SÁBADO, 01/11/2025

Em destaque

ENTRE CEM CIDADES, PORTO VELHO É A PIOR DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO, ATÉ QUANDO SUPORTAREMOS?

Parece que a população porto velhense se acomodou e aceita, passivamente, essas coisas absurdas que fazem conosco.

Publicado em 

Continua após a publicidade

Porto Velho é considerada a pior Capital do país em relação ao sistema de esgoto e estamos em centésimo lugar, entre 100 cidades do nosso tamanho, que foram pesquisadas. Uai, qual a novidade? Queríamos o que? Sem investir nada, sem tocar em frente as obras previstas de recolhimento e tratamento do esgoto, alguém imaginou que, por algum milagre, ao menos nas estatísticas, teríamos melhorado, mesmo não se tendo feito nada nesse sentido? Como sempre, é aquele história: comete-se sempre os mesmos erros, mas esperando resultados diferentes, no final. Não é de enlouquecer? A verdade é que há quase uma década atrás, o governo federal começou a liberar dinheiro para que, finalmente, tivéssemos a universalização da água e do esgoto. Somando-se tudo, quase 800 milhões de reais. Mas então, entrou a politicalha. Um vereador, na época, ingressou com ação na Justiça denunciando desvios de recursos e superfaturamento. Do nada, de forma irresponsável e truculenta, o Tribunal de Contas da União mandou paralisar todas as obras, causando um prejuízo que jamais será recuperado pela coletividade. Anos depois, sem que sequer um fiapo de irregularidade fosse encontrado, as obras deveriam ter sido reiniciadas. Não o foram. Recomeçaram recentemente mas tudo em slow motion, as coisas andando nas coxas, numa velocidade de cágado. Com menos de 37 por cento das residências abastecidas com água encanada da Caerd e 3 por cento de esgotos e saneamento básico (apenas recolhimento, porque o nível de tratamento é zero e seria menor, caso isso fosse possível!), ficamos atrás das cidades, médias e grandes, analisadas em todos os quadrantes do país.

Parece que a população porto velhense se acomodou e aceita, passivamente, essas coisas absurdas que fazem conosco. Pagamos IPTU caro, mas não temos contrapartida. Pagamos uma das contas de água mais caras do país, mas a grande maioria das nossas casas sequer a tem. Pagamos uma energia elétrica abusiva, mesmo que tenhamos aqui, duas das maiores hidrelétricas do mundo. Pagamos taxas e tributos absurdos e pornográficos para órgãos públicos, como o Detran, com retorno perto do zero. Trabalhamos duro, destinamos grande parte dos ganhos com nosso suor para sustentar governos vivendo sob a obesidade mórbida do custo e da gastança, mas não sabemos berrar por nossos direitos. A falta de infraestrutura, de água, de esgoto; de uma saúde pública decente;  de melhorias na qualidade de vida, se tornaram rotina, como se tivéssemos sido condenados a esse tipo de vida e não pudéssemos reagir. Estamos de mal a pior e não parece que isso mudará tão cedo. Pobres de nós, que tanto pagamos e tão pouco recebemos! Não está na hora de  reagir a esses arbítrios? Podemos acreditar que, algum dia, vai surgir alguém para nos defender ou isso é apenas devaneio dos desesperados? Socorro!

TCE CANCELA PAGAMENTO A BARROSO

Não importa quem divulgou antes, embora se registre que aqui, nesse espaço, o assunto apareceu entre as primeiras publicações a contestar, publicamente, o pagamento de 46.800 reais de dinheiro público, do contribuinte rondoniense, para uma palestra de uma hora apenas, do ministro do STF, ministro Luís Roberto Barroso. O evento aconteceria em maio e até o empenho já havia sido feito, em nome da empresa Supercia Capacitação e Marketing, que representava o Ministro no contrato. Acontece que outra empresa, a Editora Fórum, tinha oferecido a mesma palestra gratuitamente, porque ela seria meio de divulgação do novo livro lançado por Barroso. O Tribunal de Contas do Estado, então, decidiu cancelar o pagamento e rescindir o contrato para a palestra, de forma amigável, segundo documento divulgado nesta quinta. Sofreu, o órgão de fiscalização de Rondônia, tremenda exposição negativa, sem qualquer necessidade. Durante semanas o episódio andou pelas redes sociais e na mídia nacional, envolvendo o nome de um Ministro do nosso maior Tribunal. Bastava os representantes do TCE-RO não terem sido prepotentes e reconhecido o erro, cancelando imediatamente o contrato milionário, que pagaria 13 reais por cada segundo de palestra, para que o desgaste tivesse sido evitado. Mas, egos são difíceis de controlar. E, enfim, nosso rico dinheirinho vai ficar onde está: dentro dos cofres públicos.

ANGÉLICA ASSUME A SEDUC

Saiu a fumaça cinza da chaminé da Seduc. O governador Daniel Pereira confirmou, nesta quinta, que a professora Angélica Aires, atual diretora geral de Educação, aceitou o convite que ele lhe fez para comandar a maior secretaria do Governo rondoniense, que enfole nada menos do que 25 por cento de todo o orçamento estadual. Experiente e bem relacionada, a nova secretária deve assumir rapidamente, já que o seu antecessor, Waldo Alves, havia prometido ficar no posto, atendendo pedido de Daniel, apenas até a indicação do seu substituto. No caso, foi da sua substituta. Para Adjunta da Seduc, o Governador fez o óbvio: nomeou uma das profissionais mais respeitadas não só porta afora, mas igualmente porta adentro da Secretaria. A professora Francisca Chagas, a Chaguinha, é uma unanimidade entre todos os que a conhecem, não só por sua competência profissional, mas igualmente pela forma gentil e correta com que se relaciona com todos. Angélica Aires assume com a duríssima missão não só de comandar a maior das secretarias estaduais, mas, ao mesmo tempo, enfrentar a comparação, que obviamente acontecerá, com a vencedora administração do competente Waldo Alves.

PIMENTEL E A SAÚDE

Enquanto a maioria das cidades e dos Estados brasileiros sofre com as graves deficiências na saúde pública, o sistema rondoniense, em nível estadual, tem avanços e números entre os mais positivos do setor, em todo o país. Deve-se isso a muitos fatores, incluindo pesados investimentos,  busca de alternativas para uma saúde de qualidade, mas, muito também, a Williames Pimentel, um técnico especializado em administrar e alcançar resultados altamente positivos no setor. Há mais de duas décadas atuando na área, com passagens também vitoriosas  pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e por ações em nível nacional, na Funasa, ele deixou o comando da Sesau, na semana passada, para concorrer a uma cadeira à Assembleia. Pimentel é o entrevistado de Sérgio Pires, no programa Direto ao Ponto, que vai ao neste sábado,  a partir das 11h30, na Record News Rondônia, canais 31, na TV aberta e 331 na Sky. A partir de domingo, a entrevista, na íntegra, estará no site Gente de Opinião.  A saúde pública, seus dramas, seus problemas e seus avanços é, claro, o tema central.

COMBINAÇÃO INCOMPLETA

Faltou combinar com a bandidagem. O novo governo rondoniense começou um grande planejamento para melhorar a segurança pública. O planejamento foi correto, o envolvimento das polícias é total, do comando às equipes de rua. O problema é que os criminosos, cada vez mais ousados, cada vez mais protegidos por leis esdrúxulas, que envergonhariam qualquer país sério, não estão nem aí. Nos últimos dias, em Porto Velho, o volume e violência dos crimes aumentaram. Vagabundos trocando tiros com a polícia (num dos casos, o bandido acertou oito tiros num PM e saiu ileso, acredite quem quiser!); assaltantes roubando 50 reais e fazendo uma fuga louca pela cidade, atropelando motociclistas e mandando pelo menos dois deles para o hospital, em estado grave, um deles morreu; bandidos atacando ônibus e fazendo arrastão entre os passageiros, foram algumas das ocorrências registradas em menos de dois dias, na maior cidade do Estado. A PM, principalmente, que faz o policiamento preventivo, tem que responder à altura. A violência dos criminosos é cada vez maior e eles estão cada vez mais cruéis. E sem medo.

ATAQUES AO CONTRIBUINTE

É vital que as autoridades competentes (por exemplo, o Ministério Público), comecem  a entrar no assunto das taxas do Detran. Os absurdos denunciados todos os dias se acumulam. O órgão não explica nada. O Governo do Estado, ao menos até agora, também não. O contribuinte, já depenado por todos os lados, não sabe a quem recorrer. Tudo pode ser até legal, mas será correto cobrar por uma determinada taxa, onze vezes o valor cobrado em Manaus, por exemplo? E o caso das vistorias? No Detran, se pagava entre 45 e 55 reais, um pouco mais, um pouco menos Agora, com os serviços terceirizados,, cada empresa que presta o serviço cobra quanto quiser. Para se ter ideia, a vistoria de um automóvel, hoje, está na faixa de 100 reais, praticamente o dobro do que o próprio Detran cobrava. Um caminhão paga 140 reais. Uma moto, 80 reais. Um tal de relacre, custa 90 reais. Os serviços de despachantes também estão sofrendo pesadamente com isso tudo, até porque, além dos preços abusivos, ainda enfrentam uma burocracia infernal. Por exemplo, o despachante pode esperar até uma hora e meia pela liberação de um documento, simples, que não deveria demorar mais que 10 minutos. Mas tem muito mais…

UMA SAÍDA PARA A SAÚDE

Não se pode dizer que o prefeito Hildon Chaves não esteja fazendo todo o possível para encontrar soluções para a saúde pública municipal, entalada em mau atendimento, burocracia e até má vontade de alguns servidores, eventualmente. O novo caminho encontrado é a busca de parcerias com organizações sociais, algumas sem fins lucrativos, outras com, mesclando o sistema público com o privado. Não é privatização, mas sim um tipo de parceria que facilita a superação dos obstáculos burocráticos e que, em vários estados brasileiros, tem funcionado de forma extremamente positiva. Em Goiás, por exemplo, o sistema implantado há sete anos é considerado um sucesso. Nessa situação, há que ser claro: se der resultado para a população, que se implante a inovação! Porque do jeito que está, não é possível continuar. O sistema municipal está num processo irreversível de falência; há gente fazendo de tudo para que ele não funcione; há má vontade e corporativismo acentuado e, é claro, o povo que se dane! Portanto, a intenção do Prefeito merece respeito e apoio. Se for a saída, que seja implantada o mais breve possível!

PERGUNTINHA

Você acha que a senadora Gleysi Hoffmann cometeu algum crime, ao convocar o mundo árabe a pressionar a Justiça brasileira, através da rede de TV Al Jazira,  para soltar o ex Presidente Lula?

 

 

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileiros têm oportunidade de estudar Medicina na Bolívia com bolsa integral

A Associação Estudantil Internacional Brasil Bolívia oferece bolsas de estudo de 100% para quem sonha em cursar Medicina gratuitamente na fronteira com o Acre.
L

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula em R$ 33,3 mil por danos morais devido a ofensas em faixas

O TJ-SC reverteu decisão de primeira instância e condenou o empresário Luciano Hang (dono da Havan) a pagar indenização ao presidente Lula por mensagens ofensivas veiculadas em aviões sobre praias de Santa Catarina, como “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”, configurando ataque à honra.
L
Megaoperação no Rio de Janeiro tem 55,2% de aprovação dos brasileiros

Megaoperação no Rio de Janeiro tem 55,2% de aprovação dos brasileiros

Pesquisa da AtlasIntel revela que a maioria dos entrevistados apoia a recente megaoperação de segurança pública, enquanto 42,3% desaprovam ação Rio de Janeiro, mostrando a polarização na avaliação.
L
Haddad anuncia envio de dois projetos de lei sobre gastos e receitas ao Congresso

Haddad apela a Cláudio Castro e ao PL por apoio à lei do devedor contumaz, citando crime organizado no Rio

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que grande parte dos devedores contumazes está ligada ao crime organizado do Rio de Janeiro e pediu que o governador Cláudio Castro e seu partido, o PL, apoiem o projeto de lei que ganhou urgência na Câmara para combater o tema.
L

Título: Ninão, o homem mais alto do Brasil, passa por nova amputação de perna: ‘Mais difícil, mas vou seguir’

O paraibano Joelison (Ninão), de 40 anos e 2,37 metros, precisou amputar a perna esquerda devido a uma infecção causada pelo diabetes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L
Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

A Câmara dos Deputados prepara a votação de um projeto que visa instituir o voto distrital misto com voto único para a eleição de deputados e vereadores, a partir das eleições de 2030, buscando aproximar eleitor e eleito.
L
Comando Vermelho tem hierarquia de 7 níveis com 'chefes de guerra' no topo

Comando Vermelho tem hierarquia de 7 níveis com ‘chefes de guerra’ no topo

Denúncia do Ministério Público revela a estrutura formal e rígida do Comando Vermelho (CV), que opera como uma empresa criminosa, com líderes como Doca, Gadernal e BMW responsáveis por finanças e estratégias de guerra.
L

MOMENTO AGRO: José Macedo fala sobre o 1º Shopping de Touros Nelore P.O.

O público vai conhecer de perto os bastidores dessa iniciativa que une tradição, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento da pecuária de elite.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Palestrante em Porto Velho, Salário R$ 2.079,00

Empresa terceirizada da Energisa busca profissional comunicativo e com boa oratória para atuar em unidade móvel educativa sobre eficiência energética.
L

Vaga de emprego para Motorista/Eletricista em Porto Velho, Salário R$ 2.866,00

Empresa terceirizada da Energisa está contratando profissional com experiência em rede elétrica e cursos atualizados de eletricista e direção defensiva.
L
Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro repete o menor índice desde 2012, e número de empregados com carteira assinada é recorde.
L

POLÍTICA

Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Proposta assinada pelo presidente Lula prevê maior rigor para integrantes de facções e instrumentos de investigação mais eficazes.
L
Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Presidente cumpre agenda de inaugurações e reuniões preparatórias para a COP30 e permanece em Belém até o dia 7 de novembro.
L
Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Deputado alerta para casos em Alvorada do Oeste, Campo Novo e Monte Negro, onde produtores enfrentam ações de órgãos federais e sobreposição de terras.
L
Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Deputado participou de audiência pública em Rondônia sobre embargos ambientais aplicados a propriedades na Amazônia Legal.
L
Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Claudia Sheinbaum também demonstrou interesse nos programas sociais brasileiros de combate à pobreza.
L
Publicidade

POLÍCIA

Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Facção ordena desocupação de casas na comunidade do Jacarezal, em Pacatuba (RMF). Três homicídios recentes na região podem estar ligados ao conflito de facções CE por domínio do tráfico de drogas e à desobediência de ordens.
10
Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece

Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece

Ações violentas em favelas do Rio de Janeiro têm alto custo para a saúde física e mental dos moradores.
16
Homem é flagrado se masturbando em ônibus com influenciadores de Porto Velho

VÍDEO: Homem é flagrado se masturbando em ônibus com influenciadores de Porto Velho

O grupo de criadores de conteúdo, incluindo Rafa Meny, Bruce e Mirlla Pinheiro, reagiu chocado após um homem ser flagrado praticando ato obsceno em ônibus Porto Velho durante uma viagem.
16
Homem embriagado é preso com garrucha após ameaçar mulher em RO

Homem embriagado é preso com garrucha após ameaçar mulher em RO

Guarnição da PM no distrito de Nova Colina efetuou a prisão em flagrante de um homem que estava armado com uma garrucha e munições após ameaça com arma contra uma mulher.
12

59 mortos em megaoperação do Rio são identificados; todos tinham ficha criminal, diz governador

Cláudio Castro (PL) afirmou nesta sexta-feira (31) que 59 mortos na Operação Contenção, contra o Comando Vermelho (CV), foram identificados e que todos possuem ficha criminal. Entre as vítimas, 22 eram de outros estados.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Especialistas defendem que interação entre jovens e idosos ajuda a combater preconceitos e promove saúde física e mental.
L
Paixão pela profissão mantém médicos longevos na ativa

Paixão pela profissão mantém médicos longevos na ativa

Três especialistas com mais de 80 anos seguem trabalhando por amor à medicina e ao cuidado com pacientes.
L
Câncer de próstata mata 48 homens por dia e cresce 32% entre jovens

Câncer de próstata mata 48 homens por dia e cresce 32% entre jovens

Campanha Novembro Azul alerta para o câncer de próstata que causa 48 mortes diárias no Brasil e registra aumento de 32% nos atendimentos a homens com até 49 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
L
Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Pesquisa norte-americana identifica padrões inéditos de movimentação ao longo da costa oeste da América do Norte.
L
Corrida ColaboraGov celebra Dia do Servidor e promove integração

Corrida ColaboraGov celebra Dia do Servidor e promove integração

Evento será realizado neste sábado, com largada às 17h na Esplanada dos Ministérios.
L
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

Prêmio pode chegar a R$ 1 bilhão e será sorteado no dia 31 de dezembro.
L
Prêmio de R$ 34 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Prêmio de R$ 34 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 19h em todo o país e o sorteio será transmitido ao vivo pela Caixa.
L
PM recupera Hilux furtada e apreende pistola na zona rural

PM recupera Hilux furtada e apreende pistola na zona rural

Ação policial resultou na localização de caminhonete sem partes da dianteira e na apreensão de pistola Taurus 9mm, munições e peças automotivas, além da prisão de um suspeito de receptação.
14
Sete integrantes do Comando Vermelho morrem em troca de tiros no Ceará

Sete integrantes do Comando Vermelho morrem em troca de tiros no Ceará

Membros da facção Comando Vermelho entraram em confronto com equipes policiais na madrugada desta sexta-feira (31) em Canindé, no interior do Ceará, resultando na morte dos sete suspeitos.
18
Comando Vermelho usa arsenal de guerra e drones em confrontos no Rio

Comando Vermelho usa arsenal de guerra e drones em confrontos no Rio

Facção Comando Vermelho moderniza táticas de combate no Rio de Janeiro, utilizando armas europeias, uniformes camuflados e drones para vigilância e ataque contra a polícia e facções rivais.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.