O modelo elétrico GAC Aion V, lançado no Brasil em maio deste ano, obteve cinco estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, entidade europeia reconhecida por suas avaliações rigorosas. O resultado, divulgado em 8 de setembro, posiciona o veículo entre os mais bem avaliados do país, já figurando na lista dos dez elétricos mais vendidos, segundo dados da Fenabrave.
“É um conjunto invejável de excelentes resultados, os quais comprovam todas as credenciais de segurança do GAC Aion V, que foi projetado segundo os mais avançados e rigorosos protocolos disponíveis no mercado mundial”, afirma Leonardo Lukacs, Diretor de Engenharia e Manufatura da GAC Brasil. O executivo destaca ainda os sistemas de assistência à condução e tecnologias embarcadas como diferenciais do modelo.
Nos testes de deslocamento frontal, o habitáculo do veículo permaneceu estável, com proteção para joelhos e coxas dos ocupantes dianteiros. A Euro NCAP indicou que o nível de proteção se mantém uniforme para ocupantes de diferentes tamanhos e posições. A desaceleração durante o impacto contra barreira deformável também demonstrou que o veículo foi projetado para reduzir os efeitos de colisões frontais.
No teste de barreira rígida de largura total, a proteção foi considerada eficaz para todas as regiões críticas do corpo, tanto para o motorista quanto para o passageiro traseiro. Já no impacto lateral, inclusive no teste mais severo contra poste, o modelo obteve pontuação máxima. O airbag posicionado entre as poltronas dianteiras foi aprovado como contramedida para mitigar lesões entre ocupantes.
O GAC Aion V também obteve pontuação máxima nos testes com dummies infantis de 6 e 10 anos, tanto em deslocamento frontal quanto em impacto lateral. O airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado para acomodar sistemas de retenção voltados para trás, com sinalização clara ao condutor sobre o status do equipamento. Em relação à segurança de pedestres e ciclistas, os testes indicaram proteção adequada para cabeça, pélvis, fêmur, joelho e tíbia. O sistema de frenagem autônoma de emergência, integrado ao pacote ADAS, respondeu de forma eficaz a usuários vulneráveis da via.
O modelo conta com sistema para prevenir impactos secundários após colisões, além de alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa. Há também assistentes de congestionamento, permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade adaptativo, que ajusta a recuperação de energia conforme a distância do veículo à frente.
Testes nos bancos dianteiros e apoios de cabeça indicaram proteção contra lesões por chicotada em colisões traseiras. A análise geométrica dos bancos traseiros também demonstrou eficácia contra esse tipo de lesão. Após impacto, portas e janelas puderam ser abertas com facilidade, permitindo retirada rápida dos ocupantes.