QUINTA-FEIRA, 28/08/2025
Publicidade
Publicidade

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO

A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Publicado em 

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Uma das bebidas mais consumidas no planeta tem sua data comemorativa neste sábado, 14 de abril, com o “Dia Mundial do Café”. A cultura do café tem estado entre os produtosestudados nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de café do mundo, sendo que no país há outro momento para ressaltar o café, por meio do “Dia Nacional do Café”, em 24 de maio. Para Rondônia essa também é uma cultura muito importante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu Levantamento da Produção Agrícola (LSPA), em 2016 o Brasil produziu 3.054.674 toneladas de café e apenas Rondônia 90,3 mil toneladas, valor que equivale a aproximadamente 3% da produção nacional, ficando em quinto lugar na produção de café do país. Das variedades, o Coffea canephora espécies conilon e robusta ocupa posição de destaque no cenário nacional.

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Segundo informações do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru, parte do café produzido em Rondônia vai para outros Estados para ser industrializado e acaba retornando para comercialização local.  A Professora Regiane Pandolfo Marmentini, da área de Engenheira de Alimentos no Campus Jaru, explica que da mesma forma que outros alimentos, o café “quando consumido com moderação é benéfico”. Ela complementa dizendo que “nenhum alimento possui todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano e por isso é imprescindível uma dieta balanceada, variada e moderada. Então, não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?”, comenta a docente.

Atualmente, o IFRO participa ativamente desse processo em diferentes frentes de atuação, com destaque para as ações de pesquisa e extensão relacionadas ao café. Através do Campus Cacoal, por exemplo, o Instituto Federal de Rondônia ocupa um assento na Câmara Setorial do Café, organização de cunho estadual que fomenta políticas públicas para incentivar produtores rondonienses na adoção de boas práticas, bem como gera apoio técnico e tecnológico para aperfeiçoar os produtos cafeeiros.

“Uma das grandes vantagens para o IFRO em participar da Câmara é conhecer a realidade dos cafeicultores e suas necessidades. Assim, nossos alunos podem ter acesso a uma visão real sobre os problemas no processo produtivo e pensar os conceitos técnicos de nossos cursos como estratégias para contornar esses desafios”, avaliou o Diretor-Geral do Campus Cacoal e representante do IFRO na entidade, Davys Sleman.

Um dos exemplos para a ligação do Estado com a produção de café está no município de Cacoal. O segundo ciclo de colonização da região, por volta de 1965, foi sustentado pela cultura cafeeira. De acordo com a historiadora Lourdes Kemper, na obra “Cacoal, sua história sua gente”, as primeiras mudas chegaram à cidade por intermédio do pioneiro Clodoaldo Nunes de Oliveira. O plantio do grão na cidade alterou o rumo da economia local, antes baseada no extrativismo, e foi um chamariz para a migração principalmente de capixabas, mineiros e paranaenses. O auge produtivo dos grãos na região se deu nas décadas de 1980 a 1990, fato que consagrou Cacoal com o título de “Capital do Café” e que reflete ainda hoje em ações de fomento à continuidade do cultivo nas propriedades rurais da cidade e também da Zona da Mata rondoniense.

Pesquisa

Outra ferramenta de extensão na qual o IFRO está envolvido é o comitê gestor do projeto Cafeicultura de Rondônia, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nessa ação, a engenheira agrônoma Larissa Reinicke representa o Instituto em ações que auxiliam cerca de 300 famílias rondonienses através de assistência técnica especializada, oferta de cursos, palestras e dias de campo. Mestra em Produção Vegetal/Fitotecnia, Larissa também é a responsável por um projeto de pesquisa aplicado em uma das unidades experimentais de café mantida pelo Campus Cacoal. “Estamos analisando técnicas de poda de formação para entender qual o modelo mais eficiente e rentável com os clones que são plantados na região de Cacoal e da Zona da Mata, que hoje representa a maior produção de café em Rondônia”, explicou a professora.

De acordo com ela, os clones plantados nas unidades experimentais foram submetidos a duas técnicas diferentes. Na poda pical a parte superior da haste é removida, enquanto na técnica de vergamento a haste é dobrada e mantida próxima ao solo através de um arame. “Em ambos os casos, o objetivo é estimular a planta a desenvolver novas hastes que possam ser selecionadas pelo produtor, visando um maior desenvolvimento de ramos e de frutos. Queremos entender qual a técnica mais viável e vantajosa para aplicação”, resumiu Larissa.

Em visita à unidade experimental, a professora mostrou um dos clones em que a técnica de vergamento foi aplicada com diversas hastes ainda tenras e prontas para ser selecionadas, de acordo com características que indicam maior capacidade de desenvolvimento de ramos e grãos. “O período de experimento e coleta de dados já foi encerrado e agora entramos em uma nova fase da pesquisa, em que vamos analisar essas informações para gerar o conhecimento”.

CAFÉ É TEMA DE PESQUISA E ENSINO NO IFRO - News Rondônia

Ensino

A execução dessas técnicas, coletas e análise dos dados é chefiada pela professora Larissa Reinicke e conta com a participação das alunas Kelly Andrade e Vanessa Diniz, ambas estudantes do curso técnico Integrado em Agropecuária. A relação delas com o café, no entanto, começou muito antes da entrada no Instituto Federal. “Nós moramos no sítio e nos conhecemos há algum tempo. Nossas famílias são da Linha 9 e o meu pai já trabalhou com o cultivo de café. A família da Kelly ainda cultiva café, então a gente já conhece o processo de produção desde a nossa casa. Acabou que também fizemos estágio juntas na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) de Ouro Preto do Oeste, e lá também trabalhamos com café. Tudo isso acabou favorecendo o nosso interesse em atuar nessa pesquisa”, disse Vanessa.

Ao longo das cinco semanas de estágio na Embrapa e dos experimentos da pesquisa, Kelly explica que ela e a amiga adquiriram vários conhecimentos, mas que nem sempre é fácil influenciar o pai na aplicação de algumas tecnologias que poderiam aprimorar o cultivo cafeeiro de sua propriedade familiar. “Às vezes são coisas bem simples, como a aplicação de folhas de coqueiro para evitar a queima do clone quando ele é plantado num período de sol intenso. Ainda que eu dê essas sugestões, elas não são aplicadas pelo meu pai”, contou a aluna.

“Penso que essa resistência a novos métodos ocorre por causa da tradição, porque sempre fizeram desse ou daquele jeito. Isso acaba dificultando um pouco o trabalho técnico de propor novas tecnologias de produção”, analisou a estudante. Há um método, no entanto, que pode favorecer a transferência da tecnologia desenvolvida no IFRO e em outras unidades de pesquisa para o campo na visão das alunas. “Penso que ações como os dias de campo são muito efetivas para demonstrar aos produtores rurais a eficiência das técnicas que pesquisamos no dia a dia do IFRO”, opinou Vanessa.

“Em situações como essa, eles não apenas têm acesso ao conhecimento, mas podem ver um ambiente prático onde ele foi aplicado, como o caso da nossa unidade experimental”, complementou Kelly.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Norte do Brasil tem em Rondônia o estado mais competitivo, aponta levantamento

Rondônia alcança a 13ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, liderando a região Norte em gestão pública e eficiência administrativa.
L
adultizacao-senado-aprova-projeto-para-proteger-criancas-e-adolescentes-no-ambiente-digital

Adultização | Senado aprova lei para proteger crianças no ambiente digital

Projeto segue para sanção do presidente Lula e estabelece punições severas a empresas que não garantirem a segurança de crianças e adolescentes em plataformas digitais.
L

Sicredi completa 20 anos em Rondônia: uma história de cooperação, desenvolvimento e impacto local

São duas décadas de presença, valorizando e apoiando as pessoas de Rondônia com prosperidade, cidadania, sustentabilidade e confiança.
L
Mais oito trechos de ruas do Setor 04 receberão pavimentação em Jaru

Mais oito trechos de ruas do Setor 04 receberão pavimentação em Jaru

Prefeitura atua em frentes de serviço com apoio de recursos do deputado federal Lúcio Mosquini.
L
Agenda News: Grego Rock Dance agita Porto Velho com hits das décadas de 70 a 2000 em uma noite de dança, nostalgia e vibração com DJ Leudson e Projeto Retrô

Agenda News: Grego Rock Dance agita Porto Velho com hits das décadas de 70 a 2000 em uma noite de dança, nostalgia e vibração com DJ Leudson e Projeto Retrô

Prepare o look retrô e entre no clima: dia 30 de agosto, a partir das 22h, a festa mais nostálgica da cidade promete fazer todo mundo dançar sem parar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Soja: Produtores rondonienses na expectativa para a nova safra após vazio sanitário

Com o fim do vazio sanitário em 10 de setembro, produtores de Rondônia se preparam para iniciar o plantio da soja, autorizado a partir do dia 11, conforme calendário oficial do Mapa.
L
Entenda como vai funcionar a nova tecnologia da TV 3.0

Entenda como vai funcionar a nova tecnologia da TV 3.0

O presidente Lula assinou o decreto para a implementação do sistema, que deve começar em junho de 2026 e promete revolucionar a forma de assistir televisão no Brasil.
L
Governo irá reformular o Auxílio Gás para acesso em todo o país

Governo irá reformular o Auxílio Gás para acesso em todo o país

O novo programa, que será lançado na próxima semana, vai garantir o botijão de gás a famílias de baixa renda, considerando a variação de preços regionais.
L
Lula assina decreto da TV 3.0 para nova geração da televisão aberta

Lula assina decreto da TV 3.0 para nova geração da televisão aberta

O novo modelo, que deve ser implementado a partir de 2026, integrará internet e programação de forma interativa.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe criação de Sandbox Regulatório Estadual para fomentar inovação em Rondônia

Dra. Taíssa propõe criação de Sandbox Regulatório Estadual para fomentar inovação em Rondônia

Indicação 13903/25 visa modernizar o ambiente de negócios e fortalecer empreendedorismo no estado
L
Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada LH 0 entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada LH 0 entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Deputada destaca importância da via para escoamento da produção agrícola e segurança das famílias da região
L
Lar do Idoso Aurélio Bernardi recebe R$ 100 mil em emenda da deputada Cláudia de Jesus

Lar do Idoso Aurélio Bernardi recebe R$ 100 mil em emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recursos serão usados para modernização da lavanderia e climatização do pátio, beneficiando 60 moradores em Ji-Paraná
L
Deputada Dra. Taíssa solicita construção de quadra poliesportiva em escola de Bom Futuro, Ariquemes

Deputada Dra. Taíssa solicita construção de quadra poliesportiva em escola de Bom Futuro, Ariquemes

Ação beneficiará alunos da EEEFM Prof.ª Quitéria de Oliveira da Silva e comunidade do distrito, promovendo integração social e prática esportiva
L
Emenda de Alex Redano garante entrega de 5 toneladas de fertilizantes em Costa Marques

Emenda de Alex Redano garante entrega de 5 toneladas de fertilizantes em Costa Marques

Recurso de R$ 500 mil beneficiará a agricultura familiar do município, fortalecendo produtores locais
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Guarnição do sargento Pantoja prende garota de programa armada na zona Leste de Porto Velho

Guarnição do sargento Pantoja prende garota de programa armada na zona Leste de Porto Velho

Mulher de 35 anos foi flagrada pelo 5º BPM com arma de fabricação caseira; ela alegou usar o objeto para defesa pessoal após receber ameaças.
10
Aluno é esfaqueado em frente a colégio estadual em Porto Velho

Briga em frente a escola termina com aluno esfaqueado em Porto Velho

Homem de 35 anos foi atingido no peito durante confronto na Rua Cassiterita, conjunto Marechal Rondon, e levado em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Vulgo “Loirinho do CV” é preso pela Força Tática do 9º Batalhão em Porto Velho

Vulgo “Loirinho do CV” é preso pela Força Tática do 9º Batalhão em Porto Velho

A captura ocorreu na Rua MacLaren, bairro Airton Sena, zona Leste da capital.
12
Criminoso com extensa ficha criminal é preso pelo BOPE em Candeias

Criminoso com extensa ficha criminal é preso pelo BOPE em Candeias

O homem possui passagens pela polícia por tráfico de drogas, abuso sexual, ato obsceno e outros crimes.
10

Mulher é resgatada após passar 20 dias em cárcere privado

Ex-marido e cúmplice torturaram e estupraram a vítima, que conseguiu pedir ajuda ao enviar sua localização
16
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO Zona Norte sedia pela primeira vez a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, reunindo 37 equipes e promovendo inclusão, ciência e inovação em Rondônia.
L
Prevenção e fiscalização garantem excelência na sanidade do gado em Rondônia

Prevenção e fiscalização garantem excelência na sanidade do gado em Rondônia

Com ações da Idaron, Rondônia mantém referência nacional em sanidade animal, fortalece a pecuária e amplia mercados internacionais para a carne rondoniense.
L

Requerimento da Licença Ambiental: J. M. DE MELO SOUZA

Licença Ambiental
L

JAC Motors avalia operação própria de caminhões a diesel no Brasil

Fabricante chinesa participa do Congresso Fenabrave e estuda subsidiária para linha de 9 a 25 toneladas.
L
Dunlop é fornecedora oficial de pneus para o novo Nissan Kicks

Dunlop é fornecedora oficial de pneus para o novo Nissan Kicks

Parceria inédita entre Dunlop e Nissan marca nova fase da produção automotiva no Brasil.
L

Mercedes-Benz lança protótipo de betoneira 10×4 em parceria com Hiero e Liebherr

Atego 3330 10×4 será testado pela Engemix e traz configuração inédita ao mercado nacional.
L
Caso Bruno Henrique vai a julgamento no STJ na terça-feira

Caso Bruno Henrique vai a julgamento no STJ na terça-feira

A defesa do jogador busca anular a investigação sobre suposta manipulação de apostas esportivas que o tornou réu na Justiça.
L
Taxa de juros deve ficar alta, diz Gabriel Galípolo

Taxa de juros deve ficar alta, diz Gabriel Galípolo

O presidente do Banco Central afirmou que a Selic, atualmente em 15% ao ano, precisa ser mantida elevada para controlar a inflação.
L
Haddad diz que Motta mostrou compromisso com a reforma do IR

Haddad diz que Motta mostrou compromisso com a reforma do IR

O ministro da Fazenda se reuniu com o presidente da Câmara para discutir a ampliação da isenção do Imposto de Renda e a manutenção da compensação fiscal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.