DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

DE BOIA FRIA NO PARANÁ, A GOVERNADOR DE RONDÔNIA – A HISTÓRIA DE DANIEL PEREIRA – I-III

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira.

Publicado em 

A cidade de Luisiana no Paraná, jamais imaginou que aquele menino, que veio ao mundo no dia 20 de junho de 1965 e que em sua infância e adolescência, trabalhou como “Boia Fria”; ao migrar para Rondônia em 1977, iria se transformar em líder comunitário e político, primeiro no Cone Sul, depois no estado como um todo.

Na realidade, tudo na vida de Daniel Pereira aconteceu por acaso, principalmente em se tratando da política partidária. Um dia ele foi abrir a escola onde trabalhava em Colorado do Oeste onde aconteceria uma reunião para se escolher um representante da cidade, para ser candidato a vereador, terminou sendo o escolhido. Daí pra frente, não mais parou de galgar posições, seja no movimento sindical ou político partidário. Inicialmente filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito vereador, deputado estadual além de ser um dos fundadores do SINTERO e de exercer a presidência do SINDSEF por duas vezes.

Foi eleito vice governador pelo PSB numa aliança com o PMDB em 2014, cujo governador foi Confúcio Moura. Hoje é o governador do estado de Rondônia.

São histórias como essas, que vamos acompanhar a partir de hoje. A conversa aconteceu no dia 19 passado, no gabinete do governador no edifício Rio Pacaás Novo do Palácio Rio Madeira. A história de Daniel Pereira é tão interessante que ficou difícil editar, pois cada relato, é uma emoção diferente.

Em conseqüência disso e para não deixar muita coisa de fora, resolvemos dividir a publicação em três edições: sábado (28), domingo (29) e terça feira (1º).

Zk – Qual o estado que o senhor pretende gerar nesses nove meses?

Daniel Pereira – O grande papel do gestor seja lá em qual espaço que ele tiver, é motivar a equipe. As guerras são ganhas com soldados bem treinados e motivados. No nosso caso a gente tem que motivar os nossos servidores, nossos assessores diretos, mostrar pra eles que toda e qualquer atividade que eles realizem, por mais simples que seja, tem uma importância no conjunto e transmitir também esse sentimento, pra nossa população. Se a gente conseguir fazer isso, e o governador Confúcio Moura fez isso muito bem durante o período que ele foi governador. Espero ter habilidade para continuar fazendo isso, mexer com o estado emocional das pessoas. Mostrar que o estado de Rondônia é um estado pequeno em termos de população, porém, grande em termos de território, um estado que tem problemas, mais um estado que já construiu coisas fantásticas. Vamos ampliar o que de bom já fizemos e corrigir aquilo que ainda é problema.

Zk – Vamos falar sobre a pessoa do Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Nasci paranaense, num local que hoje ainda é difícil de chegar. Em dezembro de 73 meu pai comprou um sitiozinho numa cidade chamada Terra Boa e lá, em menos de um ano, o sitiozinho virou pó. O coitado pra poder sobreviver, teve que trabalhar de bóia fria e levava os filhos juntos. 

Passei uns três anos fazendo isso. O que era ser boia fria: Os caminhões passavam de manhã bem cedinho; você não sabia de quem era e desembarcava num local que não sabia onde era. Trabalhava o dia inteiro e no final recebia o salário, algumas vezes trabalhamos e não recebemos. Era uma situação muito difícil.

Zk – E a vinda para Rondônia

Daniel Pereira – Em 1977, meu pai resolveu vir pra Rondônia. Chegamos a Colorado que ainda era distrito de Vilhena, aliás, uma curiosidade: Chegamos a Rondônia no dia que Vilhena foi emancipada, 23 de novembro de 1977. Surgiu o município de Colorado, depois Cerejeiras e por fim Pimenteiras. Brinco que morei em quatro municípios sem sair do lugar.

Em 1986 passei há trabalhar 40 horas, eram duas escolas, eu morava no meio, era quatro quilômetros de um lado e quatro quilômetros do outro, isso quer dizer, que eu tinha o melhor preparo físico da família porque eu andava de bicicleta 16 quilômetros todo dia, pra dar aula.

Zk – Como surge a política partidária em sua vida?

Daniel Pereira – Em 1987 fui escolhido como pré candidato a vereador da minha comunidade, eu não era filiado a partido político nenhum. Depois que fui escolhido pela comunidade, foi que me filiei ao Partido os Trabalhadores – PT. Participei da campanha de 88 e fui eleito, de lá pra Ca, foram várias eleições.

Zk – E o Sindicalista entra nessa história, quando?

Daniel Pereira – Essa iniciativa de participar das coisas coletivas está muito intrínseca em mim. Desde criança na escola, já era escolhido para ser o líder de sala. Desde o Paraná nas primeiras séries que estudei e aqui em Rondônia não foi diferente, estudei dois anos em Colorado 77 a 79 e nesse período, fui líder de turma coisa que se repetiu nos demais cursos que fiz. O movimento sindical surgiu assim que me tornei professor. Ajudei não só o movimento sindical ligado aos professores, mas, a organizar o movimento sindical ligado ao setor rural. Por exemplo: o Sindicato Rural de Cerejeiras. Em Cerejeiras ajudei pelo menos meia dúzia de associações de moradores, ajudava a organizar os times de futebol elaborando o estatuto, fazendo a ata de fundação pra registro e tudo. Participei da Associação de Professores como filiado, depois me tornei dirigente, fui o último dirigente da Associação de Professores de Cerejeiras. 

Nesse intervalo, criamos o Sindicato dos Trabalhadores na Educação, não fui o ator principal. Os atores principais foram: Roberto Sobrinho, Linete Ruiz, Davi Nogueira, Delmario Santana e mais algumas pessoas. Na região Sul Colorado, Cerejeiras por ali, eu era a referencia, tanto que o SINTERO tem um manifesto de fundação, que é assinado por cinco pessoas e eu sou uma das cinco. Fui dirigente estadual do SINTERO em 93/94. Em 94 fui eleito deputado estadual e fiquei até 2002 na Assembléia e em 2005, me chamaram para participar de uma chapa do SINDSEF, já me chamaram pra ser candidato a presidente, não aceitei. “preciso conhecer a entidade”. Em 2007, me chamaram de novo e não podia, porque tinha terminado o curso de direito e queria passar na prova da OAB. Com a mudança do estatuto em 2010, fui eleito presidente do SINDSEF numa chapa de consenso para um mandato de três anos e fui reeleito para mais um mandato. Para evitar apego ao cargo, mudamos o estatuto permitindo só uma reeleição.

Zk – Como o governador Daniel Pereira está conseguindo conviver com o sindicalista Daniel Pereira?

Daniel Pereira – Acho que tem muita coisa a ver! O sindicalista por natureza tem que ser negociador, permanentemente você tem situações de crise que você tem que administrar, seja relação com o empregado ou empregador, ou relação interna. O SINDSEF é um exemplo disso, quando eu assumi a presidência, não se conseguia realizar uma Assembléia que não terminasse em briga e em menos de um ano pacifiquei isso. Hoje o SINDSEF é um dos melhores do país em termo de estruturação e é também um dos melhores em participação. Em seis anos tivemos pouquíssimos problemas, acho que isso me ajudou a ter melhores condições de atuar aqui, uma observação: Quase tudo na vida você tem curso de formação, agora, você não tem curso de formação pra governador. Eu tive que aprender observando, ficando aqui durante três anos e três meses, acompanhando o governador Confúcio Moura em muitas agendas.

Totalmente diferente disso, é você ter que pegar e fazer, então o exercício do governo hoje, tá sendo um aprendizado. A coisa mais rica que já tive na vida, porque agora, eu dependo de mim. O resultado daquilo que eu trabalho, impacta toda a população do estado e isso é uma responsabilidade muito grande.

Zk – Recentemente o senhor fez um pronunciamento e disse que nos dias atuais, para contratar um professor, teria que dividir o salário de um professor do quadro efetivo com o novo contratado. Quer explicar melhor essa situação?

Daniel Pereira – O orçamento público é como se fosse uma grande pizza. Faz de conta que você foi com a família numa pizzaria e pediu a pizza gigante, se for só com a esposa fica a metade pra cada um, se levar os filhos, tem que dividir uma parcela com eles. Notou que a cada vez que você divide a pizza com mais gente, a fração vai ficando cada vez menor, então, a idéia é essa. O serviço público tem que ser repensado e eu não estou falando isso a partir da teoria do Daniel Pereira não, to falando a partir de teorias concretas de gestores públicos que fizeram isso no mundo afora. Exemplo: Rodolfo Juliane que foi o prefeito mais festejado de Nova Iorque um cara que pegou uma cidade extremamente violenta e a pacificou. A obra dele não foi só pacificar, ele cuidou da segurança, da saúde, da educação, cuidou da cidade, cuidou das pessoas e ele fez isso, reduzindo o quantitativo de pessoal.

Zk – Concluindo?

Daniel Pereira – Sou servidor público desde os 17 anos de idade, não dar mais pra nós que somos de categoria, ficarmos todo dia… A gente pede três coisas: melhores condições de trabalho, melhor salário e mais gente. Se você quiser melhor salário e melhor condição de trabalho, tem que fazer mais com menos… (continua amanhã).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Artista teve carreira de 35 anos em Hollywood e marcou o cinema dos anos 1990.
L
AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Da Linha Eletrônica, em Cacoal, para o mundo: Colheita semi mecanizada do café robusta desperta interesse internacional

Produção rural próxima à Linha 21 ganha projeção fora do país após vídeo mostrar a realidade da lavoura, a produtividade e o trabalho de famílias e vizinhos, chamando a atenção de empresas do Vietnã e da China
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L

Momento Agro: Engenheiro Agrônomo Henrique da Agromotores no Sábado

Neste sábado, dia 13, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista especial com o engenheiro agrônomo Henrique, da Agromotores, abordando temas essenciais para quem vive e produz no campo, com foco em pastagens bem manejadas, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência produtiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas foi identificado após crime no bairro Nova Porto Velho. 
18
Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja ocorreu durante a madrugada na Avenida Calama. 
14
Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio ocorreu após nova briga entre vizinhos durante a madrugada. 
16
Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas tentou fugir da PM durante patrulhamento no bairro Escola de Polícia. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo supera rival egípcio no Catar e enfrentará o PSG na decisão. 
L
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Ação pioneira utiliza técnica sem inseticidas para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Procedimento é obrigatório para manutenção das vagas reservadas e ocorre em 224 municípios. 
L
Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido ocorreu durante patrulhamento na Avenida Jorge Teixeira.
14
Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Falecimento de Zilmar de Souza Reis ocorreu neste domingo em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.