A administração do presidente estadunidense Donald Trump anunciou sanções contra a Rússia, mirando dois grandes grupos petrolíferos: Rosneft e Lukoil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Bessent criticou a recusa de Moscou em terminar sua “guerra sem sentido” contra a Ucrânia. As sanções contra Rosneft e Lukoil, bem como suas subsidiárias, foram resultado de meses de pressão para punir o setor petrolífero russo.
Financiamento da máquina de guerra
O Secretário do Tesouro Scott Bessent afirmou que as duas empresas sancionadas são as maiores da Rússia e financiam a máquina de guerra do Kremlin.
“Agora é o momento de parar o derramamento de sangue e de estabelecer um cessar-fogo imediato”, disse Bessent em comunicado. Ele acrescentou que o Departamento do Tesouro está preparado para tomar medidas adicionais, se necessário, para apoiar o esforço de Trump em acabar com a guerra.
O secretário encorajou os aliados a se juntarem aos EUA e cumprirem as novas sanções. Ele havia antecipado que a administração anunciaria um “aumento substancial” dos embargos contra a Rússia.
O 19º pacote da União Europeia
Nesta quinta-feira (23), a União Europeia (UE) também anunciou seu 19º pacote de sanções. Kaja Kallas, alta representante da UE para Negócios Estrangeiros, informou que o pacote visa bancos russos, bolsas de criptomoedas e entidades russas na Índia e na China.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que a UE continua exercendo forte pressão sobre a Rússia. “Pela primeira vez, estamos mirando o setor do gás da Rússia, o coração da sua economia de guerra”, salientou.
O novo pacote inclui:
Bloqueio total das importações de gás natural liquefeito (GNL) russo a partir de 1º de janeiro de 2027.
Novas restrições financeiras a bancos russos e instituições em países terceiros.
Medidas contra os sistemas de pagamento russos.
A UE também sancionou a “frota fantasma” russa e impôs limites à exportação de tecnologias sensíveis. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, enfatizou a necessidade de garantir que o impacto das sanções contra a Rússia seja máximo e que todas as lacunas sejam preenchidas.