SÁBADO, 12/04/2025

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER – : POR WALTER GUSTAVO LEMOS

Dia 19 de abril é nacionalmente reconhecido como o Dia do índio, instituído pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540, de 1940, como uma data de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Publicado em 

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER - : POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Dia 19 de abril é nacionalmente reconhecido como o Dia do índio, instituído pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540, de 1940, como uma data de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Esta data foi proposta pelas lideranças indígenas do continente presentes no I Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, onde pela primeira vez se realizou o debate internacional da necessidade de respeito aos direitos destes povos tradicionais e do respeito de suas ancestralidades e culturas, bem como promoveu a criação do Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como objetivo discutir, zelar e estabelecer, juntos aos países americanos, direitos aos povos indígenas.

DIA DO ÍNDIO: A CELEBRAÇÃO DA FONTE DO BEM VIVER - : POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

O Brasil, no primeiro momento, não participou da construção destas disfunções, porém veio a aderir aquilo que foi discutido neste Congresso, após interferência do Marechal Cândido Rondon junto ao governo federal, descrevendo a necessidade de promover políticas públicas voltadas a estes povos.

Embora o governo federal tenha instituído esta data em 1940, a descrição de direitos efetivos aos indígenas somente correu bem depois vários anos, com o estabelecimento do Estatuto do Índio, descrevendo políticas de proteção das populações indígenas a serem desenvolvidas pela FUNAI – Fundação Nacional do Índio, criada em dezembro de 1967, pela Lei nº 5371.

Mas somente com a Constituição Federal de 1988, devidamente influenciada pelas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre direitos dos povos indígenas e o início das negociações das convenções da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre direitos indígenas, que a nossa ordem constitucional garantiu a plenitude de direitos a estes povos, descrevendo a necessidade de respeito ao multiculturalismo e a necessidade de respeito a uma sociedade plural.

Foram garantidos os direitos a proteção destes povos, o direito ao uso das terras que são reconhecidas como terras indígenas, que são patrimônio da União, mas vinculadas a povos específicos que destas podem gozar e usufruir. Ainda, foi estabelecido o direito à manutenção de suas culturas e ancestralidades, devendo o ordenamento jurídico promover políticas necessárias a manutenção destas culturalidades.

Ocorre que este já não é a melhor perspectiva de direito destes povos, já que o novo constitucionalismo latino-americano vem trazendo ao mundo jurídico a ideia do Bem Viver, a partir do uso da expressão sumak kawsay, usada pela língua quéchua, tendo aparecido nas Constituições realizadas em países latino-americano, durante a década passada, onde tais normas tratam da questão da relação estabelecida entre as suas sociedades e a natureza, prezando pela atenção do bem-estar natural como meio equilibrado de desenvolvimento. Estas normas passam a considerar os direitos inerentes destes povos, já que seus Estados passam a ser considerados como estados plurinacionais.

Partindo de um pensamento que tem a natureza como sujeito de direitos, tais ideais buscam a implementação de um certo bem de vida, onde a população possa “viver em um ambiente são e ecologicamente equilibrado, que garanta sustentabilidade e bem viver.” (EQUADOR, 2008) A natureza passa a ser vista não somente como coisa sujeita à apropriação, mas como ente personalizado, devendo o desenvolvimento social pautar-se pela sua adequação aos interesses gerais desta nova personalidade, que sempre buscará a sustentabilidade com meio de progresso, garantindo a vida, o equilíbrio do meio ambiente e a biodiversidade.

Tal pensamento parte da busca de uma nova expressão do pensamento jurídico, um pensamento do Sul, latino-americano, onde este descreve a necessidade do desenvolvimento do direito a partir de um marco latino-americano, livrando-se do pensamento colonialista imposto pelo do norte do globo terrestre, de forma a estabelecer um pensamento descolonial. Com esta interação do pensamento de descolonialidade e a sua interação com a ideia de Bem Viver, onde o ser humano se conecta com a natureza, agindo socialmente integrado ao seu ambiente local, é possível se conectar tais pensamentos diretamente a uma ideia de uma nova concepção de justiça.

Tudo isso decorre da necessidade de se dar voz a estes povos,  de forma que estes possam expressar as suas culturalidades, identidades e ancestralidades nos seus modus vivendi, como também para externar a toda sociedade na qual estão inseridos tais pensamentos, de forma que as institucionalidades não sufoquem as cosmovisões manifestadas pelos indígenas no exercício de suas tradições.

Assim, necessária a celebração deste dia para que possamos comemorar estes direitos já concedidos aos indígenas, mas também para chamar a atenção à sociedade da necessidade de implementação dos direitos já conquistados e da conquista de outros direitos para os índios,  para que estes continuem a expressar a suas culturas e tradições, usufruindo de suas terras e locais ancestrais, para possam sempre se identificar como Índios, expressando o seu Bem viver.

Sobre o autor:

Advogado. Doutorando em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em História pela PUC/RS e Mestre em D. Internacional pela UAA/PY. Especialista em Direito Processual Civil pela FARO – Faculdade de Rondônia e em D. Processual Penal pela ULBRA/RS. Professor de Hermenêutica Jurídica e D. Internacional da FARO e da FCR – Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR. Membro da ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional. Ex-Secretário Geral Adjunto e Ex-Ouvidor Geral da OAB/RO. Ex-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Previsões do Horóscopo desta sexta (11/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo deste sábado (12/4) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (12/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Alta no prato: entenda os motivos por trás do aumento no preço do tomate e do ovo

Com variações expressivas na inflação de março, os dois alimentos básicos pesaram no bolso do consumidor
L
STF rejeita recursos e mantém réus deputados do PL acusados de corrupção e organização criminosa

STF rejeita recursos e mantém réus deputados do PL acusados de corrupção e organização criminosa

Parlamentares foram acusados de cobrar propina por emendas
L
Lula deve visitar China em maio para encontro com Xi Jinping durante Cúpula da Celac

Lula deve visitar China em maio para encontro com Xi Jinping durante Cúpula da Celac

Presidente participará da Cúpula Celac-China, em Pequim
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#sintonia360 | Entrevista Pastor Marcelo Lima

O programa Sintonia 360 deste sábado (12), às 9h, recebe o Pastor Marcelo Lima, Coordenador do Projeto de Jiu-Jítsu Leão de Judá/Novos Recomeços. A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de transformação social, promovendo disciplina, inclusão e novas oportunidades para crianças, adolescentes e adultos. Durante a entrevista, o pastor compartilha sua trajetória, os impactos do projeto na comunidade e os planos para o futuro. Imperdível!
L
Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Ministros lançaram campanha nacional de vacinação nas escolas
L
Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio; deduções e restituição exigem atenção do contribuinte

Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio

Informações erradas podem acarretar em perda de benefícios fiscais
L

11 de abril: Dia da Intendência é celebrado em Porto Velho com homenagens e reconhecimento ao trabalho logístico do Exército

Com cerimônia na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Exército homenageia o Serviço de Intendência, peça-chave na logística e no apoio às tropas em todo o Brasil.
L

Páscoa: 47% dos rondonienses pretendem gastar até R$ 50 reais com presentes

O estudo foi realizado entre os dias 10 e 16 de março e ouviu quase 64 mil pessoas em todo o Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Rondônia

Corrente de bicicleta cai e casal de adolescentes é apreendido após assalto

A vítima contou que foi imobilizado com golpe mata-leão por um dos jovens enquanto a companheira dele roubou o celular, em seguida, tentaram fugir, mas a corrente da bicicleta caiu.
14

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

O mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2021
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil se torna o primeiro país a incluir "cultura oceânica" nos currículos escolares

Brasil se torna o primeiro país a incluir “cultura oceânica” nos currículos escolares

Assinatura ocorreu durante o Fórum Internacional Currículo Azul
L
Dólar fecha em queda a R$ 5,87 e Ibovespa sobe 1,05% com alívio em mercados emergentes

Dólar fecha em queda a R$ 5,87 e Ibovespa sobe 1,05% com alívio em mercados emergentes

Bolsa sobe 1,05% e encerra semana com alta de 0,34%
L
STF mantém condenações dos quatro réus pelo incêndio na Boate Kiss que matou 242 pessoas

STF mantém condenações dos quatro réus pelo incêndio na Boate Kiss que matou 242 pessoas

Ex-sócios da boate, músico e produtor de banda foram condenados
L
Apenas seis cursos de medicina recebem nota máxima no Enade 2023; cinco são privados e um é público

Apenas seis cursos de medicina recebem nota máxima no Enade 2023; cinco são privados e um é público

Cinco estão no estado de São Paulo e um em Minas Gerais
L
Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 25 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 37 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Brasil recebe novo voo com 96 deportados dos EUA; um é preso ao desembarcar em Fortaleza

Brasil recebe novo voo com 96 deportados dos EUA; um é preso ao desembarcar em Fortaleza

Aeronave pousou em Fortaleza com 96 repatriados a bordo
L
Redes de ensino têm até 17 de abril para aderir à Prova Nacional Docente como critério de seleção de professores

Redes de ensino têm até 17 de abril para aderir à Prova Nacional Docente como critério de seleção de professores

Exame é anual e ajuda estados e municípios a selecionar professores
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.