Na manhã desta quarta-feira (18/04), os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria de Fátima Oliveira, no bairro São Cristóvão em Rolim de Moura (RO), realizaram a apresentação do Primeiro Concurso de Maquete sobre a Rede de Abastecimento de águas do município.
O Projeto foi idealizado pelos professores: Ana Cláudia de Souza, Aparecida da Silva, Romy Nogueira e Neide Pinheiro em parceria com a concessionária responsável pelo abastecimento de água no município a Águas de Rolim, com apoio da Diretora da Escola Zuleide da Silva Moreto, coordenadora Pedagógica Maria Terezinha Scheffer e o Orientador Escolar Edglei Vieira da Silva.
As turmas visitaram as instalações da empresa Águas de Rolim e conheceram o processo de tratamento da água, desde a captação até a chegada na torneira de suas residências. Após a visita os professores dividiram os alunos em grupos, para que os mesmos pudessem demostrar e colocar em prática o que apreenderam, através do Concurso de maquete.
O Concurso contempla para a turma ganhadora um passeio com direito a um delicioso café da manhã, e o professor da turma ganhadora receberá um tablet.
Os critérios de avaliação foram: Criatividade, Organização, Objetividade do Projeto e o Sistema de Abastecimento (Captação, ETA, Etapas de Tratamento, Reservatórios, Distribuição e Ligação Residencial).
A avaliação do Concurso foi realizada pela Secretária Municipal Vania Regina e as professoras da Secretaria de Educação, Clebea Almeida e Camila Cristo, representantes da empresa Águas de Rolim, o supervisor Comercial, Wesley Roberto e supervisor de operações, Leandro Silva.
Os alunos: Matheus Máximo, Sofia Ferro Pinheiro, Maria Eduarda Cordeiro, Jamilly Pereira da Silva e Rayane Sibele G. Campos, da turma do 4º ano “A”, período matutino da Professora Ana Cláudia de Souza,foram os ganhadores do concurso com 1.950 pontos e garantiram o passeio com café da manhã para a turma e um tablet para a Professora.
De acordo com a Professora Ana Cláudia, o projeto busca mostrar para os alunos como funciona todo o processo de captação e tratamento de água. “O intuito era que os alunos aprendessem como é todo o processo de tratamento de água até chegar às residências do município e o mais importante, a conscientização da economia da água e o convívio e aprendizado de trabalhar em grupo com os colegas”, destacou.