SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

ENTRE CEM CIDADES, PORTO VELHO É A PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO, ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS?

Parece que a população porto velhense se acomodou e aceita, passivamente, essas coisas absurdas que fazem conosco.

Publicado em 

ENTRE CEM CIDADES, PORTO VELHO É A PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO, ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS? - News Rondônia

ENTRE CEM CIDADES, PORTO VELHO É A PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO, ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS? - News Rondônia

Porto Velho é considerada a pior Capital do país em relação ao sistema de esgoto e estamos em centésimo lugar, entre 100 cidades do nosso tamanho, que foram pesquisadas. Uai, qual a novidade? Queríamos o que? Sem investir nada, sem tocar em frente as obras previstas de recolhimento e tratamento do esgoto, alguém imaginou que, por algum milagre, ao menos nas estatísticas, teríamos melhorado, mesmo não se tendo feito nada nesse sentido? Como sempre, é aquele história: comete-se sempre os mesmos erros, mas esperando resultados diferentes, no final. Não é de enlouquecer? A verdade é que há quase uma década atrás, o governo federal começou a liberar dinheiro para que, finalmente, tivéssemos a universalização da água e do esgoto. Somando-se tudo, quase 800 milhões de reais. Mas então, entrou a politicalha. Um vereador, na época, ingressou com ação na Justiça denunciando desvios de recursos e superfaturamento. Do nada, de forma irresponsável e truculenta, o Tribunal de Contas da União mandou paralisar todas as obras, causando um prejuízo que jamais será recuperado pela coletividade. Anos depois, sem que sequer um fiapo de irregularidade fosse encontrado, as obras deveriam ter sido reiniciadas. Não o foram. Recomeçaram recentemente mas tudo em slow motion, as coisas andando nas coxas, numa velocidade de cágado. Com menos de 37 por cento das residências abastecidas com água encanada da Caerd e 3 por cento de esgotos e saneamento básico (apenas recolhimento, porque o nível de tratamento é zero e seria menor, caso isso fosse possível!), ficamos atrás das cidades, médias e grandes, analisadas em todos os quadrantes do país.

Parece que a população porto velhense se acomodou e aceita, passivamente, essas coisas absurdas que fazem conosco. Pagamos IPTU caro, mas não temos contrapartida. Pagamos uma das contas de água mais caras do país, mas a grande maioria das nossas casas sequer a tem. Pagamos uma energia elétrica abusiva, mesmo que tenhamos aqui, duas das maiores hidrelétricas do mundo. Pagamos taxas e tributos absurdos e pornográficos para órgãos públicos, como o Detran, com retorno perto do zero. Trabalhamos duro, destinamos grande parte dos ganhos com nosso suor para sustentar governos vivendo sob a obesidade mórbida do custo e da gastança, mas não sabemos berrar por nossos direitos. A falta de infraestrutura, de água, de esgoto; de uma saúde pública decente;  de melhorias na qualidade de vida, se tornaram rotina, como se tivéssemos sido condenados a esse tipo de vida e não pudéssemos reagir. Estamos de mal a pior e não parece que isso mudará tão cedo. Pobres de nós, que tanto pagamos e tão pouco recebemos! Não está na hora de  reagir a esses arbítrios? Podemos acreditar que, algum dia, vai surgir alguém para nos defender ou isso é apenas devaneio dos desesperados? Socorro!

ENTRE CEM CIDADES, PORTO VELHO É A PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO, ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS? - News Rondônia

TCE CANCELA PAGAMENTO A BARROSO

Não importa quem divulgou antes, embora se registre que aqui, nesse espaço, o assunto apareceu entre as primeiras publicações a contestar, publicamente, o pagamento de 46.800 reais de dinheiro público, do contribuinte rondoniense, para uma palestra de uma hora apenas, do ministro do STF, ministro Luís Roberto Barroso. O evento aconteceria em maio e até o empenho já havia sido feito, em nome da empresa Supercia Capacitação e Marketing, que representava o Ministro no contrato. Acontece que outra empresa, a Editora Fórum, tinha oferecido a mesma palestra gratuitamente, porque ela seria meio de divulgação do novo livro lançado por Barroso. O Tribunal de Contas do Estado, então, decidiu cancelar o pagamento e rescindir o contrato para a palestra, de forma amigável, segundo documento divulgado nesta quinta. Sofreu, o órgão de fiscalização de Rondônia, tremenda exposição negativa, sem qualquer necessidade. Durante semanas o episódio andou pelas redes sociais e na mídia nacional, envolvendo o nome de um Ministro do nosso maior Tribunal. Bastava os representantes do TCE-RO não terem sido prepotentes e reconhecido o erro, cancelando imediatamente o contrato milionário, que pagaria 13 reais por cada segundo de palestra, para que o desgaste tivesse sido evitado. Mas, egos são difíceis de controlar. E, enfim, nosso rico dinheirinho vai ficar onde está: dentro dos cofres públicos.

ANGÉLICA ASSUME A SEDUC

Saiu a fumaça cinza da chaminé da Seduc. O governador Daniel Pereira confirmou, nesta quinta, que a professora Angélica Aires, atual diretora geral de Educação, aceitou o convite que ele lhe fez para comandar a maior secretaria do Governo rondoniense, que enfole nada menos do que 25 por cento de todo o orçamento estadual. Experiente e bem relacionada, a nova secretária deve assumir rapidamente, já que o seu antecessor, Waldo Alves, havia prometido ficar no posto, atendendo pedido de Daniel, apenas até a indicação do seu substituto. No caso, foi da sua substituta. Para Adjunta da Seduc, o Governador fez o óbvio: nomeou uma das profissionais mais respeitadas não só porta afora, mas igualmente porta adentro da Secretaria. A professora Francisca Chagas, a Chaguinha, é uma unanimidade entre todos os que a conhecem, não só por sua competência profissional, mas igualmente pela forma gentil e correta com que se relaciona com todos. Angélica Aires assume com a duríssima missão não só de comandar a maior das secretarias estaduais, mas, ao mesmo tempo, enfrentar a comparação, que obviamente acontecerá, com a vencedora administração do competente Waldo Alves.

PIMENTEL E A SAÚDE

Enquanto a maioria das cidades e dos Estados brasileiros sofre com as graves deficiências na saúde pública, o sistema rondoniense, em nível estadual, tem avanços e números entre os mais positivos do setor, em todo o país. Deve-se isso a muitos fatores, incluindo pesados investimentos,  busca de alternativas para uma saúde de qualidade, mas, muito também, a Williames Pimentel, um técnico especializado em administrar e alcançar resultados altamente positivos no setor. Há mais de duas décadas atuando na área, com passagens também vitoriosas  pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e por ações em nível nacional, na Funasa, ele deixou o comando da Sesau, na semana passada, para concorrer a uma cadeira à Assembleia. Pimentel é o entrevistado de Sérgio Pires, no programa Direto ao Ponto, que vai ao neste sábado,  a partir das 11h30, na Record News Rondônia, canais 31, na TV aberta e 331 na Sky. A partir de domingo, a entrevista, na íntegra, estará no site Gente de Opinião.  A saúde pública, seus dramas, seus problemas e seus avanços é, claro, o tema central.

COMBINAÇÃO INCOMPLETA

Faltou combinar com a bandidagem. O novo governo rondoniense começou um grande planejamento para melhorar a segurança pública. O planejamento foi correto, o envolvimento das polícias é total, do comando às equipes de rua. O problema é que os criminosos, cada vez mais ousados, cada vez mais protegidos por leis esdrúxulas, que envergonhariam qualquer país sério, não estão nem aí. Nos últimos dias, em Porto Velho, o volume e violência dos crimes aumentaram. Vagabundos trocando tiros com a polícia (num dos casos, o bandido acertou oito tiros num PM e saiu ileso, acredite quem quiser!); assaltantes roubando 50 reais e fazendo uma fuga louca pela cidade, atropelando motociclistas e mandando pelo menos dois deles para o hospital, em estado grave, um deles morreu; bandidos atacando ônibus e fazendo arrastão entre os passageiros, foram algumas das ocorrências registradas em menos de dois dias, na maior cidade do Estado. A PM, principalmente, que faz o policiamento preventivo, tem que responder à altura. A violência dos criminosos é cada vez maior e eles estão cada vez mais cruéis. E sem medo.

ATAQUES AO CONTRIBUINTE

É vital que as autoridades competentes (por exemplo, o Ministério Público), comecem  a entrar no assunto das taxas do Detran. Os absurdos denunciados todos os dias se acumulam. O órgão não explica nada. O Governo do Estado, ao menos até agora, também não. O contribuinte, já depenado por todos os lados, não sabe a quem recorrer. Tudo pode ser até legal, mas será correto cobrar por uma determinada taxa, onze vezes o valor cobrado em Manaus, por exemplo? E o caso das vistorias? No Detran, se pagava entre 45 e 55 reais, um pouco mais, um pouco menos Agora, com os serviços terceirizados,, cada empresa que presta o serviço cobra quanto quiser. Para se ter ideia, a vistoria de um automóvel, hoje, está na faixa de 100 reais, praticamente o dobro do que o próprio Detran cobrava. Um caminhão paga 140 reais. Uma moto, 80 reais. Um tal de relacre, custa 90 reais. Os serviços de despachantes também estão sofrendo pesadamente com isso tudo, até porque, além dos preços abusivos, ainda enfrentam uma burocracia infernal. Por exemplo, o despachante pode esperar até uma hora e meia pela liberação de um documento, simples, que não deveria demorar mais que 10 minutos. Mas tem muito mais…

UMA SAÍDA PARA A SAÚDE

Não se pode dizer que o prefeito Hildon Chaves não esteja fazendo todo o possível para encontrar soluções para a saúde pública municipal, entalada em mau atendimento, burocracia e até má vontade de alguns servidores, eventualmente. O novo caminho encontrado é a busca de parcerias com organizações sociais, algumas sem fins lucrativos, outras com, mesclando o sistema público com o privado. Não é privatização, mas sim um tipo de parceria que facilita a superação dos obstáculos burocráticos e que, em vários estados brasileiros, tem funcionado de forma extremamente positiva. Em Goiás, por exemplo, o sistema implantado há sete anos é considerado um sucesso. Nessa situação, há que ser claro: se der resultado para a população, que se implante a inovação! Porque do jeito que está, não é possível continuar. O sistema municipal está num processo irreversível de falência; há gente fazendo de tudo para que ele não funcione; há má vontade e corporativismo acentuado e, é claro, o povo que se dane! Portanto, a intenção do Prefeito merece respeito e apoio. Se for a saída, que seja implantada o mais breve possível!

PERGUNTINHA

Você acha que a senadora Gleysi Hoffmann cometeu algum crime, ao convocar o mundo árabe a pressionar a Justiça brasileira, através da rede de TV Al Jazira,  para soltar o ex Presidente Lula?

 

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L
STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

A Primeira Turma do STF formou maioria de votos para a condenação de Fábio Alexandre de Oliveira por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Em entrevista animada com Renata Camurça, Zeno Germano e Gianne Priscila revelam detalhes da festa flashback e agenda de shows que celebra a nostalgia.
L

Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez Santos

Nesta sexta-feira (01), às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe José de Melo Silva, que dedicou 39 anos aos Correios, trazendo histórias e experiências únicas, e Ana Paula Baldez Santos, assistente social, mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIR e doutora em Psicologia. Uma conversa inspiradora sobre trajetória profissional, desenvolvimento social e perspectivas para a região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

A apreensão representa medida cautelar importante para garantir a integridade física e psicológica da vítima, bem como o regular andamento do inquérito policial.
12

Musas Evolution: Prefeitura de Jaru apoia projeto de saúde e atividade física da Linha 634

Iniciativa recebe acompanhamento de profissionais para promover bem-estar e qualidade de vida às participantes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.