A multinacional japonesa Yanmar, que oferece soluções para os setores agrícola e de construção civil, anunciou a construção de uma nova fábrica em Indaiatuba (SP). O investimento de R$ 280 milhões será feito em etapas até 2030, com o objetivo de centralizar as operações e aumentar a capacidade produtiva. A nova unidade ocupará um terreno de 140.000 m², três vezes maior que a área atual, e deve gerar 100 empregos diretos e indiretos até 2029.
Segundo Wagner Santaniello, gerente de Inovação e Marketing da Yanmar South America, a nova planta será fundamental para resolver desafios de logística e estoque. “Hoje enfrentamos desafios de espaço, estoque e logística de peças, além de buscarmos constantemente melhorias na segurança operacional. Esta nova fábrica será fundamental para superarmos esses obstáculos e atendermos a demanda do mercado”, afirmou.
Expansão da produção e foco em sustentabilidade
A primeira fase do projeto, com 36.000 m², tem início de operação previsto para 2027. Com a nova fábrica, a produção anual de tratores passará de 5.000 para 7.000 unidades em turno único, e a produção de modelos com maior índice de nacionalização aumentará de 10 para 15 tratores por dia, podendo chegar a 20. A empresa também adotará processos automatizados e investirá em novos equipamentos e na construção de docas para melhorar a logística.
A nova unidade incorporará conceitos de sustentabilidade, como o uso de energia fotovoltaica, controle automatizado de iluminação e o uso de luz natural. Santaniello concluiu que a fábrica reforça o compromisso da Yanmar com o país, a inovação e a comunidade de Indaiatuba.