QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI – POR JEFRSON SARTORI

Estou muito feliz em uma determinada área da minha vida, frustrado em uma outra, e confuso noutra ainda.

Publicado em 

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

“Domingo, manhã de domingo, e eu preguiçosamente reclinado numa rede na chácara de uma tia. Choveu a noite, a terra e as árvores onde a rede está armada estão úmidas e para ser sincero, o tempo ainda está nublado. O vento leve e constante produz nas folhas das plantas um desajustado balé e ao tocar meu rosto sussurra ao meu ouvido que o tempo passa com ele. Este sentimento de fugacidade do tempo é reforçado pela cena que assisto agora: Trata-se de meu tio, sentado numa cadeira na área de sua casa simples, seus cabelos grisalhos pelo muito passar dos ventos, e uma serenidade quase sempre monossilábica. Brinca com uma de suas netas. O problema, meu amor, é que o contínuo movimento de vaivém de sua mão direita causado pelo Mal de Parkinson, denuncia que a ampulheta da vida dele contém pouca areia.

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

Estou muito feliz em uma determinada área da minha vida, frustrado em uma outra, e confuso noutra ainda. É curioso notar que não somos um bloco inteiro de sentimentos. Na verdade, temos sentimentos fracionados em áreas distintas, como acontecia nas disciplinas da escola. Eu por exemplo sempre estava feliz em Língua Portuguesa e Literatura, indiferente em Artes e Religião, tranquilo em História e Geografia, perdido e confuso em Biologia e Física, finalmente querendo suicídio em Matemática. Quando alguém me diz: ‘Estou feliz!’ Acredito que alguma área da vida dessa pessoa que ela valoriza muito, está sem nenhum problema, e que os problemas que a assolam estão em áreas de sua vida que não lhe causam preocupações maiores.

Lembrei, com afetuosa saudade e nostalgia, de algumas de nossas conversas. Em todas elas a tua beleza insistia em continuar a abrir caminho, o sorriso rútilo com o qual me abençoavas obrigava teus olhos refugiados em densas orbitas, a esmiuçarem-se, e as maçãs de teu rosto revigoravam a bela forma. Na alegria de nossas conversas, os assuntos sempre nasceram como tábuas de salvação a qual era possível se agarrar em meio a esse mar de (in)certezas. Eventualmente, você me perguntava uma coisa com os lábios e outra com os olhos e eu tomava rumo com respostas mais inverossímeis, que serviam de paraquedas.

Ah!, mas o perfeccionista que carrego dentro de mim me sopra que você é uma mulher rara, sabendo todas as coisas, já tendo lidado com gente de todos vícios, conhecendo muitas ideias. Por isso me encanto em estar a seu lado conversando. És de um seleto e raro grupo de mulheres que vejo como nobres. Nem me diga que essas meninas de hoje em dia serão ainda mais nobres. Não sei. Conheço algumas, são diferentes; oscilando entre inquietudes frívolas e melancolias vulgares. Começam a viver mais cedo, em todo o caso me dão a desconfiada impressão de que provam de tudo e não sabem de nada. É a mocidade com a pele fresca e os olhos limpos, que avança descuidosa, como aquela nuvem distraída e muito branca que vejo agora levada pelo vendo, e contente no azul, sem saber aonde vai…

Acabei saindo do tema no parágrafo anterior, peço desculpas, hoje as lembranças me fluem em jorros. Sempre há alguém por quem pensamos no fundo de nossos corações: ‘Como seria se tivéssemos ficado juntos?’Todos somos um cemitério de lembranças, não somos nós, é a vida quem as mata, mas carregamos seus cadáveres secos. Talvez seja isso que nos envelheça, o que dá uma contrariedade vazia a um momento de solidão, uma vaga tristeza ao dormir. 

A CARTA QUE NUNCA ENVIEI - POR JEFRSON SARTORI - News Rondônia

Os idiotas conservam-se melhor fisicamente porque não são corroídos pela ansiedade existencial à qual as pessoas mais ou menos lúcidas se veem submetidas. Como aqueles pesadelos que a gente tem e no começo não parecem pesadelos, e passam a sê-lo precisamente quando pulam do limite da razão e da lógica e se tornam inquietantes. Eu mesmo sou muito inquietante, agora, nessa fase da minha vida parece que… Mas basta! Por que maldita inclinação hei eu de estar sempre a explicar meus desmanchos internos que a ninguém interessam? Voltemos!

Algumas vezes encontro sua lembrança nalguma parte da cidade. O brilho de seus cabelos ao sol,o cheiro de sua pele recém lavada me distraem. Por um instante deteve em mim seus compenetrados olhos. Aqueles olhos não me diziam que estavam com pena ou remorso, apenas me davam coragem; eram limpos, amigos e eram tal belos, eram fascinantes! Era a vida, a úmida luz da vida, a bela e ansiosa vida. Subitamente sinto viver um momento antigo, como se a vida tivesse voltado um instante –ouço meu nome e o bater a sola de sapatos na calçada ao meu lado. São lembranças carregadas de prazer e angústias. Doem-me. Paro um instante para deixar o momento antigo passar por meus ombros, levado pela brisa e ir embora. Muito bem observou Clarice Lispector: ‘A realidade é uma só, mas a gente gosta mesmo é de inventar várias.’

Deixemos esse assunto. Detesto falar de mim. Prefiro ser dono de meu silêncio por um misto de bom senso e covardia, para não expor uma versão edulcorada, dietética, digerível do que sou. Por isso, de certo modo, sou fugitivo de mim mesmo. O pior de ser fugitivo é ter deixado de sentir quem eu fui. Será que todos os fugitivos são maltratados por essa nostalgia do passado? O que importa dizer a meu respeito é que eu só queria que você soubesse que aquela alegria ainda está comigo, que minha ternura não ficou na estrada…

Sinto a sua falta, sempre que estamos longe penso em tantos assuntos importantes que ‘eu não posso deixar de falar em hipótese alguma’. Bem, sempre esqueço. Talvez sejam importantes apenas em minha mente, pode ser que se eu disser venha ser algo patético, como um quadro bobo pintado por Van Gogh apenas para pagar sua hospedagem em uma pequena pensão em Arles, interior da França. Nossas conversas jamais seguiram um curso linear. Tratávamos de tantos assuntos e mudávamos de assunto e opinião sem nenhuma ordem aparente.

Termino e releio essa carta sem estabelecer claramente nela um propósito. Há uma irregularidade de ideias sem nenhuma ordem no que escrevi aqui. Toda carta espera uma resposta.

Com amor,”

Termino de ler, dobro-a cuidadosamente nas cicatrizes que as dobras anteriores deixaram no papel, penso em incinerá-la. Pondero, cuido que uma carta que tenha sobrevivido a tantas mudanças mereça ser recompensada com a posteridade. Também penso que sua existência hoje não faz mais sentido (?!), e que não devo me ater assim a esse amontoado de papel com dobras simétricas e sentimentos assimétricos. Não sei, decido dormir, tomara que não tenha pesadelos.

Jefrson SartoriAbril, 2018

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab é homenageada pelos 35 anos em sessão solene no Congresso Nacional

O evento reuniu parlamentares, representantes do governo federal, dirigentes da estatal, movimentos sociais e organizações internacionais.
L
Missões Empresariais Sebrae em Rondônia: Festival APAS Show 2025 promete transformar o varejo com inovação

Missões Empresariais Sebrae em Rondônia: Festival APAS Show 2025 promete transformar o varejo com inovação

Evento aposta em tecnologia, networking e tendências para revolucionar o setor supermercadista
L
Afya Open Day Enfermagem oferece experiência imersiva com especialista em primeiros socorros

Afya Open Day Enfermagem oferece experiência imersiva com especialista em primeiros socorros

Evento gratuito no Centro Universitário São Lucas, em Ji-Paraná, terá minicurso com o Dr. Maico Calisto e visitas guiadas à infraestrutura acadêmica da instituição
L

Flávia Heloísa, Miss Rondônia Teen Pré, disputará o título nacional em Curitiba

Jovem de Ariquemes representará Rondônia no Miss Brasil Pré Teen 2025, que acontece entre os dias 16 e 21 de maio, na capital paranaense
L
STJ decide que companhias aéreas podem recusar transporte de animais de suporte emocional sem legislação específica

STJ decide que companhias aéreas podem recusar transporte de animais de suporte emocional sem legislação específica

A decisão foi unânime na Quarta Turma do tribunal, que entendeu que, na ausência de regulamentação federal, prevalecem os critérios estabelecidos pelas próprias empresas.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida | Entrevista dois convidados especiaisLeandro Löw e Marcus Rivoiro

A estreia do programa Fonte de Vida acontece nesta quarta-feira, dia 14, às 17h, com uma entrevista especial reunindo dois nomes de destaque no meio jurídico.
L

Giro News | Entrevista Vinícius Miguel – sec. de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – PVH

Nesta quarta-feira, dia 14, às 16h, o Giro News recebe Vinícius Miguel, atual secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho. Em pauta, os principais desafios ambientais da capital, as ações em andamento para preservar os recursos naturais e os planos para tornar Porto Velho uma cidade mais verde e sustentável.
L
Milei implementa medidas rigorosas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

Milei implementa medidas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

As medidas incluem a cobrança de serviços públicos de saúde para residentes temporários, transitórios e em situação irregular, além da exigência de seguro médico para turistas.
L
Rico Melquiades demonstra como funciona o 'Jogo do Tigrinho' na CPI das Bets

Rico Melquiades demonstra como funciona o ‘Jogo do Tigrinho’ na CPI das Bets

Durante a sessão, o influenciador realizou algumas apostas e relatou ter perdido em uma das rodadas, mas vencido em outras. Em seguida, recusou-se a fazer uma nova tentativa, alegando não querer incentivar o público presente a apostar.
L

Lula questiona Ancelotti na Seleção e gera reação na Europa

Declarações do presidente sobre técnico estrangeiro e atletas fora do país despertam debate sobre identidade do futebol brasileiro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa dá parecer favorável a projeto que regula carga horária e plantões na saúde

Nova legislação padroniza jornadas, sobreavisos e interjornadas, evitando decisões arbitrárias por parte dos gestores.
L

Dra. Taíssa solicita medidas urgentes diante de falhas na emissão de RGs em Rondônia

Parlamentar relata demora e baixa oferta de vagas para emissão de RG, especialmente na região de Guajará-Mirim.
L

Ieda Chaves destina R$ 1 milhão para reforçar investimentos na saúde de Porto Velho

Recurso será aplicado na compra de insumos básicos e de medicamentos.
L

Deputada Cláudia de Jesus e ALE-RO aprovam alterações no PCCR da saúde

Nova lei valoriza servidores da Sesau, flexibiliza jornadas, revoga regras obsoletas e atende reivindicação dos movimentos sociais.
L

Gabinete Itinerante do deputado Eyder Brasil oferece serviços gratuitos à população neste sábado

Primeira edição acontece na Praça do Ecoparque Piracucu, a partir das 9h, com atendimentos médicos, jurídicos, odontológicos e sociais
L
Publicidade

POLÍCIA

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

No decorrer das diligências, foram inutilizadas 25 dragas, maquinários de garimpo, apreendidos mercúrio, arma de fogo e aparelhos telefônico
10
PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

A ação resultou em 44 prisões em flagrante por posse de material contendo pornografia infantil.
10
PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): OSMAR FERNANDO LEÃO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº. 158847
L

Parlamentares são convidados para comemoração do centenário da Igreja Particular de Porto Velho

A celebração será realizada no domingo, 13 de julho de 2025, às 17h30, com uma Missa Solene na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital.
L
Receita Federal lança painel interativo para acompanhamento de R$ 414 bilhões em benefícios fiscais concedidos a empresas

Receita Federal lança painel interativo para acompanhamento de R$ 414 bilhões em benefícios fiscais concedidos a empresas

Números se baseiam em declaração instituída no ano passado
L

Conab divulga nesta quinta-feira o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025

O anúncio será transmitido pelo canal da Companhia no YouTube, a partir das 9h, e trará dados sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas de grãos do país.
L
Prefeitura de Jaru inicia emissão da carteirinha da Pessoa com Fibromialgia, que garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados

Prefeitura de Jaru inicia emissão da carteirinha da Pessoa com Fibromialgia, que garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados

A emissão é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes.
L
Integrante do MPRO recebe Título de Cidadã Honorária de Porto Velho e tem sua atuação destacada por colegas

Integrante do MPRO recebe Título de Cidadã Honorária de Porto Velho e tem sua atuação destacada por colegas

Integrante do MPRO recebe Título de Cidadã Honorária de Porto Velho.
L
Novo espaço de cafeteria no Sicredi terá aluguel revertido para apoio a crianças com autismo

Novo espaço de cafeteria no Sicredi terá aluguel revertido para apoio a crianças com autismo

Valor será doado mensalmente à AMA-RO, entidade que presta assistência a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Rondônia
L

TRT-14 inicia quitação de precatório histórico para mais de 1.500 servidores municipais de Porto Velho

Com mais de 50 volumes físicos, processo é um dos mais antigos do TRT-14 e mobilizou esforços técnicos até o início da liberação dos valores.
L
Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

Saiba os riscos de empinar pipas perto da rede elétrica

Ao observar itens enroscados em cabos elétricos, jamais tente remover por conta própria.
L
MPRO participa de reuniões do CNPG em Brasília sobre eleições para o CNMP e temas institucionais

MPRO participa de reuniões do CNPG em Brasília sobre eleições para o CNMP e temas institucionais

Pela manhã, às 9h, ocorreu a 2ª Reunião Extraordinária, com foco na escolha de três nomes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Logo em seguida, às 10h, teve início a 4ª Reunião Ordinária, com debates sobre inovação, gestão e temas relevantes para os Ministérios Públicos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.