SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

AMERON SORTEIA LIVRO SOBRE LEGISLAÇÃO PENAL COORDENADO POR MAGISTRADA RONDONIENSE

A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) realiza esse mês o sorteio de doisfascículos do livro pelas redes sociais da instituição.Os fascículos foram doados pela magistrada e adquiridos pela Ameron.

Publicado em 

Realizada entre os dias 15 e 17 de março em Brasília-DF, a segunda edição do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) contou com o lançamento do livro “Leis Penais Comentadas” escrito por diversos autores e coordenado pela juíza da comarca de Santa Luzia do Oeste, Larissa Pinho de Alencar Lima. A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) realiza esse mês o sorteio de doisfascículos do livro pelas redes sociais da instituição.Os fascículos foram doados pela magistrada e adquiridos pela Ameron.

Para participar do sorteio é necessário marcar três amigos nos comentários pelo Facebook, compartilhar o post em modo público e aguardar o resultado que será divulgado na página da Ameron na rede social. Serão sorteados três livros, um a cada semana pela rede social. Os seguidores da Ameron no Instagram também vão poder participar do sorteio, três fascículos serão sorteados nessa rede social e para participar basta apenas seguir a Ameron.No primeiromomento o sorteio acontece no Facebook e posteriormente será a vez dos seguidores do Instagram a serem contemplados. “Essa é uma forma de reconhecer os esforços dos magistrados engajados em aprimorar conhecimentos e que se dedicam a prestar a jurisdição com maestria tendo acesso as informações atualizadas sobre a legislação penal. Outra proposta é a de aproximar a sociedade das ações e assuntos que envolvem a magistratura de Rondônia, uma vez que temos juízes do Estado que contribuem com ideias e interpretações das leis no Fonajuc. Esse livro é resultante das proposições dos magistrados que participam desse fórum e fundamental para quem estuda o Direito”, afirma o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

O livro contempla comentários à Lei. 7960/89 que trata sobre a prisão temporária, a Lei 8.072/90 sobre crimes hediondos, a Lei 9.503/97 regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. A obra também dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Lei 11.343/06 sobre a criminalização de drogas, a Lei 12.850/13 sobre organização criminosa e crime organizado e traz ainda a Lei 13.260/16 sobre o terrorismo.

A juíza Larissa Pinho de Alencar Lima é vice-presidente do Fonajuc, acumulando também a função de diretora acadêmica do Fórum Nacional dos Juízes Criminais, e além de organizar a obra, a magistrada também contribuiu com a publicação ao escrever um capítulo para o livro que trata sobre a Lei Maria da Penha. “A ideia é disseminar o estudo e o aprofundamento das questões relacionadas às leis comentadas para toda comunidade jurídica. O diferencial é que os autores são juízes criminais que lidam diariamente com os temas escritos, fazendo com que o tema tenha uma profundidade teórica, mas sobretudo prática, auxiliando outros colegas Juízes criminais e toda comunidade jurídica como advogados, defensores públicos entre ouros”, explica a magistrada.

II Fonajuc

A magistratura rondoniense foi destaque na segunda edição do Fórum que contou com a participação de aproximadamente 250 magistrados de todo país. O Poder Judiciário de Rondônia foi representado pelos juízes Sérgio William Domingues Teixeira que coordenou o grupo de discussões acerca da prisão provisória e execução penal; Franklin Vieira dos Santos que abordou sobre as rotinas cartorárias e Roberta Cristina Garcia Macedo participando do grupo de estudos sobre audiências de custódia.

Aperfeiçoar a jurisdição criminal com sugestões e trocas de conhecimento, além de uniformizar procedimentos e disseminar boas práticas, essas são algumas das propostas do Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) que foi implantado no calendário de atividades do Judiciário de todo país no ano passado, tendo a primeira edição ocorrida em Florianópolis-SC. Desde então a juíza da comarca de Santa Luzia do Oeste Larissa Pinho Alencar de Lima tem coordenado toda a programação do evento.“Tem sido uma experiência valorosa que permite a integração e troca de experiência com Magistrados de todo Brasil, acrescentando diretamente na jurisdição.Por exemplo, foi realizada uma seleção para boas práticas e isso permitiu que os Juízes criminais de todo Brasil, estadual, federal e militar, apresentasse suas práticas, permitindo que outros juízes conhecessem, possibilitando a troca de experiência.Além do mais, o Fonajuc teve apoio de Ministros do STF e STJ que compareceram, dando um norte ao que se espera do novo sistema de justiça criminal.O apoio e a integração é nacional, envolvendo toda a Magistratura das mais diferentes áreas”, explica a vice-presidente do Fonajuc.

Ao final do evento, a direção do Fórum assinou um termo de cooperação técnica com países latino americanos e os de língua portuguesa, possibilitando a troca de experiência com juízes estrangeiros e o intercâmbio judicial proporcionando o aprimoramento do Juizado Criminal de todo o país.

Regulamento do Sorteio

1) Datas da promoção

– A data de início da promoção será dia 24 de abril de 2018;

– A data de encerramento do prazo para participação será dia 14 de maio de 2018 às 10h15;

– O primeiro livro será sorteado no dia 2 de maio de 2018, às 10h30; o segundo sorteio dia 8 de maio de 2018, às 10h30; e o terceiro sorteio dia 15 de maio, às 10h30;

2) O que fazer para participar? 

– Curtir a página e a publicação da promoção;

– Marcar três amigos nos comentários;

– Compartilhar a publicação da promoção (em modo público);

3) Sorteio

– O sorteio se dará pelo Sorteador (https://sorteador.com.br/) por escolha aleatória dos participantes que cumprirem o requisitos descritos no item 2);

– A Ameron enviará uma mensagem via Facebook ao vencedor e divulgará seu nome na página no dia do sorteio;

– O prêmio é individual e intransferível, e em hipótese alguma poderá ser trocado por outro produto / prêmio ou convertido em dinheiro;

– O sorteado receberá o prêmio pessoalmente na sede da Ameron, caso resida em Porto Velho, ou via Correios, caso resida em outro município;

4) Disposições gerais

– Os participantes autorizam a Ameron a fazer uso de seus nomes e imagem, sem qualquer ônus para divulgação desta promoção e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia;

– A Ameron não se responsabiliza por nenhuma falha técnica, problemas de acesso à internet, serviços prestados pelo Facebook ou qualquer outro caso fortuito ou de força maior que possam impedir a participação do usuário;

– A mera participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições revistos neste regulamento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Intercâmbio de conhecimentos aproximou comunidade indígena do funcionamento da usina e do processo de geração de energia limpa.
L
Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Representantes de empregados, empregadores e governo assinaram documento que defende salários dignos e adaptação às novas tecnologias globais.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L
Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Relatório aponta média de 12 mulheres vítimas de violência por dia no Brasil

Monitoramento em nove estados revela aumento de 9% nos casos em 2025; violência sexual contra menores cresceu mais de 56% no período.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Motociclista é baleado em tentativa de latrocínio no residencial Cristal da Calama

Vítima foi surpreendida por criminoso armado durante emboscada no bairro Planalto e conseguiu fugir mesmo ferida.
16
Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Princípio de incêndio assusta moradores na zona sul de Porto Velho

Curto-circuito em fiação elétrica provocou chamas próximas a residência no bairro Castanheiras; ninguém ficou ferido.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Histórias de produtoras rurais mostram protagonismo feminino no campo e reforçam a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Mulheres pioneiras ajudaram a construir a história de Porto Velho

Mulheres pioneiras ajudaram a construir a história de Porto Velho

Personagens femininas marcaram a educação, cultura, política e a organização social da capital rondoniense ao longo das décadas.
L
Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Venda de veículos cresce 8,6% em fevereiro, aponta Anfavea

Setor automotivo registra 185,2 mil emplacamentos no mês, mas produção do primeiro bimestre sofre impacto da queda nas exportações.
L
Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

Produção industrial brasileira registra alta de 1,8% em janeiro

O crescimento interrompe uma sequência de perdas no setor e marca o melhor desempenho mensal em mais de um ano, superando níveis pré-pandemia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.