SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

GOVERNADOR DIZ CONFIAR NO BOM SENSO E APELA AO STF PARA REVERTER DECISÃO QUE TIROU MAIS DE 700 POLICIAIS DE RONDÔNIA DOS QUADROS DA UNIÃO

Para Daniel, é um contrassenso caso esta nova decisão não seja revogada.

Publicado em 

GOVERNADOR DIZ CONFIAR NO BOM SENSO E APELA AO STF PARA REVERTER DECISÃO QUE TIROU MAIS DE 700 POLICIAIS DE RONDÔNIA DOS QUADROS DA UNIÃO - News Rondônia

Após audiência nesta sexta-feira (13) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, em exercício na Presidência da República enquanto o presidente Michel Temer cumpre agenda no Peru, o governador de Rondônia, Daniel Pereira, disse esperar dos ministros do Supremo um novo entendimento sobre a situação dos 706 policiais de Rondônia, que foram para os quadros da União, entre 2013 e 2014, e retirados da folha de pagamento no mês de março deste ano com a suspensão da ação da Associação dos Policiais Militares (Aspometron), que garantia a inclusão deles na folha federal mesmo sem a decisão de mérito. A ministra prometeu conversar com a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério do Planejamento para reavaliar a decisão até a próxima terça-feira (17).

Para Daniel, é um contrassenso caso esta nova decisão não seja revogada, pois inviabiliza uma série de investimentos programados pelo estado para áreas que já enfrentam dificuldades com recursos precários, além de prejudicar estas famílias.

GOVERNADOR DIZ CONFIAR NO BOM SENSO E APELA AO STF PARA REVERTER DECISÃO QUE TIROU MAIS DE 700 POLICIAIS DE RONDÔNIA DOS QUADROS DA UNIÃO - News Rondônia

O governador lembrou que na ação, da qual o estado não fez parte, a União foi condenada a promover a transposição dos policiais e bombeiros militares, ativos, inativos e pensionistas, que foram admitidos (nomeados e incluídos) na Polícia Militar de Rondônia, no período de 22 de dezembro de 1981 a 15 de março de 1987, sendo que, após decisão favorável para a entidade, a ministra, a pedido da União, afirmou que a ação coletiva alcança apenas os filiados que constam na relação juntada à petição inicial do processo de conhecimento, desconhecendo a decisão que garantiu a inclusão desses 706 policiais, por efeitos da sentença e que não constam à época da ação, como filiados da Aspometron.

“Foram transpostos para os quadro da União 1.200 policiais. O governador Confúcio Moura aplicou este dinheiro na melhoria salarial, contratou mais 740 novos policiais, 440 já trabalhando e 300 entram em atividade a partir do dia 21. Então, a consequência desta ação, se não revertida, é estourar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de Rondônia, que terá que cortar investimentos, que hoje já são precários. É um ato injusto, que vai parar praticamente todo Estado”, lamentou.

Daniel Pereira observou que esses policiais são beneficiados pela Emenda Constitucional 60, mas só não aderiram porque estavam na ação judicial e não tinham como prever que mudaria. Com a aprovação do relatório da Medida Provisória 817/18, que regula a transposição de ex-servidores dos antigos territórios de Rondônia, Amapá e Roraima, possibilitando a opção para os servidores, ele disse apelar para o senso dos ministros que compõem o STF, considerando que a não revogação causará o caos para Rondônia com uma situação que daqui a alguns dias estaria resolvida administrativamente com a MP 817. “Apelo para o bom senso da ministra Cármen Lúcia, dos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e dos demais do STF, que saberão usar o melhor posicionamento jurídico para beneficiar diretamente estes 706 policiais, pais e mães de família e, como consequência lógica, todo o povo de Rondônia”, argumentou.

O governador, que classificou a audiência com a ministra, como “visita de desespero”, aproveitou para agradecer o apoio das bancadas federal e estadual, bem como da Aspometron neste “esforço coletivo” para reverter a decisão no STF, “tão danosa para o estado”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Solidariedade que navega: apoio do Exército e Prefeitura leva ajuda às vítimas da cheia do Madeira

Com 12 mil pessoas afetadas e comunidades isoladas, ação conjunta leva mantimentos, saúde e esperança a famílias atingidas no Médio e Baixo Madeira
L

Início da gestão de Léo Moraes em Porto Velho é marcado por conquistas celebradas em evento especial

Evento para celebrar os 100 dias de gestão acontece no sábado, no Parque da Cidade
L

Baile da Astro: News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para o maior evento funk do ano

Porto Velho já está se preparando para a festa que promete ser o destaque do calendário local! O Baile da Astro, prestes a acontecer no dia 12 de abril no Oasis Camping Club, contará com um line-up estrelado e uma superestrutura que promete uma noite épica.
L
PEC contra escala 6x1 é protocolada na Câmara com 234 assinaturas

Movimentos sociais lançam plebiscito popular para debater jornada de trabalho, escala 6×1 e isenção do IR até R$ 5 mil

Proposta será lançada na noite desta quinta-feira em São Paulo
L
STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

STF forma maioria para rejeitar recursos de deputados do PL réus por corrupção e organização criminosa

Votação na Primeira Turma será encerrada nesta sexta-feira
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#FalaêPodCast | Entrevista Felipe Medeiros e Wevi Silva

Nesta quinta-feira, dia 10, às 18h, o Falaê Podcast recebe dois convidados com trajetórias marcadas pela fé: Felipe Medeiros, de 19 anos, que prega desde os 10 anos de idade e vive há 19 anos na presença de Deus, e Wevi Silva, cantor gospel e influenciador digital, com 26 anos de caminhada cristã. Uma conversa inspiradora sobre propósito, ministério e transformação. Não perca!
L

#AgendaNews | Entrevista Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria

Nesta quinta-feira, às 17h, o programa Agenda News recebe Magno Felipe, fundador da Xêro Doce Confeitaria. Localizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, a confeitaria é referência em bolos e doces para pronta entrega, com atendimento via delivery ou retirada no local.
L
Ministério da Saúde incorpora deferiprona ao SUS para tratar sobrecarga de ferro em pacientes com doença falciforme

Ministério da Saúde lança caderneta digital da criança integrada ao App Meu SUS Digital

Plataforma permite acompanhar dados e orientações em saúde
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L

Leitura Finalizada: Ji-Paraná se prepara para o primeiro JIPALÊ, Festival Literário

Com autores renomados, programação diversificada e homenagens à riqueza cultural e natural da região, o evento promete ser um marco na história literária de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA EXTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

A pedido de moradores, vereador Everaldo Fogaça visita praça no bairro Eletronorte

A proposta do vereador inclui a recuperação da infraestrutura, instalação de novos equipamentos e a criação de um plano de manutenção contínua por parte da Prefeitura.
L

Deputada Dra. Taíssa celebra os 96 anos de Guajará-Mirim e reforça compromisso com a população e investimentos na região

Durante solenidade pelos 96 anos da cidade, Dra. Taíssa destaca união entre poderes e garante apoio contínuo ao desenvolvimento do município.
L

Câmara de Porto Velho aprova Lei de Acolhimento Escolar proposta pelo vereador Pedro Geovar

A formação será organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio de instituições especializadas.
L
Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Lebrinha se reúne com parlamentares da Bolívia para tratar de temas de interesse mútuo

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L
Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Centro de Reabilitação Dream da Amazônia completa dois anos de amor e cuidado

Solenidade na tarde desta sexta-feira (11) marca a comemoração, que terá ainda a inauguração da oficina ortopédica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Mulher é presa no lugar do marido que vendia arma furtada

Segundo consta em boletim de ocorrência, a guarnição recebeu denúncias que algumas armas haviam sido furtadas de uma residência, e uma delas estava sendo vendida por um indivíduo.
14
PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

PF desarticula esquema de desvio de verbas da saúde em operação com 29 mandados

Um dos alvos da Operação Copia e Cola é o prefeito de Sorocaba
10

Briga em ponto de prostituição termina com travesti agredida a pauladas

Uma equipe do Samu prestou socorro à vítima, que foi encaminhada para uma unidade médica.
12
PRF apresenta balanço da Operação Carnaval 2025, em Rondônia

PRF alerta para risco de isolamento em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho devido à elevação das águas na BR-425

A estrutura de desvio utilizada na rodovia não suporta o tráfego intenso de veículos, principalmente os de grande porte.
10
Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

Homem é esfaqueado durante assalto e pede socorro em escola

As primeiras informações dão conta que o rapaz foi vítima de um roubo, em seguida, esfaqueado nas costas pelo suspeito que fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura dá mais um passo para implantação do primeiro Hospital Municipal Universitário em Porto Velho

Projeto é fruto de articulação da Prefeitura com Unir, Ebserh e Governo Federal, e teve mais um passo importante durante agenda do prefeito Léo Moraes em Brasília
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ILDO GUBERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: C ZAMBIAZI E CIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Novo exame de sangue pode prever infarto e derrame com mais precisão

Método simples e acessível detecta danos no coração antes dos primeiros sintomas.
L

 “O Agente Secreto”, com Wagner Moura, representará o Brasil na disputa

Segundo Kleber, o projeto nasceu do desejo de retratar o Brasil de 50 anos atrás, especialmente sua cidade natal, Recife.
L

COMUNICAÇÃO PARA RETORNO AO TRABALHO: RONALDO BATISTA DA SILVA

Para prestar esclarecimentos sobre sua ausência
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO AGUAS DO MADEIRA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L

Ordem de serviço para construção do Centro de Hemodiálise será assinada nesta sexta-feira, 11

A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 8h, na rua Rio de Janeiro, esquina com Rio Grande do Sul, próximo ao Senai no Setor 03.
L
Inscrições para o Garota e Garoto Barco Cross são prorrogadas em Jaru

Inscrições para o Garota e Garoto Barco Cross são prorrogadas em Jaru

Pessoas de Jaru e região que sejam maiores de 18 anos podem competir.
L
Feira Multissetorial impulsiona negócios locais e fortalece parcerias estratégicas

Feira Multissetorial impulsiona negócios locais e fortalece parcerias estratégicas

 2ª edição da AGROCOM fortalece o empreendedorismo local e incentiva a inovação.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.