O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um decreto nesta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, que impõe uma tarifa adicional de 25% sobre produtos vindos da Índia. A medida, que se soma às taxas de 25% já existentes, foi justificada pela Casa Branca com a alegação de que a Índia importa petróleo russo de forma direta ou indireta.
A nova ação de Trump pode agravar a crise nas relações entre os dois países. O contexto da decisão se torna ainda mais tenso com a notícia de que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitará a China pela primeira vez em mais de sete anos no mês de agosto. Recentemente, negociações entre EUA e Índia falharam em chegar a um novo acordo comercial.
O decreto de tarifa, sinalizado por Trump na última segunda-feira, acontece logo após o enviado diplomático do presidente, Steve Witkoff, se reunir com autoridades em Moscou. O objetivo da reunião foi pressionar a Rússia a negociar a paz com a Ucrânia. Trump tem ameaçado aumentar as tarifas sobre a Rússia e impor sanções secundárias a seus aliados caso o presidente russo, Vladimir Putin, não tome medidas para acabar com a guerra.