SEGUNDA-FEIRA, 02/06/2025
Publicidade

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI – POR JEFRSON SARTORI

Estou muito feliz em uma determinada área da minha vida, frustrado em uma outra, e confuso noutra ainda.

Publicado em 

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

“Domingo, manhã de domingo, e eu preguiçosamente reclinado numa rede na chácara de uma tia. Choveu a noite, a terra e as árvores onde a rede está armada estão úmidas e para ser sincero, o tempo ainda está nublado. O vento leve e constante produz nas folhas das plantas um desajustado balé e ao tocar meu rosto sussurra ao meu ouvido que o tempo passa com ele. Este sentimento de fugacidade do tempo é reforçado pela cena que assisto agora: Trata-se de meu tio, sentado numa cadeira na área de sua casa simples, seus cabelos grisalhos pelo muito passar dos ventos, e uma serenidade quase sempre monossilábica. Brinca com uma de suas netas. O problema, meu amor, é que o contínuo movimento de vaivém de sua mão direita causado pelo Mal de Parkinson, denuncia que a ampulheta da vida dele contém pouca areia.

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

Estou muito feliz em uma determinada área da minha vida, frustrado em uma outra, e confuso noutra ainda. É curioso notar que não somos um bloco inteiro de sentimentos. Na verdade, temos sentimentos fracionados em áreas distintas, como acontecia nas disciplinas da escola. Eu por exemplo sempre estava feliz em Língua Portuguesa e Literatura, indiferente em Artes e Religião, tranquilo em História e Geografia, perdido e confuso em Biologia e Física, finalmente querendo suicídio em Matemática. Quando alguém me diz: ‘Estou feliz!’ Acredito que alguma área da vida dessa pessoa que ela valoriza muito, está sem nenhum problema, e que os problemas que a assolam estão em áreas de sua vida que não lhe causam preocupações maiores.

Lembrei, com afetuosa saudade e nostalgia, de algumas de nossas conversas. Em todas elas a tua beleza insistia em continuar a abrir caminho, o sorriso rútilo com o qual me abençoavas obrigava teus olhos refugiados em densas orbitas, a esmiuçarem-se, e as maçãs de teu rosto revigoravam a bela forma. Na alegria de nossas conversas, os assuntos sempre nasceram como tábuas de salvação a qual era possível se agarrar em meio a esse mar de (in)certezas. Eventualmente, você me perguntava uma coisa com os lábios e outra com os olhos e eu tomava rumo com respostas mais inverossímeis, que serviam de paraquedas.

Ah!, mas o perfeccionista que carrego dentro de mim me sopra que você é uma mulher rara, sabendo todas as coisas, já tendo lidado com gente de todos vícios, conhecendo muitas ideias. Por isso me encanto em estar a seu lado conversando. És de um seleto e raro grupo de mulheres que vejo como nobres. Nem me diga que essas meninas de hoje em dia serão ainda mais nobres. Não sei. Conheço algumas, são diferentes; oscilando entre inquietudes frívolas e melancolias vulgares. Começam a viver mais cedo, em todo o caso me dão a desconfiada impressão de que provam de tudo e não sabem de nada. É a mocidade com a pele fresca e os olhos limpos, que avança descuidosa, como aquela nuvem distraída e muito branca que vejo agora levada pelo vendo, e contente no azul, sem saber aonde vai…

Acabei saindo do tema no parágrafo anterior, peço desculpas, hoje as lembranças me fluem em jorros. Sempre há alguém por quem pensamos no fundo de nossos corações: ‘Como seria se tivéssemos ficado juntos?’Todos somos um cemitério de lembranças, não somos nós, é a vida quem as mata, mas carregamos seus cadáveres secos. Talvez seja isso que nos envelheça, o que dá uma contrariedade vazia a um momento de solidão, uma vaga tristeza ao dormir. 

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

Os idiotas conservam-se melhor fisicamente porque não são corroídos pela ansiedade existencial à qual as pessoas mais ou menos lúcidas se veem submetidas. Como aqueles pesadelos que a gente tem e no começo não parecem pesadelos, e passam a sê-lo precisamente quando pulam do limite da razão e da lógica e se tornam inquietantes. Eu mesmo sou muito inquietante, agora, nessa fase da minha vida parece que… Mas basta! Por que maldita inclinação hei eu de estar sempre a explicar meus desmanchos internos que a ninguém interessam? Voltemos!

Algumas vezes encontro sua lembrança nalguma parte da cidade. O brilho de seus cabelos ao sol,o cheiro de sua pele recém lavada me distraem. Por um instante deteve em mim seus compenetrados olhos. Aqueles olhos não me diziam que estavam com pena ou remorso, apenas me davam coragem; eram limpos, amigos e eram tal belos, eram fascinantes! Era a vida, a úmida luz da vida, a bela e ansiosa vida. Subitamente sinto viver um momento antigo, como se a vida tivesse voltado um instante –ouço meu nome e o bater a sola de sapatos na calçada ao meu lado. São lembranças carregadas de prazer e angústias. Doem-me. Paro um instante para deixar o momento antigo passar por meus ombros, levado pela brisa e ir embora. Muito bem observou Clarice Lispector: ‘A realidade é uma só, mas a gente gosta mesmo é de inventar várias.’

Deixemos esse assunto. Detesto falar de mim. Prefiro ser dono de meu silêncio por um misto de bom senso e covardia, para não expor uma versão edulcorada, dietética, digerível do que sou. Por isso, de certo modo, sou fugitivo de mim mesmo. O pior de ser fugitivo é ter deixado de sentir quem eu fui. Será que todos os fugitivos são maltratados por essa nostalgia do passado? O que importa dizer a meu respeito é que eu só queria que você soubesse que aquela alegria ainda está comigo, que minha ternura não ficou na estrada…

Sinto a sua falta, sempre que estamos longe penso em tantos assuntos importantes que ‘eu não posso deixar de falar em hipótese alguma’. Bem, sempre esqueço. Talvez sejam importantes apenas em minha mente, pode ser que se eu disser venha ser algo patético, como um quadro bobo pintado por Van Gogh apenas para pagar sua hospedagem em uma pequena pensão em Arles, interior da França. Nossas conversas jamais seguiram um curso linear. Tratávamos de tantos assuntos e mudávamos de assunto e opinião sem nenhuma ordem aparente.

Termino e releio essa carta sem estabelecer claramente nela um propósito. Há uma irregularidade de ideias sem nenhuma ordem no que escrevi aqui. Toda carta espera uma resposta.

Com amor,”

Termino de ler, dobro-a cuidadosamente nas cicatrizes que as dobras anteriores deixaram no papel, penso em incinerá-la. Pondero, cuido que uma carta que tenha sobrevivido a tantas mudanças mereça ser recompensada com a posteridade. Também penso que sua existência hoje não faz mais sentido (?!), e que não devo me ater assim a esse amontoado de papel com dobras simétricas e sentimentos assimétricos. Não sei, decido dormir, tomara que não tenha pesadelos.

Jefrson SartoriAbril, 2018

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia: junho já mostra o início de um período de chuvas escassas

Esta semana, o comunicado pontua a carestia no volume de chuvas, especialmente nos estados de Rondônia, Roraima, Acre, Amapá e o Tocantins.
L
Serviços na área urbana da RO-420, em Jacinópolis, avançam para receber nova pavimentação

Serviços na área urbana da RO-420, em Jacinópolis, avançam para receber nova pavimentação

Estamos trabalhando com planejamento e qualidade para garantir uma obra segura, duradoura e que realmente faça a diferença na vida dos moradores e produtores da região
L
Governo de RO promove leilão virtual de 527 veículos em bom estado; visitação dos lotes já está disponível

Governo de RO promove leilão virtual de 527 veículos em bom estado; visitação dos lotes já está disponível

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Comissão de Leilão responsável, por meio do whatsapp (69) 99207-9424.
L

Serviços de Assistência Social são ofertados pela Prefeitura no programa “TRT Comunidade”

Foram ofertados serviços como emissão de documentos, orientações e encaminhamentos para benefícios da assistência social
L

Rodadas de audiências públicas para ouvir a população começam nesta terça-feira (3) em iniciativa da Prefeitura

Primeiro encontro com a comunidade é voltado para a área social e acontece no Teatro Banzeiros, às 19h
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal abre 500 vagas em curso gratuito de qualificação para frentista e agente de portaria em Porto Velho

Para frentista, o aluno precisa ter 18 anos; já para o curso de agente de portaria, a idade mínima é de 16 anos
L

Txai Suruí marca presença em apoio a Marina Silva e contra o PL da devastação

Para Txai, “o momento é de intensa luta contra os desmontes que avançam em desfavor da proteção do meio ambiente, com foco na destruição e devastação da Amazônia”.
L

Leitura Finalizada: Como ser uma Anfitriã de Sucesso – O guia definitivo para receber com propósito

Descubra como transformar cada recepção em um momento especial com o e-book de Manu Recebe.
L

Dirigir no gelo em Minnesota: desafios, aprendizados e a beleza da estrada congelada

Uma jornada pelas estradas congeladas de Minnesota revela que, com cautela e respeito ao inverno, dirigir sobre o gelo pode ser tão desafiador quanto encantador.
L

ASTRO INDIE 2025: A festa alternativa mais esperada do ano vem com tudo em Porto Velho

Com 4 horas de open bar, line-up explosivo e experiências sensoriais, evento promete uma madrugada inesquecível para quem respira música e liberdade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Oportunidade: Energisa abre vagas para eletricistas de distribuição em Rondônia

Energisa tem vagas abertas para diversos municípios de RO

As inscrições estão disponíveis até o dia 02 de junho para os municípios de Cujubim, Alto Paraíso, Cacoal, Porto Velho e distrito de Jaci – Paraná.
L
TCU abre inscrições para concurso de técnico com 40 vagas e salário de R$ 15 mil; provas em agosto

TCU abre inscrições para concurso de técnico com 40 vagas e salário de R$ 15 mil; provas em agosto

Seleção oferece 40 vagas com remuneração de R$ 15,1 mil
L
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até abril, segundo IBGE, com estabilidade na comparação trimestral e queda anual

Índice recuou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano passado
L

Sine Municipal oferece 123 oportunidades de trabalho em Porto Velho

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina enaltece mais um sucesso da Rondônia Rural Show Internacional

Maior feira do agro da região Norte movimentou R$ 5,1 bilhões em negócios.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador recebe título de cidadão honorário pelas contribuições ao município de Ji-Paraná

A entrega da homenagem aconteceu na sexta-feira (30) durante a audiência itinerante da Câmara na 12ª Rondônia Rural Show.
L

Governador Ronaldo Caiado é recepcionado pelo presidente Alex Redano na 12ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Durante a recepção, Alex Redano destacou a relevância da presença de lideranças nacionais no evento.
L

Obra em chocolate presta homenagem aos produtores na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Representação artística une tradição e inovação no campo.
L

Eyder Brasil apoia reajuste salarial dos servidores da Emater em votação durante a Rondônia Rural Show

Deputado reforça compromisso com os trabalhadores que fazem o agro acontecer em Rondônia, mesmo sem as condições ideais
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga por causa de água em vila de apartamentos termina com dois esfaqueados em Porto Velho

Idoso de 88 anos é preso depois de tentar matar inquilina em vila de apartamentos

O idoso revoltado pegou um facão e desferiu um golpe que atingiu a mão da inquilina, que reagiu, tomou a arma e feriu o suspeito na cabeça.
14
Menor é apreendido após fuga alucinada e direção perigosa em via pública

Menor é apreendido após fuga alucinada e direção perigosa em via pública

A perseguição se estendeu pela Avenida Pernambuco, onde o infrator ultrapassou diversas vias preferenciais. Na sequência, ao avançar pela via Padre Chiquinho, ainda em alta velocidade e desrespeitando o tráfego.
14
Veículos colidem violentamente em cruzamento da Plácido com Marechal Rondon

Veículos colidem violentamente em cruzamento da Plácido com Marechal Rondon

Segundo informações apuradas, o Fiat Palio de cor branca descia pela Plácido de Castro em direção à Av. Dom Pedro I quando foi atingido lateralmente por uma Fiat Strada, que teria invadido a preferencial.
10
Homem é preso após confusão e disparos durante festa

Homem é preso após confusão e disparos durante festa

Do lado de fora, o homem passou a proferir ofensas e ameaças contra os policiais, alegando ter influência dentro da corporação.
12
Casal é preso com quase 1 Kg de maconha após denúncia

Casal é preso com quase 1 Kg de maconha após denúncia

A ação resultou na apreensão de aproximadamente um quilo de maconha, graças a uma denúncia anônima recebida via WhatsApp.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rodadas de Negócios da 12ª Rondônia Rural Show fortalecem investimentos e novas parcerias

Rodadas de Negócios da 12ª Rondônia Rural Show fortalecem investimentos e novas parcerias

A ação resultou na formalização de contratos e intenções de negócios em setores como agroindústria, tecnologia, turismo e serviços.
L

OURO PRETO: 18ª Copa dos Campeões de Judô movimenta mais de 350 atletas e define classificados ao Brasileiro

Com espírito de superação e alto nível técnico, evento estadual reuniu categorias de base e elite em disputas decisivas
L
Semana do Meio Ambiente é iniciada com a Pedalada pela Natureza em Alta Floresta d’Oeste

Semana do Meio Ambiente é iniciada com a Pedalada pela Natureza em Alta Floresta d’Oeste

Ainda de acordo com a especialista em Desenvolvimento Ambiental da Sedam, ao final do evento foram sorteados vários brindes e mais 7 bicicletas para os ciclistas inscritos.
L

Prefeitura de Porto Velho integra o principal laboratório de políticas públicas alimentares do Brasil

O encontro aconteceu em Barcarena, em Belém do Pará
L

Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente ocorre na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Abertura ocorreu com solenidade simbólica que destaca a preservação e o respeito ao patrimônio histórico
L

Iniciativa reforça atendimento da Atenção Primária na UBS Maurício Bustani, em Porto Velho

Objetivo é facilitar que usuários da área de abrangência tenham acesso aos serviços da Atenção Primária
L

Atividades do evento “É do Boto, seu Doutor?” são encerradas com palestra especial

Objetivo foi reforçar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na capital de Rondônia
L

Plataforma “Meu Exame On” garante mais dignidade, economia e rapidez aos moradores de Porto Velho

Mais de 260 mil exames já foram acessados pelo celular e a estimativa de economia em quatro anos é de R$ 27 milhões
L

Sema distribui mudas durante o 1º Encontro da Orquestra das Assembleias de Rondônia

Ação de educação ambiental no distrito de Jaci-Paraná promove a arborização e reforça compromisso com a sustentabilidade
L

Prefeitura de Porto Velho dá suporte à Operação Costa Leste da Polícia Militar

Ação também teve o caráter educativo, com orientação aos comerciantes
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.