SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

DUAS BATALHAS: A LUTA PELOS 700 POLICIAIS INJUSTIÇADOS E A NOVA LEI DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, participou do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta segunda. Dois dos assuntos que com ele foram debatidos merecem destaque.

Publicado em 

DUAS BATALHAS: A LUTA PELOS 700 POLICIAIS INJUSTIÇADOS E A NOVA LEI DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO - News Rondônia

DUAS BATALHAS: A LUTA PELOS 700 POLICIAIS INJUSTIÇADOS E A NOVA LEI DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO - News Rondônia

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, participou do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta segunda. Dois dos assuntos que com ele foram debatidos merecem destaque. Em relação ao primeiro deles, a volta de mais de 700 policiais para a folha de pagamento da União,  fez um relato da batalha em Brasília, onde uma comitiva  rondoniense (à frente o governador  Daniel Pereira), com o próprio Maurão, outros deputados estaduais e membros da bancada federal, hoje liderada por Lindomar Garçon, se reuniram com a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia (que era interinamente também Presidente da República), pedindo apoio para reverter a situação de desespero em que toda essa gente se encontra. Desde dezembro, mais de 700 famílias vivem apavoradas, porque os nomes dos policiais foram excluídos do funcionalismo federal – depois de mais de três anos transpostos. E pior, não têm como voltarem a serem pagos pelo Estado, porque não há orçamento para isso. Segundo Maurão, a comitiva rondoniense saiu bastante otimista do encontro. Foi decisão monocrática da própria Carmem Lúcia que causou toda essa esbórnia e agora, com muito mais informações, o que se espera é que a justiça seja feita. E que a ministra apoie a volta das centenas de servidores retirados à folha de pagamento da União, E que, é claro, todos recebam os vencimentos atrasados.

DUAS BATALHAS: A LUTA PELOS 700 POLICIAIS INJUSTIÇADOS E A NOVA LEI DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO - News Rondônia

Outro assunto também mereceu amplo destaque. Trata-se da revogação, pela Assembleia, por unanimidade, do decreto do Governo, um dos últimos assinados por Confúcio Moura, criando mais onze áreas de preservação. Maurão e a comitiva, estiveram com o ministro do Meio Ambiente. Ali, foi explicada a situação, relatando que centenas de famílias de pequenos produtores seriam retiradas de forma abrupta, sem nenhum direito, de áreas onde, em alguns casos, três ou até quatro gerações trabalham há mais de um século. Incluindo as que têm títulos definitivos. Comentou  ainda que Rondônia já cuida das questões ambientais e que não recebe nada em troca, pelas imensas áreas de preservação que já criou e mantém. Disse que, para criar onze novas zonas, o bom senso indica que deveria se encontrar outras áreas para fazer uma troca  e, onde isso não for possível, indenizar corretamente as famílias e não jogá-las como se elas não existissem. Maurão, aliás, lembrou, na entrevista, ter apresentado projeto, proibindo que sejam criadas novas áreas de proteção, apenas por decreto. Esse tipo de ato só poderá ser feito, a partir de agora,  por projeto de lei, que deverá passar pela discussão e votação do parlamento. Decisão sábia, aliás, que ajudou a corrigir um grande erro que o Governo ia cometer, para agradar ONGs nacionais e internacionais, que só usam a Amazônia e muito pouco fazem para ajudar os milhões de brasileiros que nela vivem.

A SURPRESA NA SEDUC

Eles são amigos. Um gosta do outro. Falam a mesma linguagem. Mas, mesmo assim, não vão trabalhar juntos. Uma longa conversa entre o governador Daniel Pereira e o ainda secretário Waldo Alves, que deve deixar o cargo nos próximos dias, foi o que ambos chamaram de “muito positiva”, mas sem resultado prático para o Estado. Aconteceu no final de semana. Waldo manteve seu pedido de demissão como titular da Secretaria de Educação, órgão vital para a administração e ficará no posto, atendendo pedido do amigo, apenas até que o novo secretário seja nomeado. A saída de Waldo foi uma surpresa geral, até porque, logo que assumiu, em sua primeira entrevista à TV (programa Papo de Redação na TV, SICTV/Record), Daniel fez inúmeros elogios ao agora quase ex secretário, deixando antever que ele seria figura intocável no seu governo. No final, aconteceu algo pelo caminho que mudou os planos. Até no final desta segunda, embora se tenha ouvido falar em cerca de meia dúzia de nomes, nenhum foi confirmado pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Um dos cotados – e seria uma escolha elogiável – é o do professor Mário Jorge.

“ELE É O GOVERNADOR!”

Enquanto Daniel Pereira começa seu governo com inúmeros desafios (nesse momento, o maior deles é encontrar substituto à altura de Waldo Alves, um dos melhores titulares da Seduc de vários governos), o ex começa sua caminhada por Rondônia, como pré candidato ao Senado. Já nessa condição, Confúcio Moura concedeu entrevista a um site de Ariquemes, sua cidade, comentando vários temas. O que mais chamou a atenção foi de que ele não participa de nada, não comenta, não dá pitaco seja no que for em relação ao governo de Daniel Pereira. “Ele é o Governador”!, sublinhou Confúcio. Parece algo óbvio, mas no mundo da política e do poder, são raros os casos em que os ex não querem se meter na gestão do seu sucessor, ainda mais se tiver sido seu vice. O ex governador falou sobre algumas das principais realizações do seu governo e destacou a criação, inédita, do Conselho do Estado. Embora estivesse como cláusula  importante na Constituição do Estado, o Comitê numa havia funcionado. O agora ex secretário da Casa Civil, Emerson Castro, sugeriu a Confúcio, que decidiu não só criar o órgão como ampliá-lo, abrindo a participação para dirigentes de vários poderes e não só do Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi um golaço, pelo ineditismo e pelos resultados obtidos. 

A MORTE DE MAURÍCIO CALIXTO

A tristeza tomou conta de Rondônia, nessa segunda, com o anúncio da morte do jornalista, radialista e advogado Maurício Calixto. Ele veio para o Estado no final da década de 70, quando seu irmão mais velho, Mário Calixto, construía um dos jornais impressos mais importantes da região na época, o Estadão do Norte. Maurício teve um mandato bastante positivo como deputado estadual, eleito em 1986 e ainda no mandato foi convocado para ser o secretário de Administração, no governo Jerônimo Santana, onde permaneceu até o final. Em 1990, ele se elegeu deputado federal, ficando conhecido por seu discurso vigoroso de sempre, de alta qualidade, que o caracterizava. Candidatou-se ao Senado em 94, mas não se elegeu. Foi novamente convocado para o governo, por Valdir Raupp, onde atuou na Administração e depois como diretor geral do Detran. Atualmente, apresentava o programa A Hora do Povo, na Rádio Rondônia. Maurício foi embora aos 69 anos, deixando viúva e três filhos. Vai fazer falta não só para sua família, mas também para toda a Rondônia. A coluna se solidariza com familiares e amigos de Maurício.

O CLIMA ATUAL NO NINHO

A campanha eleitoral já começou, tanto nos bastidores quanto nas informações, contrainformações,, fofocas, boatos e etecetera. No ninho tucano então a situação beira à comicidade. A cada dia, aparece uma história diferente. A verdade é que ao menos nesse momento, as duas principais lideranças do PSDB estão falando a mesma linguagem. Expedito Júnior é o candidato do partido ao Governo. Caso não o sejaMariana Carvalho quer começar a discutir a opção de ser ela o nome do tucanato, para buscar a cadeira de Daniel Pereira. Expedito e Mariana estão no cone sul do Estado, juntos e falando a mesma linguagem. Pelo menos até esta segunda. Há um amplo caminho pela frente e até que se decidam os rumos do partido, os dois continuarão nessa caminhada. “A pretensão de Mariana, que tem sido muito correta comigo, é mais do que legítima!”, disse ontem Expedito Júnior. Oficialmente, contudo, a jovem deputada federal continua negando que pretenda ser candidata ao Governo, mas que buscará a reeleição. Como os acordos, conversas ealianças estão longe de serem fechados, o assunto ainda vai longe. O que se pode dizer é que o clima no PSDB hoje, é muito menos tenso do que era há semanas atrás. Se vai mudar de novo? Aí, só saberá quem tiver uma bola de cristal.

TJ DÁ ESPERANÇA AO CIDADÃO

Se a moda pega, as Prefeituras de Rondônia (e certamente de todo o Brasil), poderiam entrar em sistema de falência. Porque foi aplicada a lei, em toda a plenitude, pela Justiça do nosso Estado. Sentença de primeira instância, confirmada pelo Tribunal de Justiça, determina uma indenização de aproximadamente 118 mil reais a um cidadão de Buritis, que ficou paralítico, depois que se acidentar num enorme buraco, aberto pela Prefeitura da cidade e deixado assim, ao léu, sem sinalização, como ocorre todos os dias em centenas de municípios brasileiros. O acidente ocorreu em setembro de 2012 e o condutor da moto acabou sofrendo uma lesão medular, depois de cair na vala aberta. Para se ter ideia do absurdo, o buracão tinha três metros de largura e dois de profundidade. A decisão do TJ, dá uma pequena, mas importante sinalização em prol do conjunto de direitos dos cidadãos. Esses mesmos que pagam impostos de Primeiro Mundo e que recebem, em troca, serviços assemelhados ao que de pior existe no pequeno e pobre  Sry Lanka. Os 127 salários mínimos, a título de  “indenização,, que tem o propósito educativo/punitivo, levando-se em conta compensar a vítima, pelos danos sofridos e, por outro lado, para desestimular o infrator da prática do ato tudo por ilícito”! Dá ou não dá uma pequena esperança na gente?

LULA AINDA É “O” CARA

Ainda é assunto a última pesquisa DataFolha, sempre tendendo para apoiar a esquerda, que dá ainda enorme vantagem ao ex presidente Lula, sobre os demais concorrentes, na futura briga pela Presidência da República. É verdade que ela mostra uma queda de seis pontos em relação à penúltima, quando Lula ainda não tinha sido preso. Pelo DataFolha, ele tinha 37 pontos e agora tem 31. A grande maioria do eleitorado do petista se concentra no nordeste e entre as camadas menos informadas da população. Quanto menos conhecimento tem, mais esse eleitor afirma que votaria em Lula novamente. Os outros concorrentes continuam lá embaixo. O deputado Jair Bolsonaro permanece com seus 15 pontos, que nunca ultrapassa, nas pesquisas do mesmo instituto. Já Marina Silva, que estava lá embaixo, saltou para 10 pontos. Enfim, Lula ainda é “o” cara para uma parte importante do eleitorado brasileiro que, quando ele sai da relação de candidatos, numa projeção do que será a eleição de outubro, já que ele está inelegível, não tem a mínima ideia, ainda, para que lado levar seu voto. O nordeste, de novo, vai decidir a eleição…

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a invasão do tríplex (aquele que acabou condenando o Presidente Lula a 12 anos), pelos membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto- MTST – vai ajudá-lo a sair da cadeia ou pode ser um tiro no pé e piorar ainda mais a situação do “cumpanhero chefe”?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Em uma faixa de atmosfera íntima e visceral, a artista mergulha em questões de identidade e desconexão com o próprio corpo, traduzindo sentimentos profundos em melodia e palavra
L
Governo abre prazo para acordo de ressarcimento com apoio dos Correios

Governo abre prazo para acordo de ressarcimento com apoio dos Correios

Estatal atua na 3ª fase do atendimento presencial a aposentados e pensionistas com descontos indevidos e adesão ao acordo sem necessidade de ação judicial
L
Lucia Oliveira apresenta BNI Mamoré no Agenda News e mostra como networking gera negócios em Rondônia

Lucia Oliveira apresenta BNI Mamoré no Agenda News e mostra como networking gera negócios em Rondônia

Com metodologia validada internacionalmente, grupo transforma conexões em resultados reais para empresários do estado.
L

Boas práticas da administração tributária Prêmio Tributare recebe inscrições até 31 de julho

A avaliação dos trabalhos inscritos será feita por uma Comissão Julgadora composta por indicações de órgãos representativos de intermediários tributários e membros da sociedade civil.
L
Lula nomeia duas mulheres para STJ e TSE

Lula nomeia duas mulheres para STJ e TSE

Lula nomeia duas mulheres para vagas no STJ e TSE, com atos a serem publicados em Diário Oficial.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Boletim InfoGripe, da Fiocruz, indica tendência de queda em grande parte do país, mas reforça importância da vacinação contra gripe e Covid-19.
L
Lira amplia redução de IR para rendas de até R$ 7.350

Lira amplia redução de IR para rendas de até R$ 7.350

O relator da reforma do Imposto de Renda (IR), deputado Arthur Lira, ajustou o projeto para beneficiar faixas de renda e manteve a alíquota máxima para altos rendimentos.
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (11/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (11/7) para seu signo

Veja o horóscopo 2025 desta sexta-feira (11/7) e descubra como os astros influenciam as áreas de amor, carreira, finanças e bem-estar de cada signo.
L

Casas del Bosque Gran Reserva Carménère 2024: elegância chilena na taça

Com uvas da prestigiada D.O. Peumo, o Casas del Bosque Gran Reserva Carménère 2024 revela o melhor do terroir chileno em um vinho elegante, intenso e acessível.
L

Presidente da Assembleia Legislativa nega pedido de impeachment contra governador e vice de Rondônia

Alex Redano afirma que não há protocolo, articulação ou conversa sobre cassação de Marcos Rocha ou Sérgio Gonçalves, apesar da crise política entre os dois
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Rondônia apoia PEC das prerrogativas estaduais e se destaca entre os primeiros estados a formalizar resolução, afirma Ismael Crispin

Deputado apresenta avanços durante reunião da Unale e destaca protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no fortalecimento do pacto federativo.
L
Rua Jaci Paraná recebe mutirão de limpeza após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Rua Jaci Paraná recebe mutirão de limpeza após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Ação melhora segurança e qualidade de vida em frente à Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, no bairro homônimo, em Porto Velho
L
Erika Hilton pede bloqueio de contas de Eduardo Bolsonaro ao STF

Erika Hilton pede bloqueio de contas de Eduardo Bolsonaro ao STF

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes o bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro, alegando atuação para enfraquecer a soberania brasileira.
L

Em Brasília, Léo Moraes busca recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras prioritárias em Porto Velho

A capital ocupa o segundo lugar entre as cidades brasileiras em número de projetos do PAC.
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

Guarnição do PATAMO localiza moto com registro de furto/roubo e detém casal saindo de ponto de entorpecentes em Ji-Paraná.
12
Motocicleta furtada é encontrada abandonada em Ji-Paraná

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em Ji-Paraná

Veículo com registro de furto foi localizado pela PM no bairro Nova Brasília, após ser deixado em frente a uma residência.
14
Motociclista fica ferido após colidir contra carreta estacionada em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após colidir contra carreta estacionada em Ji-Paraná

Acidente na zona leste de Ji-Paraná na noite de quinta-feira (10) resultou em motociclista ferido após colisão com carreta parada.
10
Criminoso é preso após roubar carro em frente a Hotel em Rolim de Moura

Criminoso é preso após roubar carro em frente a Hotel em Rolim de Moura

Suspeito aterrorizou mãe e filhos, mas foi capturado pela PM enquanto tentava fugir com o veículo para a Bolívia.
12
Carreta viria para RO com soja pega fogo na BR-174 e interdita rodovia

Carreta que viria para RO com soja pega fogo na BR-174 e interdita rodovia

Segundo o motorista, que transportava a carga de soja para o que parecia ser Porto Velho, o fogo começou enquanto ele dirigia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab realiza leilão para venda de 548 toneladas de milho da safra 2016/2017

Produto armazenado em cooperativa de Santa Catarina será comercializado via sistema eletrônico nesta sexta-feira (11)
L
PF combate abuso sexual infantojuvenil em Jaru com Operação Prisma

PF combate abuso sexual infantojuvenil em Jaru com Operação Prisma

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (11), a Operação Prisma em Jaru, Rondônia, para combater a aquisição e o compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
10
Motociclista cai ao passar por "tartaruga" de sinalização em Porto Velho

Motociclista cai ao passar por “tartaruga” de sinalização em Porto Velho

Uma motociclista ficou ferida na zona leste de Porto Velho nesta sexta-feira (11) após cair da moto ao passar por uma “tartaruga” de sinalização.
14
Crescimento econômico, café e energia reforçam inflação, diz Banco Central

Crescimento econômico, café e energia reforçam inflação, diz Banco Central

O Banco Central (BC) justifica estouro da meta do IPCA em junho, citando aquecimento da economia e encarecimento de itens como café e energia.
L
Lula defende diplomacia e multilateralismo em artigos para jornais estrangeiros

Lula defende diplomacia e multilateralismo em artigos para jornais estrangeiros

Presidente Lula critica a prevalência da “lei do mais forte” e defende a reconstrução de organismos multilaterais para enfrentar desafios globais.
L
Governo cria IPI Verde e zera imposto para carros sustentáveis

Governo cria IPI Verde e zera imposto para carros sustentáveis

Decreto assinado por Lula regulamenta o Programa Mover, zerando o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos compactos e ecológicos produzidos no Brasil.
L
Gilmar Mendes afirma que Brasil vive resistência democrática inédita

Gilmar Mendes afirma que Brasil vive resistência democrática inédita

O ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou que o Brasil escreve uma “resistência democrática” contra forças que ameaçam o Estado de Direito e enfrentou sabotagem de redes sociais.
L

Em live, Sérgio Gonçalves nega ter tramado contra rocha, lamenta demissão pela tv e deixa porta aberta para acordo

Redano lembrou que não é do seu perfil esconder qualquer informação. “Se tivesse alguma coisa – destacou – eu já teria noticiado”! Não existe nada disso.
L
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.886 da Mega-Sena, levando o prêmio a acumular para R$ 38 milhões.
L
Motorista capota caminhão e é flagrado com madeira ilegal em Porto Velho

Motorista capota caminhão e é flagrado com madeira ilegal em Porto Velho

Acidente de caminhão no centro de Porto Velho revela transporte de madeira ilegal e irregularidades do condutor.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.