QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

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NETA Auto inicia pré-venda de 2 modelos no Brasil

Primeiros veículos começam a ser entregues em dezembro de acordo com a configuração escolhida

Por Sérgio Dias

Publicado em 

A NETA Auto anunciou o início da pré-venda dos modelos AYA e X no mercado brasileiro, com operações em shoppings nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.

Para reservar o NETA AYA o sinal é de R$ 2.000,00 e para o modelo NETA X, R$ 3.000,00. Os veículos comercializados durante a pré-venda têm como condição especial a oferta gratuita de carregador portátil, carregador wallbox de 7,5 kW/h e as cinco primeiras revisões de cortesia.

Os primeiros veículos começam a ser entregues em dezembro, mas o prazo pode variar de acordo com a configuração escolhida. Caso o cliente desista da compra após efetuar a reserva, o valor do sinal será ressarcido integralmente.

NETA AYA

Modelo de entrada da marca chinesa, o AYA traz excelente relação custo-benefício e segue a filosofia da empresa em oferecer tecnologia para todos e democratizar a eletrificação automotiva.

Oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900,00) e Luxury (R$ 134.900,00), o SUV 100% elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entreeixos é de 2,42 m, garantindo conforto para quatro adultos dentro da cabine.

O NETA AYA tem tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA tem relação peso/potência de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm, as melhores em comparação aos seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Isso significa que o AYA oferece mais agilidade e eficiência, especialmente em situações que exigem força, como subidas íngremes ou ao transportar cargas pesadas. A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12s (2,9s a menos do que um de seus rivais).

Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 338 km (WLTP) ou 263 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO.

Em uma tomada convencional (carregamento AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento (DC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%.

O volume total do porta-malas é de 335 litros – 105 litros (ou 45%) a mais do que seu principal concorrente. O volume considera 300 litros (do assoalho até a altura dos bancos) e 35 litros do compartimento sob o assoalho do bagageiro, um espaço ideal para transportar pequenos objetos ou compras no dia a dia. Ao rebater a fileira traseira de assentos, o AYA acomoda até 588 litros na cabine.

NETA X

SUV de porte médio e 100% elétrico, o NETA X oferece espaço, conforto e tecnologias sem precedentes na sua faixa de preço. O modelo chega ao Brasil em três versões: 400 (R$ 194.900,00), 500 (R$ 204.900,00) e 500 Luxury (R$ 214.900,00).

Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entreeixos, o NETA X oferece espaço e conforto para cinco adultos na cabine e acomoda 508 litros no porta-malas – o maior da categoria, superando em 62% (ou 196 litros) um de seus concorrentes. Com o banco traseiro rebatido, volume sobe para impressionantes 1.388 litros.

Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos.

O NETA X chega ao mercado brasileiro em duas opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio – LFP). A primeira opção (que equipa a versão 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 323 km (WLTP) ou 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.

Em uma tomada convencional (AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 9 horas para o modelo de 52,49 kW/h e de 11h para a segunda opção. Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% – nas duas configurações de bateria.

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