto Crispim

O Ponto & Contraponto desta segunda recebe Jorge Mateus Barreto Crispim, profissional com formações diversas que vão de Informática e Telecomunicações até Educação Física e Nutrição, além de especializações em redes de dados, fisiculturismo e nutrição esportiva.
L

INMET lança alerta para a possibilidade de chuvas isoladas

Pancadas devem atingir Porto Velho e Ponta do Abunã nesta segunda-feira (8), com temperaturas variando entre 22ºC e 35ºC.
L

Giro News | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

O Giro News desta segunda recebe o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista exclusiva. Entre os temas, ele vai comentar sobre o ato histórico em Porto Velho em defesa da justiça e da liberdade, reforçando a importância da luta diária contra a censura e o totalitarismo.
L

Canetas da magreza | Skinny pen

Do tratamento do diabetes à promessa de emagrecimento, as “canetas mágicas” como Ozempic, Mounjaro e Wegovy mudaram o cenário da obesidade no Brasil. | From diabetes treatment to a weight loss promise, “magic pens” like Ozempic, Mounjaro, and Wegovy have changed the landscape of obesity care in Brazil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Nova legislação reconhece os eSports como atividade esportiva contemporânea e estabelece diretrizes de inclusão, educação e empreendedorismo
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar se reúne com associação local e garante R$ 375 mil em emenda para aquisição de maquinário agrícola
L
Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa busca oferecer capacitação, acesso a crédito e oportunidades para fortalecer a juventude empreendedora
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Parlamentar participou dos desfiles cívicos no distrito do Iata e na sede do município, reforçando compromisso com a cultura e o civismo
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Parlamentar foi homenageada pela comunidade de Nova Mamoré pelo apoio ao agronegócio e à valorização da cultura local
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Homem de 65 anos sofre corte profundo na testa após intervir em discussão causada por embriaguez.
14
Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Homem de 24 anos rompeu tornozeleira eletrônica e responde por dois roubos
10
Mulher é presa com três armas em residencial na zona sul

Mulher é presa com três armas antes de vender pistola na zona sul de Porto Velho

Suspeita foi flagrada pelo BPTAR no bairro Eletronorte; no apartamento dela foram encontradas outras duas armas de fabricação caseira
10

Acusado de tráfico é condenado a 11 anos de prisão em Minas Gerais

Um homem preso por tráfico de drogas e posse de arma em Raul Soares (MG) foi condenado a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, apenas dois meses após sua prisão
14

Justiça bloqueia R$ 3 mil em contas de acusado de golpe do “falso advogado” em Jaru

A Justiça de Jaru determinou o bloqueio de mais de R$ 3 mil das contas de um homem acusado de aplicar um golpe do “falso advogado” contra uma moradora do município
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

O velório será realizado no dia 08/09/2025, na Funerária Dom Bosco.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Scooter elétrica GFX6 tem preço inicial de R$ 13.800 e foi testada em pista simulada no Riocentro.
L

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o edital do Processo Seletivo (PS UNIR 2026) com 2.935 vagas gratuitas em 66 cursos
L
Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

SUV médio chega com tração integral de série e versões híbridas otimizadas nos Estados Unidos
L

Prefeitura de Jaru lança Refis com descontos de até 95% para débitos

A Prefeitura de Jaru lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite a negociação de dívidas vencidas até 2024
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab realiza leilões de apoio a produtores de feijão na região Sul

A Conab vai leiloar 32,4 mil toneladas de feijão preto, por meio das modalidades PEP e Pepro, para produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 617 e avança na Linha 615

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), finalizou o serviço de patrolamento da Linha 617 com recursos próprios
L
A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A rastreabilidade é sinônimo de prevenção.
L

Volkswagen apresenta ID. CROSS Concept no IAA MOBILITY

SUV elétrico compacto antecipa nova fase da Volkswagen na Europa e estreia mundial está prevista para 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.