SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

CAPITAL JÁ TEM MAIS DE 150 MILHÕES PARA OBRAS, MAS NÃO SABE SE PODERÁ INVESTIR ESSA FORTUNA

O mais difícil, o dinheiro, ela tem. O que não tem é formas de combater o emaranhado burocrático que destrói governos e emperra tudo neste País e, ainda, combater a inércia que existe também em suas entranhas.

Publicado em 

CAPITAL JÁ TEM MAIS DE 150 MILHÕES PARA OBRAS, MAS NÃO SABE SE PODERÁ INVESTIR ESSA FORTUNA - News Rondônia

CAPITAL JÁ TEM MAIS DE 150 MILHÕES PARA OBRAS, MAS NÃO SABE SE PODERÁ INVESTIR ESSA FORTUNA - News Rondônia

O dinheiro está no cofre! Quase 150 milhões de reais. Isso mesmo! Somando-se todos os recursos, é mais ou menos esse valor que a Prefeitura já dispõe para dar início a um grande pacote de obras, entre os maiores a que essa Capital rondoniense  já assistiu, num só ano. Pode haver mais grana ainda! Mas, se há toda essa dinheirama, porque não se ouve o som de fogos comemorativos, vindos dos lados do Palácio Tancredo Neves, que tem vivido dias de grande angústia, pelas duras críticas da comunidade, irritada com a situação da maioria das nossas ruas? O motivo é muito simples: não há projetos prontos para licitações e o tempo do verão pode passar, sem que dezenas de obras possam sequer terem sido licitadas. Some-se a isso a infernal burocracia e se entenderá o risco. Mas há outros ingredientes: falta de planejamento, má vontade; há também “encostos” que grudam em suas cadeiras por concurso público e se sentem os donos do pedaço, sem compromisso com a coletividade; há, enfim, um emaranhado de  dificuldades. A maioria delas, aliás, imposta de dentro para fora. Tudo isso leva a concluir que podemos assistir a um capítulo inédito da nossa história: dinheiro sobrando, mas sem ter como aplicá-lo. A burocracia destrutiva, que é uma espécie de culto religioso no serviço público brasileiro, se embrenhou de tal forma na Prefeitura de Porto Velho, que não há santo que faça os projetos andarem, mesmo com 80 engenheiros e arquitetos a serviço do município, todos  religiosamente pagos com nosso dinheiro. A maioria, aliás, dedicada e tentando resolver as coisas, mas que se registre também as exceções negativas. Mas, mesmo os mais experientes, não estariam dando conta do recado, ao ponto de a Prefeitura pensar em contratar um escritório especializado, para não perder os prazos das licitações.

CAPITAL JÁ TEM MAIS DE 150 MILHÕES PARA OBRAS, MAS NÃO SABE SE PODERÁ INVESTIR ESSA FORTUNA - News Rondônia

O prefeito Hildon Chaves chega ao segundo verão do seu governo com uma espécie de faca afiada direcionada às suas costas. No sentido figurado, é claro. Com um pacote inédito de obras públicas, destacando-se asfaltamento de dezenas de ruas, obras de infraestrutura, combate a alagações e várias outras, certamente daria um passo importante para reverter o quadro perante o porto velhense, que hoje começa a ser negativo. A cidade espera, cheia de angústia e preocupação, que as obras iniciem no dia seguinte ao fim das chuvas. O problema é que a Prefeitura não está dando conta de se preparar para um evento de tal grandeza, simplesmente porque não há como licitar muitas das obras previstas, por causa da burocracia e da falta de projetos que se adequem a ela. O mais difícil, o dinheiro, ela tem. O que não tem é formas de combater o emaranhado burocrático que destrói governos e emperra tudo neste País e, ainda, combater a inércia que existe também em suas entranhas. Os 150 milhões de reais podem ser muito dinheiro. Mas, se não tiver como gastá-los, de que adianta tanta grana?

BERON E A GUERRA POLÍTICA

A guerra política está instalada. Num discurso forte, em reunião do Congresso, Ivo Cassol fez duríssimas críticas ao governo Confúcio Moura, denunciando, entre outras coisas, que a dívida do Beron teria sido renegociada com imenso prejuízo aos cofres do Estado, passando de pouco mais de 2 bilhões de reais para algo muito acima dos 7 bilhões de reais. O deputado Luiz Cláudio, aliado de primeira hora do ex governador e hoje senador, também bateu firme, não poupando o governo que recém Confúcio passou a Daniel Pereira. Assessores confuncianos reagiram, negando que a negociação tenha sido nociva ao Estado. Uma das defesas do novo acordo com a União é que o Estado pagava cerca de 25 milhões/mês para amortizar a dívida e passará a pagar pouco mais de 13 milhões, segundo confirma o ex chefe da Casa Civil, Emerson Castro. Mas que os pagamentos continuam suspensos, por decisão do STF e que o Estado não renunciará ao processo em andamento. Enfim, a partir de agora, todo o contexto dos debates, sejam quais forem, terão como foco as questões políticas. O problema no caso do Beron é que o pagamento da dívida estava suspenso, por decisão judicial e praticamente não se falava mais no assunto. De repente, aparece uma bomba dessas, com Cassol anunciando que a dívida – antiga, lamentável, abusiva, extremamente punitiva ao Estado – foi renegociada por mais 20 anos e, então, é claro, o tema se tornou explosivo. O governo continua negando que as denúncias tenham qualquer fundo de verdade.

MAIS REMENDOS NA 364

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, confirmou o que já havia sido anunciado há tempo por representantes da bancada federal: a BR-364 receberá obras de 50 quilômetros no total, de obras de uma terceira via, ao menos  nos pontos mais perigosos da rodovia, entre Vilhena e Jaru. Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz comentaram que é uma medida paliativa, mas ao menos vai dar um pouco mais de segurança à perigosa estrada que atravessa nosso Estado. Serão implantados 22 quilômetros de terceiras vias em diferentes trechos  de Pimenta Bueno a Ariquemes; outros 20 quilômetros de Vilhena a Pimenta Bueno e 8 quilômetros de Presidente Médici a Jaru. A BR-364 tem início em São Paulo, passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e acaba no extremo oeste do Acre. É bom que se entenda que o ideal, a duplicação da 364, não faz parte dos planos do governo central nem para essa e nem para a próxima década. A privatização também está encontrando dificuldades, já que vários trechos não seriam economicamente viáveis. Isso significa que, por longo tempo ainda, vamos viver de remendos e pequenas obras.

BARBOSÃO CHEGA COM TUDO

Uns sobem, outros descem. Sobe o ex ministro Joaquim Barbosa, do STF, agora aposentado e virtual candidato do PSB à Presidência da República. Ele nem abriu a boca para confirmar sua pré candidatura, até agora e já aparece em terceiro ou quarto lugar, dependendo se Lula está ou não entre os nomes colocados nas pesquisas. Barbosa já entra na corrida sucessória à frente de nomes entre os mais conhecidos da política nacional, como  Ciro Gomes e Geraldo Alkmin. À frente, num quadro com Lula, dá ele e Jair Bolsonaro, repetindo o que vem acontecendo há meses. Sem Lula, Bolsonaro sobe para primeiro, mas daí seguido por Marina e Joaquinzão. Em regiões onde a população é mais bem informada e em cidades com mais de 500 mil habitantes, o ex ministro do Supremo já aparece em ascensão, num terceiro posto respeitável. Os nanicos, aqueles que vêm dos pequenos partidos e mesmo os caras  novas da política, como o megaempresário Flávio Rocha, dono das Lojas Riachuelo, que, por enquanto, são pouco mais que traços nas pesquisas. Claro que é muito cedo ainda, mas é um retrato exato do momento. Lá por junho é que as coisas começarão, mesmo, a se definir. Antes não.

OLHO NA REELEIÇÃO!

O governo de Rondônia está começando a ter uma nova cara. Alguns poucos da turma de Confúcio Moura ainda estão em seus postos, mas na maioria dos casos, pode-se afirmar que será por pouco tempo. Daniel Pereira está colocando seu time em campo e todos os passos da atual administração, ao mesmo tempo em que há, claro, preocupação com os interesses maiores do Estado, serão direcionados para preparar o terreno para a reeleição do Governador. Entre os mais próximos, há um clima de otimismo. Um assessor importante de Daniel Pereira comentou que ele é uma máquina de trabalhar, não para nunca e sabe buscar seus objetivos como ninguém. Ele está tendo aqui e ali algumas dificuldades, principalmente em áreas mais técnicas, com nomeações de gente que não se sabe ainda estar preparada para enfrentar o desafio imenso de contribuir para o crescimento de Rondônia, mas, no geral, as coisas estão andando razoavelmente bem, da porta para dentro, no Palácio Rio Madeira/CPA. Daniel é mais midiático que Confúcio Moura e os estilos são bem diferentes. Mas, ao que tudo indica, os programas de governo – que é o que realmente importa – estão andando normalmente. Contudo, é bom reafirmar: tudo já está sendo feito com um dos olhos voltados para a reeleição.

O DETRAN, MAIS UMA VEZ!

Vale a pena registrar mais um desabafo, nas redes sociais, do policial Guilherme Nascimento, hoje subtenente, mas conhecido como Sargento Nascimento, sobre a vergonhosa cobrança de tributos e taxas do Detran de Rondônia. Vejam só mais esse absurdo: “temos mais uma situação estranha no Detran (aliás, várias). O cidadão vai no Detran pra fazer uma transferência de veiculo e ai tem que fazer uma vistoria. No Detran, essa vistoria custa 57 reais, mas aí ele é mandado pra fazer a vistoria numa empresa terceirizada. Ali, tem que pagar 100 reais. Mas, se é terceirizada, não deveria cobrar os mesmos 57 reais? Depois, o cidadão faz a vistoria, pega o laudo e  tem que voltar no Detran pra homologar o laudo. E o cidadão paga mais 18,26 reais. Peraí! Se o Detran terceirizou a vistoria, porque ele tem que homologar o laudo? Esse Detran perdeu a vergonha na cara. Está  fazendo o que bem entende com o cidadão. Covardia!”. Uma série de denúncias semelhantes têm inundado as redes sociais, nos últimos meses, inclusive com uma campanha para que o valor do IPVA dos veículos baixe para 1 por cento, ao invés dos 3 por cento atuais. O Detran não comenta nada. Alô, Sargento Nascimento: onde é que a gente assina junto sobre o que o senhor está denunciando?. 

CABEÇA DE CRIMINOSO

Um Magistrado gaúcho teve uma brilhante ideia, quando presos colocaram fogo num presídio do interior: como a cadeia foi destruída, os presos foram autorizados a cumprir suas penas em casa. Brilhante! Genial! Nas duas semanas seguintes, nove presídios do Rio Grande do Sul foram incendiados pelos presos, todos, obviamente, esperando a mesma benesse. Claro que não se pode criticar a intenção do Juiz, imaginando que seria um absurdo se exigir que seres humanos ficassem vivendo num prédio destruído pelo fogo. Mesmo que tenham sido eles mesmos os responsáveis. Mas o que assusta é a ingenuidade, a facilidade com que um homem que estudou anos e anos; que se preparou para uma missão entre as mais dignas; que tem sempre a melhor das intenções, cometa um erro infantil como esse. Ao dar a bandidos o tratamento que, acredita ele, os direitos humanos assim o determinam, esqueceu-se Sua Excelência de uma premissa básica: criminoso não pensa como suas vítimas ou como um Magistrado. Pensa como criminoso. E aproveita todas as brechas para ter alguma vantagem. Ora, se os caras destruíram a cadeia, que sejam levados para outras! Liberá-los é, prezado Juiz ingênuo, dar-lhes carta branca para colocar no chão todo o sistema prisional!.

PERGUNTINHAS

A comissão de direitos humanos do Congresso, composta apenas de petistas e aliados, também visitará Aécio Neves na cadeia, como o fez com Lula, caso o tucano seja condenado, como o  foi o ex Presidente?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L
STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Povoado Nerd | Entrevista North, Streamer e Fundador da One Dragon e-Sports

Nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, o Povoado Nerd recebe North — streamer e fundador da One Dragon e-Sports — para uma conversa sobre o crescimento do universo gamer, os desafios dos e-sports e os detalhes do novo campeonato que será realizado dentro do Projeto Kaminari.
L

Em Cima da Hora | Entrevista Bosco da Federal

Nesta sexta-feira, dia 04, às 15h, o programa Em Cima da Notícia recebe João Bosco Costa, mais conhecido como Bosco da Federal.
L

Cine Araújo Porto Velho presenteia fãs de Superman com brindes exclusivos nas pré-estreias

Postais colecionáveis serão distribuídos aos 100 primeiros da fila nos dias 8 e 9 de julho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre moto e bike deixa homem com fratura na zona Leste

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital João Paulo II.
12

PM apreende 11 kg de drogas e prende trio em Porto Velho Operação integrada da PM resulta na apreensão de entorpecentes e desarticula ponto ativo de tráfico no bairro Floresta

A ação foi desencadeada em uma vila de apartamentos localizada na Rua Açaí, no bairro Floresta, zona Sul da capital.
10

Denarc prende vulgo “JT” com mais de 200 porções de drogas em residência

De acordo com o Denarc, o suspeito estava sendo investigado por receber grande quantidade de haxixe do município de Guajará-Mirim e revendê-la na capital.
10

Motociclista fica ferido após batida na traseira de Fiat Toro no centro

A vítima foi amparada por populares.
10

Cinco são presos e drogas são apreendidas pela PM durante operação em Jaru

Segundo a PM, os suspeitos seguiam juntos com destino a Machadinho do Oeste, cada um com uma mochila.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGE: Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO

Av. Carlos Gomess, 1616, Centro -Porto Velho / RO
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos
L
Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, receberá líderes globais
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Transição energética justa é preocupação para juventude do bloco
L
Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

As drogas destruídas foram apreendidas em ações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
12

Conab atualiza cotações de venda do milho em balcão com queda nos preços

Valores da 1ª quinzena de julho referem-se ao milho dos estoques públicos para alimentação animal
L
Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro para segurança energética e produção de SAF

Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro para segurança energética e produção de SAF

Ministro de Minas e Energia prevê menor dependência de importações
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.