SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

NÃO SEJA ÁGUA DE TSUNAMI: VOTE CONSCIENTE

No atual momento político o Partido do Trabalhadores (PT) não dispõe de um Plano B para substituir o líder petista e por mais que se esforcem os números não batem: 2 + 2 = 5. Assim fica mesmo muito difícil.

Publicado em 

Na atual conjuntura política – sem precedentes na história política do Brasil, quando o país tem carência de lideranças políticas, o eleitor fica no mato sem cachorro e se embala e se alvora,‘feito fogo em ventania’ – e toma a forma do improviso e segue o caminho que a água percorre no tsunami ou nas grandes enxurradas: busca o caminho da declividade, e às vezes sobe até ladeira, em turbilhão, sem medir consequências e sem saber onde vai chegar.

O voto em tsunami ou de cascata é uma história muito antiga e remonta as primeiras eleições realizadas no Brasil, durante todo o período republicano, tendo como exemplos mais recentes as seguintes eleições:

JÂNIO da Silva QUADROS – tendo como símbolo a VASSOURA e o jingle: “varre, varre, varre, varre, varre, varre/varre vassourinha/varre, varre a bandalheira/ que o povo já está cansado/de sofrer dessa maneira/Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado”. 

“O homem da vassoura vem aí”. O resultado todos conhecemos: com uma votação devastadora, daquelas de humilhar o adversário, e com sete meses à frente da presidência da República anunciou a sua renúncia – sendo interpretado por muitos como um gesto transloucado e de verdadeira insensatez e o anúncio soou com a justificativa de um elemento sobrenatural, ficando conhecido “como as forças ocultas” que  até hoje não foram explicadas.

Jânio Quadros foi substituído por seu vice-presidente, eleito em outra chapa, (quando a eleição se votava no presidente no vice-presidente, e o candidato Jânio Quadros não conseguiu eleger o seu vice), se eleito o vice-presidente JOÃO Belquior Marques GOULART assumiu  o poder e em seguida fora deposto pelo golpe militar de 31 de março, quando fora instalado o Regime Militar.

FERNANDO Affonso COLLOR de Mello – tendo como slogan “O CAÇADOR DE MARAJÁS” quando pregava e prometia acabar com os super-salários dos Marajás, nos três Poderes da República. Com uma performance de um jovem de classe A, bem criado, preparado e com um discurso eloquente e apoiado pela mídia eletrônica, em especial pelo Rede Globo de Rádio e de Televisão, Fernando Collor chegou ao segundo turno e ganhou as eleições do candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, entre denúncias e armações e etc. & tal. O final desta história nós todos acompanhamos. Após dois anos de mandato, todos assistimos ao desfecho macabro para a história do Brasil: após dois anos de mandato o presidente da República do Brasil foi deposto do cargo através de um processo de Impeachment, sob a acusação de corrupção ativa e passiva, sendo sucedido pelo seu vice-presidente eleito, Itamar Franco que completou o mandato.

DILMA Vana ROUSSEFF – tendo como consequência da política assistencialista e paternalista adotada pelo governo do Partido dos Trabalhadores, durante dois mandatos do ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, o povo entendeu que a política adotada pelo partido dos vermelhos deveria continuar quando aos olhos do eleitor “dar um peixe a um homem seria melhor do que ensinar-lhe a pesca”.

Veja onde o Brasil chegou: com uma política assistencialista sem planejamento, o país diminuiu o ritmo de produção, o PIB chegou a se tornar negativo, a inflação tomou proporções alarmantes, o desemprego colocou as massas em pés-de-guerra, com mais de 13 milhões de desempregados, tudo isto levou o Brasil a maior crise econômica dos últimos tempos. A gestão adotado pelo Partido dos Trabalhadores, ao seguir ideologias bolivarianas, alinhadas aos governos comunistas de Cuba, dos irmãos Fidel e Antônio Castro; da Venezuela, implementadas por Hugo Chávez e seguida, agora, por seu sucessor Nicolás Maduro e de tantos outros adeptos.

Visto nesta ótica do lucro fácil e rápido, sob a égide da corrupção, levaram o governo dos petistas a optar pela corrupção generalizada e endêmica, em todos os níveis da administração, como mecanismo para continuar no poder, “forever”, evidenciadas através dos Processos do MENSAÇÃO, com quarenta condenados e presos, (quando faltava apenas o Ali-BABÁ, sendo somente agora no dia 7 de abril), seguidos pelo PETROLÃO, incluindo a cúpula da empreiteiras, da classe política, com implicações em diversos níveis da pirâmide social, onde a certeza da impunidade induziu a indústria do lucro fácil e rápido e optaram pela corrupção.

O resultado deste descalabro e de desmando administrativo do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) todos nós sabemos de cor e salteado: o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff e a posse de seu vice-presidente Michel Temer que acabara de sobreviver a dois processos de Impeachment sendo salvo pelo gongo através de duas votações sucessivas pelo Plenário da Câmara dos Deputados – sendo acusado por “Crime de Responsabilidade e “Obstrução à Investigação” e por  “Corrupção Ativa e Corrupção Passiva”.

Por isso e muito mais é que se pode ter uma semelhança entre o Brasil e o animal doméstico de nome perua:  o país imita sem querer à cantiga da perua – que em todos os tempos sempre fora uma só: “é de pior-pior, é de pior-pior, a cantiga da perua é uma só”.

Tudo isto que estamos acabando de presenciar tem semelhança a um filme que já assistimos em outros períodos de carnavais: a preferência do eleitor para votar e reeleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, probabilidade ZERO, pois o ex-presidente Lula está cumprindo uma pena de 12 anos e um mês de prisão, nas dependências da Sede da Polícia Federal, na cidade de Curitiba, QG principal da Operação Laja-Jato sob a responsabilidade do Juiz Federal Sérgio Moro, no estado do Paraná.

No atual momento político o Partido do Trabalhadores (PT) não dispõe de um Plano B para substituir o líder petista e por mais que se esforcem os números não batem: 2 + 2 = 5. Assim fica mesmo muito difícil.

Os votos não são do Lula, agora serão diluídos entre os demais candidatos. Uns receberão uma fatia mais acentuada, tendo como exemplo os Partidos que tem candidatos com ideologias de esquerda e que tenham afinidade com o Partido dos Trabalhadores, como Marina Silva (REDE), Ciro Gomes (PDT), e outros com pouca densidade eleitoral. Não serão evidenciadas nenhuma enxurrada de votos para A ou para B, proveniente do ex-presidente Lula.

Se o ex-presidente Lula fosse, na verdade o candidato petista,hoje,acredita-se que a sucessão presidencial seria decidida já no primeiro turno – mas isto foi frustrado para os eleitores e aos ferrenhos defensores e seguidores do líder petista, com a definição da prisão em segunda instância, pelo STF, por 6 votos x 5, com o voto de Minerva da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia,  e com a consequente decretação da prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, após extinguir todos os Recursos de Declaração e outros pelo Juiz Federal Sérgio Moro.

O eleitores do Brasil temos que tomar toda precaução necessária para que erros anteriores sirvam de lição e para que não incorramos nos mesmos erros do passado.

Na hora H de sufragar o seu voto na Urna Eletrônica não se comporte como a ÁGUA DE ENXURRADA: vote com consciência, não venda o seu voto, procure saber a história do candidato, conheça bem a sua performance política e não vá no Conto do Paco. ‘Cachorro que muito late, não costuma morde’. O seu voto pode decidir o destino de toda a população.

Antônio De Almeida Sobrinho escreve semanalmente nos seguintes Portais e veículos de comunicação:

www.gentedeopinia.com.br
www.rondonoticias.com.br
www.newsrondonia.com.br
www.emrondonia.com.br

BLOGSPOT ESPINHA NA GARGANTA.
CANAL espinhanagarganta@gmail.com

Facebook Antônio de Almeida Sobrinho

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Congonhas confirma terceiro vazamento em mina nesta semana

Congonhas confirma terceiro vazamento em mina nesta semana

Incidente ocorreu na mina Casa de Pedra da CSN e atingiu o Rio Maranhão após falhas no sistema de drenagem interna serem detectadas pela fiscalização.
L

Amazonas: explosão em barco no rio Solimões deixa cinco feridos em estado grave

A explosão de dois barcos, na manhã desta quinta-feira (29), entre os municípios de Anori e Anamã, a cerca de 388 quilômetros de Manaus, no Amazonas, deixou cinco pessoas gravemente feridas.
L

Com apenas um voto contra, ALE-RO aprova perdão bilionário à Energisa e decisão gera indignação

Perdão bilionário à Energisa aprovado pela ALE-RO é duramente criticado por indigenista; apenas um deputado votou contra.
L
Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Concessionária informa que cumprirá liminar que suspende a cobrança do pedágio enquanto analisa medidas legais cabíveis.
L
Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Empresa foi autuada após vídeo mostrar cão abandonado em avenida movimentada de Porto Velho; caso será encaminhado ao MPRO e à PGM.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Eleonôra Yolanda Corbim Caúla

Trajetória marcada pela alegria, dedicação à família e forte atuação comunitária em Porto Velho, Eleonôra Caúla deixa um legado cultural, afetivo e histórico no bairro Caiari.
L
Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Novo boletim da Fiocruz aponta que o vírus da influenza A é o principal responsável pela alta de internações em estados como Amazonas e Acre.
L
Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Governo Federal busca aprovar medida que oferece recarga gratuita de botijões para 15 milhões de famílias vulneráveis na volta dos trabalhos.
L
Deputada Dra. Taíssa vistoria obras do estádio João Saldanha

Deputada Dra. Taíssa vistoria obras do estádio João Saldanha

Reforma recebe R$ 500 mil em emenda parlamentar e entra na fase de acabamento, com foco na nova cobertura e nos vestiários.
L
Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Com mais de R$560 mil destinados via emenda parlamentar, a fábrica beneficia o município, impulsionando a pavimentação urbana.
L
Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Tradicional torneio de futebol amador teve início no Campo do Rui Almeida e contará com investimento parlamentar para alcançar distritos e comunidades.
L
PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

Crime ocorreu no bairro Teixeirão e suspeitos seguem foragidos.
12
Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsa de valores renova recorde e supera 184 mil pontos

Bolsa de valores renova recorde e supera 184 mil pontos

O Ibovespa fechou em alta de 1,52% nesta quarta-feira, impulsionado pela manutenção dos juros nos EUA e pela sinalização de queda da Selic em março.
L
Governo vai entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Governo vai entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Até março, Ministério da Saúde somará 800 novos consultórios sobre rodas para atender populações em áreas remotas e vulneráveis de todo o país.
L
Setor produtivo critica manutenção da Selic em 15 por cento

Setor produtivo critica manutenção da Selic em 15 por cento

Indústria, construção civil e sindicatos afirmam que juros elevados travam o crescimento econômico e elevam o custo da dívida pública brasileira.
L
Venezuela anuncia criação de plano de defesa nacional

Venezuela anuncia criação de plano de defesa nacional

Presidente interina Delcy Rodríguez estabelece prazo de 100 dias para reestruturação militar após captura de Nicolás Maduro por forças americanas.
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.