Lideranças de diversos setores da América do Sul, Central e Caribe se reuniram em Bogotá, na Colômbia, para o 2º Balanço Ético Global (BEG), um evento focado no enfrentamento das mudanças climáticas. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, estiveram presentes.
Michelle Bachelet destacou a importância de ir além dos aspectos econômicos e científicos. Ela defendeu que os componentes éticos são essenciais, já que os mais vulneráveis, que menos contribuíram para o problema climático, são os mais afetados.
O diálogo faz parte da preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Brasil, em 2025. Segundo Marina Silva, o material coletado será usado para orientar a implementação das metas acordadas na COP28, como triplicar a energia renovável e acabar com o desmatamento.
Transição energética e Fundo Florestas
Marina Silva defendeu que a transição para o fim dos combustíveis fósseis deve ser justa e planejada. Ela reconheceu que o Brasil ainda não tem capacidade total para abandonar essas fontes de energia, mas está investindo em biocombustíveis e hidrogênio verde.
A ministra ressaltou a importância de países desenvolvidos liderarem a transição e de investirem em nações que possuem capacidade de ajudar a enfrentar o problema global. É com esse foco que o Brasil está criando o Fundo Global Floresta Tropical para Sempre (TFFF), uma iniciativa para auxiliar outros países a combaterem o desmatamento.