QUINTA-FEIRA, 24/07/2025

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA – A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira.

Publicado em 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

A cidade de Luisiana no Paraná, jamais imaginou que aquele menino, que veio ao mundo no dia 20 de junho de 1965 e que em sua infância e adolescência, trabalhou como “Boia Fria”; ao migrar para Rondônia em 1977, iria se transformar em líder comunitário e político, primeiro no Cone Sul, depois no estado como um todo.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Na realidade, tudo na vida de Daniel Pereira aconteceu por acaso, principalmente em se tratando da política partidária. Um dia ele foi abrir a escola onde trabalhava em Colorado do Oeste onde aconteceria uma reunião para se escolher um representante da cidade, para ser candidato a vereador, terminou sendo o escolhido. Daí pra frente, não mais parou de galgar posições, seja no movimento sindical ou político partidário. Inicialmente filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito vereador, deputado estadual além de ser um dos fundadores do SINTERO e de exercer a presidência do SINDSEF por duas vezes.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Foi eleito vice governador pelo PSB numa aliança com o PMDB em 2014, cujo governador foi Confúcio Moura. Hoje é o governador do estado de Rondônia.

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira. A história de Daniel Pereira é tão interessante que ficou difícil editar, pois cada relato, é uma emoção diferente.

Em conseqüência disso e para não deixar muita coisa de fora, resolvemos dividir a publicação em três edições: sábado (28), domingo (29) e terça feira (1º).

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Zk – Qual o estado que o senhor pretende gerar nesses nove meses?

Daniel Pereira – O grande papel do gestor seja lá em qual espaço que ele tiver, é motivar a equipe. As guerras são ganhas com soldados bem treinados e motivados. No nosso caso a gente tem que motivar os nossos servidores, nossos assessores diretos, mostrar pra eles que toda e qualquer atividade que eles realizem, por mais simples que seja, tem uma importância no conjunto e transmitir também esse sentimento, pra nossa população. Se a gente conseguir fazer isso, e o governador Confúcio Moura fez isso muito bem durante o período que ele foi governador. Espero ter habilidade para continuar fazendo isso, mexer com o estado emocional das pessoas. Mostrar que o estado de Rondônia é um estado pequeno em termos de população, porém, grande em termos de território, um estado que tem problemas, mais um estado que já construiu coisas fantásticas. Vamos ampliar o que de bom já fizemos e corrigir aquilo que ainda é problema.

Zk – Vamos falar sobre a pessoa do Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Nasci paranaense, num local que hoje ainda é difícil de chegar. Em dezembro de 73 meu pai comprou um sitiozinho numa cidade chamada Terra Boa e lá, em menos de um ano, o sitiozinho virou pó. O coitado pra poder sobreviver, teve que trabalhar de bóia fria e levava os filhos juntos. 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Passei uns três anos fazendo isso. O que era ser boia fria: Os caminhões passavam de manhã bem cedinho; você não sabia de quem era e desembarcava num local que não sabia onde era. Trabalhava o dia inteiro e no final recebia o salário, algumas vezes trabalhamos e não recebemos. Era uma situação muito difícil.

Zk – E a vinda para Rondônia

Daniel Pereira – Em 1977, meu pai resolveu vir pra Rondônia. Chegamos a Colorado que ainda era distrito de Vilhena, aliás, uma curiosidade: Chegamos a Rondônia no dia que Vilhena foi emancipada, 23 de novembro de 1977. Surgiu o município de Colorado, depois Cerejeiras e por fim Pimenteiras. Brinco que morei em quatro municípios sem sair do lugar.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Em 1986 passei há trabalhar 40 horas, eram duas escolas, eu morava no meio, era quatro quilômetros de um lado e quatro quilômetros do outro, isso quer dizer, que eu tinha o melhor preparo físico da família porque eu andava de bicicleta 16 quilômetros todo dia, pra dar aula.

Zk – Como surge a política partidária em sua vida?

Daniel Pereira – Em 1987 fui escolhido como pré candidato a vereador da minha comunidade, eu não era filiado a partido político nenhum. Depois que fui escolhido pela comunidade, foi que me filiei ao Partido os Trabalhadores – PT. Participei da campanha de 88 e fui eleito, de lá pra Ca, foram várias eleições.

Zk – E o Sindicalista entra nessa história, quando?

Daniel Pereira – Essa iniciativa de participar das coisas coletivas está muito intrínseca em mim. Desde criança na escola, já era escolhido para ser o líder de sala. Desde o Paraná nas primeiras séries que estudei e aqui em Rondônia não foi diferente, estudei dois anos em Colorado 77 a 79 e nesse período, fui líder de turma coisa que se repetiu nos demais cursos que fiz. O movimento sindical surgiu assim que me tornei professor. Ajudei não só o movimento sindical ligado aos professores, mas, a organizar o movimento sindical ligado ao setor rural. Por exemplo: o Sindicato Rural de Cerejeiras. Em Cerejeiras ajudei pelo menos meia dúzia de associações de moradores, ajudava a organizar os times de futebol elaborando o estatuto, fazendo a ata de fundação pra registro e tudo. Participei da Associação de Professores como filiado, depois me tornei dirigente, fui o último dirigente da Associação de Professores de Cerejeiras. 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Nesse intervalo, criamos o Sindicato dos Trabalhadores na Educação, não fui o ator principal. Os atores principais foram: Roberto Sobrinho, Linete Ruiz, Davi Nogueira, Delmario Santana e mais algumas pessoas. Na região Sul Colorado, Cerejeiras por ali, eu era a referencia, tanto que o SINTERO tem um manifesto de fundação, que é assinado por cinco pessoas e eu sou uma das cinco. Fui dirigente estadual do SINTERO em 93/94. Em 94 fui eleito deputado estadual e fiquei até 2002 na Assembléia e em 2005, me chamaram para participar de uma chapa do SINDSEF, já me chamaram pra ser candidato a presidente, não aceitei. “preciso conhecer a entidade”. Em 2007, me chamaram de novo e não podia, porque tinha terminado o curso de direito e queria passar na prova da OAB. Com a mudança do estatuto em 2010, fui eleito presidente do SINDSEF numa chapa de consenso para um mandato de três anos e fui reeleito para mais um mandato. Para evitar apego ao cargo, mudamos o estatuto permitindo só uma reeleição.

Zk – Como o governador Daniel Pereira está conseguindo conviver com o sindicalista Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Acho que tem muita coisa a ver! O sindicalista por natureza tem que ser negociador, permanentemente você tem situações de crise que você tem que administrar, seja relação com o empregado ou empregador, ou relação interna. O SINDSEF é um exemplo disso, quando eu assumi a presidência, não se conseguia realizar uma Assembléia que não terminasse em briga e em menos de um ano pacifiquei isso. Hoje o SINDSEF é um dos melhores do país em termo de estruturação e é também um dos melhores em participação. Em seis anos tivemos pouquíssimos problemas, acho que isso me ajudou a ter melhores condições de atuar aqui, uma observação: Quase tudo na vida você tem curso de formação, agora, você não tem curso de formação pra governador. Eu tive que aprender observando, ficando aqui durante três anos e três meses, acompanhando o governador Confúcio Moura em muitas agendas.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Totalmente diferente disso, é você ter que pegar e fazer, então o exercício do governo hoje, tá sendo um aprendizado. A coisa mais rica que já tive na vida, porque agora, eu dependo de mim. O resultado daquilo que eu trabalho, impacta toda a população do estado e isso é uma responsabilidade muito grande.

Zk – Recentemente o senhor fez um pronunciamento e disse que nos dias atuais, para contratar um professor, teria que dividir o salário de um professor do quadro efetivo com o novo contratado. Quer explicar melhor essa situação?

Daniel Pereira – O orçamento público é como se fosse uma grande pizza. Faz de conta que você foi com a família numa pizzaria e pediu a pizza gigante, se for só com a esposa fica a metade pra cada um, se levar os filhos, tem que dividir uma parcela com eles. Notou que a cada vez que você divide a pizza com mais gente, a fração vai ficando cada vez menor, então, a idéia é essa. O serviço público tem que ser repensado e eu não estou falando isso a partir da teoria do Daniel Pereira não, to falando a partir de teorias concretas de gestores públicos que fizeram isso no mundo afora. Exemplo: Rodolfo Juliane que foi o prefeito mais festejado de Nova Iorque um cara que pegou uma cidade extremamente violenta e a pacificou. A obra dele não foi só pacificar, ele cuidou da segurança, da saúde, da educação, cuidou da cidade, cuidou das pessoas e ele fez isso, reduzindo o quantitativo de pessoal.

Zk – Concluindo?

Daniel Pereira – Sou servidor público desde os 17 anos de idade, não dar mais pra nós que somos de categoria, ficarmos todo dia… A gente pede três coisas: melhores condições de trabalho, melhor salário e mais gente. Se você quiser melhor salário e melhor condição de trabalho, tem que fazer mais com menos… (continua amanhã).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Administração municipal reforça que não há contrato assinado ou fornecedor homologado; procedimento segue Lei de Licitações
L

Coluna social Marisa Linhares destaca movimentação em Cacoal com GWM, aniversários e viagens

Na coluna social Marisa Linhares, destaque para entrega de modelos eletrificados GWM na Mega Motors, aniversários de Linda Von Rondon e Márcio Ermenegildo, e férias de empresários em João Pessoa
L
Rapper Oruam é classificado como de "alta periculosidade" ao ser preso no Rio de Janeiro

Rapper Oruam é classificado como de “alta periculosidade” ao ser preso no Rio de Janeiro

Após se entregar à polícia, Oruam foi apontado como de “alta periculosidade” pelo sistema prisional do RJ; ele responde por sete crimes, incluindo tráfico e ameaça.
L
 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

Pelo Novo PAC, 505 creches e 1.000 veículos escolares serão entregues a cidades de todas as regiões; foco é ampliar acesso à educação básica.
L
França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a França fará o reconhecimento formal do Estado palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas, tornando-se a primeira grande potência ocidental a fazê-lo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho

O Falaê Podcast desta quinta-feira, dia 24, às 18h, recebe Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho.
L

Agenda News | Entrevista Andressa Fabiana – artista visual

Nesta quinta-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe Andressa Fabiana, artista visual à frente do Estúdio Lettere, para uma conversa inspiradora sobre a arte do lettering. O tema do programa será: “Palavras ganham forma, cor e sentimento com lettering.”
L
Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Previsão aponta precipitações leves entre 15 e 20 mm em Rondônia, enquanto Inmet alerta para baixa umidade do ar e riscos à saúde.
L
Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Boletim Infogripe revela queda geral nas hospitalizações por SRAG, mas mantém alerta para alta incidência entre crianças pequenas e idosos em algumas regiões.
L
agenda-news-grego-original-aquece-a-semana-com-happy-friday-feijuka-com-rock-e-especial-indie-e-emo

Agenda News: Grego Original aquece a semana com Happy Friday, Feijuka com Rock e Especial Indie e Emo

Música, sabor e nostalgia se encontram no Grego Original. Uma agenda repleta de rock, happy hour, feijoada e tributos que vão agitar Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Proposta reforça segurança pública com tecnologia de vigilância, botão de emergência e comunicação direta com a polícia
L
Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Deputada defende melhorias na infraestrutura do espaço cultural, um dos maiores símbolos do município
L
Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Recurso destinado por Jaime Bagattoli fortalece atendimento no abrigo infantil com novos equipamentos e veículo para deslocamento escolar e médico.
L
UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

Equipamento entregue em Ministro Andreazza reforça a atenção básica do SUS após articulação da deputada e solicitação da vereadora Jucileia Alves
L
Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Proposta quer ampliar o acesso à saúde respeitando culturas e direitos dos povos originários
L
Publicidade

POLÍCIA

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Acidente no cruzamento da Raimundo Cantuária com Mané Garrincha envolveu moto de aplicativo; vítima foi levada à UPA Leste.
12
Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça.
10
Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Colisão aconteceu no cruzamento da Dom Pedro II com Guanabara, em Porto Velho
14
Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

A vítima foi socorrida ao Unidade de Saúde na Zona Leste.
12

Homem é preso com garrucha após agredir esposa por ciúmes em Porto Velho

Vítima foi impedida de sair de casa e precisou pedir ajuda por mensagens; arma foi apreendida
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): CLINICA GEMELLI LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): LIMA BEZERRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE- LAPP
L
SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

O Serviço Geológico do Brasil e a Marinha do Brasil realizaram um monitoramento geodésico na Estação Fluviométrica de Itacoatiara, no Amazonas, para garantir a continuidade da coleta de dados do Rio Amazonas e apoiar ações preventivas na região.
L

Requerimento da Outorga: RONALDO RODRIGUES DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia Civil de Rondônia realiza operação em Espigão do Oeste com prisões por Homicídio e Tráfico

Polícia Civil de Rondônia realiza operação em Espigão do Oeste com prisões por Homicídio e Tráfico

A ação integrada da Polícia Civil e Militar resultou na prisão de cinco pessoas e no cumprimento de mandados de busca e prisão, focando na repressão ao tráfico e elucidação de um homicídio recente.
12
Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados

Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados

O programa Voa Brasil, iniciativa de inclusão na aviação, já garantiu cerca de 45 mil passagens aéreas de até R$ 200 para aposentados do INSS em seu primeiro ano de operação.
L
Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho iniciará evacuação preventiva

Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho iniciará evacuação preventiva

O município mineiro de Brumadinho tem dez famílias em área de autossalvamento da Barragem BA1, que foi reclassificada para Nível de Emergência 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM) como medida preventiva.
L
Polícia Civil recupera motocicletas roubadas no Acre e apreende menor em Extrema

Polícia Civil recupera motocicletas roubadas no Acre e apreende menor em Extrema

Duas motocicletas com registro de furto e roubo em Rio Branco, Acre, foram recuperadas pela Polícia Civil de Rondônia em Extrema, resultando na apreensão de um menor por receptação.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.