SÁBADO, 06/09/2025
Publicidade
SICRED

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA – A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira.

Publicado em 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

A cidade de Luisiana no Paraná, jamais imaginou que aquele menino, que veio ao mundo no dia 20 de junho de 1965 e que em sua infância e adolescência, trabalhou como “Boia Fria”; ao migrar para Rondônia em 1977, iria se transformar em líder comunitário e político, primeiro no Cone Sul, depois no estado como um todo.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Na realidade, tudo na vida de Daniel Pereira aconteceu por acaso, principalmente em se tratando da política partidária. Um dia ele foi abrir a escola onde trabalhava em Colorado do Oeste onde aconteceria uma reunião para se escolher um representante da cidade, para ser candidato a vereador, terminou sendo o escolhido. Daí pra frente, não mais parou de galgar posições, seja no movimento sindical ou político partidário. Inicialmente filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito vereador, deputado estadual além de ser um dos fundadores do SINTERO e de exercer a presidência do SINDSEF por duas vezes.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Foi eleito vice governador pelo PSB numa aliança com o PMDB em 2014, cujo governador foi Confúcio Moura. Hoje é o governador do estado de Rondônia.

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira. A história de Daniel Pereira é tão interessante que ficou difícil editar, pois cada relato, é uma emoção diferente.

Em conseqüência disso e para não deixar muita coisa de fora, resolvemos dividir a publicação em três edições: sábado (28), domingo (29) e terça feira (1º).

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Zk – Qual o estado que o senhor pretende gerar nesses nove meses?

Daniel Pereira – O grande papel do gestor seja lá em qual espaço que ele tiver, é motivar a equipe. As guerras são ganhas com soldados bem treinados e motivados. No nosso caso a gente tem que motivar os nossos servidores, nossos assessores diretos, mostrar pra eles que toda e qualquer atividade que eles realizem, por mais simples que seja, tem uma importância no conjunto e transmitir também esse sentimento, pra nossa população. Se a gente conseguir fazer isso, e o governador Confúcio Moura fez isso muito bem durante o período que ele foi governador. Espero ter habilidade para continuar fazendo isso, mexer com o estado emocional das pessoas. Mostrar que o estado de Rondônia é um estado pequeno em termos de população, porém, grande em termos de território, um estado que tem problemas, mais um estado que já construiu coisas fantásticas. Vamos ampliar o que de bom já fizemos e corrigir aquilo que ainda é problema.

Zk – Vamos falar sobre a pessoa do Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Nasci paranaense, num local que hoje ainda é difícil de chegar. Em dezembro de 73 meu pai comprou um sitiozinho numa cidade chamada Terra Boa e lá, em menos de um ano, o sitiozinho virou pó. O coitado pra poder sobreviver, teve que trabalhar de bóia fria e levava os filhos juntos. 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Passei uns três anos fazendo isso. O que era ser boia fria: Os caminhões passavam de manhã bem cedinho; você não sabia de quem era e desembarcava num local que não sabia onde era. Trabalhava o dia inteiro e no final recebia o salário, algumas vezes trabalhamos e não recebemos. Era uma situação muito difícil.

Zk – E a vinda para Rondônia

Daniel Pereira – Em 1977, meu pai resolveu vir pra Rondônia. Chegamos a Colorado que ainda era distrito de Vilhena, aliás, uma curiosidade: Chegamos a Rondônia no dia que Vilhena foi emancipada, 23 de novembro de 1977. Surgiu o município de Colorado, depois Cerejeiras e por fim Pimenteiras. Brinco que morei em quatro municípios sem sair do lugar.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Em 1986 passei há trabalhar 40 horas, eram duas escolas, eu morava no meio, era quatro quilômetros de um lado e quatro quilômetros do outro, isso quer dizer, que eu tinha o melhor preparo físico da família porque eu andava de bicicleta 16 quilômetros todo dia, pra dar aula.

Zk – Como surge a política partidária em sua vida?

Daniel Pereira – Em 1987 fui escolhido como pré candidato a vereador da minha comunidade, eu não era filiado a partido político nenhum. Depois que fui escolhido pela comunidade, foi que me filiei ao Partido os Trabalhadores – PT. Participei da campanha de 88 e fui eleito, de lá pra Ca, foram várias eleições.

Zk – E o Sindicalista entra nessa história, quando?

Daniel Pereira – Essa iniciativa de participar das coisas coletivas está muito intrínseca em mim. Desde criança na escola, já era escolhido para ser o líder de sala. Desde o Paraná nas primeiras séries que estudei e aqui em Rondônia não foi diferente, estudei dois anos em Colorado 77 a 79 e nesse período, fui líder de turma coisa que se repetiu nos demais cursos que fiz. O movimento sindical surgiu assim que me tornei professor. Ajudei não só o movimento sindical ligado aos professores, mas, a organizar o movimento sindical ligado ao setor rural. Por exemplo: o Sindicato Rural de Cerejeiras. Em Cerejeiras ajudei pelo menos meia dúzia de associações de moradores, ajudava a organizar os times de futebol elaborando o estatuto, fazendo a ata de fundação pra registro e tudo. Participei da Associação de Professores como filiado, depois me tornei dirigente, fui o último dirigente da Associação de Professores de Cerejeiras. 

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Nesse intervalo, criamos o Sindicato dos Trabalhadores na Educação, não fui o ator principal. Os atores principais foram: Roberto Sobrinho, Linete Ruiz, Davi Nogueira, Delmario Santana e mais algumas pessoas. Na região Sul Colorado, Cerejeiras por ali, eu era a referencia, tanto que o SINTERO tem um manifesto de fundação, que é assinado por cinco pessoas e eu sou uma das cinco. Fui dirigente estadual do SINTERO em 93/94. Em 94 fui eleito deputado estadual e fiquei até 2002 na Assembléia e em 2005, me chamaram para participar de uma chapa do SINDSEF, já me chamaram pra ser candidato a presidente, não aceitei. “preciso conhecer a entidade”. Em 2007, me chamaram de novo e não podia, porque tinha terminado o curso de direito e queria passar na prova da OAB. Com a mudança do estatuto em 2010, fui eleito presidente do SINDSEF numa chapa de consenso para um mandato de três anos e fui reeleito para mais um mandato. Para evitar apego ao cargo, mudamos o estatuto permitindo só uma reeleição.

Zk – Como o governador Daniel Pereira está conseguindo conviver com o sindicalista Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Acho que tem muita coisa a ver! O sindicalista por natureza tem que ser negociador, permanentemente você tem situações de crise que você tem que administrar, seja relação com o empregado ou empregador, ou relação interna. O SINDSEF é um exemplo disso, quando eu assumi a presidência, não se conseguia realizar uma Assembléia que não terminasse em briga e em menos de um ano pacifiquei isso. Hoje o SINDSEF é um dos melhores do país em termo de estruturação e é também um dos melhores em participação. Em seis anos tivemos pouquíssimos problemas, acho que isso me ajudou a ter melhores condições de atuar aqui, uma observação: Quase tudo na vida você tem curso de formação, agora, você não tem curso de formação pra governador. Eu tive que aprender observando, ficando aqui durante três anos e três meses, acompanhando o governador Confúcio Moura em muitas agendas.

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA - A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III - News Rondônia

Totalmente diferente disso, é você ter que pegar e fazer, então o exercício do governo hoje, tá sendo um aprendizado. A coisa mais rica que já tive na vida, porque agora, eu dependo de mim. O resultado daquilo que eu trabalho, impacta toda a população do estado e isso é uma responsabilidade muito grande.

Zk – Recentemente o senhor fez um pronunciamento e disse que nos dias atuais, para contratar um professor, teria que dividir o salário de um professor do quadro efetivo com o novo contratado. Quer explicar melhor essa situação?

Daniel Pereira – O orçamento público é como se fosse uma grande pizza. Faz de conta que você foi com a família numa pizzaria e pediu a pizza gigante, se for só com a esposa fica a metade pra cada um, se levar os filhos, tem que dividir uma parcela com eles. Notou que a cada vez que você divide a pizza com mais gente, a fração vai ficando cada vez menor, então, a idéia é essa. O serviço público tem que ser repensado e eu não estou falando isso a partir da teoria do Daniel Pereira não, to falando a partir de teorias concretas de gestores públicos que fizeram isso no mundo afora. Exemplo: Rodolfo Juliane que foi o prefeito mais festejado de Nova Iorque um cara que pegou uma cidade extremamente violenta e a pacificou. A obra dele não foi só pacificar, ele cuidou da segurança, da saúde, da educação, cuidou da cidade, cuidou das pessoas e ele fez isso, reduzindo o quantitativo de pessoal.

Zk – Concluindo?

Daniel Pereira – Sou servidor público desde os 17 anos de idade, não dar mais pra nós que somos de categoria, ficarmos todo dia… A gente pede três coisas: melhores condições de trabalho, melhor salário e mais gente. Se você quiser melhor salário e melhor condição de trabalho, tem que fazer mais com menos… (continua amanhã).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Múcio afirma que Forças Armadas vão acatar veredito do STF sobre golpe

Múcio afirma que Forças Armadas vão acatar veredito do STF sobre golpe

O ministro da Defesa, José Múcio, se manifestou sobre o julgamento que envolve o ex-presidente Bolsonaro e militares no STF. Segundo Múcio, a instituição respeita a Justiça e seu papel é servir ao país.
L
Marina Silva defende fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento

Marina Silva defende fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento

Em evento na Etiópia, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil pede que a transição energética seja feita de forma justa, considerando as limitações dos países mais pobres.
L
Governador Marcos Rocha destaca potencial de Rondônia durante participação na FICOMEX 2025 em Goiânia

Governador Marcos Rocha destaca potencial de Rondônia durante participação na FICOMEX 2025 em Goiânia

Um dos pontos altos do evento é a presença do estado de Rondônia, liderada pelo governador Marcos Rocha, que enfatizou a importância dos produtores rondonienses no cenário internacional.
L
Nova temporada do "Memória Musical" estreia com Margareth Menezes

Nova temporada do “Memória Musical” estreia com Margareth Menezes

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, é a convidada de estreia do “Memória Musical”, da Rádio Nacional. No programa, que vai ao ar neste domingo (7), ela compartilha as músicas que marcaram sua vida e carreira.
L
Segurança em desfile de 7 de Setembro terá reforço de órgãos do DF e governo federal

Segurança em desfile de 7 de Setembro terá reforço de órgãos do DF e governo federal

O Desfile da Independência, que acontece neste domingo, terá esquema especial de segurança devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento terá como tema a soberania brasileira e o desenvolvimento do país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Humorista Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho

Humorista Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho

O comediante, conhecido por seu humor polêmico e ácido, se apresenta na capital rondoniense no dia 19 de outubro com novo espetáculo de stand-up comedy.
L
Lotofácil da Independência sorteia prêmio recorde de R$ 220 milhões

Lotofácil da Independência sorteia prêmio recorde de R$ 220 milhões

Sorteio da Lotofácil da Independência pode pagar a maior quantia da modalidade neste sábado (6). As apostas podem ser realizadas até às 18h em todo o Brasil.
L
Novas regras do Gás do Povo mudam a forma de entrega de botijões

Novas regras do Gás do Povo mudam a forma de entrega de botijões

Programa que substitui o Vale Gás garante a distribuição gratuita para famílias de baixa renda e deve beneficiar até 15,5 milhões de lares.
L
Lula libera R$ 12 bilhões para renegociar dívidas de agricultores

Lula libera R$ 12 bilhões para renegociar dívidas de agricultores

Medida Provisória assinada pelo presidente visa apoiar pequenos e médios produtores afetados por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes.
L
Alerta de infectologistas sobre a persistência da Covid-19 no Brasil

Alerta de infectologistas sobre a persistência da Covid-19 no Brasil

Casos da doença continuam a ocorrer no país, atingindo principalmente crianças e idosos, conforme dados apresentados na Jornada Nacional de Imunizações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre grave acidente na Avenida 7 de Setembro

Motociclista sofre grave acidente na Avenida 7 de Setembro

Populares prestaram os primeiros socorros à vítima e acionaram a Polícia Militar
12
Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Porto Velho

Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Porto Velho

Charles M. R., de 33 anos, foi detido no bairro Caenágua com um revólver calibre .38. A prisão faz parte da Operação Força Total, que reforça o policiamento na capital rondoniense.
12
Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com reboque em Theobroma

Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com reboque em Theobroma

Vítima foi atingida por um reboque que se soltou de um veículo na Linha 602, zona rural de Theobroma. O motociclista foi transferido para Porto Velho devido à gravidade do seu estado de saúde.
16
Neto é preso por agredir casal de idosos em Rondônia

Neto é preso por agredir casal de idosos em Rondônia

A Polícia Militar prendeu o neto de um casal de idosos, suspeito de cometer uma agressão brutal em Jaru. O homem foi encontrado horas depois do crime, em uma casa de shows do município.
16
Homem fica ferido em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Homem fica ferido em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motoneta no bairro Olímpico deixa condutor ferido. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escolas estaduais se preparam para desfile cívico de 7 de Setembro em Porto Velho

Evento promovido pelo governo de Rondônia contará com 13 escolas estaduais e celebra história, cultura e civismo.
L
BNDES lança edital de R$ 6,3 milhões para restaurar a Floresta Amazônica

BNDES lança edital de R$ 6,3 milhões para restaurar a Floresta Amazônica

O edital Bacia do Rio Xingu 2, lançado no Dia da Amazônia, vai apoiar até seis projetos de recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de gerar emprego e renda para as comunidades locais.
L
Preconceito racial e renda baixa são barreiras para a conclusão do ensino básico

Preconceito racial e renda baixa são barreiras para a conclusão do ensino básico

Pesquisa da Fundação Roberto Marinho e do Itaú Educação e Trabalho aponta que racismo estrutural e necessidade de trabalhar por renda são os principais motivos para a evasão escolar, afetando principalmente a população negra.
L
Idoso é vítima de estelionato após ser abordado em agência bancária de Jaru

Idoso é vítima de estelionato após ser abordado em agência bancária de Jaru

Um aposentado registrou ocorrência de estelionato contra idoso depois de ser enganado por um falso funcionário de banco enquanto tentava fazer um empréstimo.
10
Presidente do Sebrae Nacional participa de reunião com conselheiros e colaboradores em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional participa de reunião com conselheiros e colaboradores em Rondônia

Solenidade reuniu dirigentes, conselheiros e colaboradores em Porto Velho e ressaltou a força do empreendedorismo rondoniense
L
Homem é preso após trocar bicicleta por drogas em Vilhena

Homem é preso após trocar bicicleta por drogas em Vilhena

O suspeito, que havia pedido a bicicleta emprestada à dona da casa onde morava, a trocou por entorpecentes em uma boca de fumo no bairro Embratel, em Vilhena.
10
Motorista foge da PRF e abandona carro com 40 kg de skunk em Vilhena

Motorista foge da PRF e abandona carro com 40 kg de skunk em Vilhena

Perseguição policial na BR-435 resultou na apreensão de quase 40 quilos de drogas e uma arma. O condutor do veículo, que fugiu a pé, ainda não foi identificado.
12
Acidente em Vilhena deixa construtor com fraturas após colisão

Acidente em Vilhena deixa construtor com fraturas após colisão

Um motociclista de 35 anos sofreu fratura exposta em Vilhena, após um acidente com um SUV, cuja causa teria sido falha no GPS do motorista. A vítima está internada, mas consciente.
16
Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena

Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena

O evento reúne obras de seis artistas rondonienses, com catálogo impresso e online disponível ao público, e segue até 12 de setembro na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena.
L
Motorista de Hilux foge depois de atropelar moto aplicativo com passageira no centro

Motorista de Hilux foge depois de atropelar moto aplicativo com passageira no centro

De acordo com testemunhas, a moto seguia na Jaci-Paraná sentido centro, quando uma caminhonete Hilux avançou a preferencial, atropelou as vítimas e depois o motorista fugiu sem prestar socorro.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.