A ZF anunciou a produção em série do sistema revolucionário de amortecedores de chassi ativo sMOTION, avançando significativamente a tecnologia de suspensão ativa. A inovação foi implementada inicialmente em dois modelos de carros esportivos de uma montadora premium alemã, focando na redução do balanço e da inclinação durante manobras de direção, aceleração e frenagem.
Com 25 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de amortecimento de chassi controlados eletronicamente, a ZF lidera o setor com o sMOTION, que traz estabilidade e dinâmica simultaneamente para melhorar o conforto e o desempenho de condução. O sistema adapta a força de amortecimento à situação de condução correspondente e inicia movimentos verticais rápidos para cada roda, elevando ativamente o veículo para garantir aderência ideal à estrada.
O sMOTION facilita a combinação de propriedades dinâmicas com alto nível de conforto, virtualmente eliminando as manobras de balanço e inclinação inevitáveis na direção dinâmica, frenagem e aceleração. De acordo com Dr. Peter Holdmann, Membro do Board Mundial da ZF, “Nosso sistema de chassi totalmente ativo pode prevenir quase por completo os movimentos da carroceria do veículo em certas situações de condução”.
Modelos como o Porsche Panamera e o Taycan já utilizam o sistema de suspensão ativa sMOTION da ZF, apresentando a suspensão a ar “Active Ride” da Porsche, que utiliza a tecnologia de amortecedores e válvulas do sMOTION. Este sistema define novos padrões para conforto, dinâmica e segurança de condução.
O sMOTION é baseado no sistema de amortecimento adaptativo CDC (Continuous Damping Control), que regula independentemente a direção de compressão e retorno do amortecedor. A pressão de amortecimento é adaptada de forma ideal à situação de condução, o que é crucial para o conforto e a dinâmica de condução. O sMOTION utiliza uma bomba de óleo de alto desempenho para mover ativamente a suspensão da roda, neutralizando o efeito das irregularidades da estrada.
Durante manobras de condução dinâmica, o sMOTION ajusta automaticamente a inclinação da curva à velocidade, gerando um “modo helicóptero” que torna o comportamento de condução leve e ágil. Um veículo equipado com o sMOTION pode elevar-se em oito centímetros em meio segundo, mantendo um carro de passeio pesando três toneladas quase horizontal na estrada até uma força de curva de 1 g.
O controle ativo da carroceria específico para cada roda, que não utiliza estabilizadores, tem potencial significativo em termos de conforto, podendo eliminar o “enjoo de movimento”. Thomas Kutsche, Vice-Presidente de Engenharia da Linha de Produtos para Suspensão da ZF, explica que a estabilização da carroceria pode ser aumentada se informações sobre as condições da estrada forem conhecidas, permitindo que o sistema compense esses fatores.
Com o sMOTION, a ZF expande seu portfólio de direção, frenagem e chassi para carros de passeio. Atuadores controlados eletronicamente permitem influenciar a dinâmica longitudinal, transversal e vertical dos veículos como um sistema geral controlado por software. No futuro, a combinação dessas tecnologias levará a sistemas de chassi conectados, coordenados de forma holística com o software cubiX da ZF.
A ZF continua a ser uma das principais fornecedoras de tecnologia em sistemas de amortecimento semiativos e ativos. O primeiro sistema CDC foi lançado há 25 anos, e o sMOTION representa a última geração dessa tecnologia, utilizando válvulas independentes para tração e pressão, proporcionando uma condução superior.