DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

DUAS BATALHAS: A LUTA PELOS 700 POLICIAIS INJUSTIÇADOS E A NOVA LEI DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, participou do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta segunda. Dois dos assuntos que com ele foram debatidos merecem destaque.

Publicado em 

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, participou do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta segunda. Dois dos assuntos que com ele foram debatidos merecem destaque. Em relação ao primeiro deles, a volta de mais de 700 policiais para a folha de pagamento da União,  fez um relato da batalha em Brasília, onde uma comitiva  rondoniense (à frente o governador  Daniel Pereira), com o próprio Maurão, outros deputados estaduais e membros da bancada federal, hoje liderada por Lindomar Garçon, se reuniram com a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia (que era interinamente também Presidente da República), pedindo apoio para reverter a situação de desespero em que toda essa gente se encontra. Desde dezembro, mais de 700 famílias vivem apavoradas, porque os nomes dos policiais foram excluídos do funcionalismo federal – depois de mais de três anos transpostos. E pior, não têm como voltarem a serem pagos pelo Estado, porque não há orçamento para isso. Segundo Maurão, a comitiva rondoniense saiu bastante otimista do encontro. Foi decisão monocrática da própria Carmem Lúcia que causou toda essa esbórnia e agora, com muito mais informações, o que se espera é que a justiça seja feita. E que a ministra apoie a volta das centenas de servidores retirados à folha de pagamento da União, E que, é claro, todos recebam os vencimentos atrasados.

Outro assunto também mereceu amplo destaque. Trata-se da revogação, pela Assembleia, por unanimidade, do decreto do Governo, um dos últimos assinados por Confúcio Moura, criando mais onze áreas de preservação. Maurão e a comitiva, estiveram com o ministro do Meio Ambiente. Ali, foi explicada a situação, relatando que centenas de famílias de pequenos produtores seriam retiradas de forma abrupta, sem nenhum direito, de áreas onde, em alguns casos, três ou até quatro gerações trabalham há mais de um século. Incluindo as que têm títulos definitivos. Comentou  ainda que Rondônia já cuida das questões ambientais e que não recebe nada em troca, pelas imensas áreas de preservação que já criou e mantém. Disse que, para criar onze novas zonas, o bom senso indica que deveria se encontrar outras áreas para fazer uma troca  e, onde isso não for possível, indenizar corretamente as famílias e não jogá-las como se elas não existissem. Maurão, aliás, lembrou, na entrevista, ter apresentado projeto, proibindo que sejam criadas novas áreas de proteção, apenas por decreto. Esse tipo de ato só poderá ser feito, a partir de agora,  por projeto de lei, que deverá passar pela discussão e votação do parlamento. Decisão sábia, aliás, que ajudou a corrigir um grande erro que o Governo ia cometer, para agradar ONGs nacionais e internacionais, que só usam a Amazônia e muito pouco fazem para ajudar os milhões de brasileiros que nela vivem.

A SURPRESA NA SEDUC

Eles são amigos. Um gosta do outro. Falam a mesma linguagem. Mas, mesmo assim, não vão trabalhar juntos. Uma longa conversa entre o governador Daniel Pereira e o ainda secretário Waldo Alves, que deve deixar o cargo nos próximos dias, foi o que ambos chamaram de “muito positiva”, mas sem resultado prático para o Estado. Aconteceu no final de semana. Waldo manteve seu pedido de demissão como titular da Secretaria de Educação, órgão vital para a administração e ficará no posto, atendendo pedido do amigo, apenas até que o novo secretário seja nomeado. A saída de Waldo foi uma surpresa geral, até porque, logo que assumiu, em sua primeira entrevista à TV (programa Papo de Redação na TV, SICTV/Record), Daniel fez inúmeros elogios ao agora quase ex secretário, deixando antever que ele seria figura intocável no seu governo. No final, aconteceu algo pelo caminho que mudou os planos. Até no final desta segunda, embora se tenha ouvido falar em cerca de meia dúzia de nomes, nenhum foi confirmado pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Um dos cotados – e seria uma escolha elogiável – é o do professor Mário Jorge.

“ELE É O GOVERNADOR!”

Enquanto Daniel Pereira começa seu governo com inúmeros desafios (nesse momento, o maior deles é encontrar substituto à altura de Waldo Alves, um dos melhores titulares da Seduc de vários governos), o ex começa sua caminhada por Rondônia, como pré candidato ao Senado. Já nessa condição, Confúcio Moura concedeu entrevista a um site de Ariquemes, sua cidade, comentando vários temas. O que mais chamou a atenção foi de que ele não participa de nada, não comenta, não dá pitaco seja no que for em relação ao governo de Daniel Pereira. “Ele é o Governador”!, sublinhou Confúcio. Parece algo óbvio, mas no mundo da política e do poder, são raros os casos em que os ex não querem se meter na gestão do seu sucessor, ainda mais se tiver sido seu vice. O ex governador falou sobre algumas das principais realizações do seu governo e destacou a criação, inédita, do Conselho do Estado. Embora estivesse como cláusula  importante na Constituição do Estado, o Comitê numa havia funcionado. O agora ex secretário da Casa Civil, Emerson Castro, sugeriu a Confúcio, que decidiu não só criar o órgão como ampliá-lo, abrindo a participação para dirigentes de vários poderes e não só do Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi um golaço, pelo ineditismo e pelos resultados obtidos. 

A MORTE DE MAURÍCIO CALIXTO

A tristeza tomou conta de Rondônia, nessa segunda, com o anúncio da morte do jornalista, radialista e advogado Maurício Calixto. Ele veio para o Estado no final da década de 70, quando seu irmão mais velho, Mário Calixto, construía um dos jornais impressos mais importantes da região na época, o Estadão do Norte. Maurício teve um mandato bastante positivo como deputado estadual, eleito em 1986 e ainda no mandato foi convocado para ser o secretário de Administração, no governo Jerônimo Santana, onde permaneceu até o final. Em 1990, ele se elegeu deputado federal, ficando conhecido por seu discurso vigoroso de sempre, de alta qualidade, que o caracterizava. Candidatou-se ao Senado em 94, mas não se elegeu. Foi novamente convocado para o governo, por Valdir Raupp, onde atuou na Administração e depois como diretor geral do Detran. Atualmente, apresentava o programa A Hora do Povo, na Rádio Rondônia. Maurício foi embora aos 69 anos, deixando viúva e três filhos. Vai fazer falta não só para sua família, mas também para toda a Rondônia. A coluna se solidariza com familiares e amigos de Maurício.

O CLIMA ATUAL NO NINHO

A campanha eleitoral já começou, tanto nos bastidores quanto nas informações, contrainformações,, fofocas, boatos e etecetera. No ninho tucano então a situação beira à comicidade. A cada dia, aparece uma história diferente. A verdade é que ao menos nesse momento, as duas principais lideranças do PSDB estão falando a mesma linguagem. Expedito Júnior é o candidato do partido ao Governo. Caso não o sejaMariana Carvalho quer começar a discutir a opção de ser ela o nome do tucanato, para buscar a cadeira de Daniel Pereira. Expedito e Mariana estão no cone sul do Estado, juntos e falando a mesma linguagem. Pelo menos até esta segunda. Há um amplo caminho pela frente e até que se decidam os rumos do partido, os dois continuarão nessa caminhada. “A pretensão de Mariana, que tem sido muito correta comigo, é mais do que legítima!”, disse ontem Expedito Júnior. Oficialmente, contudo, a jovem deputada federal continua negando que pretenda ser candidata ao Governo, mas que buscará a reeleição. Como os acordos, conversas ealianças estão longe de serem fechados, o assunto ainda vai longe. O que se pode dizer é que o clima no PSDB hoje, é muito menos tenso do que era há semanas atrás. Se vai mudar de novo? Aí, só saberá quem tiver uma bola de cristal.

TJ DÁ ESPERANÇA AO CIDADÃO

Se a moda pega, as Prefeituras de Rondônia (e certamente de todo o Brasil), poderiam entrar em sistema de falência. Porque foi aplicada a lei, em toda a plenitude, pela Justiça do nosso Estado. Sentença de primeira instância, confirmada pelo Tribunal de Justiça, determina uma indenização de aproximadamente 118 mil reais a um cidadão de Buritis, que ficou paralítico, depois que se acidentar num enorme buraco, aberto pela Prefeitura da cidade e deixado assim, ao léu, sem sinalização, como ocorre todos os dias em centenas de municípios brasileiros. O acidente ocorreu em setembro de 2012 e o condutor da moto acabou sofrendo uma lesão medular, depois de cair na vala aberta. Para se ter ideia do absurdo, o buracão tinha três metros de largura e dois de profundidade. A decisão do TJ, dá uma pequena, mas importante sinalização em prol do conjunto de direitos dos cidadãos. Esses mesmos que pagam impostos de Primeiro Mundo e que recebem, em troca, serviços assemelhados ao que de pior existe no pequeno e pobre  Sry Lanka. Os 127 salários mínimos, a título de  “indenização,, que tem o propósito educativo/punitivo, levando-se em conta compensar a vítima, pelos danos sofridos e, por outro lado, para desestimular o infrator da prática do ato tudo por ilícito”! Dá ou não dá uma pequena esperança na gente?

LULA AINDA É “O” CARA

Ainda é assunto a última pesquisa DataFolha, sempre tendendo para apoiar a esquerda, que dá ainda enorme vantagem ao ex presidente Lula, sobre os demais concorrentes, na futura briga pela Presidência da República. É verdade que ela mostra uma queda de seis pontos em relação à penúltima, quando Lula ainda não tinha sido preso. Pelo DataFolha, ele tinha 37 pontos e agora tem 31. A grande maioria do eleitorado do petista se concentra no nordeste e entre as camadas menos informadas da população. Quanto menos conhecimento tem, mais esse eleitor afirma que votaria em Lula novamente. Os outros concorrentes continuam lá embaixo. O deputado Jair Bolsonaro permanece com seus 15 pontos, que nunca ultrapassa, nas pesquisas do mesmo instituto. Já Marina Silva, que estava lá embaixo, saltou para 10 pontos. Enfim, Lula ainda é “o” cara para uma parte importante do eleitorado brasileiro que, quando ele sai da relação de candidatos, numa projeção do que será a eleição de outubro, já que ele está inelegível, não tem a mínima ideia, ainda, para que lado levar seu voto. O nordeste, de novo, vai decidir a eleição…

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a invasão do tríplex (aquele que acabou condenando o Presidente Lula a 12 anos), pelos membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto- MTST – vai ajudá-lo a sair da cadeia ou pode ser um tiro no pé e piorar ainda mais a situação do “cumpanhero chefe”?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Teste do bafômetro indicou índice de álcool três vezes acima do permitido, e condutor de 59 anos recebeu voz de prisão após atendimento médico no Hospital Regional.
12
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Investigações indicam que agressões contra mulher boliviana podem ter sido motivadas por conflito pessoal envolvendo relacionamento após separação, segundo apuração policial
16
Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.