SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

PARTIDO NOVO NÃO QUER OS 3 MILHÕES DO FUNDO PARTIDÁRIO, MAS NÃO TEM COMO DEVOLVER…

“Não usamos dinheiro público para sustentar o partido, nem o usaremos na campanha. Se for para ser só mais uma sigla, sem mudar as práticas atuais, não adianta nada”, diz o fundador do partido e candidato á Presidência da República, João Amoêdo.

Publicado em 

Como fazer campanha política sem uso do dinheiro público? Como sobreviver, como partido, sem utilizar um só centavo do Fundo Partidário, aquela grana preta que está a disposição das siglas e, por ele, dezenas de novas agremiações continuam na fila, para serem oficializadas no Brasil? Pois enquanto a maioria dos políticos e seus partidos andam sempre desesperados atrás de dinheiro, há uma exceção que merece ser destacada. Desde 2015, ou seja, desde que foi registrado oficialmente no TSE, o Partido Novo recebe algo em torno de 100 mil reais por mês, do Fundo Partidário. Nesse período, já foram depositados na conta dele algo em torno de 3 milhões de reais. Mas essa grana toda, que faria a festa, principalmente em siglas nanicas, enchendo os bolsos dos negociadores de balcão, está parada no mesmo local onde chegou, ou seja, na  conta do partido. Nem um só tostão foi retirado. O Partido Novo tem hoje algo em torno de 20 mil filiados no País, o que lhe dá uma renda mensal de perto de 580 mil reais. É esse o único sustento da sigla. Pelo programa partidário, ele não pode usar um só centavo de dinheiro público. “Não usamos dinheiro público para sustentar o partido, nem o usaremos na campanha. Se for para ser só mais uma sigla, sem mudar as práticas atuais, não adianta nada”, diz o fundador do partido e candidato á Presidência da República, João Amoêdo. Em Rondônia, o Partido Novo segue as mesmas regras. Nada de grana que não seja dos seus filiados.  Cada membro paga apenas 29 reais mensais. O partido ainda não sabe o que vai fazer com os 3 milhões que tem em caixa…

Por que? Ora, porque não tem como devolver o dinheiro aos cofres da União, como quer o Partido Novo. Se não utilizar a grana, ela volta para o Fundo e para os cofres dos outros partidos, que não sobrevivem sem o dinheiro do contribuinte. Ou seja, a legislação eleitoral criou uma situação em que o agraciado com seu dinheiro, meu dinheiro, nosso dinheiro, não tem o poder de devolvê-lo, para que ele possa retornar, aí sim, em benefícios para toda a coletividade. É uma pegadinha, impedindo que novas mentalidades assumam posições diferentes na política e se isolem da mesmice, em que tudo depende dos cofres recheados de dinheiro suado do brasileiro, que paga os maiores impostos do mundo. Na maioria dos casos, os partidos (já são 35 e há outros 50 na fila, esperando registro) são criados por dois motivos. O principal deles é o dinheiro, vindo do Fundo Partidário. O outro é para acomodar lideranças que querem mais facilidade para se reeleger. Ou seja, ideologia perto do zero. Total amor ao dinheiro. Dos outros. E ao poder. A direção do Partido Novo chegou a pensar em usar a grana numa campanha contra o Fundo Partidário, mas não o fez porque considerou que pode fazer a mesma campanha de graça, pela redes sociais. O Novo pode até não crescer, mas que é diferente, é sim!

PRIMEIROS NOMES

Em Rondônia, o Partido Novo tem apenas o Diretório Regional, já formado. Não há diretórios municipais, embora o número de simpatizantes e novos membros da sigla esteja crescendo em várias cidades. Por enquanto, o partido rondoniense só pode contar com a participação efetiva de mais de 150 membros, embora o comando regional, sob a responsabilidade de Igor Trivério, anteveja que, nos próximos meses, esse número tenda a crescer bastante, até pelo diferencial que o partido representa. Claro que não há ainda, pretensões eleitorais. Pela forma como atua, o Partido Novo levará, certamente, muito tempo para ter chance de eleger alguém, na medida em que sua mentalidade é totalmente diferente do que se conhece na política brasileira. Mas em Rondônia, pelo menos quatro nomes já estão lançados pelo Partido, para disputar as eleições de outubro. Fabrício Jurado será o candidato ao Senado. Para a Câmara Federal, dois homens e uma mulher: Carol Perezzo, Victor Falessi e Valdemar Katayama. Todos vão bancar as próprias campanhas. Nem um só centavo de dinheiro público será utilizado.

ROSANI DONADON VAI E VOLTA….

Eleição em Vilhena, menos de um ano e meio depois da prefeita RosaniDonadonassumir a Prefeitura. Ela foi cassada, numa daquelas decisões do TSE que é complexa até para especialistas, imagine-se para os leigos, que não entendem como a presença numa reunião, da candidata, pode acarretar na perda do seu mandato, legitimamente outorgado nas urnas. Mas não adianta reclamar. No Brasil, as coisas são assim mesmo. Há casos em que a cassação é por demais justa, principalmente quando envolve corrupção e arrombamento dos cofres públicos, mas sempre é discutível se tirar um mandato por firulas jurídicas. O caso de Vilhena é ainda mais complexo. Mesmo cassada, Rosani não perdeu seus direitos políticos. Ou seja, pode disputar novamente a eleição ao próprio cargo que teve que deixar, semana passada. Ela, é claro, sai como preferida para terminar o próprio mandato, numa eleição que será realizada no dia 3 de junho e que custará uma grana preta aos cofres públicos. A oposição, contudo, vem com toda a força para tentar impedir que a Prefeita retorne ao cargo, que ela perdeu na Justiça. Vamos ver no que vai dar…

O POLÊMICO CONSELHO LGBT

A criação de um Conselho para tratar das questões LGBT, ou seja, dos homossexuais e seus derivados, está causando grande polêmica. O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado na Assembleia Legislativa com 16 votos favoráveis e oito contrários. Todos os deputados ligados às igrejas evangélicas, incluindo o presidente Maurão de Carvalho, votaram contra, mas eles estão longe de serem a maioria no parlamento. Enquanto os defensores das minorias comemoram a decisão, vários grupos, incluindo políticos importantes, como o deputado federal Marcos Rogério, estão pressionando o governador Daniel Pereira, para que ele não sancione a lei aprovada na semana passada, na ALE. Pelas redes sociais, a guerra está declarada. A grande maioria das postagens é de gente contrária à criação do Conselho LGBT, mas há também gente defendendo. Como pano de fundo, as questões ideológicas, que tomaram conta do país. Enquanto a esquerda defende qualquer tema relacionado com os homossexuais e as minorias sexuais, centro direita, direita e grupos evangélicos têm ojeriza ao assunto. A pressão contra o parlamento e sobre o Governador vai continuar nos próximos dias. Daniel Pereira ainda não se pronunciou sobre o caso.

A VÍTIMA É RÉ, NOVAMENTE!

Vítima de uma tremenda armação praticada por toda a Justiça brasileira, ele é mais uma vez acusado de roubo de dinheiro público. Pobre Lula, que nada fez de errado, é quase um santo, senão Jesus Cristo reencarnado, outra vez é réu numa ação de desvios, agora de 64 milhões de reais da Odebrecht. Claro que o texto é uma ironia em relação ao chefe da maior quadrilha já criada neste país, para assaltar os cofres públicos e usar o dinheiro para que ele e seu partido se perpetuassem no poder. Felizmente o golpe não deu certo, até porque as instituições brasileiras, no geral sérias e competentes, não o permitiram. Na mais nova denúncia, o “inocente” Lula, junto com seus ex ministrosAntonio Palocci e Paulo Bernardo (marido da presidente do PT) e a própria Gleisi Hoffmann, estão entre os principais acusados. Nesse caso, segundo a denúncia da procuradora Raquel Dodge, o PT – via Lula e sua turma – teria recebido 64 milhões de reais para criar decisões que favorecessem a Odebrecht. Todos os denunciados, quais anjos que jamais praticariam nenhum ato ilegal, se dizem totalmente inocentes, acusando a acusação. Tem é que passar óleo de peroba nessas caras deslavadas….

CINCO MESES DECISIVOS

Agora começa mesmo a reta final e decisiva. Estamos a cinco meses e seis dias da eleição de outubro. Na disputa Presidencial, não se sabe ainda quem serão realmente os candidatos, embora alguns nomes já estejam se destacando. Na corrida pelo Governo de Rondônia, a única pré candidatura, entre os grandes partidos, já definida até agora é a de Maurão de Carvalho, do MDB. Também está praticamente oficializado, dependendo apenas da convenção, o nome do jovem professor Vinicius Miguel, da Rede. Ivo Cassol, o líder nas pesquisas; Acir Gurgacz, Daniel Pereira, Expedito Júnior, Mariana Carvalho, são políticos que ainda podem entrar na briga, mas não se sabe exatamente quem, entre eles, fica fora e quem estará com seus nomes nas urnas. Para a bancada federal, teremos mais ou menos uma centena de nomes para as oito vagas, incluindo todos os atuais deputados federais, que se anunciam candidatos à reeleição. Já no caso da Assembleia, a disputa também será ferrenha. Há possibilidade de que mais de 400 rondonienses queiram sentar nas 24 cadeiras do parlamento estadual. Agora está passando a fase embrionária das candidaturas, para se entrar na reta final. Mas tudo vai ferver mesmo depois das convenções de junho. Até lá, muita batalha de bastidores. Esperemos para ver o que vai dar…

JÁ CAIU PELA METADE

A Reforma Trabalhista, que por enquanto não passou de um “puxadinho”, já trouxe, contudo, alguns avanços. A indústria das ações, que destruiu centenas de empresas e acabou com milhares e milhares de empregos, nas últimas décadas, caiu drasticamente, em apenas cinco meses de existência. Desde novembro, a queda já chegou a quase 49 por cento (os números em Rondônia são semelhantes)registrando-se quase a metade das mais de 580 mil ações que ingressaram na Justiça do Trabalho, no ano anterior. Mas, é claro, as forças antiquadas, as que querem que o Brasil continue vivendo nas trevas da República Sindicalistas e de uma legislação obsoleta, destruidora, que não protege o empregado e muito menos quem gera empregos, continuam ativas. Tentando impedir os avanços, a modernidade, as novas formas de relações do trabalho, vários grupos tentam manter nosso país na Idade Média das relações mão de obra- empresa, para, claro, manterem, eles, os poderosos, a força de decidir que caminho devemos seguir. O deles é o do retrocesso e o do atraso. Só se conseguirá evoluir mesmo nesta questão, quando as reformas forem realmente modernizadoras e quando for decretado o fim da Justiça do Trabalho como ela é hoje, com muitos dos seus servidores vivendo com salários milionários, trabalhando em prédios suntuosos, quais os marajás recostados em seus castelos dourados. Até pode demorar ainda, mas não poderemos fugir dessa realidade, que representa o futuro nas relações de trabalho.

PERGUNTINHA

Você está ligado no fato de que daqui a pouco mais de 40 dias, começa mais uma Copa do Mundo de Futebol e que ela será realizada na Rússia de Vladimir Putin?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação

Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação

Presidente participa de evento da FAO em Roma e alerta para crises globais de alimentos.
L
Estudante de 13 anos conquista primeiro bronze para Rondônia nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Estudante de 13 anos conquista primeiro bronze para Rondônia nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Letícia Tajino destaca-se no tênis de mesa em sua primeira participação nacional.
L
Semdec promove Consulta Pública no bairro Terra Prometida, zona Sul de Porto Velho

Semdec promove Consulta Pública no bairro Terra Prometida, zona Sul de Porto Velho

Iniciativa reforça regularização fundiária e participação comunitária no ordenamento urbano
L
Prefeitura garante limpeza e bem-estar no Parque da Cidade durante evento Cidade Alegria

Prefeitura garante limpeza e bem-estar no Parque da Cidade durante evento Cidade Alegria

Ação da Seinfra assegurou ambiente seguro e agradável para famílias durante programação infantil
L
Rua Tijuca, no bairro São Francisco, recebe obras de recuperação e pavimentação

Rua Tijuca, no bairro São Francisco, recebe obras de recuperação e pavimentação

Prefeitura de Porto Velho investe em mobilidade, conforto e qualidade de vida para moradores
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Mais de 80% da população demonstra preocupação com os efeitos das mudanças climáticas em crianças, enquanto estudos confirmam aumento do risco de morte em bebês e crianças devido a temperaturas extremas.
L
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

As empresas Hemp Vegan, Cannafy e De Volta às Raízes foram alvo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária por comercializarem itens sem registro ou autorização.
L

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA: Entre rachadinhas e celulares bloqueados: o teatro político da Câmara de Porto Velho

A operação Face Oculta reacende velhos enredos da política rondoniense, expondo práticas recorrentes como rachadinhas, afastamentos temporários e reações previsíveis no jogo de poder da Câmara Municipal.
L

Nota de pesar: Nilva Emília Comerlatto

Familiares e amigos se despedem de Nilva Emília Comerlatto, lembrada por sua fé, amor à natureza e dedicação à família. A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L

Sorteio do RondônCAP Especial do Dia das Crianças já aconteceu e premiou muitos participantes

Com R$ 400 mil em prêmios e Dupla Chance de Ganhar, a edição especial distribuiu valores incríveis, incluindo R$ 350 mil no 4º prêmio e dezenas de Giros da Sorte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Nova coordenação municipal atenderá povos originários de toda a região, com servidores indígenas à frente da entidade.
L
Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Evento marcou o Dia do Advogado e da Justiça e homenageou profissionais e autoridades que contribuem para uma Rondônia mais justa
L
STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

O STF passa por um momento de turbulência em que sua credibilidade é contestada. E não é somente o STF, a política nacional precisa também ser pacificada.
L
Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu pela primeira vez com o papa Leão XIV e discutiu desigualdade, combate à fome e a importância de realizar a Conferência do Clima na Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende foragido suspeito de tentativa de feminicídio em Cerejeiras

Polícia Civil prende foragido suspeito de tentativa de feminicídio em Cerejeiras

O homem de 26 anos foi detido em cumprimento a mandado de prisão após romper a tornozeleira eletrônica e atacar uma mulher com um objeto perfurocortante.
12
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas no bairro Cafezinho

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas no bairro Cafezinho

A operação da PATAMO foi motivada por denúncias de moradores sobre intenso movimento e vendas de entorpecentes; um casal foi preso em flagrante.
14
Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fecha Boca” em RO

Vítima de atropelamento fatal em Juara é identificada como morador de Ji-Paraná

O homem, identificado como Flávio, morreu após ser atingido por um veículo na Avenida Rio Arinos; o motorista fugiu do local sem prestar socorro.
18
Fuga da polícia em alta velocidade termina em queda de moto na Avenida JK em Jaru

Fuga da polícia em alta velocidade termina em queda de moto na Avenida JK em Jaru

O motociclista, sem habilitação e portando maconha, desobedeceu à ordem de parada e foi preso por direção perigosa e outros crimes.
12
Falha no freio de mão faz carro desgovernado atingir muro em Jaru

Falha no freio de mão faz carro desgovernado atingir muro em Jaru

Um Fiat Palio desceu sozinho uma rua no bairro Jardim Novo Estado após o motorista esquecer de acionar o freio de estacionamento.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 4,72% em 2025

Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 4,72% em 2025

Boletim Focus mantém projeções para PIB, dólar e Selic.
L
Colisão entre táxi e moto na RO-460 deixa um morto e dois feridos em Buritis

Colisão entre táxi e moto na RO-460 deixa um morto e dois feridos em Buritis

O motociclista Rodrigo Marçal Cruz não resistiu aos ferimentos após o acidente; a perícia aponta que a motocicleta invadiu a faixa contrária.
18
Rixa termina em morte a pauladas após “duelo” em frente a escola de Cacoal

Rixa termina em morte a pauladas após “duelo” em frente a escola de Cacoal

Nilson dos Santos Pereira, de 72 anos, foi assassinado na noite de domingo no bairro Riozinho; o suspeito, ferido, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
18
Encontro de mulheres reforça compromisso da Prefeitura de Porto Velho com saúde feminina

Encontro de mulheres reforça compromisso da Prefeitura de Porto Velho com saúde feminina

Evento promovido pelo Cras Paulo Freire destaca prevenção ao câncer de mama e autocuidado.
L
Motociclista morre em acidente na zona rural de Alvorada do Oeste

Motociclista morre em acidente na zona rural de Alvorada do Oeste

Cícero de Souza, de 63 anos, sofreu ferimentos graves na Linha 48 e faleceu no hospital, com a Polícia Técnica investigando as causas da colisão.
18
Colisão na RO-479 provoca capotamento de veículo

Colisão na RO-479 provoca capotamento de veículo

O acidente, que não deixou feridos, ocorreu no quilômetro 11 da rodovia após um motorista tentar fazer uma ultrapassagem perigosa.
14
Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Abimael Alexandre colidiu sua motocicleta contra um reboque estacionado na Rua Suruí, no bairro Caixa D’Água, e morreu no local na madrugada de sábado.
18
Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Otávio F. foi transferido para Cacoal em estado grave após colisão em Rolim de Moura, onde a dinâmica do acidente foi esclarecida por imagens.
16
Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Anderson F. S., suspeito de matar Sérgio Rodrigues Barbosa, teve a casa invadida no bairro São Cristóvão e foi brutalmente assassinado na noite de domingo.
18
Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Homem de 39 anos atacou a esposa com tapas e ameaçou outro cliente que o chamou de “corno” durante confusão em bar na Linha 135.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.