O lançamento do Volkswagen Golf GTI MK8,5 no Brasil movimentou o mercado automotivo. Em apenas um final de semana, as 350 unidades do primeiro lote foram totalmente reservadas. A estratégia de vendas priorizou a personalização e o contato direto com clientes que já possuíam modelos esportivos da marca, como GTS, GLI e GTI.
“Um sucesso de vendas que, de fato, demonstra não só a expectativa da família VW Legends, ao lado ainda de Nivus GTS e Jetta GLI, mas também revela o desejo dos nossos clientes ao redor da força da família GTI”, afirmou Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Versões e preços
O modelo foi oferecido em duas versões:
-
Bancos xadrez com resfriamento: R$ 430 mil
-
Bancos em couro Vienna com aquecimento e resfriamento: R$ 445 mil
As cores disponíveis foram Vermelho Kings, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Branco Puro. A personalização foi um dos principais atrativos, reforçando o caráter exclusivo da campanha.
Desempenho esportivo
O Golf GTI MK8,5 vem equipado com motor EA888 Evo4 2.0l turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 245 cv e 37,7 kfgm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 6,1 segundos.
Nos testes de pista na Alemanha, o modelo registrou ganho de 3 km/h no slalom e redução de 4 segundos no tempo de volta. As melhorias se devem a ajustes no eixo dianteiro MacPherson (15% mais rígido), no eixo traseiro Multilink (5% mais rígido), além do sistema XDS e diferencial eLSD.
Exclusividade e segundo lote
“Absolutamente exclusivo como modelo e personalizado nas vendas e nos clientes, o Golf GTI sempre é uma oportunidade única”, declarou Fernando Silva, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.
Segundo ele, o sucesso justificou a abertura de um segundo lote, ainda mais restrito, com apenas 150 unidades, que devem se esgotar rapidamente.
Produção e entrega
Ao todo, a Volkswagen do Brasil prevê entregar 500 unidades do Golf GTI MK8,5 em 2025. Os carros já foram adaptados às exigências locais, com suspensão ajustada, emissões homologadas e validações técnicas conduzidas pela engenharia nacional.