A Federação Albanesa de Vôlei suspendeu a jogadora brasileira Nayara Ferreira, de 32 anos, do clube Dinamo, devido a dúvidas levantadas por times rivais sobre o gênero da atleta. A suspensão foi aplicada após a federação exigir que Nayara fizesse um teste de gênero em um laboratório específico para provar que é mulher.
Motivo e reação da jogadora
A suspensão ocorreu após reclamações dos clubes Vllaznia e Pogradeci, que alegaram que Nayara poderia ser do sexo masculino ou que estaria usando terapia hormonal para aumentar seu desempenho. Nem a federação, nem os clubes apresentaram provas públicas para sustentar essas alegações, que são negadas pela jogadora e pelo Dinamo.
A brasileira, que está na Albânia há cerca de dois meses, expressou seu choque e insegurança com a situação. “O mundo desabou ao meu redor. Ninguém nunca havia questionado meu gênero antes. Por que estão fazendo isso somente comigo?”, disse Nayara, que se recusou a comparecer ao laboratório específico exigido pela federação.
Em vez disso, Nayara realizou um teste voluntário em outra clínica para provar seu gênero ao clube, e os resultados são esperados nos próximos dias.
Posição da Federação e impacto no time
Em uma carta enviada ao clube em 6 de outubro, a Federação Albanesa de Vôlei (que não respondeu aos pedidos de comentário da Reuters) informou que planejava realizar testes “para verificar o desempenho físico natural da jogadora e determinar seu gênero”. Como Nayara se recusou a comparecer ao local exigido, a suspensão foi confirmada.
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) disse estar ciente do caso e em contato com a jogadora e a federação albanesa, mas afirmou que as federações nacionais são responsáveis por aplicar suas próprias regras de elegibilidade para competições domésticas.
O técnico e as companheiras de equipe de Nayara temem que sua ausência comprometa as chances do Dinamo, atualmente o segundo colocado na liga, de ganhar o título. Eles também demonstraram preocupação com o impacto do caso em jovens atletas do país.








































