A planta de Atessa, localizada na região de Chieti, Itália, deu início à produção do Cargo Box BEV, veículo comercial leve elétrico da Stellantis Pro One, marcando novo avanço da montadora no segmento de vans eletrificadas na Europa.
O anúncio foi feito nesta semana pela Stellantis Pro One, divisão do grupo responsável pelas marcas Citroën, Fiat Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall. O modelo, fabricado com base no chassi elétrico da linha Large Van, apresenta até 20,5 m³ de volume de carga e autonomia de até 323 quilômetros, com entregas previstas para o segundo semestre de 2025.
A decisão estratégica de iniciar a produção ocorre na planta de Atessa, considerada o maior polo europeu exclusivamente dedicado a veículos comerciais leves. Com mais de 1.200.000 m² de área, a fábrica abriga uma linha de montagem de 15 quilômetros e produz mais de 2.500 versões distintas. Segundo Anne Abboud, Head da Stellantis Pro One, “o lançamento do Cargo Box BEV confirma o caminho de excelência desta planta, dedicada a atender proativamente e com agilidade as necessidades dos nossos clientes profissionais”.
A montadora informou que o Cargo Box BEV sairá de fábrica com carregador AC de 22 kW como item de série, reduzindo o tempo de carga pela metade em relação à geração anterior. A solução permite recarga completa em até 6 horas, visando adequação à rotina logística de entregas e serviços urbanos.
Outro destaque da operação em Atessa é o programa CustomFit, responsável por personalizações de veículos para clientes profissionais, como frotistas e fabricantes de motorhomes. Em 2024, a empresa registrou crescimento de 25% nas conversões com parceiros certificados e dobrou a produção interna de unidades customizadas, com aumento de 35% nas vendas de veículos transformados na Europa.
Arnaud Leclerc, Head Global do programa CustomFit, destacou que “a capacidade direta de produção nos nossos centros é ampliada por uma rede global de 550 parceiros autorizados, que interagem com a rede oficial de concessionários”. Ele complementa que todos os ajustes realizados contam com garantia de fábrica de dois anos.
O Cargo Box BEV também será oferecido na configuração L4, que amplia o espaço interno e visa atender transportes de grandes volumes. O modelo utiliza motor de 200 kW e torque de 410 Nm, alimentado por bateria de 110 kWh, e estará disponível para encomendas em mercados estratégicos da Europa ainda este ano.
Com liderança superior a 30% no mercado europeu de vans comerciais, a Stellantis reforça seu compromisso com soluções de transporte neutras em emissões. Para o setor de veículos recreativos, onde é líder desde 2006, a empresa prepara o lançamento de uma versão elétrica para motorhomes. “Nos últimos 20 anos, vendemos mais de 2 milhões de campers. O BEV chega para atender aos clientes mais exigentes”, conclui Arnaud.