Rússia e Índia enfatizaram seu compromisso com uma parceria estratégica em conversas bilaterais de segurança realizadas em Moscou nesta quinta-feira (7). O encontro ocorre um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar novas tarifas sobre a Índia.
A imposição de uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos indianos, que entrará em vigor em 28 de agosto, foi a principal motivação. A medida é uma resposta às compras de petróleo russo por parte da Índia. As tarifas de Trump sinalizam uma grave crise nas relações entre os dois países.
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, disse que os dois países estão comprometidos com uma “nova, mais justa e sustentável ordem mundial”. Por sua vez, o assessor de segurança nacional da Índia, Ajit Doval, destacou que a relação é uma parceria estratégica que valoriza muito.
A nova tarifa elevou o imposto total sobre os produtos indianos para 50%, o mesmo percentual aplicado aos produtos brasileiros. A pressão dos EUA se intensificou após a Índia e a China se tornarem os principais compradores de petróleo russo, o que levou o Kremlin a acusar os Estados Unidos de exercerem pressão comercial ilegal.
Durante a visita, Ajit Doval também discutiu a colaboração no setor de defesa com a Rússia. A Índia possui um acordo de US$5,5 bilhões para cinco sistemas de mísseis S-400 Triumf, com as últimas entregas previstas para 2026 e 2027.
Segundo a agência de notícias Interfax, Doval comunicou que a Índia espera receber o presidente russo Vladimir Putin até o final do ano.