SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO

A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Publicado em 

Uma das bebidas mais consumidas no planeta tem sua data comemorativa neste sábado, 14 de abril, com o “Dia Mundial do Café”. A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de café do mundo, sendo que no país há outro momento para ressaltar o café, por meio do “Dia Nacional do Café”, em 24 de maio. Para Rondônia essa também é uma cultura muito importante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu Levantamento da Produção Agrícola (LSPA), em 2016 o Brasil produziu 3.054.674 toneladas de café e apenas Rondônia 90,3 mil toneladas, valor que equivale a aproximadamente 3% da produção nacional, ficando em quinto lugar na produção de café do país. Das variedades, o Coffea canephora espécies conilon e robusta ocupa posição de destaque no cenário nacional.

Segundo informações do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru, parte do café produzido em Rondônia vai para outros Estados para ser industrializado e acaba retornando para comercialização local.  A Professora Regiane Pandolfo Marmentini, da área de Engenheira de Alimentos no Campus Jaru, explica que da mesma forma que outros alimentos, o café “quando consumido com moderação é benéfico”. Ela complementa dizendo que “nenhum alimento possui todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano e por isso é imprescindível uma dieta balanceada, variada e moderada. Então, não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?”, comenta a docente.

Atualmente, o IFRO participa ativamente desse processo em diferentes frentes de atuação, com destaque para as ações de pesquisa e extensão relacionadas ao café. Através do Campus Cacoal, por exemplo, o Instituto Federal de Rondônia ocupa um assento na Câmara Setorial do Café, organização de cunho estadual que fomenta políticas públicas para incentivar produtores rondonienses na adoção de boas práticas, bem como gera apoio técnico e tecnológico para aperfeiçoar os produtos cafeeiros.

“Uma das grandes vantagens para o IFRO em participar da Câmara é conhecer a realidade dos cafeicultores e suas necessidades. Assim, nossos alunos podem ter acesso a uma visão real sobre os problemas no processo produtivo e pensar os conceitos técnicos de nossos cursos como estratégias para contornar esses desafios”, avaliou o Diretor-Geral do Campus Cacoal e representante do IFRO na entidade, Davys Sleman.

Um dos exemplos para a ligação do Estado com a produção de café está no município de Cacoal. O segundo ciclo de colonização da região, por volta de 1965, foi sustentado pela cultura cafeeira. De acordo com a historiadora Lourdes Kemper, na obra “Cacoal, sua história sua gente”, as primeiras mudas chegaram à cidade por intermédio do pioneiro Clodoaldo Nunes de Oliveira. O plantio do grão na cidade alterou o rumo da economia local, antes baseada no extrativismo, e foi um chamariz para a migração principalmente de capixabas, mineiros e paranaenses. O auge produtivo dos grãos na região se deu nas décadas de 1980 a 1990, fato que consagrou Cacoal com o título de “Capital do Café” e que reflete ainda hoje em ações de fomento à continuidade do cultivo nas propriedades rurais da cidade e também da Zona da Mata rondoniense.

Pesquisa

Outra ferramenta de extensão na qual o IFRO está envolvido é o comitê gestor do projeto Cafeicultura de Rondônia, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nessa ação, a engenheira agrônoma Larissa Reinicke representa o Instituto em ações que auxiliam cerca de 300 famílias rondonienses através de assistência técnica especializada, oferta de cursos, palestras e dias de campo. Mestra em Produção Vegetal/Fitotecnia, Larissa também é a responsável por um projeto de pesquisa aplicado em uma das unidades experimentais de café mantida pelo Campus Cacoal. “Estamos analisando técnicas de poda de formação para entender qual o modelo mais eficiente e rentável com os clones que são plantados na região de Cacoal e da Zona da Mata, que hoje representa a maior produção de café em Rondônia”, explicou a professora.

De acordo com ela, os clones plantados nas unidades experimentais foram submetidos a duas técnicas diferentes. Na poda pical a parte superior da haste é removida, enquanto na técnica de vergamento a haste é dobrada e mantida próxima ao solo através de um arame. “Em ambos os casos, o objetivo é estimular a planta a desenvolver novas hastes que possam ser selecionadas pelo produtor, visando um maior desenvolvimento de ramos e de frutos. Queremos entender qual a técnica mais viável e vantajosa para aplicação”, resumiu Larissa.

Em visita à unidade experimental, a professora mostrou um dos clones em que a técnica de vergamento foi aplicada com diversas hastes ainda tenras e prontas para ser selecionadas, de acordo com características que indicam maior capacidade de desenvolvimento de ramos e grãos. “O período de experimento e coleta de dados já foi encerrado e agora entramos em uma nova fase da pesquisa, em que vamos analisar essas informações para gerar o conhecimento”.

Ensino

A execução dessas técnicas, coletas e análise dos dados é chefiada pela professora Larissa Reinicke e conta com a participação das alunas Kelly Andrade e Vanessa Diniz, ambas estudantes do curso técnico Integrado em Agropecuária. A relação delas com o café, no entanto, começou muito antes da entrada no Instituto Federal. “Nós moramos no sítio e nos conhecemos há algum tempo. Nossas famílias são da Linha 9 e o meu pai já trabalhou com o cultivo de café. A família da Kelly ainda cultiva café, então a gente já conhece o processo de produção desde a nossa casa. Acabou que também fizemos estágio juntas na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) de Ouro Preto do Oeste, e lá também trabalhamos com café. Tudo isso acabou favorecendo o nosso interesse em atuar nessa pesquisa”, disse Vanessa.

Ao longo das cinco semanas de estágio na Embrapa e dos experimentos da pesquisa, Kelly explica que ela e a amiga adquiriram vários conhecimentos, mas que nem sempre é fácil influenciar o pai na aplicação de algumas tecnologias que poderiam aprimorar o cultivo cafeeiro de sua propriedade familiar. “Às vezes são coisas bem simples, como a aplicação de folhas de coqueiro para evitar a queima do clone quando ele é plantado num período de sol intenso. Ainda que eu dê essas sugestões, elas não são aplicadas pelo meu pai”, contou a aluna.

“Penso que essa resistência a novos métodos ocorre por causa da tradição, porque sempre fizeram desse ou daquele jeito. Isso acaba dificultando um pouco o trabalho técnico de propor novas tecnologias de produção”, analisou a estudante. Há um método, no entanto, que pode favorecer a transferência da tecnologia desenvolvida no IFRO e em outras unidades de pesquisa para o campo na visão das alunas. “Penso que ações como os dias de campo são muito efetivas para demonstrar aos produtores rurais a eficiência das técnicas que pesquisamos no dia a dia do IFRO”, opinou Vanessa.

“Em situações como essa, eles não apenas têm acesso ao conhecimento, mas podem ver um ambiente prático onde ele foi aplicado, como o caso da nossa unidade experimental”, complementou Kelly.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Governo reforçam entregas na saúde, ampliação de serviços sociais, modernização pública e novas ações de segurança durante a semana
L
Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro destaca avanços na gestão de transferências e encerra atividades da Rede de Parcerias 2025
L
Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referenda por 4 a 0 a decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara; presidente Hugo Motta deve empossar o suplente Adilson Barroso em 48 horas.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Ministro Alexandre de Moraes responde a questionamentos da Justiça italiana sobre extradição de Carla Zambelli, informando que a deputada ficará na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do STF forma maioria para referendar decisão de Alexandre de Moraes que anula votação da Câmara e determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, condenada duas vezes à prisão.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Serviços de manutenção e asfaltamento melhoram a mobilidade e a segurança dos moradores.
L
Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Decisão do governo norte-americano de remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa das sanções da Lei Magnitsky gera comemoração entre autoridades brasileiras, que a classificam como vitória da diplomacia de Lula e derrota da família Bolsonaro.
L
Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Segundo a parlamentar, a chegada da equipe técnica atende demandas identificadas diretamente com a população durante visitas aos bairros
L
Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim reforça atendimentos sociais em áreas rurais e regiões de difícil acesso
L
Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Trabalho decente para mulheres pauta debate que encerrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reforçou desafios enfrentados por mulheres amazônicas
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus” resgata história e cultura da Amazônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CASTANHEIRAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00087.006/2025-SUL
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Final da primeira temporada promete confronto sangrento com Pennywise e desfecho sombrio.
L
Control 2 é anunciado no The Game Awards 2025 e expande universo da Remedy

Control 2 é anunciado no The Game Awards 2025 e expande universo da Remedy

Control: Resonant dá continuidade à história de Jesse Faden e reforça universo compartilhado do estúdio.
L
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

Governo dos Estados Unidos, sob o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, remove o nome do ministro Alexandre de Moraes e de Viviane Barci de Moraes da Lei Magnitsky, mecanismo usado para punir supostos violadores de direitos humanos.
L
Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Capcom confirma presença de Leon S. Kennedy em novo capítulo de terror e ação.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.