QUARTA-FEIRA, 10/09/2025
Publicidade
SICRED

CAMPANHA PARA A DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELO IR IDEALIZADA PELO TJRO É ESTENDIDA À TODO PAÍS

Fortalecer o amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, permitindo o acesso à justiça e oferecendo melhor a prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos da Campanha Declare Seu Amor .

Publicado em 

CAMPANHA PARA A DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELO IR IDEALIZADA PELO TJRO É ESTENDIDA À TODO PAÍS - News Rondônia

Fortalecer o amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, permitindo o acesso à justiça e oferecendo melhor a prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos da Campanha Declare Seu Amor lançada pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia com a formalização de parceria com vários outros órgãos, associações e entidades de classe. A ação iniciada em Rondônia ganhou a adesão também dos tribunais e parceiros de vários Estados do país, tendo como um dos apoiadores a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

Durante todo o ano de expediente bancário o contribuinte pode destinar até 6% do valor do imposto de renda devido aos Fundos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, através de depósito direto, com lançamento na declaração de ajuste anual como “doação”, com dedução no imposto de renda. Para quem não fez dentro do ano exercício, há uma extensão até o último dia da entrega da Declaração de Ajuste Anual, quando é possível no final do preenchimento pelo modelo completo, proceder a “doação do ECA”, indicando o Fundo que o contribuinte quer que receba sua doação, mas num percentual de até 3%. 

CAMPANHA PARA A DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELO IR IDEALIZADA PELO TJRO É ESTENDIDA À TODO PAÍS - News Rondônia

A aplicação dos recursos é feita pelos Conselhos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizada por todos os órgãos de controle, parceiros da campanha, sendo eles: o Ministério Público, o Tribunal de Contas e pode ser feita ainda por toda a sociedade, uma vez que há transparência total para que a sociedade tenha acesso a todas as informações, disponibilizando dos dados quando for mais conveniente e em qualquer horário. Inclusive, o sistema não permite que a doação seja feita em espécie, somente pela adesão à campanha e destinação para abatimento do Imposto de Renda, justamente para proporcionar mais transparência a destinação desses recursos e ao mesmo tempo disponibilizar maior liberdade para que o contribuinte acompanhe a aplicação.

O programa foi apresentado pelo presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, na reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na ocasião o magistrado rondoniense endossou o apoio e requereu de todas as associações estaduais de magistrados a ampla divulgação da campanha. “Nos sentimos na obrigação, como representantes da Justiça, assegurar uma maneira de prestar justiça social às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que a união dos tribunais de justiça de todo país e outros órgãos como a Receita Federal e a sociedade civil organizada possam contribuir para o amparo desses futuros cidadãos e desta forma iniciar o trabalho de construção por um Brasil melhor e mais humano”, declara o presidente da Ameron.

A juíza da comarca de Ji-Paraná, Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro, que idealizou o projeto no qual a campanha está inserida, explica como surgiu a ideia de desenvolver essa ação. “Há um grande número de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e que não estão aptos à adoção como se imagina, mas permanecem anos ali, sem perspectivas concretas de reintegração familiar ou adoção, por falta de políticas públicas – programas e projetos que reestruturem as famílias originais ou que estimulem a adoção tardia”, explica a magistrada, que ainda complementa: “Referidos projetos podem ser custeados pelos Fundos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas em uma análise do volume de recursos que haviam sido destinados em 2016, cujo repasse se deu em julho de 2017, percebi que era praticamente inexistente perto do que poderia ser. E isso acontece, justamente, porque as pessoas não têm conhecimento que podem destinar parte do seu Imposto de Renda para esse fim específico. Chamou atenção também, a quantidade ínfima de fundos cadastrados na Receita Federal, as reclamações das entidades que eventualmente recebem essas verbas e da dificuldade de prestarem contas, pois entendem complexo o procedimento para leigos como eles”, finaliza.

A ideia original da campanha é que cada parceiro trabalhe com os seus membros e servidores, com a divulgação ao público que tivessem acesso aos sites, através da inclusão de banner da campanha que levasse ao site oficial, de forma que o projeto se popularize entre os contribuintes e beneficiários.

A campanha também tem recebido a adesão natural de alguns artistas como é o caso do cantor Alysson Castro e das atrizes Guilhermina Guinle, Thaila Ayala, Paolla Oliveira e Giovanna Antoneli. “Não havia planos para a adesão de artistas, até mesmo porque os cachês publicitários são altíssimos e não há verba para isso. A adesão de  foi espontânea, depois que eu apresentei o projeto a um grupo de amigos, que tinham contato com os artistas. Logo a adesão tomou conta e surpreendeu a todos”, comenta a magistrada que coordena as ações.

Declare seu Amor

O nome da campanha faz referência ao sentimento de amor fraternal capaz de transformar o mundo. O termo declaração está associado com a ação de comunicar à Receita Federal sobre os rendimentos anuais da Pessoa Física, ao mesmo tempo em que o termo pode ser empregado à manifestação de afeto. “Queríamos ligar todos os sentimentos bons dessa fase da vida que é a infância e a juventude, fase essa em que muitos serão atendidos pela campanha, com a declaração do Imposto de Renda. E assim, surgiu a proposta Declare Seu Amor, simplesmente perfeito e a aceitação foi unânime”, observa a juíza Ana Valéria.

A população pode obter mais informações sobre a campanha ao acessar o site www.declareseuamor.com, onde é possível também fazer o download da cartilha explicando todos os detalhes sobre a doação e as regras para aderir a campanha.

Fundo da Criança e do Adolescente

Os fundos da criança e do adolescente tem personalidade jurídica com CNPJ próprio e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar projetos que atuem na promoção, proteção e defesa dos direitos desses jovens. Quem decide a aplicação dos recursos arrecadados é o Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, sendo fiscalizado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado.

A campanha tem também o propósito de fazer parceria com mais entidades e com os órgãos da imprensa, afim de que repliquem a campanha junto à população. Além do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e a Delegacia da Receita Federal de Porto Velho, também estão engajados nessa ação o Ministério Público Estadual, Associação dos Membros do Ministério Público de Rondônia, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Prefeitura do Município de Ji-Paraná, Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, Prefeitura do Município de Porto Velho, Federação do Comércio de Rondônia, Fiero, Conselhos Estadual e Municipal Dos Direitos da Criança e ao Adolescente, Comissão Estadual Judiciária de Adoção e Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

Lançada nacionalmente no dia 06 de março de 2018, em cerimônia do Corregedor Nacional de Justiça Ministro João Otávio de Noronha no Superior Tribunal de Justiça, com parceiros representativos, como a Corregedoria Nacional de Justiça, Superior Tribunal do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Confederação Nacional do Comércio, Serviço e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), AMB, Ajufe, ANAMATRA, Sindicato dos auditores da Receita Federal, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dentre outros.

Com a entrega da Declaração de Ajuste Anual até dia 30 de abril, se encerra a primeira campanha, e o projeto passa para a fase seguinte em que os Conselhos Estaduais e Municipais e/ou Prefeituras serão incentivados a providenciarem a criação dos Fundos ou a sua organização, com fiscalização do Ministério Público, além da orientação aos Conselhos e entidades a serem atendidas, com o auxílio voluntário de contabilistas. Em setembro reabre o prazo para cadastramento dos Fundos na Receita Federal, de forma a estarem aptos a receber doações diretamente nas contas específicas com emissão de recibo para lançamento na declaração do ano seguinte.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

Luiz Fux contesta competência do STF em julgamento de Bolsonaro

O ministro abriu seu voto no quarto dia de julgamento do ex-presidente e de mais sete réus, questionando se a Corte deve julgar o caso.
L
Saiba como foram os dois votos pela condenação de Bolsonaro

Saiba como foram os dois votos pela condenação de Bolsonaro

O placar do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe está 2 a 0, com os votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
L
Gleisi Hoffman critica ameaça militar dos EUA contra o Brasil

Gleisi Hoffman critica ameaça militar dos EUA contra o Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, classificou como “totalmente inadmissível” a declaração da porta-voz da Casa Branca sobre o uso de “poder militar” contra o Brasil.
L
MPF pede suspensão de concurso da Marinha por desrespeito às cotas

MPF pede suspensão de concurso da Marinha por desrespeito às cotas

Ação civil pública do Ministério Público Federal foi ajuizada por fracionamento de vagas, o que prejudicou a reserva para candidatos negros e com deficiência.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões

O concurso 2.912 da Mega-Sena não teve ganhadores na faixa principal, e o prêmio para o próximo sorteio, na quinta-feira, é de R$ 55 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova crime de exercício ilegal da veterinária

Câmara aprova crime de exercício ilegal da veterinária

O Projeto de Lei (PL) 7323/2014 tipifica a prática ilegal da medicina veterinária, prevendo pena de até dois anos de prisão.
L
Câmara aprova PL para a compra de alimentos da merenda escolar

Câmara aprova PL para a compra de alimentos da merenda escolar

O Projeto de Lei (PL) 2205/2022 segue para a sanção presidencial após determinar maior prazo de validade para alimentos e elevar a compra da agricultura familiar.
L

Momento Empresarial | Entrevista com a Professora Jane Lúcia Souza – PARTE II

Na segunda parte da entrevista, a Professora Jane Lúcia Souza vai falar sobre sua carreira como formadora de professores da rede municipal de Porto Velho (SEMED), docente no ensino superior, palestrante e escritora de literatura infantojuvenil.
L
AO VIVO: acompanhe 2° dia de votação do julgamento de Bolsonaro

AO VIVO: acompanhe 2° dia de votação do julgamento de Bolsonaro

Ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votam nesta quarta-feira em julgamento de Bolsonaro sobre trama golpista.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L

POLÍTICA

Lula defende soberania brasileira na Amazônia e critica interferência

Lula defende soberania brasileira na Amazônia e critica interferência

Durante evento em Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não precisa que outros países se intrometam em seus assuntos de preservação ambiental.
L

“Circo montado”, dispara Chrisóstomo sobre voto de Moraes no julgamento de Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo critica voto do ministro Alexandre de Moraes no STF e chama julgamento de Bolsonaro e aliados de “farsa” e “perseguição política”.
L
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Comissão Geral de Saúde cobra soluções para filas de exames, atrasos no Heuro, precariedade do João Paulo II e falta de estrutura no atendimento
L
Associação Asprunh recebe caminhão graneleiro de R$ 700 mil da deputada Dra. Taíssa

Associação Asprunh recebe caminhão graneleiro de R$ 700 mil da deputada Dra. Taíssa

Emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Taíssa fortalece a agricultura familiar em Rondônia e garante melhores condições de trabalho no campo
L
Dra. Taíssa solicita ações de saúde especializada para comunidades indígenas em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita ações de saúde especializada para comunidades indígenas em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa prevê atendimento multiprofissional com respeito às especificidades culturais e promoção da saúde intercultural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto após sofrer infarto fulminante em Rondônia

Homem é encontrado morto após sofrer infarto fulminante em Rondônia

O artista Osvaldo Alves Pinto, que vivia na cidade há mais de 40 anos, foi encontrado morto em sua casa no bairro Jardim Eldorado.
18
Foragido tenta passar nome falso e acaba preso na zona sul

Foragido tenta passar nome falso e acaba preso na zona sul

O suspeito de início passou nome falso para tentar escapar, mas foi descoberto o verdadeiro e constatado um mandado de prisão. Segundo a PM, o indivíduo é integrante do CV, considerado perigoso.
10
Homem que caiu do pé de manga morre no hospital

Homem que caiu do pé de manga morre no hospital

Devido ter batido a cabeça no chão e perdido muito sangue, a vítima foi socorrida em estado grave ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e foi a óbito.
18
Acadêmico de Direito é vítima de roubo praticado por dupla na Rua da Beira

Acadêmico de Direito é vítima de roubo praticado por dupla na Rua da Beira

De acordo com informações, o jovem havia acabado de sair da faculdade onde estuda e seguia em direção à sua residência quando foi surpreendido por dois suspeitos em bicicletas.
14
Pedestre é atropelado por motociclista no centro de Porto Velho

Pedestre é atropelado por motociclista no centro de Porto Velho

O piloto não prestou socorro e fugiu do local imediatamente após o acidente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Licença Ambiental (LO): PODIUM AUTO POSTO LTDA

Licença de Operação.
L
Itamaraty repudia ameaça dos Estados Unidos contra a soberania

Itamaraty repudia ameaça dos Estados Unidos contra a soberania

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores condenou o uso de “poderio econômico e militar” mencionado pela porta-voz da Casa Branca em relação ao Brasil.
L
Ilhas brasileiras têm grande número de espécies exclusivas, diz estudo

Ilhas brasileiras têm grande número de espécies exclusivas, diz estudo

Pesquisa liderada por Hudson Pinheiro, da RECN, revela a presença de espécies endêmicas nas ilhas oceânicas do Brasil, com grande relevância mundial.
L
Investimento em merenda escolar dobra e beneficia 80 milhões de crianças

Investimento em merenda escolar dobra e beneficia 80 milhões de crianças

Relatório aponta que o financiamento global para a merenda escolar cresceu de US$ 43 bilhões para US$ 84 bilhões entre 2020 e 2024.
L
Alfabetização de adultos aumenta renda em até 16%, aponta pesquisa

Alfabetização de adultos aumenta renda em até 16%, aponta pesquisa

Estudo inédito do Ministério da Educação (MEC) e da Unesco revela impacto positivo da educação de jovens e adultos (EJA) na renda e no mercado de trabalho.
L
Justiça responsabiliza militares por desaparecimento na ditadura

Justiça responsabiliza militares por desaparecimento na ditadura

Dois ex-militares foram condenados por sequestro, tortura e desaparecimento forçado do ex-dirigente da ALN, Paulo de Tarso Celestino.
L
Embratur lança guia sobre igualdade racial para o turismo

Embratur lança guia sobre igualdade racial para o turismo

Lançado em Salvador, o documento define o afroturismo como um segmento que valoriza a cultura negra e promove a diversidade no setor.
L
Macron nomeia Sebastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

Macron nomeia Sebastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

A nomeação do aliado conservador, Sebastien Lecornu, contraria as expectativas de uma guinada à esquerda e busca dar continuidade à agenda de reformas.
L
Polônia abate drones russos em seu espaço aéreo pela primeira vez

Polônia abate drones russos em seu espaço aéreo pela primeira vez

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, ativou o Artigo 4 da OTAN após o incidente, classificando-o como uma “provocação em grande escala”.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.