DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER – : POR WALTER GUSTAVO LEMOS

Dia 19 de abril é nacionalmente reconhecido como o Dia do índio, instituído pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540, de 1940, como uma data de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Publicado em 

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER - : POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Dia 19 de abril é nacionalmente reconhecido como o Dia do índio, instituído pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540, de 1940, como uma data de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Esta data foi proposta pelas lideranças indígenas do continente presentes no I Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, onde pela primeira vez se realizou o debate internacional da necessidade de respeito aos direitos destes povos tradicionais e do respeito de suas ancestralidades e culturas, bem como promoveu a criação do Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como objetivo discutir, zelar e estabelecer, juntos aos países americanos, direitos aos povos indígenas.

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER - : POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

O Brasil, no primeiro momento, não participou da construção destas disfunções, porém veio a aderir aquilo que foi discutido neste Congresso, após interferência do Marechal Cândido Rondon junto ao governo federal, descrevendo a necessidade de promover políticas públicas voltadas a estes povos.

Embora o governo federal tenha instituído esta data em 1940, a descrição de direitos efetivos aos indígenas somente correu bem depois vários anos, com o estabelecimento do Estatuto do Índio, descrevendo políticas de proteção das populações indígenas a serem desenvolvidas pela FUNAI – Fundação Nacional do Índio, criada em dezembro de 1967, pela Lei nº 5371.

Mas somente com a Constituição Federal de 1988, devidamente influenciada pelas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre direitos dos povos indígenas e o início das negociações das convenções da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre direitos indígenas, que a nossa ordem constitucional garantiu a plenitude de direitos a estes povos, descrevendo a necessidade de respeito ao multiculturalismo e a necessidade de respeito a uma sociedade plural.

Foram garantidos os direitos a proteção destes povos, o direito ao uso das terras que são reconhecidas como terras indígenas, que são patrimônio da União, mas vinculadas a povos específicos que destas podem gozar e usufruir. Ainda, foi estabelecido o direito à manutenção de suas culturas e ancestralidades, devendo o ordenamento jurídico promover políticas necessárias a manutenção destas culturalidades.

Ocorre que este já não é a melhor perspectiva de direito destes povos, já que o novo constitucionalismo latino-americano vem trazendo ao mundo jurídico a ideia do Bem Viver, a partir do uso da expressão sumak kawsay, usada pela língua quéchua, tendo aparecido nas Constituições realizadas em países latino-americano, durante a década passada, onde tais normas tratam da questão da relação estabelecida entre as suas sociedades e a natureza, prezando pela atenção do bem-estar natural como meio equilibrado de desenvolvimento. Estas normas passam a considerar os direitos inerentes destes povos, já que seus Estados passam a ser considerados como estados plurinacionais.

Partindo de um pensamento que tem a natureza como sujeito de direitos, tais ideais buscam a implementação de um certo bem de vida, onde a população possa “viver em um ambiente são e ecologicamente equilibrado, que garanta sustentabilidade e bem viver.” (EQUADOR, 2008) A natureza passa a ser vista não somente como coisa sujeita à apropriação, mas como ente personalizado, devendo o desenvolvimento social pautar-se pela sua adequação aos interesses gerais desta nova personalidade, que sempre buscará a sustentabilidade com meio de progresso, garantindo a vida, o equilíbrio do meio ambiente e a biodiversidade.

Tal pensamento parte da busca de uma nova expressão do pensamento jurídico, um pensamento do Sul, latino-americano, onde este descreve a necessidade do desenvolvimento do direito a partir de um marco latino-americano, livrando-se do pensamento colonialista imposto pelo do norte do globo terrestre, de forma a estabelecer um pensamento descolonial. Com esta interação do pensamento de descolonialidade e a sua interação com a ideia de Bem Viver, onde o ser humano se conecta com a natureza, agindo socialmente integrado ao seu ambiente local, é possível se conectar tais pensamentos diretamente a uma ideia de uma nova concepção de justiça.

Tudo isso decorre da necessidade de se dar voz a estes povos,  de forma que estes possam expressar as suas culturalidades, identidades e ancestralidades nos seus modus vivendi, como também para externar a toda sociedade na qual estão inseridos tais pensamentos, de forma que as institucionalidades não sufoquem as cosmovisões manifestadas pelos indígenas no exercício de suas tradições.

Assim, necessária a celebração deste dia para que possamos comemorar estes direitos já concedidos aos indígenas, mas também para chamar a atenção à sociedade da necessidade de implementação dos direitos já conquistados e da conquista de outros direitos para os índios,  para que estes continuem a expressar a suas culturas e tradições, usufruindo de suas terras e locais ancestrais, para possam sempre se identificar como Índios, expressando o seu Bem viver.

Sobre o autor:

Advogado. Doutorando em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em História pela PUC/RS e Mestre em D. Internacional pela UAA/PY. Especialista em Direito Processual Civil pela FARO – Faculdade de Rondônia e em D. Processual Penal pela ULBRA/RS. Professor de Hermenêutica Jurídica e D. Internacional da FARO e da FCR – Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR. Membro da ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional. Ex-Secretário Geral Adjunto e Ex-Ouvidor Geral da OAB/RO. Ex-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

operacao-do-5-bpm-fecha-boca-de-fumo-e-prende-traficante-da-rodinha-na-zona-leste-de-porto-velho

Operação do 5° BPM fecha boca de fumo e prende “traficante da rodinha” na zona Leste de Porto Velho

Polícia Militar apreende drogas, objetos suspeitos e prende cadeirante de 58 anos monitorado por medidas judiciais
10

Vira-latas ganham protagonismo no debate sobre adoção e responsabilidade

Data nacional busca conscientizar população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos
L

Imunização preventiva protege pets de doenças fatais

Especialistas alertam para o impacto da negligência vacinal na mortalidade de cães e gatos
L

Grupo criminoso usa até armamento de guerra para enfrentar a PM; um dos bandidos é morto

Polícia Militar reage a invasão armada da LCP em Machadinho do Oeste e encontra arsenal de uso restrito das Forças Armadas após confronto
L

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino será realizada em Vilhena

A exposição reúne 35 imagens que retratam a fé, a cultura e as cores da tradicional Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Vereador Osvaldo Ferreira, de Humaitá, visita Jornal News Rondônia para fortalecer laços e discutir esporte e turismo

Visita ao Jornal News Rondônia abre diálogo para criação de espaço dedicado ao município na programação
L

Homem é ferido com gargalo de garrafa em frente a boate na Avenida Calama em Porto Velho

Vítima de 26 anos sofreu golpes no peito e no braço durante briga na madrugada deste domingo (10)
14

Dia dos Pais 2025: celebração neste domingo (10) destaca tradição, comércio aquecido e novas formas de presentear

No Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto — em 2025, dia 10 — e combina origem publicitária com simbolismo religioso; varejo projeta resultado recorde na década
L

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro é destruído por incêndio no Espaço Alternativo em Porto Velho

Vazamento de combustível teria provocado as chamas na madrugada deste domingo (10)
10
Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Suspeita de 30 anos foi flagrada durante revista por raio-x ao visitar o irmão; ela levava maconha e cocaína escondidas nas partes íntimas.
10
Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Homem com mandado de prisão por roubo e corrupções é capturado pelo 5º Batalhão da PM após ser flagrado na contramão na Avenida Amazonas.
12
Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Ação conjunta do BPTA, BPA e BPTRAN ocorre na Avenida Calama para fiscalizar estabelecimentos e combater a poluição sonora.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sala do Futuro Professor transforma rotina docente em São Paulo e pode inspirar todo o Brasil

Plataforma digital integra frequência, avaliações e diário de classe em sistema único
L

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L
news-rondonia-e-cine-araujo-anunciam-o-sortudo-da-semana-na-promocao-de-ingressos

News Rondônia e Cine Araújo anunciam o sortudo da semana na promoção de ingressos!

Sorteios do News Rondônia e Cine Araújo levam ganhadores para sessões imperdíveis com acompanhante
L

Nota de Falecimento – Rebeca Freire Medeiros

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Rebeca Freire Medeiros, ocorrido no dia 09 de agosto de 2025, aos 13 anos de idade.
L

Nota de Falecimento: José Ricardo Corcino Pinto

Com grande pesar, comunicamos o falecimento de José Ricardo Corcino Pinto, ocorrido em 9 de agosto de 2025, aos 71 anos.
L
Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Ação integrada entre Sedam e Seas garante assistência social e reforça a preservação ambiental na unidade de conservação em Guajará-Mirim.
L
Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Projeto leva cinema nacional a unidades prisionais de Porto Velho, promovendo cultura, educação e cidadania entre pessoas privadas de liberdade.
L
Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Júlia Evaldt da Silva, egressa da rede pública de Ariquemes, obteve 980 pontos na redação e viaja a Brasília para cerimônia neste domingo (11).
L
Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

No Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, mais de 100 atendimentos já foram realizados para comunidades indígenas desde março.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.