Uma era da internet chega ao fim. A AOL (America Online) anunciou que seus últimos modems de internet discada AOL serão desativados em 30 de setembro. O serviço, que utilizava a linha telefônica para se conectar à rede, foi fundamental para popularizar a internet nos anos 1990 e marcou os primeiros passos da navegação para milhões de pessoas em diversos países.
A empresa informou que a decisão é resultado de uma avaliação periódica de seus produtos e serviços. Embora não tenha revelado o número de usuários ativos, o serviço, que tinha 2,1 milhões de clientes em 2015, já se restringia a poucos milhares nos últimos anos.
Fim da nostalgia do modem
O som característico dos estalos e apitos do modem se tornou uma marca registrada da conexão à internet em seus primórdios. Com o avanço tecnológico, a internet discada foi substituída por conexões mais rápidas e eficientes, como ADSL e fibra óptica, que permitiram o surgimento de conteúdos multimídia e o uso de vídeos e streaming.
A desativação do serviço de internet discada da AOL segue uma tendência de modernização. Em 2017, a empresa já havia encerrado o AIM, seu serviço de mensagem instantânea que também foi um ícone da internet para muitos usuários norte-americanos.