TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO

A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Publicado em 

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Uma das bebidas mais consumidas no planeta tem sua data comemorativa neste sábado, 14 de abril, com o “Dia Mundial do Café”. A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de café do mundo, sendo que no país há outro momento para ressaltar o café, por meio do “Dia Nacional do Café”, em 24 de maio. Para Rondônia essa também é uma cultura muito importante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu Levantamento da Produção Agrícola (LSPA), em 2016 o Brasil produziu 3.054.674 toneladas de café e apenas Rondônia 90,3 mil toneladas, valor que equivale a aproximadamente 3% da produção nacional, ficando em quinto lugar na produção de café do país. Das variedades, o Coffea canephora espécies conilon e robusta ocupa posição de destaque no cenário nacional.

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Segundo informações do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru, parte do café produzido em Rondônia vai para outros Estados para ser industrializado e acaba retornando para comercialização local.  A Professora Regiane Pandolfo Marmentini, da área de Engenheira de Alimentos no Campus Jaru, explica que da mesma forma que outros alimentos, o café “quando consumido com moderação é benéfico”. Ela complementa dizendo que “nenhum alimento possui todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano e por isso é imprescindível uma dieta balanceada, variada e moderada. Então, não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?”, comenta a docente.

Atualmente, o IFRO participa ativamente desse processo em diferentes frentes de atuação, com destaque para as ações de pesquisa e extensão relacionadas ao café. Através do Campus Cacoal, por exemplo, o Instituto Federal de Rondônia ocupa um assento na Câmara Setorial do Café, organização de cunho estadual que fomenta políticas públicas para incentivar produtores rondonienses na adoção de boas práticas, bem como gera apoio técnico e tecnológico para aperfeiçoar os produtos cafeeiros.

“Uma das grandes vantagens para o IFRO em participar da Câmara é conhecer a realidade dos cafeicultores e suas necessidades. Assim, nossos alunos podem ter acesso a uma visão real sobre os problemas no processo produtivo e pensar os conceitos técnicos de nossos cursos como estratégias para contornar esses desafios”, avaliou o Diretor-Geral do Campus Cacoal e representante do IFRO na entidade, Davys Sleman.

Um dos exemplos para a ligação do Estado com a produção de café está no município de Cacoal. O segundo ciclo de colonização da região, por volta de 1965, foi sustentado pela cultura cafeeira. De acordo com a historiadora Lourdes Kemper, na obra “Cacoal, sua história sua gente”, as primeiras mudas chegaram à cidade por intermédio do pioneiro Clodoaldo Nunes de Oliveira. O plantio do grão na cidade alterou o rumo da economia local, antes baseada no extrativismo, e foi um chamariz para a migração principalmente de capixabas, mineiros e paranaenses. O auge produtivo dos grãos na região se deu nas décadas de 1980 a 1990, fato que consagrou Cacoal com o título de “Capital do Café” e que reflete ainda hoje em ações de fomento à continuidade do cultivo nas propriedades rurais da cidade e também da Zona da Mata rondoniense.

Pesquisa

Outra ferramenta de extensão na qual o IFRO está envolvido é o comitê gestor do projeto Cafeicultura de Rondônia, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nessa ação, a engenheira agrônoma Larissa Reinicke representa o Instituto em ações que auxiliam cerca de 300 famílias rondonienses através de assistência técnica especializada, oferta de cursos, palestras e dias de campo. Mestra em Produção Vegetal/Fitotecnia, Larissa também é a responsável por um projeto de pesquisa aplicado em uma das unidades experimentais de café mantida pelo Campus Cacoal. “Estamos analisando técnicas de poda de formação para entender qual o modelo mais eficiente e rentável com os clones que são plantados na região de Cacoal e da Zona da Mata, que hoje representa a maior produção de café em Rondônia”, explicou a professora.

De acordo com ela, os clones plantados nas unidades experimentais foram submetidos a duas técnicas diferentes. Na poda pical a parte superior da haste é removida, enquanto na técnica de vergamento a haste é dobrada e mantida próxima ao solo através de um arame. “Em ambos os casos, o objetivo é estimular a planta a desenvolver novas hastes que possam ser selecionadas pelo produtor, visando um maior desenvolvimento de ramos e de frutos. Queremos entender qual a técnica mais viável e vantajosa para aplicação”, resumiu Larissa.

Em visita à unidade experimental, a professora mostrou um dos clones em que a técnica de vergamento foi aplicada com diversas hastes ainda tenras e prontas para ser selecionadas, de acordo com características que indicam maior capacidade de desenvolvimento de ramos e grãos. “O período de experimento e coleta de dados já foi encerrado e agora entramos em uma nova fase da pesquisa, em que vamos analisar essas informações para gerar o conhecimento”.

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Ensino

A execução dessas técnicas, coletas e análise dos dados é chefiada pela professora Larissa Reinicke e conta com a participação das alunas Kelly Andrade e Vanessa Diniz, ambas estudantes do curso técnico Integrado em Agropecuária. A relação delas com o café, no entanto, começou muito antes da entrada no Instituto Federal. “Nós moramos no sítio e nos conhecemos há algum tempo. Nossas famílias são da Linha 9 e o meu pai já trabalhou com o cultivo de café. A família da Kelly ainda cultiva café, então a gente já conhece o processo de produção desde a nossa casa. Acabou que também fizemos estágio juntas na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) de Ouro Preto do Oeste, e lá também trabalhamos com café. Tudo isso acabou favorecendo o nosso interesse em atuar nessa pesquisa”, disse Vanessa.

Ao longo das cinco semanas de estágio na Embrapa e dos experimentos da pesquisa, Kelly explica que ela e a amiga adquiriram vários conhecimentos, mas que nem sempre é fácil influenciar o pai na aplicação de algumas tecnologias que poderiam aprimorar o cultivo cafeeiro de sua propriedade familiar. “Às vezes são coisas bem simples, como a aplicação de folhas de coqueiro para evitar a queima do clone quando ele é plantado num período de sol intenso. Ainda que eu dê essas sugestões, elas não são aplicadas pelo meu pai”, contou a aluna.

“Penso que essa resistência a novos métodos ocorre por causa da tradição, porque sempre fizeram desse ou daquele jeito. Isso acaba dificultando um pouco o trabalho técnico de propor novas tecnologias de produção”, analisou a estudante. Há um método, no entanto, que pode favorecer a transferência da tecnologia desenvolvida no IFRO e em outras unidades de pesquisa para o campo na visão das alunas. “Penso que ações como os dias de campo são muito efetivas para demonstrar aos produtores rurais a eficiência das técnicas que pesquisamos no dia a dia do IFRO”, opinou Vanessa.

“Em situações como essa, eles não apenas têm acesso ao conhecimento, mas podem ver um ambiente prático onde ele foi aplicado, como o caso da nossa unidade experimental”, complementou Kelly.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

As escritoras Edneia Santana e Jussara Lukachinski, de Ariquemes, lançam obras que celebram a cultura e a educação infantil.
L
Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Secretaria de Desenvolvimento Social e Ministério Público implementam Protocolo de Escuta Especializada para crianças e adolescentes em casos de violência familiar.
L

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L
Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Medida é obrigatória para garantir a continuidade do benefício
L
MPRO garante manutenção do contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

Tutela de Urgência – MPRO aciona Município de Alta Floresta do Oeste por falta de escuta especializada para crianças vítimas de violência

A medida busca garantir que esses jovens sejam ouvidos de forma segura, por profissionais capacitados, evitando a revitimização.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L

POLÍTICA

Lula critica imaginário racista persistente no país

Lula critica imaginário racista persistente no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o racismo ainda é um problema diário e citou o caso de uma escritora acusada de furto em Paraty.
L
Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Jorge Teixeira em direção a 7 de Setembro, quando foi surpreendido por uma van que saía de uma casa de apoio, sendo atingido pela mesma e caindo no asfalto.
16
Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

As investigações, identificaram a atuação de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas, planejamento prévio e logística própria para transporte e revenda do material ilícito.
12
Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Alguns populares que passavam em frente do beco “Eliane Siqueira”, ao lado de uma subestação de energia, acionaram o 190 após encontrarem o rapaz aparentemente sem vida, posteriormente o Samu fez a constatação do óbito.
18
Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Em revista ao local foram encontradas porções de maconha e crack, além de dinheiro, uma espingarda calibre 22 sem numeração, uma munição, e objetos de procedência duvidosa.
14
Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

A mostra Rastros da Experimentação Negra Contemporânea exibe 14 filmes de diretores negros, com entrada gratuita, discutindo temas complexos.
L
Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Gaza é alvo de ataque terrestre e bombardeios intensos, em uma grande ofensiva militar israelense com objetivo de neutralizar o Hamas.
L
Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o deputado Rodrigo Valadares, relator de projeto de anistia, visite Bolsonaro em sua residência.
L
Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visite Jair Bolsonaro em sua prisão domiciliar.
L
Governo busca aumentar em 40% atendimento em hospitais universitários

Governo busca aumentar em 40% atendimento em hospitais universitários

O governo federal, através da EBSERH, pretende ampliar o atendimento nos hospitais universitários e já realiza mutirões para reduzir a fila do SUS.
L
99 investe R$ 2 bilhões em delivery e eletrificação

99 investe R$ 2 bilhões em delivery e eletrificação

Empresa de aplicativo de transporte se reúne com o presidente Lula e anuncia investimento de R$ 2 bilhões no delivery de comida no Brasil.
L
Procurador pede condenação de nove réus por tentativa de golpe

Procurador pede condenação de nove réus por tentativa de golpe

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de nove réus do terceiro núcleo da trama golpista, acusados de planejar ações táticas.
L
Dia Nacional do Caminhoneiro celebra a categoria

Dia Nacional do Caminhoneiro celebra a categoria

Data criada em 2009 homenageia profissionais que cruzam o país e mantêm o fluxo de mercadorias.
L
Copom inicia reunião sobre a taxa Selic

Copom inicia reunião sobre a taxa Selic

Comitê de Política Monetária se reúne para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic, que pode ser mantida em 15% ao ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.