DOMINGO, 07/09/2025
Publicidade
SICRED

NO PAÍS DO JEITINHO E DA MALANDRAGEM, PODEMOS ESTAR PAGANDO 20 BILHÕES DE REAIS EM BENEFÍCIOS IRREGULARES

Tem muito mais! Diversos benefícios de programas sociais estão sendo revisados pelo governo federal, para verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados para a concessão do auxílio.

Publicado em 

NO PAÍS DO JEITINHO E DA MALANDRAGEM, PODEMOS ESTAR PAGANDO 20 BILHÕES DE REAIS EM BENEFÍCIOS IRREGULARES - News Rondônia

NO PAÍS DO JEITINHO E DA MALANDRAGEM, PODEMOS ESTAR PAGANDO 20 BILHÕES DE REAIS EM BENEFÍCIOS IRREGULARES - News Rondônia

A intenção do Bolsa Família em tirar da pobreza extrema e da miséria milhões de brasileiros, merece todos os aplausos. É um dos mais nobres programas sociais que o Brasil já criou. Começou como Bolsa Escola, criado pela então primeira dama do país, Ruth Cardoso, esposa de Fernando Henrique Cardoso e foi muito ampliada, diga-se, com toda a justiça, pelo Presidente Lula. O que ocorreu é que houve um claro desvirtuamento do programa, que passou a ser um mote eleitoreiro, mas, pior que isso, abriu brechas, por falta de fiscalização, para que milhares de vagabundos e canalhas dele usufruíssem, sem ter esse direito. A ponto de que, numa das últimas pesquisas nacionais em 60 municípios escolhidos aleatoriamente, para serem fiscalizados, foram encontradas irregularidades em 59 deles. A verdade é que a boa intenção de vários programas e direitos do brasileiro, acabam envolvidos em corrupção e escândalo, impedindo que os benefícios cheguem somente a quem realmente precisa. Outro exemplo disso é mais um programa social importante, que tem sido ampliado com o passar dos anos, o Seguro Defeso. Ele ajuda famílias de pescadores pobres, que não têm outra renda, a enfrentarem o período em que a pesca é proibida, por ser época de reprodução dos peixes. Mas até essa ideia extremamente positiva, no Brasil, acaba virando motivo de corrupção e sacanagem. Prova concreta? Sete mil “pescadores” recebem o Seguro Defeso numa cidade da serra gaúcha, Caxias do Sul, onde jamais houve registro de pescadores profissionais.

NO PAÍS DO JEITINHO E DA MALANDRAGEM, PODEMOS ESTAR PAGANDO 20 BILHÕES DE REAIS EM BENEFÍCIOS IRREGULARES - News Rondônia

Tem muito mais! Diversos benefícios de programas sociais estão sendo revisados pelo governo federal, para verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados para a concessão do auxílio. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o objetivo é revisar 1 milhão e 800 mil benefícios, entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, por exemplo. Após o pente fino, a expectativa do governo é chegar a 1 milhão e 100 mil benefícios mensais. A economia total com as medidas pode chegar a 20 bilhões de reais. Ou seja, o Brasil está pagando, teoricamente, 20 bilhões em benefícios irregulares. Só nesses dois quesitos. Não é de assustar? Em vários outros atendimentos à população, todos os dias são detectados golpes, malandragens, tentativas de receber algum valor imerecido. Quem não viu, dias atrás, em noticiário de TV nacional, um beneficiário do INSS com o braço engessado e, pouco depois de sair do consultório médico, arrancando o gesso e jogando fora? Infelizmente, essa cena lamentável não é exceção. Temos ainda um longo caminho a trilhar, até nos tornarmos um país sério, em que todos só aceitem benefícios quando tiverem direito. Porque pela cultura nacional de hoje, isso parece ser apenas um sonho distante…

DETRAN TEM APENAS 1.391 SERVIDORES

O Detran contesta, com números reais, de que tenha mais de 2 mil servidores. O resultado correto, demonstra, é muito menor. Neste mês de abril, por exemplo, o órgão tinha  apenas 895 servidores efetivos na Capital e interior, além de 61 contratados pelo regime da CLT; apenas 303 comissionados (muito longe e bem abaixo dos mais de mil informados erroneamente por essa coluna, a partir de dados que recebeu de outras fontes) e 132 cedidos por outros órgãos. Ou seja, ao invés dos mais de 2 mil servidores que se noticiou nesta espaço, o Detran informa que, na verdade, somando-se todos os cargos, tem apenas 1.391 funcionários, atuando em Porto Velho e nas 73 Ciretrans do interior do Estado, já que o órgão está presente em dezenas de municípios e também nos distritos. Os números divulgados nesse espaço foram somados erroneamente pelos informantes, embora a responsabilidade pelo erro seja do responsável pela publicação. Por isso, pedimos desculpas ao Detran e aos leitores, pelo erro cometido. Não se repetirá!

PREFEITO E MÉDICOS: CRÍTICAS E REPÚDIO

Na área da saúde, ao menos por enquanto, as coisa vão de mal a pior. Além de tudo o que está sofrendo a população, agora ocorreu uma ruptura pública nas relações entre o prefeito Hildon Chaves e os médicos, representados pelo Conselho Regional de Medicina, o Cremero e o Sindicato dos Médicos do Estado, o Sismero. Na quarta-feira, em entrevista a Augusto José, no programa Balanço Geral, da SICTV/Record, o Prefeito fez duras críticas a profissionais que atuam na saúde municipal. Dois dias depois, as duas entidades divulgaram uma pesada nota de repúdio às declarações de Hildon e, ainda, o acusaram de estar sucateando a saúde, para entregá-la à terceirização. Texto pesado, que bem demostra a que ponto chegou o relacionamento entre o Prefeito e os profissionais da área. O secretário da Semusa, o também médico Orlando Ramires, contestou os termos da nota e afirmou que jamais aceitaria participar de ações que visassem sucatear a saúde. A verdade é que a crise é muito séria e que há necessidade urgente da volta do diálogo entre as duas partes, para o bem da população. Tem que sentar e conversar. Já!

A BATALHA DOS 180 DIAS

Ao que tudo indica e se São Pedro não mudar o quadro, a longa temporada de chuvas está chegando ao fim, em Rondônia. Na Capital, o prefeito Hildon Chaves e sua turma andam contando os dias, porque a pretensão é dar uma melhorada significativa na cidade, durante os meses secos. E precisa mesmo! Numa  Capital com infraestrutura extremamente deficiente; com dezenas e dezenas de suas ruas totalmente esburacadas; com áreas que, se não forem corrigidas agora, voltarão a causar enormes alagações no próximo inverno, os próximos seis meses precisam ser muito bem aproveitados. A Prefeitura ainda está com alguma dificuldade de realizar licitações, com projetos em fase de conclusão, mas há esperança de que muita coisa possa ser feita até meados de outubro, quando as chuvas recomeçarem. Será o segundo verão da administração de Hildon Chaves e, certamente, a estrutura que ele tem a disposição, está mais preparada do que estava no ano passado. Torçamos, enfim, que ao menos em termos de obras, Porto Velho dê um salto nestes próximos 180 dias…

VEM MUITA SUJEIRA POR AÍ!

Que ninguém seja ingênuo a ponto de imaginar que teremos uma campanha de alto nível na disputa pelo Governo. Embora ainda sequer as candidaturas tenham sido postas, já há equipes tratando de buscar tudo o que possam usar contra seus possíveis adversários de outubro. Os sistemas de transparência, utilizados para que os órgãos públicos divulguem todas as informações que devem ser de conhecimento público, vêm sendo devassados por gente que já está trabalhando – e recebendo para isso – na busca de qualquer coisa errada que possa servir, na hora certa, para desacreditar os adversários que seus aliados terão pela frente. Como a coluna já teve acesso a algumas dessas questões – que são públicas – já  foi possível ter uma ideia do que vai vir por aí. Afora isso, o uso de Fake News, as mentiras, invenções, calúnias e difamações vão ser abundantes nesta próxima campanha, mesmo com a ameaça das autoridades de combaterem esses crimes com dureza. Preparemo-nos para ver, ler e ouvir muita sujeira!

QUEM MANDA MESMO NESTE BRASIL?

Pré candidato à Presidente pelo Solidariedade, depois de uma vida inteira na política dedicada aos partidos de esquerda e principalmente ao PC do B, o ex deputado e ex ministro Aldo Rebelo disse,  na Folha de São Paulo, que não se sabe hoje quem verdadeiramente manda no país. “No Brasil, o poder está pulverizado. Não sabemos mais quem manda no país: se um juiz de primeiro grau, um deputado líder no Congresso ou um ministro do Supremo, onde há 11 autoridades diferenciadas”. Foi mais longe. Afirmou que “o Presidente da República  precisa ser muito forte, ter capacidade e autoridade. É um paradoxo, mas o Brasil vai precisar de um Presidente forte, não autoritário, mas com autoridade. Quando olhamos para os Brics e podemos ter todas as divergências com o presidente dos EUA, mas, quando olhamos, há um chefe no Executivo. Na China, na Índia, na Rússia ou na França há autoridade”, comparou. Ele reafirma que no nosso país não se sabe exatamente quem é que decide. Claro que garante que, se for eleito, vai mandar sim! Não disse como, nessa baderna em que se transformaram algumas coisas neste Brasil de hoje, onde por exemplo o Supremo, guardião da Constituição, aceita mudanças que vão frontalmente contra ela. Mas isso  já é outro assunto…

VINTE POR CENTO BEBEM  E DIRIGEM

Muitas mudanças estão sendo programadas para o trânsito da Capital, incluindo a implantação de um sistema de vigilância por câmeras. Há necessidade sim de mais fiscalização e mais controle. Mas nada vai resolver ou amenizar o problema, se os motoristas continuarem cometendo as mesmas loucuras, os mesmos devaneios, as mesmas maluquices que se vê todos os dias. E nada adianta o esforço para conter os acidentes, feridos e mortos nas ruas, caso muitos condutores continuem, por exemplo, dirigindo depois de encher a cara de pinga. Na sexta à noite, por exemplo, em 108 carros abordados pela Operação Lei Seca, 23 motoristas foram flagrados pelo bafômetro. Todos tinham bebida, alguns mais, outros menos. Dezessete motoristas que se negaram a cumprir as exigências legais do teste, foram presos em flagrante e levados para a Delegacia. Ora, se com a dureza da lei, com as multas pesadas e, agora, com risco de prisão para quem participar de acidente após ter bebido, mesmo que não o tenha causado, nada disso amedronta os motoristas, o que vai mudar? No trânsito, se não se mudar a cabeça dos condutores de veículos, nada, absolutamente nada, vai mesmo funcionar!

SÃO 117 MILHÕES LIGADOS NA NET

Nas Universidades brasileiras, ela já existia desde meados da segunda parte dos anos 80. Mas foi apenas em 1995 que a Internet começou mesmo a funcionar no Brasil, inicialmente por um sistema de discagem. Foi num maio, apenas há 22 anos atrás, que o sistema que hoje não só faz parte da vida da grande maioria dos brasileiros, como de bilhões de terráqueos, começou mesmo a se desenvolver em nosso país. Hoje, o Brasil tem quase 117 milhões de usuários da internet, segundo números oficiais do IBGE. Os números se referem a um levantamento feito no final de 2016, ou seja, há mais de um ano e meio atrás, significando que podem estar desatualizados, em relação à realidade local. Os dados também confirmam tendências mundiais, como a onipresença dos celulares, como dispositivo preferido para acesso à rede, sendo citado por 94,6 por cento  dos entrevistados. Segundo o IBGE, 64,7 por cento  da população brasileira acima dos 10 anos de idade, com uma prevalência dos jovens adultos – 85 por cento de pessoas entre 18 e 24 anos – têm acesso à internet. Mulheres acessam mais à rede mundial do que homens: elas são 65,5 por cento e eles 63,8 por cento.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, de quem é a principal culpa pela má qualidade do serviço municipal de saúde, em Porto velho, que nunca esteve tão deficiente como agora?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondonCAP Especial da Independência | Sorteio já aconteceu

O sorteio deste domingo, 7/9, foi realizado e distribuiu R$ 250 mil no 4º prêmio, além de 3 prêmios de R$ 10 mil e 40 Giros da Sorte; veja como conferir.
L

Eclipse lunar total, a ‘Lua de Sangue’, ocorre neste domingo

O fenômeno do eclipse lunar total, popularmente conhecido como Lua de Sangue, acontece neste domingo (7)
L

Xenofobia no Parlamento veste terno e gravata

Recentemente, o vereador Mateus Batista, da cidade de Joinville (SC), proferiu declarações que ultrapassam todos os limites do aceitável em uma democracia.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte II

Solidão e lugar se entrelaçam: o silêncio funda pertenças, enraíza identidades e, no tempo lugar de Lívia de Oliveira, transforma o espaço em experiência vivida.
L

A solidão do lugar e o lugar das águas – Parte I

Estigmas e violações silenciam vozes ribeirinhas na Amazônia; modos de vida beiradeiros e saberes ancestrais exigem proteção e políticas públicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Renault Kwid 2026 revela versatilidade entre cidade e estrada

Modelo compacto mantém eficiência no consumo e traz melhorias em tecnologia e design
L

Nota de pesar: Herundina Bentes de Jesus

Despedida de Herundina Bentes de Jesus, matriarca querida e servidora do IBGE; velório hoje em Porto Velho e sepultamento amanhã no Jardim da Saudade.
L

Mercedes-AMG apresenta o GT2 Edition W16 com 830 cavalos de potência

Modelo exclusivo une engenharia GT e DNA da Fórmula 1 em edição limitada a 30 unidades
L

Giro News | Emival Barbosa detalha expansão, desafios e inovação no varejo elétrico em Rondônia

CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos relembra início em 1997, formação de equipe, pressão tecnológica no pós-pandemia e planos para e-commerce.
L

7 de Setembro: O Dia da Independência do Brasil em Perspectiva

Do Período Joanino ao Grito do Ipiranga, como o 7 de Setembro selou a Independência, abriu o Império e virou símbolo nas celebrações cívicas do Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli homenageia ex-deputado Assis Canuto em sessão no Senado

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) realizará uma sessão especial no Senado Federal para homenagear o ex-deputado e engenheiro agrônomo Assis Canuto
L
Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Publicidade

POLÍCIA

VÁRIOS GOLPES: Homem é morto a facadas após bebedeira em casa de amiga

Um homem identificado como José M. V., 30, foi morto a facadas neste domingo (07), na Rua Castelo Branco, distrito de Extrema em Porto Velho
18

Mulher esfaqueia motorista de app após discussão por falta de pagamento

Um motorista de aplicativo foi vítima de tentativa de homicídio no Gama, após ser esfaqueado no pescoço por uma passageira
16

Empresário que morreu em acidente com Porsche havia comprado veículo para uso comercial

Jonas S., de 45 anos, morreu em um acidente de trânsito em Carazinho (RS), duas horas após buscar o Porsche Cayman que havia adquirido para uso comercial em sua empresa esportiva
18

VIOLÊNCIA: Mulher leva corpo do marido morto com tiro na cabeça, até quartel da PM

A mulher disse que o casal estava chegando de carro em casa, quando escutou um barulhos de tiros, em seguida viu o marido caído baleado na cabeça, no entanto devido a escuridão não identificou quem fez os disparos
18

Motorista de aplicativo é indiciado por agredir passageira em Fortaleza

Um motorista de aplicativo de 35 anos foi indiciado pela polícia por agredir uma fisioterapeuta no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Risco de queimadas e clima seco permanece alto no interior do país

A Defesa Civil de São Paulo e o Inmet mantêm alertas para risco de queimadas e baixa umidade do ar no interior do país
L

BMW inicia produção do iX3 50 xDrive com tecnologias Neue Klasse

Modelo chega ao mercado com autonomia de até 800 quilômetros e foco em circularidade
L

Mercado pet de luxo cresce, mas exageros podem comprometer a saúde animal

Banhos frequentes, perfumes e acessórios estéticos levantam debate sobre impactos na saúde de cães e gatos
L

Da casa de taipa ao tapiri – poemas de uma grande marcha – II – Por Marquelino Santana

Da caatinga aos seringais, a migração nordestina ressignificou identidades e forjou o seringueiro, marcando a cultura da Amazônia brasileira.
L

Partidos de esquerda protestam contra anistia a golpistas no 7 de setembro

Manifestações de movimentos e partidos de esquerda foram realizadas no feriado da Independência em defesa da soberania nacional e contra a anistia a condenados por atos golpistas
L

Desfile de 7 de setembro em Rondônia reforça união e cidadania

O desfile cívico-militar, que acontece em diversos municípios de Rondônia, celebra a Independência do Brasil e os valores democráticos. O historiador Célio Leandro explica que o evento no estado reflete a forte influência militar e a importância da união familiar
L

Lula exalta soberania e critica “traidores da pátria” em pronunciamento de 7 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros em seu pronunciamento na véspera do Dia da Independência
L

Romance proibido derruba CEO da Nestlé: detalhes da investigação e dos envolvidos

A saída do CEO global da Nestlé, Laurent Freixe, foi motivada por uma investigação interna que confirmou um relacionamento amoroso com uma subordinada
L
Professora Jane Lúcia conta como a vocação nasceu em projetos comunitários, defende a escuta da criança na escola e alerta para a adultização precoce. Assista à entrevista.

Momento Empresarial | Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e proteção da criança

Professora Jane Lúcia fala de infância, docência e o desafio de proteger as crianças
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.