Partes da Ásia e do Oriente Médio sofreram interrupções no acesso à internet neste domingo, dia 7 de setembro, devido a cortes em cabos submarinos no Mar Vermelho. A causa do incidente ainda não foi esclarecida. A Microsoft confirmou que o tráfego de internet na região pode apresentar um aumento na latência.
A empresa de análise NetBlocks identificou que as falhas afetaram os cabos SMW4 e IMEWE, que operam perto de Jidá, na Arábia Saudita. As interrupções degradaram a conectividade em diversos países, incluindo Índia e Paquistão, além de gerar lentidão em redes estatais dos Emirados Árabes Unidos.
Conexão com os Houthis
Os cortes ocorrem em meio a uma série de ataques e tensões na região. No início de 2024, o governo iemenita no exílio acusou os rebeldes Houthis de planejarem ataques a cabos submarinos. Embora tenham negado a responsabilidade por incidentes anteriores, o canal de notícias Al-Masirah, operado pelos Houthis, reconheceu os cortes, mas não comentou a razão.
Os rebeldes, apoiados pelo Irã, têm intensificado suas ações no Mar Vermelho, alvejando embarcações com mísseis e drones. Os ataques já resultaram no naufrágio de quatro navios e na morte de pelo menos oito marinheiros.