A Allianz Seguros consolidou um modelo voltado ao reaproveitamento de materiais provenientes de veículos sinistrados. Entre 2023 e 2024, a empresa registrou um aumento de 10% no volume de itens reciclados em casos de perda total, alcançando 1,4 mil toneladas de materiais reaproveitados. “Estamos constantemente buscando soluções inovadoras para ampliar nossa contribuição à economia circular, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a responsabilidade socioambiental no setor de seguros”, afirmou Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros, Back Office e Contact Center da Allianz Seguros.
Em linha com o compromisso ambiental, a Allianz também promove a destinação correta de resíduos em casos de perda parcial. Oficinas referenciadas são submetidas a avaliações de infraestrutura e gestão, e as melhores práticas são incentivadas por meio de programas de relacionamento. A destinação abrange itens como aço, alumínio, vidros e plásticos, que são descontaminados e reciclados para diversas indústrias, garantindo a rastreabilidade do processo.
“O aço, por exemplo, é derretido e transformado novamente em matéria-prima, enquanto outros componentes retornam à sociedade em forma de novos produtos, como solados de sapatos e peças remanufaturadas. Ao final do processo, a recicladora emite um certificado de destinação do material, garantindo rastreabilidade e transparência na operação”, destacou Roperto.
A empresa também se destaca pela reciclagem de vidros automotivos. Em 2024, 5,6 mil toneladas foram reutilizadas, sendo transformadas em novas embalagens para diferentes setores. Todos os recursos obtidos com as iniciativas de reciclagem são direcionados à ABA (Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz), gerando impactos positivos na comunidade Santa Rita, em São Paulo.
“Adotamos uma abordagem integrada, na qual negócios, práticas ambientais e impacto social caminham juntos. Dessa forma, criamos um círculo virtuoso em que nossas iniciativas sustentáveis não apenas fortalecem a empresa e os parceiros, mas também geram efeitos positivos na ABA, o principal projeto social da Allianz”, afirmou Elysangella Nunes, superintendente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais.