SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

CUSTARIA 22 MILHÕES, MAS FICOU EM 9 MILHÕES. É A AÇÃO DO TCE, AGORA MAIS PERTO DA COMUNIDADE

PERGUNTINHA: Quem será que sustenta os que não trabalham, não estudam, não têm renda e nada fazem, mas que continuam em acampamentos criados em Curitiba, para apoiar um presidiário acusado de vários crimes, que está cumprindo pena?

Publicado em 

CUSTARIA 22 MILHÕES, MAS FICOU EM 9 MILHÕES. É A AÇÃO DO TCE, AGORA MAIS PERTO DA COMUNIDADE - News Rondônia

CUSTARIA 22 MILHÕES, MAS FICOU EM 9 MILHÕES. É A AÇÃO DO TCE, AGORA MAIS PERTO DA COMUNIDADE - News Rondônia

O Tribunal de Contas do Estado está saindo do casulo e entrando numa nova e importante fase de relacionamento com a coletividade. Depois de longo tempo de isolamento e até de falta de interação, o importante órgão de fiscalização dá passos concretos em direção a uma maior transparência, mas, mais que tudo, à participação decisiva em ações que beneficiam toda Rondônia. Nos últimos dias, as presenças de importantes conselheiros na mídia, como o presidente Edilson Souza da Silva e do ex secretário da Fazenda e um dos mais destacados membros da Corte, Benedito Alves, deixaram claro que o TCE tem muito a compartilhar com a população; que pode ajudar muito a cuidar do dinheiro público e, ao mesmo tempo, evitar que sejam jogados na lata do lixo, por desvios ou por incompetência, milhões de reais que poderiam ser muito melhor utilizados pelos administradores de todos os setores. Se poderia destacar inúmeras performances dessa nova fase. Comecemos pela criação, dentro do TCE, por técnicos especializados contratados através de seleção rigorosa, do aplicativo Opine Aí, com o subtítulo de Tô no Controle, quepossibilita ao cidadão acompanhar e até dar nota de aprovação ou reprovação de todos os serviços públicos, em todos os níveis. É uma inovação espetacular, que inclusive começa a ser procurada por outros Estados. Vai ser, sem dúvida, uma criação rondoniense a ser copiada país afora. Outro destaque é um projeto criado pelo conselheiro Benedito Alves, para aumentar muito a arrecadação dos municípios e do Estado, através de medidas simples, com custo zero. Os resultados na maioria das cidades rondonienses já são claros. Vale a pena conhecer tais projetos, porque nascidos de dentro de um órgão estatal, demonstram que ainda há sim, luz no fim do túnel, no contexto da ineficiência e da leniência com que a maioria do serviço público atende o contribuinte e seus interesses.

CUSTARIA 22 MILHÕES, MAS FICOU EM 9 MILHÕES. É A AÇÃO DO TCE, AGORA MAIS PERTO DA COMUNIDADE - News Rondônia

Durante destacada participação no programa Papo de Redação na SICTV/Record (sábados, meio dia às 13h45, em rede estadual), o presidente Edilson Silva falou sobre tudo, abertamente. E contou do duro trabalho do TCE em tentar corrigir projetos, muitos deles feitos quase com amadorismo, feitos nas coxas, com superfaturamento e que, caso não passassem pelo crivo do Tribunal de Contas, causariam enormes prejuízos aos cofres públicos. Há centenas de exemplos. Só um deles, para ilustrar: num projeto de instalação de sistemas de ar condicionado num determinado órgão do Estado, o custo apresentado era de 22 milhões de reais. Isso mesmo. A ação do TCE obrigou às correções e o mesmo serviço acabou sendo feito por 9 milhões de reais. Se poderia falar muito mais, mas só por isso já se compreende, então, a importância do TCE. Enfim, o importante órgão de controle saiu da casca e dá início à uma nova fase, em que se interliga diretamente com a comunidade. Golaço, se formos usar a linguagem do futebol!

UMA VITÓRIA NA TRANSPOSIÇÃO

Até que enfim, uma boa notícia no caso da transposição. Nesta segunda, a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, voltou atrás sobre sua decisão anterior e, finalmente, deu ganho de causa a Rondônia, no caso dos 706 policiais e bombeiros que haviam sido retirados a fórceps da folha de pagamento da União. Com a decisão, muito comemorada pelo pessoal do Governo, da Procuradoria e por toda a bancada federal, os policiais, a maioria deles de gente aposentada e que estava já há pelo menos três meses sem receber um só centavo – porque tinham sido extirpados dos pagamentos da União e não recebiam do Estado, já que nele não estavam mais registrados –pelo menos agora têm um rumo em termos de futuro. Tem que se destacar as conversas de representantes rondonienses, tanto do Governo, liderados por Daniel Pereira, quanto do Congresso, com a própria Carmem Lúcia, quando ela ocupou interinamente a Presidência da República e recebeu nossos representantes para tratar do assunto.  Por fim, a própria ministra presidente do Supremo merece todos os elogios, porque corrigiu uma grande injustiça. Tomara que daqui para a frente, as questões da transposição sejam tratadas corretamente, tanto em nível de Governo Federal quanto da Procuradoria Geral da República e do Judiciário, como um todo. Uma grande vitória, enfim, entre tantas más notícias…

PACIENTES APAVORADOS

Um exame cardíaco para quem vai fazer cirurgia ou precisa avaliar seu quadro clínico do coração, está deixando vários pacientes preocupados. Eles precisam ser atendidos no setor específico do Hospital de Base. Acontece que, como é comum no serviço público, a única funcionária que pode fazer o exame não está trabalhando, por licença maternidade. Não se sabe quando voltará ao trabalho. O que não se compreende é que não há, ao menos segundo várias denúncias feitas por pacientes, qualquer outro profissional para substituir a médica licenciada. O exame é um ecocardiagramatransofágico e pelo menos dez pacientes procuraram a imprensa para reclamar que estão apavorados, porque precisam do resultado do exame e não há qualquer previsão de quando ele será feito. É fundamental que a direção do HB tome medidas urgentes para substituir a profissional licenciada, já que os que precisam do exame são pessoas geralmente pobres e, na rede particular, ele custa nada menos do que 500 reais. Será que é correto deixar uma só pessoa para cuidar de um tipo tão específico e importante de exame cardíaco? Que as autoridades responsáveis respondam…

O MDB LANÇA SEUS NOMES

O MDB está preparando uma grande festa para o próximo dia 12, um sábado, a partir das 9 horas da manhã, na casa de shows Talismã, em Porto Velho. A intenção é mobilizar a militância de todo o Estado para o lançamento das pré candidaturas de Maurão de Carvalho, ao Governo; de Confúcio Moura e Valdir Raupp ao Senado e uma longa nominata para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O convite, que já está nas redes sociais, informa ainda que será anunciado também o candidato a vice governador, na chapa a ser liderada por Maurão, embora o nome do  personagem ou da personagem, ao menos até agora, não tenha sido comentado nem nos bastidores do partido. O MDB quer fazer muito barulho para lançar seus nomes para as eleições de outubro. Está mesmo fechado em torno do nome de Maurão de Carvalho para o Governo e essa decisão é irreversível. Assim como o é a que definiu que o partido terá dois nomes peso pesados para as duas vagas ao Senado. Confúcio e Raupp vão juntos para os palanques em todo o Estado, acertou o partido. A partir daí, começa a corrida em direção à convenção, que deve ser realizada em junho, quando só aí se definirão todas as candidaturas, que por enquanto ainda são apenas pré!

O SUCESSO DA POLÍCIA DE PIMENTA

De vez em quando, no noticiário nacional, nos dão algum espaço para algo que não seja negativo. É raro, mas acontece. Nos últimos meses, Rondônia andou pela mídia brasileira como um dos raros Estados que não estão quebrados e que ainda tem condições de investir, enquanto a grande maioria está vivendo na penúria, por mal administrados. Neste último domingo, foi acidade de Pimenta Bueno, no extremo sul do Estado, que apareceu como um destaque positivo no programa Fantástico, um entre os de maior audiência na TV brasileira. Lá, a polícia esclareceu 82 dos 83 assassinatos registrados nos últimos tempos. Quase 99 por cento, ou seja, um recorde nacional, em um contexto em que a grande maioria dos crimes de morte jamais chega aos autores. Um dos destaques da reportagem foi o delegado Juarez Lourenço, que explicou que esse resultado é alcançado porque a polícia começou a investigar tão logo seja comunicada e não deixa nada para depois. Os 83 homicídios aconteceram em oito anos, ou seja, menos de um homicídio por mês. Mesmo assim, é um dado que impressionou o país inteiro.

RURAL SHOW: 700 MILHÕES

E Ji-Paraná se prepara para mais uma edição da Rondônia Rural Show, em sua sétima edição, que será realizadaneste mês de maio, de 23 a 26. Numa área de 50 hectares, que começou a ser utilizada no ano passado, a feira começa a ser preparada, com uma previsão de faturamento superior a 700 milhões de reais, cerca de 80 milhões a mais do que a do ano passado. Neste ano, a exposição terá espaço para 230 expositores comerciais (máquinas e equipamentos); currais para 200 animais, com espaço dividido para 40 expositores da área de pecuária;participação de oito adidos comerciais de países como Bolívia, Peru e Angola; 18 empresas expondo na área de vitrine; 100 espaços são destinados à agroindústria; e 90 estandes – todos reservados – serão ocupados por expositores de artesanatos. Ou seja, a tendência é que a Rondônia Rural Show, que já é a maior feira do setor do norte e a oitava do país, cresça ainda mais neste 2018. O governador Daniel Pereira anda comemorando o sucesso do evento, mesmo antes de sua realização. É uma das grandes conquistas do agronegócio rondoniense, consolidado e em crescimento constante. Vale a pena acompanhar de perto.

UMA VERGONHA PARA O JORNALISMO!

Os jornalistas decentes deste país, aqueles que honram sua profissão e fazem dela uma missão de vida – e que formam a grande maioria dos profissionais da área – certamente morreram de vergonha e constrangimento com a cena de um sindicalista, usando uma camiseta do MST, “orientando” um jornalista da Rede Record de Televisão a não gravar cenas num acampamento pró Lula, em Curitiba. Ora, por que a vergonha? O motivo é simples. O desvairado que ameaça um jornalista é ninguém menos do que o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Isso mesmo! Travestido de sem terra, o dirigente de uma entidade que deveria ser respeitada e deveria não só respeitar, mas muito mais valorizar o trabalho dos seus companheiros de profissão, teve a ousadia de ameaçar o jovem repórter. Depois, ainda teve a petulância de mentir, mesmo com as cenas lamentáveis a que todo o país assistiu, de assinar uma nota do sindicato que ele mesmo preside, para dizer que não ameaçou o colega, mas o estava protegendo de ser atacado por ativistas pró Lula. Como centenas de outras entidades e sindicatos, o do jornalistas do Rio Grande também se transformou num centro petista, protegendo os seus e tratando os que não pensam iguais como inimigos. Uma coisa dessas não da vontade de vomitar?

PERGUNTINHA

Quem será que sustenta os que não trabalham, não estudam, não têm renda e nada fazem, mas que continuam em acampamentos criados em Curitiba, para apoiar um presidiário acusado de vários crimes, que está cumprindo pena?

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.