DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

CAMPANHA PARA A DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELO IR IDEALIZADA PELO TJRO É ESTENDIDA À TODO PAÍS

Fortalecer o amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, permitindo o acesso à justiça e oferecendo melhor a prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos da Campanha Declare Seu Amor .

Publicado em 

Fortalecer o amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, permitindo o acesso à justiça e oferecendo melhor a prestação jurisdicional. Esse é um dos objetivos da Campanha Declare Seu Amor lançada pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia com a formalização de parceria com vários outros órgãos, associações e entidades de classe. A ação iniciada em Rondônia ganhou a adesão também dos tribunais e parceiros de vários Estados do país, tendo como um dos apoiadores a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

Durante todo o ano de expediente bancário o contribuinte pode destinar até 6% do valor do imposto de renda devido aos Fundos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, através de depósito direto, com lançamento na declaração de ajuste anual como “doação”, com dedução no imposto de renda. Para quem não fez dentro do ano exercício, há uma extensão até o último dia da entrega da Declaração de Ajuste Anual, quando é possível no final do preenchimento pelo modelo completo, proceder a “doação do ECA”, indicando o Fundo que o contribuinte quer que receba sua doação, mas num percentual de até 3%. 

A aplicação dos recursos é feita pelos Conselhos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizada por todos os órgãos de controle, parceiros da campanha, sendo eles: o Ministério Público, o Tribunal de Contas e pode ser feita ainda por toda a sociedade, uma vez que há transparência total para que a sociedade tenha acesso a todas as informações, disponibilizando dos dados quando for mais conveniente e em qualquer horário. Inclusive, o sistema não permite que a doação seja feita em espécie, somente pela adesão à campanha e destinação para abatimento do Imposto de Renda, justamente para proporcionar mais transparência a destinação desses recursos e ao mesmo tempo disponibilizar maior liberdade para que o contribuinte acompanhe a aplicação.

O programa foi apresentado pelo presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, na reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na ocasião o magistrado rondoniense endossou o apoio e requereu de todas as associações estaduais de magistrados a ampla divulgação da campanha. “Nos sentimos na obrigação, como representantes da Justiça, assegurar uma maneira de prestar justiça social às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que a união dos tribunais de justiça de todo país e outros órgãos como a Receita Federal e a sociedade civil organizada possam contribuir para o amparo desses futuros cidadãos e desta forma iniciar o trabalho de construção por um Brasil melhor e mais humano”, declara o presidente da Ameron.

A juíza da comarca de Ji-Paraná, Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro, que idealizou o projeto no qual a campanha está inserida, explica como surgiu a ideia de desenvolver essa ação. “Há um grande número de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e que não estão aptos à adoção como se imagina, mas permanecem anos ali, sem perspectivas concretas de reintegração familiar ou adoção, por falta de políticas públicas – programas e projetos que reestruturem as famílias originais ou que estimulem a adoção tardia”, explica a magistrada, que ainda complementa: “Referidos projetos podem ser custeados pelos Fundos Nacional, Distrital, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas em uma análise do volume de recursos que haviam sido destinados em 2016, cujo repasse se deu em julho de 2017, percebi que era praticamente inexistente perto do que poderia ser. E isso acontece, justamente, porque as pessoas não têm conhecimento que podem destinar parte do seu Imposto de Renda para esse fim específico. Chamou atenção também, a quantidade ínfima de fundos cadastrados na Receita Federal, as reclamações das entidades que eventualmente recebem essas verbas e da dificuldade de prestarem contas, pois entendem complexo o procedimento para leigos como eles”, finaliza.

A ideia original da campanha é que cada parceiro trabalhe com os seus membros e servidores, com a divulgação ao público que tivessem acesso aos sites, através da inclusão de banner da campanha que levasse ao site oficial, de forma que o projeto se popularize entre os contribuintes e beneficiários.

A campanha também tem recebido a adesão natural de alguns artistas como é o caso do cantor Alysson Castro e das atrizes Guilhermina Guinle, Thaila Ayala, Paolla Oliveira e Giovanna Antoneli. “Não havia planos para a adesão de artistas, até mesmo porque os cachês publicitários são altíssimos e não há verba para isso. A adesão de  foi espontânea, depois que eu apresentei o projeto a um grupo de amigos, que tinham contato com os artistas. Logo a adesão tomou conta e surpreendeu a todos”, comenta a magistrada que coordena as ações.

Declare seu Amor

O nome da campanha faz referência ao sentimento de amor fraternal capaz de transformar o mundo. O termo declaração está associado com a ação de comunicar à Receita Federal sobre os rendimentos anuais da Pessoa Física, ao mesmo tempo em que o termo pode ser empregado à manifestação de afeto. “Queríamos ligar todos os sentimentos bons dessa fase da vida que é a infância e a juventude, fase essa em que muitos serão atendidos pela campanha, com a declaração do Imposto de Renda. E assim, surgiu a proposta Declare Seu Amor, simplesmente perfeito e a aceitação foi unânime”, observa a juíza Ana Valéria.

A população pode obter mais informações sobre a campanha ao acessar o site www.declareseuamor.com, onde é possível também fazer o download da cartilha explicando todos os detalhes sobre a doação e as regras para aderir a campanha.

Fundo da Criança e do Adolescente

Os fundos da criança e do adolescente tem personalidade jurídica com CNPJ próprio e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar projetos que atuem na promoção, proteção e defesa dos direitos desses jovens. Quem decide a aplicação dos recursos arrecadados é o Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, sendo fiscalizado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado.

A campanha tem também o propósito de fazer parceria com mais entidades e com os órgãos da imprensa, afim de que repliquem a campanha junto à população. Além do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e a Delegacia da Receita Federal de Porto Velho, também estão engajados nessa ação o Ministério Público Estadual, Associação dos Membros do Ministério Público de Rondônia, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Prefeitura do Município de Ji-Paraná, Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, Prefeitura do Município de Porto Velho, Federação do Comércio de Rondônia, Fiero, Conselhos Estadual e Municipal Dos Direitos da Criança e ao Adolescente, Comissão Estadual Judiciária de Adoção e Defensoria Pública do Estado de Rondônia.

Lançada nacionalmente no dia 06 de março de 2018, em cerimônia do Corregedor Nacional de Justiça Ministro João Otávio de Noronha no Superior Tribunal de Justiça, com parceiros representativos, como a Corregedoria Nacional de Justiça, Superior Tribunal do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Confederação Nacional do Comércio, Serviço e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), AMB, Ajufe, ANAMATRA, Sindicato dos auditores da Receita Federal, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dentre outros.

Com a entrega da Declaração de Ajuste Anual até dia 30 de abril, se encerra a primeira campanha, e o projeto passa para a fase seguinte em que os Conselhos Estaduais e Municipais e/ou Prefeituras serão incentivados a providenciarem a criação dos Fundos ou a sua organização, com fiscalização do Ministério Público, além da orientação aos Conselhos e entidades a serem atendidas, com o auxílio voluntário de contabilistas. Em setembro reabre o prazo para cadastramento dos Fundos na Receita Federal, de forma a estarem aptos a receber doações diretamente nas contas específicas com emissão de recibo para lançamento na declaração do ano seguinte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Momento Agro: Engenheiro Agrônomo Henrique da Agromotores no Sábado

Neste sábado, dia 13, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista especial com o engenheiro agrônomo Henrique, da Agromotores, abordando temas essenciais para quem vive e produz no campo, com foco em pastagens bem manejadas, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência produtiva.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Parlamentar solicita informações detalhadas ao Governo sobre empresas de transporte por aplicativo e o cumprimento das exigências para concessão de isenção do IPVA.
L
Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ocorrência de roubo com desfecho inusitado foi registrada por câmera no bairro Igarapé, onde o assaltante retornou para devolver o pertence da vítima ao constatar que era apenas seu uniforme de trabalho, em um caso de ladrão devolve sacola.
14
PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.